O Sétimo Filho

O Sétimo Filho Joseph Delaney

Resenhas - O Sétimo Filho

Eduardo1304 16/03/2023

O sétimo filho
Esse livro com a saga de Thomas Ward, também sétimo filho de um sétimo filho. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amansar ogros que surgem sempre que o sol se põe.

Erik 24/05/2023

Gostinho de quero mais.
Essa obra reúne os dois primeiros volumes da saga de caça feitiços, uma introdução magnífica ao mundo de bruxas, espíritos e ogros.
Em um mundo ameaçado pelas trevas, existem o corajosos que lutam para zelar a paz, pessoas com o dom de enfrentar o mal. Com uma escrita incrível, Joseph nos presenteia com mais uma obra de fantasia maravilhosa.
Super recomendo aos fanáticos pela mistura de terror e fantasia.

Marcos 26/03/2015

Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo filho. Por isso, sua mãe, que tem misteriosos poderes, resolve selar o seu destino assim que nasce, fazendo com que ele seja um presente para a comunidade onde vive. Desde pequeno Tom criou-se na fazenda de seus pais, lidando com os serviços braçais da mesma. Estamos em uma terra mágica, dotada de muitas lendas e de uma mitologia própria. Ao completar 13 anos, Ward deixa a sua família para viver com o Caça-Feitiço, um homem frio e distante que treina vários jovens para atuarem como seu futuro substituto. Porém, vários deles acabam fracassando nessa missão.

Tom, como também é chamado, passará a estudar sobre ogros, fadas, bruxas e maldições. No meio de seu aprendizado,, porém, ele cairá numa armadilha de sua própria ingenuidade. Ao retornar da cidade com uma encomenda para o Caça-Feitiço, um grupo de garotos começam a importunar-lhe. Uma jovem, Alice, promete mandá-los embora, desde que Tom lhe faça um favor. Ele acaba aceitando e, posteriormente, tem de libertar a Mãe Malkin, uma bruxa presa há anos em uma cova no alto de um monte. A partir daí começa a jornada de Tom em busca de corrigir o seu erro e de amadurecer em seu novo ofício.

Em A Maldição, temos uma nova situação para Thomas. O irmão do Caça-Feitiço, o sr. Gregory, está muito doente e ambos vão a sua ajuda em um condado distante. Porém, lá eles se depararão com uma nova situação para ser solucionada: um criatura diabólica chamada de Flagelo se esconde nas catacumbas subterrâneas da catedral da cidade. Este ser vem apavorando as pessoas e cometendo muitas maldades. Quem vai ao seu encontro não retorna vivo para contar a história. Além disso, personagens do passado retomam em uma nova situação que envolverá os protagonistas. Conseguirá Thomas resolver mais esses problemas?

O Aprendiz e A Maldição são os dois primeiros livros da série O Aprendiz de Caça-Feitiço que já tem 11 livros publicados lá fora, sendo 8 deles no Brasil. A história é uma fantasia infanto-juvenil recheada de aventura, magia e mistério. Essa edição traz os dois livros em um único tomo, tendo como capa o cartaz do filme nomeado de O Sétimo Filho, lançado agora há pouco nos cinemas.

A narrativa de Delaney me surpreendeu positivamente. O autor consegue trazer uma jovialidade a uma história épica, comum por tratar de temas adultos e mais complexos. Isso tudo, sem tender para os clichês ou para a linguagem infantil, comum nesse segmento de gênero.

No primeiro livro, temos a introdução a todo o universo em que se passa a história e de cara a primeira missão do aprendiz Ward. Todos esses fatos colocaram agilidade à história e faz com que o livro seja rápido de ler. Já no segundo temos uma nova aventura se passando com os mesmos personagens principais do primeiro livro. Achei, nesse aspecto, a narrativa um pouco lenta no início, com descrições um pouco longas e falta de diálogo. Porém, quando a história engrena, toda a ação que existe e O Aprendiz ressurge e faz o leitor ficar preso à história até o final.

O universo mítico criado pelo autor não é novo e bebe de fontes já conhecidas, como Tolkien e T. H. White, porém ele soube dar uma nova roupagem e adaptar tais histórias para o seu público-alvo.

Gostei muito das duas histórias e pretendo continuar com a série lendo a continuação, O Segredo. Adorei essa edição reunindo os dois livros, achei prático. O fato de ser com a capa do filme não me incomoda, nunca tive aversão a esse formato. Gostei também do livro não ter orelhas na capa e na quarta-capa, o que fez com que ele lembrasse um paperback. As ilustrações no começo de cada capítulo também ficaram muito legais.

Recomendo a todos que gosta de fantasia infanto-juvenil e que queiram saborear uma boa obra desse gênero.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2015/03/resenha-o-setimo-filho-de-joseph.html
Pedro d 23/05/2015minha estante
é a mesma historia da outra edição?

Ricardo Brandes 22/04/2015

O sétimo filho (As aventuras do Caça-Feitiço)
Esqueça Shrek, o ogro mais fofo e querido do cinema. Em O Sétimo filho (As aventuras do Caça-Feitiço), a luz se apaga e o bicho pega pra valer. Na escuridão da noite, ogros perigosos e astutos buscam se alimentar de sangue; feiticeiras de todos os tipos desejam força e poder; fantasmas e assombrações surgem para atormentar o mundo dos vivos. E no Condado, só o Caça-Feitiço é capaz de enfrentar e proteger a sociedade de todas as formas malignas. John Gregory é seu nome; Caçar o mal, sua profissão. Com a ajuda de seu assistente, o sétimo filho de um sétimo filho, ambos terão a difícil tarefa de livrar a humanidade das trevas. Uma série fantástica de oito livros, escritos pelo inglês Joseph Delaney, publicada por aqui pela Editora Bertrand Brasil.

O exemplar que li para esta resenha reúne o livro 1 (O aprendiz) e o livro 2 (A maldição) em um só volume. John Gregory, Thomas Ward e Alice são o trio principal, muito bem descritos e presentes em toda a obra. Tanto o trio principal quanto os personagens secundários dão conta de uma história assustadora, cheia de mistérios e aventuras pelos caminhos da escuridão. Uma leitura que prende a atenção desde as primeiras páginas, provocando o leitor a ir enfrente, enfrentando seus medos juntamente com os personagens.

O livro tem capítulos escritos na medida certa, que não se estendem demais e sempre convidam a ir um pouco mais além. As Ilustrações internas são de David Wyatt, e são bem interessantes, casando perfeitamente com a história em questão. Só a capa do livro, que traz a capa do filme homônimo, não harmoniza com os desenhos internos.

Ao final da obra, um útil e interessante mapa das regiões do condado descritas no livro e um guia para ler os sinais do Caça-Feitiço complementam o livro.

Bom, o que posso dizer sobre este livro tão intenso? Uma das melhores obras de fantasia que já li até hoje, que preencheu meus dias, noites e até meus sonhos com os personagens e suas aflições, amores, aventuras e segredos. Uma leitura mais adulta, intensa, que certamente recomendo.

Por Ricardo Brandes / Escritor

site: http://www.amoreselivros.com.br/2015/04/o-setimo-filho-joseph-delaney.html

Karini.Couto 14/07/2015

O Sétimo Filho – As Aventuras do Caça-Feitiços é recheado de ação e muita emoção; com seres sobrenaturais que vão permear sua imaginação por um longo tempo! Há dragões, ogros, bruxas, espíritos, fadas e muito mais! Quem pensa que se trata de um livro bobinho como conto de fadas, está redondamente enganado! Os monstros existentes em O Sétimo Filho são terríveis e realmente assustadores; obcecados por sangue, dor, poder e morte eles atacam com tudo e transformam em escuridão tudo que tocam!

No passado houve uma bruxa sedenta por poder e glória que foi aprisionada pelo Caça-Feitiços Gregory .. Os anos foram se passando .. Há um sétimo filho do sétimo filho criado isolado e com um destino traçado mesmo antes do seu nascimento por sua mãe, ela esconde segredos dele, que somente serão revelados no decorrer de sua história.. Gregory o leva de sua família e promete treiná-lo para conseguir exterminar as trevas e proteger as pessoas de todo mal e terror que os monstros sobrenaturais tentam empunhar a todo custo. Gregory não é um mestre simpático e agradável é alguém com seus próprios fantasmas e terror, e com isso não é lá muito agradável e simpático com o pobre Tom, que em dado momento acaba prometendo o que não deve a jovem Alice e com isso se envolvendo em uma enrascada, envolvendo Malkin, “A bruxa”!

Tom sempre soube que era diferente, mas ele não imaginava o que estaria por vir em seu destino.. Afinal saber que tem em suas mãos o poder de mudar o mundo e exterminar as trevas, para um garoto tão inexperiente é cobrar muito! Porém aos poucos ele amadurece e aprende o necessário para se proteger e aqueles ao seu redor! Muita coisa ainda está por vir e esse foi só o começo!

A ambientação da história é perfeita e consegui com clareza imaginar o mundo criado por Delaney e viciei simplesmente! Os personagens são intrínsecos com características próprias e muito marcantes! Impossível não amar até mesmo os vilões - pois vou dizer uma coisa.. Amo um bom vilão!

O exemplar que eu possuo é o que vem com a capa do filme.. Já está entre meus desejados os de capa colorida publicados individualmente história por história.. Eu simplesmente preciso!
Sam 15/07/2015minha estante
uauu muito doido....

3D 04/09/2015

O Sétimo Filho por Joseph Delaney
Olá lindões, tudo bem com vocês? Hoje eu vim aqui falar um pouco sobre o livro O Sétimo Filho.

Bem, na verdade, O Sétimo Filho é a junção do primeiro e do segundo volume da série "As Aventuras do Caça-Feitiço". O livro ganhou essa denominação devido ao filme homônimo estrelado por Jeff Bridges.

Vamos lá conhecer um pouquinho mais sobre a história!

Thomas Ward é um garoto de 13 anos, ele é o sétimo filho de um sétimo filho e nas terras onde vive, isso é o dom para ser um caça-feitiço. Com isso, o menino se torna aprendiz do Caça-Feitiço do Condado onde mora e o livro irá narrar suas aventuras.

p.s: Caça-feitiço são as pessoas que defendem a população do mal, como coisas sobrenaturais, etc.

De tempos em tempos, os leitores são agraciados com obras de fantasias infantis de excelente qualidade. Delaney é um dos autores que, apesar de escrever uma história infantil, mostra o seu altíssimo potencial para criar uma trama rica e bem elaborada, mesmo que seja de uma forma singela. O que me agradou muito, pois não é qualquer autor que consegue a proeza de criar algo de muitíssima qualidade mesmo com diversas limitações, afinal, estamos falando de um livro voltado para crianças de 10-12 anos. Joseph Delaney tem o meu total respeito!

Sobre a trama e personagens, eu tenho os meus maiores elogios. O livro possui uma trama que te deixa roendo as unhas mesmo com a narração simples. Porém, não deixa de ser empolgante! Os personagens são muito carismáticos e por incrível que pareça, bem construídos. Nesses quesitos, a história de Thomas não deixa nada à desejar.

Confesso para vocês que não tinha muitas expectativas para O Sétimo Filho, porém, foi uma leitura extremamente surpreendente e formidável. Fazia tempos que eu não me deparava com algo tão simples mas tão bom. Eu mega recomendo para vocês que buscam uma fantasia leve e de alta qualidade. Vocês não irão se arrepender de embarcar nas peripécias do jovem aprendiz.

site: www.dreamdropdistance.com

Auribook_02 09/05/2022

Leitura maravilhosa.
Foi uma ótima leitura para mim, os personagens são maravilhosos, só achei chata a forma como Alice agiu durante a trajetória. Mais em geral foi muito bom.

Lane @juntodoslivros 24/12/2015

Sétimo do Sétimo
Já começo a leitura vendo as diferenças entre o filme e livro.

O Sétimo Filho é uma versão que contém os dois primeiros livros da série As Aventuras do Caça-Feitiço. Conta a história de um jovem aprendiz em sua missão de se tornar o novo Caça-Feitiço. Ele deve aprender a enfrentar o mal que assola seu mundo. Muitas missões e perigos ele irá enfrentar.

Thomas Ward tem apenas 13 anos quando o Caça-Feitiço, John Gregory, aparece em sua casa. Apenas o sétimo filho do sétimo filho tem o dom e o poder para se tornar um Caça-Feitiço.

