Entre Garotos

Entre Garotos Pablo Torrens

Resenhas - Entre Garotos

zoni 07/05/2019

Não vivam no armário, e não se relacionem atrás da moita.
É complicado falar sobre esse livro porque iniciei a leitura com a expectativa muito baixa, já que não conseguia me conectar com a essência da história, (apesar de ser um tema que gosto), mas depois então fui pegando o ritmo e me encantei por algumas páginas, pois realmente achei que seria um romance perfeito, mas então o livro começa a ficar cansativo, e tem um final decepcionante.

A história conta os desafios de um jovem LGBT criado num lar totalmente religioso, e que foi escolhido para mudar de país e sair em missão pela igreja, e eu já tinha visto esse plot lá em Autoboyography, e a diferença é que aqui, o autor parece demonizar a religião, enquanto no outro as autoras trabalham a religião de forma sincera, mostrando coisas boas e ruins dentro de uma religião.

Eu me interesso muito por livros sobre personagens LGBT+ lidando com religião, é algo que me identifico já que fui uma criança/adolescente que também lidou com isso, mas essa novela realmente me fez mal, o personagem é totalmente submisso no início, e termina o livro sendo submisso a religião e as escolhas dos seus pais. Caramba, vamos escrever sobre libertação, sobre amor, sobre nos livrarmos das amarras que nos prendem e nos deixam tão oprimidos e sem fala na sociedade. Nós precisamos de livros LGBT onde as pessoas sejam felizes, onde vivam romances bonitos e deem esperanças, não livros com personagens aceitando viver no armário, ou se relacionando com o GAY que tem MULHER, e MEDO de se assumir, então tudo é atrás da moita. NÃO! DEFINITIVAMENTE NÃO! Parem de escrever histórias assim.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
PabloTorrens 09/06/2019minha estante
Não podemos escrever para dizer que está tudo bonito quando realmente se vive numa socidade opressiva. Muita coisa é verdadeira. Mas o livro terá uma continuação e será boa.

Gabe | @cafecomgabe 07/09/2017

Surpreendente
Eu não dava nada por este livro e me surpreendi com a história do Elder.
Achei muito interessante como o autor nos mostra os desafios de um jovem criado num meio religioso que ao mesmo tempo em que se sente bem em seguir uma doutrina, possui seus próprios desejos que as vezes vão contra todas as regras ou normas impostas pela Igreja. Ainda mostra como os pais tem uma forte influencia/autoridade mascarada de amor e proteção na vida dos filhos e que pode acabar destruindo a vida dos mesmos.
Fiquei surpreso também com o final, achei que encontraria mais um final clichê tipico de romance adolescente mas não, foi coeso, totalmente aceitável que mostra claramente uma realidade palpável e não somente fantasiosa.
Letícia 27/02/2018minha estante
Encontrei esse livro por acaso e sua breve resenha me motivou a lê-lo. Eu não esperava ficar tão impactada com a história.

ElvisHenri 13/08/2017

Timido
O livro tem como protagonista um garoto submisso aos pais e que abre mão de seus desejos pelos pais. Isso é tão complicado. Temos o ponto de vista dele triste o tempo todo pois ele é um garoto Mormon que está prestes a sair de viagem por dois anos pra ser Missionário e não tem o desejo de ser. E tudo fica mais dificil quando Rodrigo se muda pra casa da frente de Elder. Várias questões começam permear a mente de Elder e um sentimento novo e desconhecido surge dentro dele. A todo momento ele se questiona se isso é o correto, se ele conseguira abrir mão de sua vida atual e seus conceitos por esse amor. Eu gostei da história, achei rápida e fluida. Gostei dos personagens e ver seus dilemas. Os personagens secundários também são muito bons, gostei muito da irmã do Elder. Se mostrou uma personagem forte e da Bruna, que me surpreendeu. O único personagem que não me desceu foi o bispo. O ponto negativo dessa história é o péssimo final. Quando eu li o final eu não acreditei que era só aquilo.

