Solomon Kane

Solomon Kane Robert E. Howard

Resenhas - Solomon Kane

Joks Lobo 27/09/2023

Como esse foi o primeiro material que li do escritor, acho que estreei bem. Os contos são bons, mas senti mais uma aura de aventura do que de magia propriamente dito. Acredito que o erro tenha sido meu, afinal esperava que fosse algo similar a Conan, do mesmo autor. Infelizmente acho que a "saga" do personagem é bastante vaga, e você não sabe exatamente nada sobre suas motivações, aparentemente era essa a intenção do autor. E os contos também me soaram muito desconectados, não consegui estabelecer uma linha temporal tanto entre os contos, quanto a cronologia do personagem em si.

JP_Felix 22/06/2022

Bom livro
Uma série de contos que traçam a história de um puritano inglês que segue fielmente o que acredita ser seu propósito divino, trazendo justiça a todos os lugares. A premissa é interessante, algo que infelizmente hoje em dia seria simplesmente abominado socialmente.

Não é um livro para os jovens de hoje em dia, que muito provavelmente veriam uma ideia anacrônica de racismo e preconceito, apesar de Kane na maior parte dos contos expressar seu desejo altruísta para com todos os que merecem, e até tem uma relação de irmandade com um feiticeiro africano.

A narrativa talvez seja um pouco datada, já que as histórias não impactam muito depois dos parâmetros atuais, mas nem de longe são ruins. Se levar em conta toda a construção de mundo e de personagem, em específico Kane, são contos bem feitos que envelheceram bem ao longo das numerosa décadas desde que foram escritos, com cenas de ação interessantes e algumas ideias que me faria ter bastante curiosidade de ler mais contos, caso o autor estivesse vivo hoje para atualizar as ideias.

Deve-se levar em conta que nossos pais nem eram nascidos na época em que estes contos foram escritos, e assim você provavelmente terá uma leitura para se entreter e aproveitar alguns clichês que não eram clichês antes.

Jeff Valerio 29/04/2022

O Puritano
Simplesmente um dos melhores livros que já li. As lutas, aventuras, os deuses obscuros e um protagonista maravilhoso.
Robert E Howard inventou o gênero de soada e feitiçaria, e aqui nesse volume vemos o quanto a genialidade dele era especial e obscura.

Luca.Lopes 28/01/2022

Ok
Salomon Kane é um personagem com muito potencial! Mas contos não ajudam a explorar isso, todos possuem uma narrativa muito repetitiva em que as meses coisas sempre acontecem.

Victor Oliveira 25/11/2021

Solomon Kane - A Saga Completa
Achei fantástico os contos do Solomon Kane. Sou fã do Robert E. Howard por causa do Conan, mas é incrível como ele conseguiu fazer um personagem completamente diferente, em temos emocionais e comportamentais (embora as descrições das lutas lembre bastante o Cimério bárbaro).

Destaque para os contos "A Lua das Caveiras", "Asas da Noite" e " Chama Azul da Vingança".

Diego Lima 24/08/2021

Um inglês, puritano, alto, de aparência pálida e com a constituição acima da média; essas são as características de Solomon Kane, um ser humano normal vagueando pelo mundo, principalmente pela Europa e África, sem rumo, sem objetivos, sem ambições, sem um missão, e, como encerra no livro poetizando: "Sua vida será sempre uma sem-fim caminhada". Não foi uma boa descrição, mas esse é Kane.

O livro consiste na reunião de contos (alguns de volume único e outros com sequencias) escritos por um grande escritor americano não muito conhecido no Brasil, Robert E. Howard, criador também do Conan, o Bárbaro. Na reunião dessas histórias vamos acompanhando as aventuras de Solomon - muitas ocorrem por acaso.

O Solomon Kane é um andarilho solitário, carregando consigo apenas um bastão "mágico", uma espada e duas pistolas. Não possuía nenhuma vantagem sobrenatural, ou seja, é escrito como um ser humano normal, apesar de sua maestria e coragem em batalhas, nas quais muitas vezes o levava a arriscar a vida em nome da justiça.

No mais são contos bem descritivos, nos levando a visualizar bem o cenário, embora em alguns momentos seja enfadonho, todavia, não tira a genialidade atribuída ao escritor. Recomendo para as pessoas que tem interesse em conhecer esse autor o qual morreu muito novo, mas nos deixou uma herança literária grande para a humanidade.
Lucas.Freitas 26/08/2021minha estante
Parece bom. Eu assisti um filme sobre o Solomon Kane, achei bacana. Depois irei ler.

