Talk Like TED

Talk Like TED Carmine Gallo

Resenhas - Talk Like TED

Leonardo 26/09/2021

Poderia (facilmente) ser reduzido pela metade.
Eu vou tentar ser neutro em relação ao conteúdo do livro, uma vez que ele cumpre o que se propõe, mas infelizmente peca na forma com que é entregue.

Pode ser que por eu já ter visto dezenas de outras dicas de Public Speaking através de outras fontes, o livro não me apresentou nenhuma novidade, o que tornaria injusto um review ruim apenas por esse motivo, dado que na visão de um iniciante, os 9 segredos apresentados no livro são de grande utilidade principalmente por fornecer uma estrutura sólida e exemplos enriquecedores pra quem deseja melhorar seu storytelling.

O problema pra mim foi prolixidade inútil (mais conhecida como encheção de linguiça) por parte do autor, que repete incessantemente a mesma ideia, e muitas vezes a mesma frase no decorrer de todo o capítulo. É comum você encontrar essas repetições até mesmo na mesma página.

Páginas e mais páginas começando com - Pesquisadores na universidade tal, descobriram que? - e depois nomes e mais nomes citados que poderiam ser reduzidos a uma nota de rodapé. Isso torna a leitura extremamente cansativa, uma vez que o livro é repleto de exemplos como esses e POUQUÍSSIMAS falas do próprio autor.

Em geral, não é um livro que causa arrependimento. Sempre há algo de novo que pode ser descoberto ou algum ponto de vista que pode ser desenvolvido. Mas eu apenas o recomendaria a alguém com pouquíssima experiência ou uma clara dificuldade ao falar em público.

Curiosamente, eu apenas fiz dois highlights no livro inteiro (em livros bons eu não faço menos que trinta marcações). Portanto sinto que o livro me serviu mais como um reforço cansativo de tópicos que muita gente já conhece, do que uma apresentação de conceitos novos. Acho o termo -segredo- bastante ousado, e não vi nada disso. Pura e corajosa pretenção do autor.