Shadows of Self

Shadows of Self Brandon Sanderson

Resenhas - Shadows of Self

Andressa 29/02/2024

O Brandon Sanderson sempre me impressiona. Após um ótimo começo com Alloy of Law, no qual o universo que já bem conhecemos foi reintroduzido mostrando os efeitos do progresso no mundo após o Catacendro, o autor foi capaz de trazer uma história concisa com um desenvolvimento absurdo de personagens. O mistério é instigante e a vilã, intrigante. O plot twist no final é primoroso. E a sempre presente crítica à manutenção do status quo que permeia as obras de Sanderson se faz muito bem vinda, já que muitas das questões sociais desse mundo imaginário têm reflexo em nossa própria realidade. Uma observação especial também para a excelente discussão sobre religião, que mesmo já tendo sido abordada no livro The Hero of Ages através do Sazed, ganha uma conotação diferente e muito especial nessa obra.

Fayne Rafaela 14/02/2024

Por enquanto todos os sinais de uma nova série sólida. O Wayne é meu favorito, ouso dizer que ele é o personagem mais complexo dessa era.

Mariottoni 25/10/2023

Esse livro foi uma evolução absurda do primeiro dessa era, q eu achei divertido mas nn era tudo isso, agr esse foi mtt bom, todo o desenvolvimento de mundo e dos personagens foi incrível, wayne amor da minha vida, to gostando bastante da marasi tbm, acho o wax meio chatinho coisa q pesa um pouco pq ele é o protagonista kkkkk mas detalhes, mas cm o brandon explora esse mundo é simplesmente incrível, cm tudo q eu li dele.
Fiquei mttttttttt emocionante c o TenSoon falando da Vin, foi lindo dms deu até vontade de reler ????

Kalel_ 06/08/2023

Começa rindo termina chorando
No começo c ta tipo hahaha olha lá o wayne que engraçadinho ele altas risadas no final vc ta chorando em prantos e se perguntando como vc n percebeu o plot twist

mto bom 5/5

Vinicius39 17/07/2023

Shadows of Self
Olha, esse livro é fraco perto da genialidade de Brandon Sanderson encontrada em outros livros. É muito lento e não prende. A história não acrescenta muito ao universo (tem uma coisa ou outra) mas uma coisa devo dizer: não esperava esse final.

Bea Barbe 08/12/2022

Tô no chão
Eu estou arrasada com esse final, Brandon, pq vc é assim?
gostei muito, historia instigante com vilões coerentes e um final surpreendente.

Ana Carolina 13/11/2022

Rápido e divertido?
Essa leitura foi super rápida, gostosa e divertida. Gosto bastante dessas personagens e das interações entre elas, então senti falta do Wayne e da Marasi terem mais destaque, já que em vários momentos vemos o Wax atuando sozinho nesse livro.

Achei meio exagerado o quão rápido as coisas acontecem dentro da história, tudo se passa dentro de 24h basicamente, o que pareceu um pouco rápido demais pra progressão dos acontecimentos (na minha visão).

Gostei bastante do final e das descobertas, só acho que ainda não atingiu o efeito de explodir a mente que os finais da Primeira Era tem. Mas a trama cresceu muito com relação ao anterior, o que me deixa bem animada pros próximos.

Rodrigo 04/10/2022

O mundo da segunda era de mistborn foi expandido e a história como um todo começa a se desenrolar mais. O livro foi um grande avanço em relação ao "The Alloy of Law" com uma história intrigante e um maior desenvolvimento dos personagnens.

Bárbara P. 26/09/2022

Quase perfeito
É incrível como o desenrolar da história melhorou depois de o universo já ter sido melhor estruturado nos outros livros.

Sinceramente, melhor história, melhores personagens, e até um tom que chega a ficar um pouco mais adulto, com uma intensidade e um impacto maior no leitor, mas sem deixar de ser juvenil.

