This Monstrous Thing

This Monstrous Thing Mackenzi Lee

Resenhas - This Monstrous Thing

Lauraa Machado 13/05/2019

Bacana, mas ainda poderia ter sido melhor!
Uma vez vi Mackenzi Lee dizendo que ela não planeja seus livros antes de escrever, só começa e vê onde a história a leva. Isso ficou bem claro neste livro, que desde o começo não tem muito propósito ou enredo. Até o final, fiquei sem saber por que estava lendo, para onde a história estava indo, e tive a forte impressão de que a autora também não sabia. Dessa vez, diferente dos seus outros dois excelentes livros, essa técnica não deu certo para a autora.

Dá para ver que ela sabe escrever, que tem uma linguagem bacana e que consegue criar uma ambientação histórica alternativa muito interessante e bem feita. Também tenho que admitir que gostei de ver que ela encaixou a história da Mary Shelley com a releitura de Frankenstein e manteve todos os detalhes mais conhecidos da vida da Mary. Outra coisa que funcionou bem foi encaixar um clima steampunk a tudo, apesar de eu ter demorado para conseguir enxergar o livro Frankenstein nessa temática. Além disso, adoro o nome do protagonista, Alasdair.

E acho que isso é tudo de que eu gostei no livro. Não que o resto seja péssimo, mas ainda esperava mais. O enredo é sem propósito o tempo todo, você nunca tem muita ideia de para onde está indo e pelo que está torcendo. E, agora que eu sei de tudo que acontece, não sei se diria que é um enredo interessante. Faltou alguma coisa, talvez uma conexão maior com a situação ou com os personagens, não sei.

Os personagens, aliás, talvez sejam minha maior decepção, porque a autora sempre cria pessoas incríveis, reais e cheias de camadas diferentes a serem exploradas durante a história. Aqui só tem uma ameaça de complexidade sobre os personagens que nunca tem tempo de ser explorada.

Sim, dá para ver o potencial da Mackenzi Lee, e eu fico muito feliz de saber que ela continuou escrevendo, porque ela fica melhor a cada livro. Mas não posso negar que fiquei um pouco desapontada com este. Ainda é um livro bacana e, para uma pessoa menos crítica, talvez seja ótimo. Recomendo a leitura para quem estiver curioso, só não espere nada surpreendente!