O Astrólogo

O Astrólogo Machado de Assis

Resenhas - O Astrólogo

Jujucat71 13/02/2024

Eu pensando que ia ver o machadinho fazendo mapa astral.... mas é bom, é bom
Palavrapalavrapalavrapracompletar

Emanuele.Trentin 05/02/2024

Um livro curto mas que tem seu charme; é uma história, obviamente, breve mas o autor consegue fazer a história interessante mesmo em poucas páginas.

Siqueira 07/01/2024

Cuide da sua vida
Os contos de Machado de Assis são muito bons, o protagonista cuida tanto da vida dos outros e acaba não vendo o ocorre na sua vida

Chris108 16/02/2023

Olha aí o curioso
Gostei, é um conto curto mas dá pra apresentar bem os personagens. Uma boa lição pro fofoqueiro. É sobre isso.

Marcelha.Leone 10/06/2022

Eu particularmente gosto muito da escrita do Machado de Assis e com esse conto não foi diferente. O que me deixou intrigada e no decorrer da leitura o pensamento de tentar associar o título com a leitura, mistério esclarecido no último parágrafo.

Millene 03/04/2022

Moral da história
Cuide da sua própria vida ou vai perder os momentos

Eu não sou nada familiarizada com Machado de Assis então não?achei divertido como algumas pessoas disseram e também nem sabia o que esperar do final mas assim que descobri o motivo do título, até que foi bem legal

Julia.Dani 30/12/2021

O Astrólogo
Esse é mais um dos contos curtos do Machado de Assis que trazem muitas lições. O título é uma comparação entre o personagem principal e a sua mania, por assim dizer. Após ler a frase final entendemos o adjetivo, trata-se de mais uma das sacadas bem humoradas do autor!

Jon 16/12/2021

Uma boa lição sobre atenção
Eis que um astrólogo se põe a contemplar os mistérios do universo e o movimento das estrelas e astros, revoluções e transformações o impedem de ver o abismo se aproximando até que, finalmente, ele cai. Esqueceu de contemplar is fundamentos.

Michaely1 08/12/2021

Uma lição de moral aos fofoqueiros
?Um astrólogo contemplava os astros, com tamanha atenção, que caiu num poço. Uma velha da Trácia vendo-o cair, soltou esta exclamação: "Se ele não via o que lhe estava aos pés, para que havia de investigar o que lá fica tão em cima!"

Gostei demais desse conto. É provavelmente um dos que eu mais gostei vindo do Machado de Assis. Fala sobre um homem de cargo político que era um tremendo de um fofoqueiro e, apesar de saber tudo sobre a vida dos outros, não reparou que alguns infortúnios aconteciam dentro da própria casa dele.

Da mesma forma, esse astrólogo do final mostra que mesmo buscando aquilo que ele mais gostava (astros), ele deveria prestar mais atenção em si mesmo.

Que final que só Machado de Assis poderia dar. Algo que vem com a ironia e uma grande lição de moral.

Edson Camara 28/10/2021

DIVERTIDÍSSIMO
Machado nos presenteia com um conto rápido que seria e grande ajuda a determinadas pessoas que se ocupam do alheio e não olham o próprio umbigo. Divertidíssimo.

Raiane M 11/08/2021

Contém uma "moral" bem boba no fim, porém é um continho agradável com mais da escrita boa de Machado de Assis.

Liedsonrm 07/07/2021

Ora, ora. De tanto cuidar da vida dos outros, ele deixou a sua para trás. De tanto olhar para as estrelas, ele esqueceu da terra.

Pedro Possidonio 11/04/2021

Para os esotéricos de plantão: Tem nada de astrologia

Stella F.. 18/01/2021

Machado sarcástico
Custódio Marques, é um almotacé, ou seja, inspetor de pesos e medidas, um funcionário público com uma função específica. "Os mercadores não tinham mais fidigal inimigo do que esse olho da autoridade pública". Tinha o cargo como um apostolado, mas não satisfeito começou a tomar conta da vida alheia. "..Transpôs a fronteira de suas atribuições, e passou do exame das medidas ao das vidas alheias". Enquanto isso sua filha D. Esperança estava enrabichada por um filho de boticário, o jovem Gervásio Mendes.
E o pai nem se dava conta.
E Custódio sempre tomava conta de pessoas da mais alta estirpe, para ter uma carta na manga e sempre ajudava ao juiz de fora nas suas escapadelas e o juiz achava graça, mas fazia mesmo ele de servo, de serviçal. "Era ele o melhor remédio das suas melancolias, o mais serviçal sujeito para tudo quanto fosse de seu agrado". E acabou, com suas pesquisas, descobrindo que o juiz mantinha uma amante, uma viúva mineira. E foi ao juiz falar de suas descobertas e que seria um segredo, mas o juiz tinha um recado para ele muito mais importante, sua filha havia fugido com o namoradinho. Por essa o Custódio não esperava.
E para terminar com um sarcasmo, Machado de Assis, coloca na boca do juiz o seguinte diálogo:
- Mas, olhe cá, antes de ir. Um astrólogo contemplava os astros, com tamanha atenção, que caiu num poço. Uma velha da Trácia vendo-o cair, soltou esta exclamação: Se ele não via o que lhe estava aos pés, para que havia de investigar o que lá fica tão em cima!

Machado sempre Machado....