Aninha (@paraisoliterario) 30/01/2016

Entre Garotos
Entre Garotos conta a história de Elder, um garoto criado em uma família religiosa, que segue a risca todos os mandamentos pregados pela igreja, o destino de Elder já esta programado desde que ele era uma criança, e qual é ele? Depois de completar 18 anos ele irá para a missão nos Estados Unidos, onde ficará por 2 anos pregando os ideias de sua religião, quando voltar ele deverá se casar com alguma garota da igreja e constituir família. Pelo menos é isto que seus pais esperam, e como um garoto que segue todos os mandamentos da igreja e as ordens de seus pais, sem questionar e temendo que sofra alguma reprimenda de Deus por não seguir tudo aquilo, pode desviar daquilo para que foi criado para se tornar?

As coisas mudam quando a família recebe um novo vizinho de frente, um garoto que desperta coisas que Elder não entende, e que só o fazem ficar mais e mais perturbado, pois para um menino da igreja que nunca sequer interagiu com uma menina, ver-se sentindo atraído por outro menino, levando em conta toda a situação de uma viagem eminente da qual ele só irá para agradar a família. As coisas só tendem a piorar quando ele se da conta de que o sentimento é recíproco, ainda que conturbado, mas Elder percebe que Rodrigo sente o mesmo que ele, e esta constatação coloca tudo em sua vida sob uma nova perspectiva.

Com o futuro planejado pelo pai, Elder deverá ir para os EUA para a missão, mas antes disto ele irá ter encontros com Bruna, outra garota da igreja com a qual eles planejam que Elder comece a namorar. O que os pais de Elder não imaginam, é que a realidade dele e de Bruna é outra, e este é o gatilho para diversos acontecimentos, que nem Elder e nem nenhum dos que estão a sua volta estavam preparados para viver.

Continue a Ler em: http://www.paraisoliterario.com/2015/05/resenha-entre-garotos-pablo-torrens.html

site: http://www.paraisoliterario.com/

Lorena Miyuki 23/07/2015

Curtinho!
Como a sinopse já diz praticamente tudo (mesmo), nós acompanhamos as angústias e medos de Elder, um garoto de 18 anos que passou sua vida praticamente toda preocupado em fazer exatamente o que seus pais desejam - e o que seu pai mais quer é que ele vá para uma missão nos EUA. Elder foi preparado para isso desde sempre, é frequentador assíduo da igreja e, aparentemente, nunca questionou o futuro que escolheram pra ele... Até que a última "etapa" de aprovação na missão acontece e ele cai na real que vai mesmo seguir os passos que seu pai planejou.

As angústias do Elder são bastante normais para qualquer adolescente: ele não sabe o que fazer do futuro, não sabe se está agindo certo e não sabe se o que diz é realmente o que quer. Por estar mergulhado na religião e pelas pressões familiares, esses questionamentos acabam se tornando pesadelos ainda maiores. Sua família é um pano de fundo agoniante, a falta que sua irmã faz e o fato de ela ter sido praticamente "deserdada" por ter se divorciado deixa o garoto sem chão.

Daí temos a chegada inesperada de um novo vizinho: Rodrigo. Simpático, falante, com trejeitos de malandro... E que deixa as vontades de Elder à flor da pele. Juntando-se a ele, também reaparece em sua vida uma garota da igreja, Bruna, que havia se mudado há um tempo e retorna com a família - e, com ela, a esperança dos pais de ambos de vê-los juntos.

[...]
A trama toda me lembrou muito um filme que até já resenhei aqui (há muito, muito tempo) e que se chama "Latter Days", lançado no Brasil com o nome de "Louvado Seja".

[...]
e toda forma, o Pablo conseguiu prender minha atenção e expectativa, mas acho que eu mesma estava esperando coisas demais pra poder ter minhas "esperanças" supridas. Algumas vezes a formalidade demasiada dos diálogos e do pensamento do Elder me travavam, e encontrei alguns erros que passaram batido pela revisão, mas nada que atrapalhasse (muito) a leitura. A capa foi uma das coisas que eu mais gostei, a ilustração é maravilhosa! Muita gente elogiou e com toda a razão."

Resenha completa no site marcadocomletras.com

site: http://www.marcadocomletras.com/2015/07/review-entre-garotos.html

Carla Maria 10/07/2015

Singelo e SUPER envolvente!
Meu Deus! Confesso que quando o autor me ofereceu o livro para que eu lesse, fiquei um tanto receosa, pois não curto muito o tema. MAS que felicidade a minha ao resolver lê-lo. O Pablo Torrens tem uma escrita tão gostosa e envolvente, que não consegui largar o livro enquanto eu não soubesse o desfecho da história. Aliás, assim que comecei a ler uns trechos para que a Vanessa Martins ouvisse, ela acabou embarcando junto comigo nesta jornada emocionante. E em poucas horas (cerca de 6 horas), já estávamos extasiadas com o final de um enredo muito bem escrito.

