Urupês

Urupês Monteiro Lobato

Resenhas - Urupês

Jorge 03/05/2023

Raio-x
Neste que é um de seus contos adultos mais famosos, Monteiro Lobato faz um raio-x do arquétipo do homem caipira raiz, visto do ângulo de um narrador intelectualizado e elitista. Em muitos momentos nota-se uma conotação enviesada, é verdade, mas é nítido que existe aqui um conhecimento de causa.

Polêmicas a parte, essa figura, objeto de análise, é nomeada pelo narrador de Jeca Tatu e descrito sendo um sitiante de cristianíssima simplicidade, com palha de milho nos lábios, rolete de fumo e cusparada de esguicho. E que por viver daquilo que a natureza lhe oferece, é visto como preguiçoso. É adepto às noções práticas da vida e recorre a crendices e superstições para enfrentar as diabruras de um mundão que ele desconhece totalmente por ser um bicho do mato.

É um conto que não envelheceu bem, e que pode ser desconfortável para os novos leitores de hoje, mas que continua relevante devido a sua importante contribuição para a literatura regionalista brasileira. E também por ter inspirado uma das personagens mais cultuadas do cinema nacional, interpretado pelo celebre humorista Amácio Mazzaropi.

BrunaMenori 24/06/2020

Zzz
Li por conta da graduação, Lobato até faz você vidrar no texto, mas não curto a visão que ele coloca ali. Ele representa o caboclo sim, mas em um tom de acusação não tão legal. podem falar que é isso ou aquilo, não ligo. Falou

amanda 11/02/2022

Conto Urupês
Lendo apenas por que é uma leitura obrigatória da escola. É um Monteiro Lobato diferente do que estou acostumada, mas foi interessante o modo como ele introduziu o Jeca Tatu, mesmo soando, muitas vezes, de forma ofensiva.
poor_lizzy 11/02/2022minha estante
olha ela lendo coisa da escola

amanda 11/02/2022minha estante
vai ler vc tb! não faz nada na escola o dia todo

poor_lizzy 14/02/2022

Li só porque foi uma leitura pra aula. Não to acostumada com Monteiro Lobato e achei a introdução do personagem Jeca Tatu muitas vezes preconceituosa.

bvtrpdo 10/04/2022

li já tendo em mente o que viria então não tem muito o que achar sobre. Pelo menos minha nota da diversificada está garantida.

ve_ 06/09/2022

li por causa da escola, e finalmente conheci o jeca tatu que todo mundo falava quando eu era criança

Mandy 26/02/2023

Jamais será artista.
Terrível, pavoroso, horripilante, vergonhoso, sinistro, cansativo, tedioso, maçante, ruim, PÉSSIMO e FACILMENTE o pior conto que já li.

se qualquer coisa, Monteiro Lobato (figura desprezível) acordou inspirado pra escrever algo repugnante, cheio de ideais racistas e escrita repulsiva.

nat_ 25/03/2023

Que preguiça
Qual o sentido da obra?
que olhar horrível que Lobato coloca no conto, que triste o jeito que ele pensa, que triste esse endeusamento do europeu, que triste o que ele pensa de indígenas, negros, caboclos. Tudo nesse conto é triste e decepcionante. Que nojo

Thais.Carvalho 26/06/2023

Toda leitura deve ser feita tendo em conta o momento histórico e cultural no qual o texto foi escrito. Ainda assim, a forma como a figura do caboclo e do indígena é descrita, me causou uma sensação de repulsa.

Pedro2725 25/06/2023

Só por resenhar
Li por ser um paradidático, é o primeiro que eu terminei esse ano. Tinha esquecido de fazer a resenha, mas na verdade eu nem me importo muito, é só pra contar no desafio bonitinho

Likerlichiolive 03/04/2024

Contexto é tudo!
Monteiro era fazendeiro e conviveu com muitos "jecas", que iam de encontro muitas vezes com suas instruções, é válido também relembrar que Lobato nasceu 2 anos após a abolição. Dito isso, o conto é bem ruim, em certo momento parece mais um desabafo pessoal/ataque àqueles trabalhadores do que um conto. Definitivamente não recomendo você perder seu tempo com isso

Clarinha 14/03/2022

Sem graça
Achei bem qualquer coisa, só li para ajudar minha amiga com o trabalho dela e de verdade não entendi muito bem o sentido da obra.

camilla 01/03/2023

Um conto inteiro do Monteiro Lobato falando que o Jeca, um caboclo, é preguiçoso, que o seu povo não tem arte, sentimento, ciência, basicamente que caboclos são atrasados(tudo banhado em preconceito e racismo). enquanto isso, ele exalta os europeus valorizando o trabalho e o capitalismo ? fala ainda que o sangue europeu é rico e o do negro é selvagem e alegre ? ¿

eh incrivel as pessoas q o povo brasileiro da palco