D. João Carioca

Spacca

Resenhas - D. João Carioca

Linara.Chaves 04/03/2024

Leve e informativo
Foi muito bom ler uma história em quadrinhos depois de tanto tempo! ? E esse é muito legal, além das ilustrações lindas e fiéis a realidade, ainda tem a história que é narrada com muita propriedade e fornece todas as informações sobre os acontecimentos daquela época.

Ana Morilho 18/11/2023

HQ super legal(título meio ruim né rsrs)
Que HQ incrível.
Amo histórias que trazem coisas sobre o Brasil, devemos valorizar nossa história.
Ela é muito linda, e muito bem feita.
É uma leitura muito gostosa.
Super recomendo, ainda mais para crianças que estão estudando isso na escola.

Laura2110 21/07/2023

Eu particulamente não gostei do livro, mas não é que ele seje ruim, pq não é. Ele é bom, mas a pessoa que for ler-lo tem que gostar de história, eu não gosto por isso não gostei do livro, mais até tinha algumas partes interessantes, por falar sobre a chegada de D. João no Brasil.
OBS: É um livro em quadrinhos

Ana Claudia 11/06/2023

Ótimo para estudar Período Joanino e Império Napoleônico!!!
Vou utilizar esse quadrinho em sala de aula no 8° ano, já que estudam tanto Império Napoleônico quanto o Período Joanino. O quadrinho retrata bem a chegada de D. João VI no Brasil, depois que Napoleão ameaça invadir Portugal.
Do ponto de vista histórico a obra é sensacional, mas se o objetivo é deixar essa história mais divertida e interessante, a Lilia Schwarcz cometeu o erro de colocar muito texto, sendo que a maior parte é narração. A sensação é a de ler um livro de história, só que com desenhos.
Há algumas páginas que é até desproporcional, tem muito texto para pouco desenho. Isso não me incomodou tanto, mas para o público-alvo pode não ser muito atrativo.

Nicolly 10/04/2023

Muito interessante
Adorei me aprofundar um pouco mais na história do meu país. A obra "D. João Carioca" retrata de forma muito didática e divertida a chegada da corte portuguesa ao Brasil, promovendo aprendizagem enquanto diverte.

Ari 30/10/2022

Olha
N tenho mts opnioes, apenar de eu ter gostado de recomhecer os momentos historicos e gostar de aprender mais sobre esse periodo, eu acho q -em alguns momentos- passaram a mao na cabeca demais da corte sabe? O quadrinho tem essa pegada mais comedia msm ent n da pra dizer q era pra ser um retrato real da corte na epoca, mas msm assim é so minha moral q n deixa reconhecer isso

Larissa3718 23/02/2022

D. João VI
livro em formato de HQ que conta a história do Brasil enquanto a corte Portuguesa ocupava o país até precisar retornar e D. joão deixar seu filho D. pedro aqui. A última frase muito tocante do livro: "Pedro, se o Brasil se separar, donde a de a ti, que me há de confiar, do que para qualquer um desses aventureiros."

Guilherme.Souza 01/02/2022

D. João Carioca
Esperava que fosse um livro bem legal, mas me decepcionei bastante...
O livro deixa a leitura um pouco confusa em certas partes.

@uaitolendo 15/02/2021

Ameeeii!! Li em uma tarde no trabalho.
Estou encantada com cada pagina. Foi um jeito bem diferente e divertido de ler o que eu ja sabia.

Kekeu 01/01/2020

Didático
Excelente quadrinho para trabalhar o tema da chegada da família real no Brasil.

Livros e História 25/09/2019

HQ histórico
Este HQ é bem interessante para quem quer conhecer a história de como a corte portuguesa chegou ao Brasil. A proposta é bem simples e atrativa, as informações são as mais precisas possíveis, pois quem escreveu o texto desta HQ foi uma historiadora e antropóloga brasileira que viu que a História poderia ser passada de uma maneira diferente.
A HQ vai abordar então a fuga de D. João e sua família de Portugal, eles mandam uma carta a Napoleão Bonaparte constatando seu apoio ao Bloqueio Continental (isolar a Inglaterra do restante da Europa), porém, Napoleão não acredita muito em D. João e manda um exército para Portugal, no que resulta na Fuga da Corte portuguesa com o apoio dos ingleses (Portugal assina um tratado secreto com a Inglaterra, o Tratado de Fontainebleau).
Vieram para o Brasil a família real portuguesa, nobres, servos e demais empregados, além, de uma biblioteca com mais de 60.000 livros. A corte chega a Salvador e logo se transfere para o Rio de Janeiro. O HQ vai tratar de fatos que ocorreram quando a família já estava instalada, como o Congresso de Viena, Revolução Pernambucana, Revolução Liberal, Monarquia Constituinte, entre outros.
Percebe-se na HQ um cuidado todo especial com o enredo, as imagens, o uso da sátira em alguns momentos, enfim, ela com certeza deve ser lida, Se você quer começar a ler sobre a vinda da corte portuguesa ao Brasil, essa HQ é um bom caminho para você se interessar.

site: https://www.instagram.com/p/B20FJa8A-tJ/?utm_source=ig_web_copy_link

Wagner 19/01/2019

CARLOTA JOAQUINA

(...) Até que enfim vou-me embora para uma terra de homens (...)

SCHWARCZ, Lilia Moritz. D. João Carioca. São Paulo: Cia das Letras 2008,. pg 73

kleberaugusto 06/08/2017

A História do Brasil é Fantástica
Um dos grandes feitos do livro 1808 - e, é claro, dos outros dois volumes que compõe sua trilogia - foi o de despertar os leitores e outros autores para a fantástica história que o Brasil possui, e as tramas finas que essa história possui com os perfis de nossos governantes e de nosso povo, as diferentes classes que sempre a compuseram, as estratégias com outros países e os impactos que outras decisões tiveram nessa história.

Com isso, caiu em minhas mães essa Obra em quadrinhos que conta os motivos da vinda da Família Real pára o Brasil, e os enormes impactos que isso teve no que, na época, era uma colônia.

Muito bem desenhado e cheio de detalhes - especialmente os políticos - é uma obra muito boa, mas claramente dedicada aos jovens, pois não se aprofunda em nada do que apresenta. Mostra um D. João bonachão e medroso, o que é verdade, e todos à sua volta querendo tirar vantagem disso, sejam parentes, súditos ou agentes de outros países.

Ficou faltando destacar mais os povos que já viviam aqui, os escravos, ingleses, franceses e portugueses, as divisões das Capitanias e do que esse povo todo vivia. Mas o objetivo é, claramente, um retrato de D. João nessa passagem pelo Brasil, e seu impacto irreversível.

Ao final da leitura, fiquei pensando o que seria do Brasil se Napoleão não tivesse existido... Mas tenho certeza que cidadãos de uma série de países têm essa mesma dúvida.

Vale a pena ler!

Momentos da Fogui 05/01/2017

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2016/11/d-joao-carioca-lilia-moritz-schwarcz.html

Fogui 01/12/2016

D. João Carioca - Lilia Moritz Schwarcz & Spacca
Título original: D. João Carioca
A Corte Portuguesa Chega ao Brasil (1808-1821)
Autor: Lilia Moritz Schwarcz & Spacca
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2007

Amo quadrinhos… ainda mais quando o assunto abordado é de um período tão rico de nossa história. A figura de D. João VI é sem duvida a mais caricata do Brasil e Portugal, o imperador sempre foi lembrado com um certo humor debochado, mas não podemos esquecer suas contribuições valiosíssima para o desenvolvimento da comunicação, na cultura e na economia do Brasil...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui: