Dumplin

Dumplin' Julie Murphy

Resenhas - Dumplin'

Miry 07/01/2024

Adolescente reclamando da vida
Achei a história bastante fraca. Porque é basicamente a Will reclamando da própria vida por 94% do livro. Larga as amigas de mão e depois fica se culpando, tem um cara que ama mas larga também. Achei ela bem chata em vários momentos. A única coisa boa que ela fez foi meter a bicuda na bola do cara que fazia bullying com todo mundo KKKKKKKKKKK o final ser aberto sem a conclusão do que ela fez indo atrás do cara que ela gosta de deixou irritada também. Aaaaaaaaaaaa

mi.ria__ 23/12/2023

Cru e necessário
Dumplin' é basicamente um respiro entre os livros que têm adolescentes como protagonista, apresentando uma história cru e necessária.

Willowdean Dickson sabe que é uma garota gorda, quase tanto que sabe que sua mãe é basicamente uma lenda viva dentro da pequena cidade (fictícia) de Clover City, no estado Texas, graças à vitória do concurso de beleza, o Miss Teen Bluebonnet.

Só por ter essa premissa, o livro já se torna corajoso por si só. Não é de hoje que o ramo de concursos de beleza sofrem duras críticas sobre não terem diversidade de corpos na sua escalação.

Aqui, Julie Murphy vai mais além apresentado uma protagonista mais real, tal qual as suas relações. Willowdean não é perfeita e seus sentimentos são mais aflorados aqui do que na adaptação da Netflix ? que é ótima, por sinal.

Isso torna o seu processo de amadurecimento mais longo e doloroso também (confesso que certas vezes tive vontade de gritar: VAI PROCURAR UMA TERAPIA), contudo sem perder aquele toque de história adolescente. Temos Bo, as drags, a atendente da loja de tiras (que não aparece no filme) e muita Dolly Parton. Todos tiveram o seu momento na jornada da Will.

Como todo filme que foi inspirado em livro, temos diferenças: a relação entre Will e a mãe é mais realista e também temos o final que ficou mais em aberto pra interpretação do que no filme, mas vale a pena.

Marcela262 09/11/2023

Não é o melhor e mais Bem.escrito livro que eu ja li , mas também não é ruim. Ele fica ali faltando alguma coisa pra ser otimo e quase se perdendo.

Daphnekoboldt 17/07/2023minha estante
Eu amo o filme, mas o livro eu odiei, não sei se pq foi um dos primeiros livros que li na vida, mas não consegui gostar

bby 17/07/2023minha estante
Nossa amiga eu gostei muito do filme, me identifiquei p caramba com a willow, oq cagou pra mim foi justamente esse final, pq teve toda uma questão no relacionamento dos dois durante toda história, e no final, quando ela finalmente aceita e vai atrás dele, acaba. A gente não vê absolutamente nada dos dois juntos e isso me irritou bastante sinceramente, pq era só isso pra concluir com chave de ouro

bby 17/07/2023minha estante
livro**** o filme eu nem lembro tanto, mas sei que é bem superficial

mary_raiodeletras 18/12/2022

O que esperar de Willowdean, uma jovem gorda que é fã da Dolly Parton? Bom, com certeza você não pensou que ela se candidataria em um concurso de miss. Mas, por que seria tão horrível ela participar disso? É esse questionamento que Dumplin faz.
Tive uma surpresa ao constatar o quanto o livro é diferente do filme. Sério, no filme é tudo muito superficial.

Leh 12/07/2022

Um livro legal que fala sobre aceitação, mas não leria de novo. Achei o final sem sentido, dava pra ter explorado mais

Natália | @tracandolivros 22/02/2022

Dumplin'
Aqui temos uma menina gorda, Willowdean, que se vê dividida porque ela gosta de um menino, que gosta dela, porém ela não se sente confortável quando ele toca o corpo dela, e mesmo assim, ela não tem problema em ser gorda.

E ainda mais, a mãe dela foi vencedora de um concurso de beleza, o maior evento da cidade, e todo ano ela volta pra apresentar ele.

Como forma de liberação, Willowdean resolve se inscrever no concurso.

Aqui além de obviamente falar sobre o corpo gordo e enfrentar discursos gordofóbicos, se encontra muito sobre amizade, lealdade, também tem outras representatividades físicas e também algumas sexuais.

Além disso, tem uma ode gigantesca a Dolly Parton, com referências diretas as músicas.

Assisti também ao filme, que foi extremamente superficial e não me agradou, então não índico ele sozinho, o livro tem muito mais camadas, e não gira todo em torno do concurso, como pode parecer, o concurso é só um pedacinho dele.

Fiquei tão surpresa por ter gostado que até empolguei para ler as continuações, que são totalmente independentes.

site: https://www.instagram.com/p/CZxfqeMLm1o/

Vivi 09/02/2022

Legalzinho
A sinopse do livro conta quase tudo oque acontece, o livro não agrega mais do que já foi dito. Tem algumas coisas que acontecem muito rápido, que eu gostaria que tivesse mais espaço no livro.

HannaBooks 31/01/2022

Incrível
Sabe quando você gosta tanto de um livro e não sabe como falar dele? Estou assim no momento. Essa história simplesmente ganhou meu coração e eu só quero sair gritando por aí o quanto é incrível!

"Não podemos ter coisas maravilhosas o tempo todo ? comento. ? Esqueceríamos o quão maravilhosas elas são."

Willowdean se aceita como é, pelo menos na maior parte do tempo. Ela é uma garota fora dos padões impostos pela sociedade, um padrão bem arcaico, pensando que estamos no século XXI. Enfim, mas Will é bem desencanada com isso, ela é gorda e não se sente inferior por isso, pelo contrário. É óbvio que passa por situações no mínimo absurdas, mas infelizmente isso de julgar o corpo alheio parece ser cultural e é extremamente difícil de fazer com que as pessoas entendam que é errado julgar a aparência de alguém.

"se o corpo não é seu, você não tem direito de dizer nada. Seja a pessoa gorda, magra, alta ou baixa, não interessa."

Mas como eu disse, Will é bem desencanada, ela mantém sua alto estima lá em cima. Enquanto vive os dramas escolares, Will também nutre secretamente uma pequena queda por seu colega de trabalho Bo. Ele é bem calado, misterioso, vive com um pirulito na boca e claro, é de arrancar suspiros. Will e sua amiga Ellen são apaixonadas pela cantora Dolly Parton e compartilham juntas várias experiências.

Vou fazer uma observação sobre a Ellen, por diversas vezes durante a leitura fiquei me perguntando em que planeta ela vivia. Como era possível que ela não percebesse tudo o que Will aguentava. E a própria Will se deixava passar por situações por causa dessa amizade, que nossa, fiquei possessa!

A vida de Will dá um giro de 360° quando ela decide participar do concurso que a mãe havia vencido, e sempre que podia se vangloriava, vários anos antes, "Miss Flor do Texas", da pequena Clover City. Nesse concurso Will inicia a jornada de se conhecer melhor, aceitar que outras pessoas a acham linda exatamente como ela é. E que ela merece sim coisas extraordinárias. O problema é que Will acaba se autosabotando em diversas situações, achando que merece certas coisas e situações porque disseram isso para ela.

Foi uma excelente leitura, gostei de ver Will saindo de seu casulo e percebendo que o mundo era dela independente de seu peso. O livro é recheado de representatividade, amizade e recomeços. Finalizei a leitura como coração bem quentinho.

"Talvez ela só tenha estado aqui para te orientar por um tempo, até você aprender a ser a sua própria bússola e encontrar o seu caminho no mundo. ? Ela pisca para mim. ? O universo é muito estranho."

gabriela.araujo 20/11/2021

?Willowdean. Caixa, fã da Dolly Parton e gorda de plantão.?
Livros sempre muitoooo melhores que os filmes, fato.

Esse não foi diferente, amei conhecer mais a Willow, o Bo e conhecer pela primeira vez o Mitch.

A Willow é confiante, engraçada, sabe quem é (apesar de certos acontecimentos) e quem nunca vai ser.

Isabela1410 31/10/2021

Esse livro demorou para me prender, mas quando prendeu... Não consegui parar de ler.

Will é o tipo de protagonista que te deixa com raiva em alguns momentos e acaba impulsionando a leitura por isso.

Não é um livro óbvio, apesar de poder imaginar algo pela temática, mas é o tipo de história que traz problemas comuns a todas as pessoas, que não se limita a um único público criando identificações surpreendentes. Se valeu à pena ler? Sim! Agora o próximo passo é assistir ao filme, torcendo para ser tão bom quanto.

Liana 07/06/2021

Resumindo o livro: Dolly Parton, drag Queens, concurso de beleza, Texas, e romance fofo