Porém, Tom se torna ainda mais especial, pois a um misterioso envolve sua mãe. Ela fez questão de casar com um sétimo filho para ter um sétimo filho. Por que será? Além de algumas situações que vão acontecendo no livro. Isso é algo que só vamos descobrir no decorrer da leitura da série.

Em O Aprendiz, Tom começa sua aventura já com um teste ao passar uma noite em uma casa assombrada. Ao chegar na casa do Caça-Feitiço, Tom tem muito o que estudar sobre ogros, feiticeiras, sombras, fantasmas, etc. Sobre quais os pontos fracos de cada um e em que categoria cada um se encaixa.

Até que um dia ele conhece Alice, uma garota que usa sapatos de bicos finos. Ele acaba por fazer uma promessa a Alice depois que ela o salvou de alguns garotos. Um erro terrível. Agora essa promessa acaba por libertar uma das feiticeiras mais poderosas do mundo: Mãe Malkin. O Caça-Feitiço está fora de casa. Como ele conseguirá detê-la sozinho? Ele é apenas um aprendiz em treinamento. Ele terá que se arranjar sozinho com todo o conhecimento que tem.

Já em A Maldição, um mal assombra a cidade Priestown: o Flagelo. Ele é um espírito antigo, que consegue entrar na mente das pessoas. Manipula e corrompe a alma de pessoas que tem a mente fraca. Ele está preso há anos nas catacumbas, mas agora está reunindo forças e se tornando mais que um espírito. Está tomando sua verdadeira forma.
O Caça-Feitiço já tentou, quando era jovem, acabar com o Flagelo e não conseguiu. Mas agora, com seu aprendiz Tom, John deve ir até a cidade enfrentar esse mal de uma vez por todas. Antes que ele possa sair das catacumbas e espalhar um mal maior que já é capaz.

Enquanto lia o livro tive a impressão de ler ao contínuo. As aventuras que Tom passa não são únicas no decorrer de cada história. Ele passa por várias dificuldades, além do problema principal da história. O livro não fica estagnado em um único acontecimento.
Não imaginava que ia curtir o livro. Não sou fã de livros infanto-juvenis, principalmente quando são sobrenaturais, mas gostei desse. Espero poder ler os outros livros. :D

site: http://www.lostgirlygirl.com/2015/12/resenha-728-o-setimo-filho-joseph.html

Beta Oliveira 31/12/2015

É a jornada do herói que podemos perceber em outras histórias e filmes. Inexperiente, recebe orientação de um mestre. Comete erros que contribuem para o aprendizado: seja por desconhecimento, impulsividade ou descumprimento das normas estabelecidas. No entanto, à medida que progride no conhecimento, aumenta o grau do perigo a ser enfrentado. O livro é bem escrito, as criaturas que eles enfrentam são sempre mostradas como ameaças claras, seja à ordem preestabelecida ou à vida deles. Não existem soluções fáceis nem atitudes “100% perfeitas”.

Veja o texto completo no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2015/04/cap-999-o-setimo-filho-joseph-delaney.html

Thais 09/01/2016

Às vezes a única alternativa é ser corajoso
Estava com um pé atrás em ler O Sétimo Filho, após a péssima impressão que o filme deixou. Entretanto, os comentários de que o filme não tem nada a ver com o livro me deram esperanças, e fiquei muito feliz em ir em frente. Os livros são fantásticos.

A trama conta a história de Thomas J. Ward, o sétimo filho de um sétimo filho, que é pego como aprendiz do Caça-Feitiços John Gregory, que tem como trabalho lutar contra as Trevas que cada vez mais assolam o Condado. São feiticeiras, ogros, fantasmas e outras criaturas que precisam ser contidas para que não façam mal.

A profissão é solitária: ninguém quer alguém que mexe com as trevas, mesmo que para bani-las, próximo. Tom, que ainda tem 13 anos, sente ainda mais essa solidão, sentimento que permeia o primeiro livro. O fato das lutas serem assustadoras e as situações em que ele se encontram exigirem muito não ajuda, mas a única opção que ele tem é ser corajoso ou morrer.

