The Long Way To a Small Angry Planet

Becky Chambers

Resenhas - The Long Way to a Small, Angry Planet

Bárbara P. 01/01/2023

Não é para todo mundo
Eu acho que eu tinha uma coisa totalmente diferente na minha cabeça quando resolvi colocar esse livro na minha lista de leitura gigante. Eu não me arrependo de ter lido, mas eu me arrependo de ter resistido tanto a aceitar que essa história realmente é sobre os personagens e seus conflitos internos, e não sobre coisas acontecendo.

Acho que no começo do livro a gente tem a impressão de que está prestes a ler uma space opera (que eu amo), mas aí a coisa simplesmente não sai do lugar. Eu li mais de 150 páginas até entender que realmente não sairia do lugar mesmo, porque não era essa a ideia da autora. Uma pena, porque acho que teria funcionado.

Eu achei meio chatinho e meio enjoadinho ter lições sobre a espécie humana e a finitude da vida e a imensidão do universo de uma perspectiva que é basicamente só pessoas dialogando com alienígenas dentro de uma nave.

Isso dito, o livro tem vários pontos positivos também, que eu gostei bastante: o primeiro é a quantidade de espécies alienígenas diferentes, todas descritas com um monte de detalhes que vão além do físico e envolvem também religião, cultura, costumes, etc. O segundo é um final "triste", fora da casinha e que eu nunca tinha visto nesses livros mais hypados. E o terceiro é mais geral, e não uma coisa que é super relevante para mim, mas não deixa de ser interessante mencionar né: é com certeza um comfort book, para ler na praia, no avião, e sem ficar necessariamente grudado no livro e obcecado com a leitura.

Eu ainda não sei se eu vou ler os outros dessa saga, mas acho que sim.

Mirella | @readingmirella 05/07/2020

os capítulos enormes mataram um pouco a leitura para mim;
se tem uma coisa que tira muito minha paciência são capítulos enormes em livros e the long way to a small angry planet foi o CAMPEÃO disso, capítulos de mais de 50 páginas massacram a leitura para mim, principalmente porque li em inglês o que já era meio cansativo; passando disso o livro é um dos melhores que eu já, assuntos ?tabus" tratados com naturalidade, personagens bem desenvolvidos, tudo bem direitinho (menos os capítulos).

Reveries 26/10/2021

?Oh, stars?
Eu já tinha lido em algumas resenhas que os personagens desse livro eram os melhores e realmente são! A história se passa num cenário em que os humanos viajam pela galáxia e convivem com outros sapientes. Adorei a forma como a autora especifica detalhes sobre a cultura e fisionomia das outras espécies. Nessa galáxia em comum os humanos tem que conviver com a espécies formas de socialização, de construir família, de prioridades na vida, de gêneros? uma aceitação da diversidade que bem poderia ser trazida para este planeta.
Nesse primeiro livro acompanhamos como Rosemary Harper, uma humana nascida em Marte, se juntou à tripulação interespécies da Wayfarer, que é uma nave q cria túneis na sub camada do tecido espacial para diminuir as distância entre os pontos da galáxia.
O capitão da nave, Ashby Santoso, consegue um trabalho para cavar um túnel até um "pequeno planeta hostil" e o livro vai se desenvolvendo em torno disso, narrando como se dá a viagem, descrevendo os planetas e colônias por onde passam, o dia a dia da tripulação e os perrengues que vão acontecendo no caminho.

Marcella.Martha 13/06/2018

Atenção: isso é um rant
Meu troféu grande decepção 2016 tem dono, e com sobras: The Long Way To a Small, Angry Planet.

Esta resenha é uma grande reclamação. Se você amou The Long Way To a Small, Anrgy Planet e quer protegê-lo, prossiga por sua conta e risco. Não diga que eu não avisei.

Se eu tivesse que escolher um termo científico para definir esse livro, seria BURACO NEGRO.