Eu acho que teria ficado obcecada por esse universo se eu fosse mais nova (não que eu não tenha adorado lendo agora depois de adulta haha, mas é outra sensação).

Tem um pequeno problema que me incomoda muito e que eu não consigo ignorar, que são os "humanos com sangue de koloss", sendo que qualquer um que leu os livros sabe que os koloss não são criaturas orgânicas e que não poderiam passar traços genéticos né. Ainda não entendi como todo mundo simplesmente deixou esse detalhe passar. Enfim.

Acho que esse livro daria uma adaptação excelente para um rpg com um sistema mais leve, sem muita matemática, tipo um 3d&t alpha ou algo assim. Isso ficou muito na minha cabeça durante a leitura.

No mais, o plot twist é sensacional, o ritmo da história é impecável, e se não fosse por esse pequeno deslize com a mitologia do universo acho que o livro seria perfeito.
Lucas 09/12/2022minha estante
Sobre os humanos com sangue de koloss, o brandon na époda da "Liga da Lei" fez um post sobre no site dele. Segundo ele, durante a ascensão Harmonia transformou os Koloss, retornando a senciência deles a um nivel mais humano, modificando-os biologicamente e alterando a forma que eles interagem com a hemalurgia.

Caso queira dar uma olhada (é um parágrafo de texto) segue: https://www.brandonsanderson.com/annotation-the-alloy-of-law-chapter-five/

Bárbara P. 12/12/2022minha estante
Ahh muito legal, obrigada por compartilhar!!

(Ainda acho uma solução capenga resolver esses furos com posts em blog, e não nos próprios livros, mas acho que pelo menos ele deve ter visto o que fez, rs).

saraborgess 07/09/2022

Gostei mais que do primeiro. Tanto os personagens quanto a história estão ganhando uma profundidade maior (Steris você é maravilhosa).

O reencontro com alguns personagens da Era 1 funciona, mas tem um em particular que acabou ficando meio deslocado por conta do tom da nova história.

Duda 24/08/2022

Mais um livro do Brandon Sanderson que não deixa de surpreender e encantar com os personagens muito bem construídos, uma narrativa que nunca para e segredos atrás de segredos que são revelados.

Shadows of Self é uma excelente continuação e como segundo livro da Era faz um ótimo trabalho em expandir o mundo, introduzir novos fatores e elevar a história a um nível maior.

Gostei muito do livro, em especial o toque de humor no decorrer da leitura, que é muito bem colocado e longe de ser cansativo ou repetitivo.

Sigo me conectando cada vez mais com as personagens e suas histórias. Ansiosa para ler o próximo e descobrir para onde o autor vai me levar.

theskymaid 29/12/2021

mistborn é uma série que faz parte da cosmere, o universo de fantasia do autor. assim, durante a leitura dos livros percebemos acontecimentos, ou até mesmo personagens, que resultam de coisas do cosmere, de fora de mistborn, e, nesse livro, isso acontece de forma "explícita". dessa maneira, é incrível ver que o deus presente nesse planeta, não está no controle de tudo e nem faz coisas "boas" sempre, eu amei ver esse lado da história. o que harmonia precisa fazer para manter a ordem pode ter um preço para as pessoas.
também é ótimo ver um pouco mais da origem Terris do Wax, afinal o que a gente viu da cultura do povo Terris era limitado há alguns personagens. há até umas coisinhas (queria que tivessem mais) sobre a visão dos Terris sobre a alomância e sobre os mistborn, afinal a alomância era uma arte metálica utilizada principalmente para matar e os mistborn eram os assassinos que trabalhavam para a nobreza. Logo, eles eram uma ameaça para as pessoas menos privilegiadas nos tempos do Império Final.
os acontecimentos aqui vão para um lado diferente dos do livro anterior "A liga da Lei", o que não me agrada muito, mas me deixa curioso sobre como essa segunda era vai ser amarrada.
no mais, é um livro "pequeno" e com uma história boa, mas não é espetacular, portanto é um livro bom.