"Entre Garotos" vai contar a história de Elder, um rapaz de 18 anos que está prestes a embarcar numa vida de Missionário. Seus pais são bastante religiosos e ele vem de uma geração de Mórmons, por isso seu pai impõe a mesma vida para o filho. Só que no meio dessa religião, Elder se descobre num conflito de descobertas e quando o novo vizinho Rodrigo se muda para a casa em frente a sua, seu mundo vira de cabeça para baixo... Uma história linda e envolvente, que te faz perceber o quanto é difícil para um jovem fazer escolhas, ainda mais quando elas envolvem a família, as crenças religiosas e um grande amor.

Estou muito feliz por ter lido mais um livro do tema GAY (esse foi o meu segundo livro), pois o primeiro que li foi "O Terceiro Travesseiro", e ele não conseguiu ser tão singelo quanto "Entre Garotos". Por isso que eu digo, não podemos NUNCA rotular um tema por não termos nos dado muito bem com a primeira leitura. Não poderíamos ter dado menos do que 5 Estrelas.

Desenhando em Letras 10/06/2015

Realmente, encantador
Quando nos deparamos com um livro que aborda a homossexualidade como assunto principal, sentimos um certo receio em ler. Em parte, alguns pensamentos negativos se permeiam em nossa mente pelo fato de que em nosso subconsciente associemos a homossexualidade diretamente à promiscuidade, o que não é verdade. Todavia, devido a diversos fatores - sejam sociais, culturais, religiosos ou educacionais -, essa é uma das frases que passarão pela nossa cabeça: haverá vulgaridade no enredo.

Àqueles que se arriscam um pouco mais, saem de sua zona de conforto uma hora ou outra, indico o livro Entre Garotos, de Pablo Torrens. Não faço a indicação levando o gênero da obra em consideração, mas o apresento por seu conteúdo.

Embora a história narre o amor proibido entre dois garotos, o autor não se prendeu ao tema do homossexualismo na criação da história; há diversos conflitos pessoais e familiares que muito se assemelham aos vividos por heteros também.

Entre Garotos conta a vida de Elder, um membro d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (aqui devo deixar meus parabéns ao autor, que abordou de forma muita clara alguns dos muitos ensinamentos dos mórmons), que vive um conflito interno muito gritante: ele tem apenas dezoito anos, sua família é extremamente tradicional, ele é convocado a servir em missão pela sua religião em outro país e, como se tudo isso já não fosse o suficiente, sentimentos confusos acerca de sua sexualidade acabam aflorando em seu âmago.

Através de uma escrita muito sucinta, o autor faz uma reflexão profunda a respeito do que sempre julgamos essencial, o quanto estamos dispostos a arriscar para seguir nossos princípios e também o que fazer diante de uma situação adversa que nunca imaginamos que poderia ocorrer.

Ente Garotos, arrisco a dizer, é uma obra que quebra os paradigmas do "romance" propriamente dito, pois apresenta não apenas uma relação entre duas pessoas, e sim estabelece uma conexão com o próprio leitor, que, além de observar de perto os sentimentos do protagonista, se identifica com diversas situações mostradas.

Não poderei me prolongar sobre enredo, pois a história é curta e o romance é evidenciado – diria – somente como um plano de fundo: a narrativa é feita em primeira pessoa, portanto conhecemos todos os pensamentos de Elder, e contá-lo tiraria parte do encanto da leitura.

O livro é indicado para todos, pois não há uma linguagem esdrúxula, não são apresentadas cenas de violência, de sexo tampouco.

site: http://desenhandoemletras.weebly.com/blog/resenha-entre-garotos

Raquel Moritz 10/04/2015

Uma feliz surpresa
O livro Entre Garotos foi uma feliz surpresa. Apesar do pano de fundo religioso que você observa no início da narrativa (e na sinopse, é claro), ele é importante pro desenvolvimento da história. Inevitavelmente você vai se importar com o protagonista, e sofrer um bocadinho com ele. Vale a leitura. :)

site: https://www.youtube.com/watch?v=Y0ar9vlqdfg