Pontos positivos: diversidade. Acabei de me dar conta de que esse é o único ponto positivo, na verdade. É um livro super diverso, realmente. Personagens de várias etnias, orientações sexuais, tradições, planetas de origem. E todos eles servem à grande metáfora de nos dar uma lição sobre a convivência pacífica entre pessoas diferentes. O que deveria ser ótimo, mas não é porque tem a profundida de um episódio de Lizzie Maguire. A autora quer tocar nos assuntos ~~polêmicos~~, mas se recusa a se aprofundar em qualquer um deles. É tudo muito raso e não causa qualquer tipo de reflexão. Tudo é simplificado como "Ah, são aliens, eles são assim mesmo", o que pra mim parece um jeito preguiçoso demais de escrever.

O outro grande problema é que todos os personagens são chatos e bobões e parecem os ursinhos carinhosos. Todo mundo é feliz, sorridente, simpático, compreensivo, altruísta, divertido, inteligente, bonito, o melhor ever. Os únicos que fogem à regra passam eras sem fazer sequer uma apariçãozinha, a ponto de eu até esquecer que eles existiam. Fora que eu preciso dizer que a tentativa da Becky de dar nomes ~~futuristas~~ aos personagens só ficou parecendo que eles todos saíram de um filme de high school dos anos 90: Sissix, Ashby, Kizzy, Jenks. Não parece um grupo de cheerleaders?

Em ao menos um aspecto TLWTASAP é realmente inovador: esse é o primeiro PWP (plot what plot?) não pornográfico que eu já vi na vida. O plot é inexistente, irrelevante. Absolutamente todos os assuntos que são levantados, sejam eles conflitos pontuais entre os personagens ou ~~pequenas aventuras~~ ou mesmo o que deveria ser o arco maior da história, que é a missão da Wayferer, a nave espacial dos nosso queridíssimos, são absolutamente esquecidos durante centenas de páginas. Sério, é como se nem tivesse acontecido. São dezenas de personagens introduzidos e acontecimentos que não servem pra rigorosamente nada e passam à completa irrelevância em questão de parágrafos. Inclusive interesses românticos.

Quando a autora finalmente se lembra de que ela precisa voltar em algum tópico, o negócio aparece DO NADA . Não existe nenhum, NENHUNZINHO MESMO, acontecimento ~~tenso~~ ou ~~dramático~~ que não dure exatamente três páginas, NO MÁXIMO. Zero te cativa. Zero te deixa angustiado. Zero. Eu caguei baldes para todos eles, achei juvenil at best a tentativa de um Her aqui (por que o leitor deveria se importar com uma AI se 99% dos personagens no livro tem a mesma com relação com ela que eu tenho com o Ok Google?). Chega ao ponto de alguns personagens mudarem TOTALMENTE de personalidade de uma hora pra outra (e por uma página e meia, claro) só porque ¯\_(ツ)_/¯.

Não é de todo mal escrito, eu até consigo ver as boas ideias da Becky passeando pelas páginas, mas claramente esse livro precisava de um tapa bonito de edição e direcionamento que aparentemente não teve. O resultado final é uma história sem nuance nenhuma, zero foreshadowing, um ritmo esquisitíssimo, uma quantidade de infodump insuportável, diálogos dignos de Hannah Montana, personagens cartunescos e totalmente rasos. Não tem nenhuma profundidade emocional ou literária. Eu me sentia lendo o roteiro de uma daquelas sitcoms dos anos 90, onde um episódio não tinha rigorosamente conexão nenhuma com o próximo exceto pelos personagens que se mantinham os mesmos, tirando o fato de que não era engraçado e os personagens não eram bons, então eu passei uma boa parte do tempo me perguntando por que eu ainda estava lendo. A autora usa de plot devices de conveniência e uns POVS COMPLETAMENTE RANDOM E SEM SENTIDO só porque sim que chega dá vontade de chorar largada.

De verdade, eu já li fanfictions de Doctor Who que tinham basicamente o mesmo ponto de partida que TLWTASAP e eram muito mais bem escritas, estruturadas e emocionalmente ricas.