Ao longo só dos dois primeiros livros podemos ver o caráter de Tom, que tem sua mãe como ápice de qualquer coisa: é a pessoa mais forte que ele conhece, com todos os talentos elevados ao máximo, principalmente a sabedoria. Espelhando-se nela, ele procura ter uma mente mais aberta para o que está conhecendo, não vendo tudo no preto-e-branco, mas as áreas de cinza de cada pessoa, que não precisam ser todas más.

Tom bate de frente em muitos momentos com o Caça-Feitiços nesse quesito, principalmente na opinião que o mestre tem das mulheres, que só demonstram (e são confirmadas ao longo da série) que ele sofreu muito com elas, e agora tem uma opinião generalista. É um alívio ver que Tom prefere trilhar seus próprios pensamentos, e consegue ser recompensado por eles.

Confira a resenha completa no site Experimento42

site: http://www.experimento42.com.br/setimo-filho-resenha/

vinicius.fagundes.93 16/06/2016

Narrado por Thomas em primeira pessoa, o livro é focado principalmente no início da trajetória de Thomas como aprendiz, e nas lições que ele precisa aprender. Através dos olhos de Thomas, somos levados por uma viajem pelo país onde vive, chamado de Condado. Thomas é um narrador interessante, pois apesar de ser relativamente jovem, é bastante maduro, devido a disciplina de trabalho que tem, graças ao fato de ser parte de uma família de fazendeiros.

Um dos elementos mais legais do livro é a mitologia que cerca a história. Nas lições que recebe do Caça Feitiços, Thomas aprende sobre bruxas, fantasmas, ogros e outras criaturas sobrenaturais. Eu sou completamente viciado nesse tipo de coisa, então essa parte me conquistou bem rápido.

site: http://laoliphant.com.br/la-oliphant/resenha-o-setimo-filho-joseph-delaney

Nathy 13/09/2016

O Sétimo Filho – Joseph Delaney – #Resenha
Desde quando vi o trailer da adaptação desse livro fiquei com uma vontade imensa de ler os livros. Ainda mais porque o Ben Barnes estaria fazendo o papel do principal no filme. Qual foi a minha surpresa em descobrir que se trata de uma série de livros. E nesse volume está a junção dos dois primeiros livros. Eu fiquei muito em dúvida com relação a essa junção. Porque quando finalizei a leitura do primeiro livro já queria iniciar o segundo. No entanto, existem continuações que são melhores aproveitadas depois de ter lido outros livros. Eu comecei o segundo livro muito empolgada, porém depois de um tempo comecei a ficar cansada. Porque o livro é um pouco denso.

O livro conta a história de Thomas Ward. O sétimo filho do sétimo filho. Portanto, tem uma missão muito importante para o seu Condado. Sua mãe passou por diversas situações para que fosse possível a existência de Thomas. Agora com a idade de treze anos seu destino começa a ser traçado. Ele passa a ser o aprendiz de um poderoso caça-feitiço. Mas, nem imagina o que isso significa de verdade. Em seu primeiro desafio deve ficar sozinho dentro de uma casa mal-assombrada e seguir algumas regras. Todo seu aprendizado depende dessa única noite. Quanto mais desafios aparecem na sua frente, mais Thomas se fortalece para cumprir seu destino.

A narrativa é feita em primeira pessoa pelo Thomas. Nesse livro combinou demais porque Thomas não deixa nenhuma dúvida para o leitor. Mesmo quando as cenas são entre o caça-feitiço e outras pessoas Thomas consegue transmitir todas as emoções. Não ficou faltando nada e tudo o que Thomas sentia eu também começava a sentir. Inclusive pela a forma como descrevia os seus medos. Não é fácil passar por tantas coisas e se manter tão firme e corajoso.

Vou embora amanhã cedo. O Caça-feitiço vem me buscar quando amanhecer.

Simplesmente adorei o Thomas. Não porque estava pensando no Ben Barnes, mas pela a própria personalidade do rapaz. É incrível como em dois livros é possível ver como ele amadurece. No começo um menino aterrorizado, mas que cumpre todos os seus deveres. Já no segundo um menino um pouco mais corajoso e fazendo tudo que está em seu poder para salvar as pessoas com que se importa. Não me pareceu uma criança mimada, mas sim alguém que precisava de um apoio ao seu redor. Fiquei um pouco incomodada com a forma que sempre está recorrendo a sua mãe, mas de certa forma é compreensível.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2015/03/o-setimo-filho-joseph-delaney-resenha.html
eliveltonbs 23/07/2017minha estante
"Não porque estava pensando no Ben Barnes" o Thomas tem 13 anos, e o Ben tem quanto?30? ashauhsaushaushau

Amanda 08/04/2020

Especial
Uma leitura fácil, leve e deliciosa. A cada página um gostinho de quero mais.

