Roteiro de Cinema e Televisão

Roteiro de Cinema e Televisão Flávio de Campos

Resenhas - Roteiro de cinema e televisão

Vica Maltez 19/05/2022

Começa bem?
?mas nas últimas 100 páginas começa a ficar chato e repetitivo. O autor poderia muito bem ter enxugado certas coisas, e facilitado em outras, talvez diminuindo o número de exemplos e parando de fazer tanta farofa pq venhamos e convenhamos, ele quer falar sobre roteiro de filme e novela num mesmo capítulo sem sequer dividir, ele acaba um parágrafo e no outro ja ta falando de novela sendo que tava falando de filme, e isso não foi bom. Se era pra falar por exemplo de escaleta, um dos capítulos do livro, que dividisse as falas filme/novela, que por sinal nem senti de fato que ele falou tanto assim (sobre novela). E tv se engloba como série também, mas o autor também preferiu ignorar ao longo do livro? comecei gostando mas depois fui desanimando total e corri pra terminar logo

presa 22/06/2010

É assim que se escreve...
Adquiri este livro sem muitas pretensões, estava curioso quanto ao processo de concepção de filmes e escolhi este título pois o autor é brasileiro, eu não conhecia nada.
A leitura da obra foi uma catarse constante, a cada capítulo segredos eram descobertos e os filmes que fizeram parte de minha infância e ainda me acompanham ganharam novas roupagens, novas interpretações, mais profundas, mais produtivas.
O livro é indicado para qualquer pessoa que deseja escrever qualquer coisa (como professor de português, utilizo técnicas deste livro para ensinar redação no ensino médio). A leitura é prazerosa pois todos os tópicos, por mais complicados que sejam, são exemplificados com passagens de clássicos de hollywood, conhecidos pela maioria; e para melhorar, inúmeros exemplos da literatura e cinema nacionais, dialogando com autores estrangeiros, mostrando em quais pontos o processo de concepção se encontra, simplificando o ato de criar.
Você nunca mais verá um filme da mesma maneira, nunca mais lerá uma história da mesma maneira, e nunca mais escreverá nada da mesma maneira.
Recomendadíssimo!
Carla 08/07/2013minha estante
adorei. estava pensando em comprar e agora tenho certeza.

Fabi 24/05/2017minha estante
Me deixou ansiosa em iniciar a leitura.

danda 14/04/2021minha estante
Eu adorei ler o livro Roteiro de cinema

Ricardo de Andrade 07/03/2021

Bom livro, não tão empolgante
Este livro sobre roteiro começa bem, mas esfria muito ao estabelecer capítulos longos e por vezes cansativos na metade. Termina bem ao trazer uma síntese do término de um roteiro, de uma estória. Não tenho muito o que dizer, não me empolgou tanto como "Story" ou não me trouxe tanta informação como "Da Criação ao Roteiro". Mas deu para aprender e no final se inspirar um pouco. É bem ok.

Edson Camara 11/08/2018

UM LIVRO PARA APRENDER A CONTAR HISTÓRIA
UM LIVRO PARA APRENDER A CONTAR HISTÓRIA

Este é um livro para quem quer aperfeiçoar a técnica de contar histórias através de roteiros para cinema e televisão.
O autor, Flávio de Campos é roteirista, graduado em Letras pela UFRJ e mestre em Artes Dramáticas pela Universidade da Califórnia-Berkeley.
Foi professor de Teatro na Uni-Rio, de 1974 a 1991. De 1984 a 2012, foi professor de roteiro e narrativa nas Oficinas de Dramaturgia da TV Globo, onde também atuou como consultor.

Este não é um livro de leitura fácil, mas é muito rico em seu conteúdo contendo diversos exemplos analisados de roteiros famosos de televisão e cinema, tanto brasileiros quanto estrangeiros.

É uma leitura profunda que vale como uma aula do conteúdo dos roteiros para cinema e TV com todas as suas particularidades.

Para quem escreve, ou quer escrever e até para quem só quer se aprofundar no conhecimento da escrita de roteiros. Vale muito.