Seria importante lembrar à Becky que ter um pouco de MAL e MALEMOLÊNCIA na história não é necessariamente RUIM! Um livro onde todo mundo é a pobre camponesa de nobre coração que vai todos os dias ao bosque recolher lenha é o ó. Para uma space opera que se propõe a tratar de diferenças ser tão raso nesse ponto, tão preto ou branco, tão maniqueísta, é bem lamentável. Nem todo mundo é libriano, Becky; os satanáries também existem nesse universão.

Como vocês podem perceber pela rating altíssima, eu estou entre a minoria que detestou TLWTASAP, portanto não deixe que a minha review te assuste e tire suas próprias conclusões. A minha é que eu não consegui extrair nenhuma desse grande nada.

Milena 23/07/2020

No começo a leitura parecia um pouco lenta, sim. Mas depois que eu entendi que a história não era focada em ~acontecimentos, tudo se encaixou perfeitamente. Não comece a ler esse livro com a ideia de encontrar grandes conflitos, batalhas de naves, correria, ou coisa do tipo. O que não quer dizer que não haja uma tensão subentendida ali. Li vários capítulos tensa, com medo do que poderia acontecer com os personagens, pois eles, sim, são o grande foco de cada uma das páginas.

É a relação entre os personagens, entre as diferentes espécies, as diferentes culturas que aprenderam a conviver, que leva o livro adiante. E que o torna forte. Porque essa é uma daquelas histórias que usa o outro, o alien, para falar de nós. Ela nos expõe a diferenças visíveis pra falar das invisíveis. E faz isso com calma, sabendo explorar o ponto de vista de vários personagens, sabendo marcar bem quem é o foco daquele capítulo, qual mente estamos compreendendo agora.

A Longa Viagem nos toma pela mão e faz pensar, nos deixa apegados a cada pessoa presente na história, e é por isso que é um livro único.

Léo 18/01/2021

A Grande Família do Espaço
Eu sou bastante suspeito pra falar qualquer coisa sobre estórias assim porque sou completamente aficionado por qualquer coisa que envolva espaço. A capa, logo de cara, me chamou atenção e me impressionou, porque, a princípio, imaginei algo na linha de Nicholas Sparks. Porém, nãooooo. Foi bem diferente disso. Esqueça batalhas espaciais, rifles de pulso, sons de star wars no vácuo obscuro do espaço... Se você adentrar este livro esperando isso...Provavelmente irá se decepcionar. Este livro é sobre RELACIONAMENTOS. De todos os tipos. É sobre conexão, sobre passado, futuro, traumas, amores, remorso, perdas e desafios. Os diálogos são impressionantes e completamente visuais, ou seja, você consegue ver a cena como num filme ou série. Os personagens cativam ao ponto de o leitor ter piripaques se deparado com a simples pergunta: "Qual o seu personagem favorito?"
Becky te tira da zona de conforto das expectativas. Você cria toda uma lógica, uma linha temporal e um desejo para os arcos dos personagens e depois ela tira isso de você. Ela te dá um biscoito do pacote, mas no final te dá outro pacote de outro biscoito completamente diferente. E eu adoro isso num autor. Esse "tapa na fuça" dizendo: "Errou feio, errou feio, errou rude."
O livro é uma delícia de se ler. Achou que seria cansativo? Achou errado. A fluidez é singela e você se apega tanto a tudo que você não vê a hora de não acabar... porque, sinceramente, eu queria que não acabasse. Mas adivinha só? Acaba e não acaba. Como é isso? Tem as continuações... que eu não li, mas tô aqui como? Tremendo pra ler o que vai acontecer adiante nesse universo espetacular criado por esse mulherão da *&$#@.
Eu acho que poderia ficar dias escrevendo essa resenha, mas vou parar por aqui. Só queria dizer que estou apaixonado por essa pessoinha e em como tudo que ela escreveu me cativou. Como diz a famosa frase de Saint Exupery sobre ser responsável por aquilo que se cativa... Becky Chambers... Vou te enviar minha certidão de adoção.