Diego Lima 08/09/2021minha estante
Vale a pena a leitura. É bem de boa e bom para relaxar.

Sergio.Aquino 31/03/2020

Kane, o Puritano!
Muita ação e lutas descritas com maestria. Contos enxutos e que prendem a atenção. Fiquei surpreso com a carta escrita pelo pai de Robert E Howard a H P Lovecraft logo após o suicidio do jovem e brilhante autor. A critica ao filme é muito precisa e deveria motivar um remake. Excelente leitura para intercalar com obras mais densas.

Rinaldo 11/02/2020

Puritano Kane
História vibrantes em mistério e ação...lutar pelo que é certo, pelo que é correto.

DeiaMolder 16/01/2020

"Kane, o puritano, um homem mais perigoso que qualquer lobo selvagem", isso define Solomon Kane.
"Uma longa trilha vermelha, sombras negras e rubras, tecendo uma dança infernal... Marcada por espadas faiscantes e pela fumaça da batalha...por palavras vacilantes que caíam como gotas de sangue dos lábios de moribundos...." Isso define suas batalhas contra demônios saídos dos poços do inferno, tanto humanos quanto inumanos.
Kane é um personagem complexo emocional e psicologicamente, que nos instiga a continuar a ler para ver quando sua luta contra os poderes da escuridão acabará.
Ele tem como aliado um poderoso feiticeiro ju - ju, mesmo que vá contra suas crenças.
Kane é o tipo de personagem que nos faz lamentarmos quando o livro acaba.
Espada e feitiçaria são ótimos ingredientes!!!!!
Ótimo!!!!!!

Um Rascunho a Mais 27/07/2018

Ótimo livro
Escrito pelo já muito consagrado Robert E. Howard, autor de Conan, considerado o pai do gênero sword and sorcery (traduzido como espada e fantasia), tendo precedido em muitas décadas grandes nomes da fantasia como J.R.R.Tolkien (Senhor dos Anéis, O Hobbit), Michael Moorcock (Elric de Melniboné), George R.R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo). O autor e a obra são clássicos da fantasia e trazem uma experiência única para o leitor.

Antes de abordar a obra, é importante ressaltar alguns pontos importantes. O primeiro é o trabalho gráfico da editora, que trás uma arte de capa fantástica, páginas ilustradas nos títulos de cada conto e nos interlúdios do livro. O tamanho das páginas, da fonte e espaçamento, aliados as páginas amarelinhas trazem um conforto muito grande durante a leitura. Outro detalhe a se ressaltar é o grande cuidado de Alexandre Callari, tradutor da obra no Brasil, o qual traz uma ótima contextualização para os leitores na sua introdução bastante informativa sobre o autor, o personagem e a obra ao longo dos anos. Além disso, há uma decisão editorial acertada ao apresentar extras no fim do livro, contendo uma carta do pai de Howard para H.P. Lovecraft após a morte do autor e outra carta do autor para um amigo escritor. Além disso, há um breve informativo sobre a produção cinematográfica sobre o personagem. O nome "A Saga Completa" faz jus ao trabalho de edição e tradução.

Sobre a obra, a mesma é composta de 9 contos mais os extras mencionados, sendo alguns contos bastante curtos e outros um pouco mais longos. Ao longo das 256 páginas, observamos o famoso puritano inglês em sua vida missionária em prol do bem e da justiça. A aparência caricata do personagem (caricata hoje, depois de extremamente copiada e reproduzida) e sua exímia habilidade de combate aliada a grande capacidade física trazem uma sensação bastante intimista, na medida em que Howard escreve de forma bastante detalhada e descritiva. Um misto de honra, crença e justiça movem o personagem, que logo nas primeiras páginas deixa claro sua luta incansável para fazer justiça à pessoas desconhecidas, somente porque as mesmas não podem se defender. A obstinação de ferro do personagem é, ao mesmo tempo, intrigante e admirável.