Fernanda 18/03/2015

Resenha: O sétimo filho
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/03/resenha-o-setimo-filho-joseph-delaney.html

Becca 20/03/2015

Prontos para a jornada?
Eu não conhecia a série As Aventuras do Caça-Feitiço até receber um e-mail do Grupo Editorial Record e tampouco tinha noção que o mesmo ganharia uma adaptação cinematográfica com o incrível do Ben Barnes como personagem principal. Quando li na sinopse que a história tratava de magia, feiticeiros, ogros, trevas, não pensei duas vezes! Só precisava ler e não posso negar um fato: faz muito tempo desde que li um livro de fantasia que fosse tão bom.

Tomas J. Ward é o sétimo filho. O que faz dele sete vezes os sete, um garoto com um dom especial e pode-se dizer que com uma missão de vida. Cada irmão segue uma vida diferente e chegou a vez de Tomas seguir a sua, que consiste em ser aprendiz de um caça-feitiço, um oficio que procura livrar o mundo - no caso da história, o Condado, lugar em que eles vivem - das trevas. A princípio, Tomas não consegue se imaginar como aprendiz e teme as trevas como qualquer um deveria temer. No entanto, não há outro jeito. Ele então começa a descobrir novos lugares, lidar com as trevas e viver aventuras e encrencas que nunca seriam vividas se ele continuasse onde estava.

O Sétimo Filho é uma edição lançada pela Bertrand Brasil que conta com os dois primeiros volumes da série em um único livro; O Aprendiz e A Maldição.

O Aprendiz é curtinho e conta a história de Tomas desde o início de seu aprendizado até a primeira aventura, junto de seu mestre, além de explicar um pouco da fantasia presente na história. A Maldição já é um livro mais longo e com muito mais desenvolvimento que o anterior, mas que ao meu ver, podia ser dividido em dois, por carregar informação demais, que em determinados casos, deixa seu leitor confuso. Tem muita mais ação e a história se torna ainda mais envolvente e vívida. Vívida, pois o leitor se verá imerso no mundo criado pelo autor.

Apesar de Tom ser o personagem principal, ele não é o de maior destaque - mesmo sendo o sétimo filho. Sim, nessa história o número sete é de extrema importância. Todos os personagens são muito bem desenvolvidos e articulados na história, o que fez com que as coisas não girassem somente em torno de Tom.

A fantasia presente na história é bem explicada, o que eu considero um ponto muitíssimo positivo. Porque assim eu realmente sabia o que estava se passando ou como o personagem podia sair de tal situação, mesmo que o acontecimento carregasse um ar de mistério. Os elementos fantásticos e o modo com que foram colocados me pareceu muito inovador. Não é novidade que feiticeiros são mal vistos na literatura, mas o como Joseph Delaney os inseriu na história lhes trouxe um ar mais heroico. Um heroísmo obscuro. Faz sentido?

A narrativa em primeira pessoa é simples, exceto pelas cenas de muita ação, em que é preciso prestar mais atenção. O que mais me agradou no livro é que me aparenta ser justamente o tipo de série que trás uma nova aventura a cada livro, sem necessariamente seguir uma linha ao estilo "preciso me livrar de personagem x" e a série inteira gira em torno disso. Não, se há algo que é para girar em torno, esse algo é, na verdade, alguém. Tomas. Mas que como mencionei acima, sem tornar Tomas o personagem.

O universo fantasioso criado por Joseph Delaney me deixou sedenta por mais aventuras cheias de feiticeiras benevolentes e malevolentes, ogros, fantasmas e claro, com os únicos que podem lidar com tudo isso: os caça-feitiços. Prontos para a jornada?

Leia outras resenhas em comodevorarlivros.blogspot.com

site: http://comodevorarlivros.blogspot.com.br/