Dani 27/10/2016

Muitas razões para recomendar essa leitura, mas o principal com certeza são os personagens. A cada novo capítulo, à cada descoberta, fui me interessando cada vez mais por cada um deles. A tripulação do Wayfarer é composta dos mais diversos indivíduos, cada um único, complexo, com seus pontos positivos e negativos.
O universo criado pela autora é igualmente fascinante. Visitamos vários planetas com os mais diversos alienígenas, cada um com sua própria cultura, diferentes formas de ser e de interagir.
Em muitos momentos, não pude deixar de recordar da série Firefly: uma tripulação composta de indivíduos completamente diferentes, que de alguma forma acabam na mesma nave, e acabam se tornando uma família.
Mas aqui não vamos encontrar muita ação ou grandes batalhas. É uma leitura bem mais lenta, baseada nos personagens e seus relacionamentos, mas que vale muito a pena.
Henrique 27/07/2017minha estante
undefined

Carolina 27/10/2017

Realmente um livro inesquecível
Esse livro é um tesouro para poucos. E mesmo assim eu dei 4 estrelas a ele. Por quê?

Primeiro vou explicar do que o livro se trata. É um livro sobre pessoas. Sobre pessoas como nós e, ao mesmo tempo, não como nós, pois são alienígenas. Apesar de se tratar de uma ficção científica com aliens e descrições de eventos e realidades que são muito diferente das nossas, ainda sim é um livro que trata isso com muita naturalidade, fazendo com que soe familiar aos nossos ouvidos.

É um livro que realmente fala de uma longa viagem em uma nave, mas é uma história que não trata exatamente do objetivo em si, mas sim da jornada. E nessa jornada conhecemos a tripulação da Wayfarer, e com eles temos discussões muito profundas e aprendizados muito bonitos.

Há humanos e outras espécies muito interessantes. Vou citar algumas.

Uma espécie tem uma relação com sexo e reprodução muito mais aberta que os seres humanos. E só consideram crianças realmente como seres após uma determinada idade. Para eles, a perda de uma criança não é algo tão grave quanto a perda de um adulto, pois a idade, consciência, e laços que uma pessoa adulta cria são mais sólidos.

Outra espécie tem uma espécie de vírus dentro de si, o que faz com que sejam duas consciências em uma. Então se referem a ele como "eles". Eles têm uma consciência maior das coisas, como um dom, mas esse dom vem com um preço, e essas coisas para eles, são encaradas como uma religião. Se algo te faz mal fisicamente, mas você mantém em si por motivos praticamente religiosos, você removeria ou aceitaria seu destino?

Outra espécie começa a vida como fêmea, vira mãe, e depois de um tempo se torna macho. Essa mesma espécie tem um passado violento, e depois de muitas guerras e de destruírem o próprio planeta e a si mesmos, decidiram que não valia mais a pena continuarem se reproduzindo perpetuando a espécie. Aceitaram sua extinção. Os que sobreviveram, continuaram a viver, mas sabendo que a espécie deles, depois disso não existirá mais. Há muitas conversas sobre aceitar sentimentos, dores felicidades... É muito bonito e traz grandes reflexões.

Mas se esse livro é tão maravilhoso, por que dei 4 estrelas em vez de 5? Porque tive um pouco de dificuldade, no sentido de que ele foi um pouco mais lento. Como é um livro que se concentra em vários personagens, ao invés de um ou dois, ele é bem episódico, então dá a sensação que se arrasta um pouco. Hoje resolvi dar um gás e ler todo o resto, e saí satisfeita mas com a cabeça cansada, porque me deu a sensação de ter maratonado uma série, ou algo do tipo.

Portanto, é um livro muito bom mesmo, que fala de muitas coisas familiares. Recomendo e acho que todos deviam ler.

Marcela 24/02/2023

Quando eu era mais nova, minha mãe sempre reclamava dos livros espíritas que tinham um monte de personagem, vários nomes pipocando toda hora, e era tamanha multidão que a história mal andava.