Outro detalhe curioso é que, apesar de muito capacitado, Kane não é um Deus em seu protagonismo. Howard torna Kane superior, mas sempre enfrentando dificuldades e com risco palpáveis em cada conto. Além disso, Howard se utiliza de recursos nada mágicos e inacreditáveis para livrar nosso querido Kane das situações complicadas. É interessante observar que, apesar da época em que foram escritos (por volta de 1930) e do puritanismo cristão do personagem, há um misto de medo e respeito pelas crenças de matrizes africanas, recorrentes ao longo de toda a obra. Kane revisita a costa dos escravos com frequência e mantém amizades fortes com N'Longa, um feiticeiro tribal que ele conhece no primeiro conto, "The Red Shadows". Recheadas de mistérios sobrenaturais e fantasias bem estabelecidas (como a desaparecida Atlântida), as histórias trazem diversas experiências diferentes, em alguns momentos parecidas com um Indiana Jones, as vezes meio expurgador de demônios, mas sempre de forma bastante criativa e interessante.

Definitivamente recomendo o livro para os fãs de fantasia, espada e feitiçaria. É uma leitura que gostaria de repetir em um futuro não tão próximo (e eu sou adepto de não realizar releituras hein), dada a gostosa experiência de entrar de cabeça nesse mundo fantástico.

site: https://umrascunhoamais.blogspot.com/2018/07/resenha-solomon-kane-saga-completa.html

Rittes 26/06/2017

O irmão mais esperto de Conan
Apesar de ter morrido com apenas 30 anos, Robert E. Howard deixou um legado indiscutível para a atual cultura de massa. Praticamente criou o gênero espada & magia e foi criador de Kull, Sonja, Conan e Solomon Kane, entre outros. Esta edição da Generale não é lá essas coisas (capa horrível e vários errinhos de impressão), mas tem o aval de um cara talentoso como o Alexandre Callari e traz informações preciosas, assim como reproduções de cartas importantes que explicam um pouco o suicídio de Howard. as histórias de Kane são uma delícia para os amantes do gênero, então, são mais vantagens do que desvantagens. Experimente.

Sathy 30/03/2017

Fantástica aventura de um homem belo e moral
Um dos meus personagens favoritos, Solomon Kane é um justiceiro puritano incrível.
A narrativa é muito boa, lê-se 100 páginas de uma vez sem desempolgar um segundo.

RICKDIAS7 26/02/2017

Aventuras Empolgantes
Solomon Kane é um personagem criado pelo mesmo autor do Conan, o bárbaro: Robert E. Howard. O personagem é um inglês puritano, ou seja: é adepto de uma forma de cristianismo que se propunha ser mais "pura" surgida na Inglaterra alguns séculos atrás, podemos deduzir que as aventuras de Kane se passam entre os anos 1600 ou 1700. Solomon Kane é alto, forte, usa roupas pretas e chapéu. Trás em sua cintura um florete, um punhal e duas pistolas. Ele tem um tipo de obsessão em combater o mal e ajudar as pessoas indefesas, considera que está realizando a vontade de Deus ao fazer isso. Não permanece muito tempo em um único lugar, viajando pelo mundo todo. Nas suas aventuras, Solomon Kane combate bandidos, criaturas sobrenaturais e sacerdotes de cultos antigos. As histórias são cheias de ação, muito empolgantes. Essa edição traz de bônus uma carta do pai de Howard dirigida a H.P. Lovecraft após o suicídio do filho, uma carta de Howard para August Derleth e uma breve dissertação sobre o filme "Solomon Kane" de 2009. Recomendo a todos com certeza!

Tardin 29/02/2016

Quem é Solomon Kane?
Solomon Kane é um personagem. Mas ele não é um mero homem. Ele é uma entidade. Ele é um objetivo. E ele é um quebra-cabeça que o próprio leitor precisa desvendar, juntando peças de cada um dos contos.

O autor, Robert E. Howard, famoso por sua obra: "Conan, O Bárbaro", é um dos grandes nomes da literatura fantástica do século passado e uma leitura obrigatória para a compreensão do gênero.

É verdade que nem todos os contos contidos na antologia são excelentes, mas nenhum deles é tampouco de baixa qualidade. E além do prazer pela literatura fantástica, é importante notar certos traços do imaginário popular da época, como a tendência de se ver a África como um continente misterioso e ainda não explorado, onde o sobrenatural e estranhas ciências podiam perdurar.

Por fim, podemos perceber a origem de muitas histórias posteriores na figura de Solomon Kane, nesse personagem movido por um ideal que o consome, e que ele sequer entende. Um homem que veste uma carapaça de aço e rejeita qualquer recompensa. Um homem que será diferente para cada um que o interpreta.