Este livro é isso. É uma história onde absolutamente nada acontece além de todo mundo ser amigo, amigo, muito amigo e amigos para sempre. O poder da amizade!

moonljte 24/12/2023

Não é para todos
Um livro que o objetivo em si não é a ação e sim a convivência dos personagens durante uma longa viagem.

Não leia nas expectativas de uma grande reviravolta, esse não é o objetivo

A ideia é você ir no flow dos personagens e ir descobrindo suas tramas pessoais e entender a situação de cada um deles.

Era exatamente oque eu precisava, é leve, engraçado e eu li em 2 dias sem esforço algum. Muito bom amei!

Roberto Padilha 05/11/2017

Por ser um livro que se propunha a focar-se em desenvolvimento dos personagens achei que acabou ficando um pouco raso em alguns pontos. Talvez foram personagens demais para dar um tempo justo para o desenvolvimento de todos.
Isto posto, foram interessantíssimas as dinâmicas propostas entre espécies e culturas diferentes, e o embate de valores que se apresentam tanto em ambientes de conflito quanto em convívio amigável. Me despertou muitas questões sobre convívio em grupo, estrutura familiar e o embate entre a importância da individualidade em relação ao bem do grupo e da família.

Giovana 28/02/2021

Um livro de relações com toque de ficção científica
Me senti assistindo Doctor Who lendo esse livro. É um livro gigante (mais de 500 páginas), com capítulos gigantes e resolvi ainda ler em inglês. Não foi fácil, ainda mais com muitos termos do futuro em outra língua. A história se passa num futuro muito distante, em que a Terra já não existem mais e inúmeras espécies de vários planetas vivem “coletivamente”. Especialmente na nave principal da história, a Wayfarer, que é uma nave que faz buracos de minhoca para um transporte inter-galaxico mais rápido. A história começa quando uma humana (de Marte) entra para ser a “assistente de escritório” (clerk). O livro trata muito de relações entre espécies (e até diferentes tipos de relações) e de como conviver com as diferenças. Todos os personagens são muito bem desenvolvidos de uma maneira que não parece ter um principal, a cada capítulo é destacado um diferente. Me deixou muito curiosa para saber como os personagens seriam fisicamente. Foi um desafio enorme ler esse livro em inglês, mas que valeu totalmente a pena quando terminei.

biacs 11/04/2023

Novo livro favorito desbloqueado
Quando tento escolher um livro para ler, se tenho tempo livre, sempre vou em direção a um ?space opera?. Nunca da errado, porque é exatamente o que gosto em uma história: criatividade, universo expandido, muitos personagens, histórias entrelaçadas, longas descrições de pessoas e, óbvio, espaço! Quando o livro é gay, melhor ainda.

E esse livro tem tudo isso e mais. Estou literalmente apaixonada. Gostei de todos os personagens introduzidos, cada um com seu jeitinho. Isso é uma raridade.

Não tenho palavras para descrever, só que eu gostei, e se esse é seu tipo de livro, por favor: LEIA!!!

Há outros três na saga, que se passam no mesmo universo mas com personagens diferentes. Mesmo estando triste de ter que dar adeus a essa tripulação que acabei de conhecer, estou animada para saber em que direção a autora vai levar esse universo. Além disso, sempre posso reler A Long Way to a Small, Angry Planet. Isso é uma certeza no futuro próximo.

Super recomendo. Se você gosta do gênero, se faça um favor. Sim, estou me repetindo. Mas LEIA!!!!

babsismore 25/02/2024

Uma montanha russa de emoções!
No começo eu achei a história meia boca, sem gracinha, até me forcei a ler pra poder acabar logo de uma vez, mas assim que me caiu a ficha que esse livro é mais sobre as relações dos personagens e o crescimento pessoal de cada um, aceitei mais a história e consegui gostar muito do livro, tanto que quero continuar a série pra ver no que vai dar.