Gomorra Roberto Saviano

Resenhas - Gomorra

Juliane4 03/12/2023

Saviano mergulha nas entranhas do crime organizado, revelando suas operações, influência nas instituições locais, envolvimento em negócios ilegais e impacto na vida cotidiana das pessoas na região. O autor baseia seu trabalho em pesquisa extensa e experiência pessoal, correndo riscos consideráveis ao expor as atividades criminosas.

Adamastor Portucaldo 12/01/2023

Gomorra
O jornalista cutuca um vespeiro. A mim ficou a impressão que o que ele descreveu, apesar dos crimes e todo o lado dark, não deixa de ser uma ?instituição? da bota! Ele solta uma infinidade de nomes e dados sobre crimes da Camorra. No entanto, pelos valores envolvidos, quando comparados a certos e$quemas das terras tupiniquins, parecem bandidos de terceira categoria, passíveis de um tribunal de pequenas causas. E as mortes descritas com tintas fortes perdem feio para massacres de certas periferias?

deodato 09/01/2023

É assustador como a Camorra está entrelaçada com a sociedade italiana.
Mergulhe no coração da sangria econômica da máfia napolitana, entre em contato com o lado mais sombrio da atividade econômica humana. Dispensa-se comentários, o destino de seu autor fala por si.

Ma 28/11/2022

Importante, mas tedioso
O livro é um relato importantíssimo de como a máfia napolitana funciona, porém é um pouco entediante, com várias passagens que poderiam ter ficado de fora.

Rick Muniz 10/10/2022

Capitalismo Selvagem: a face oculta da Máfia
Em Maquiavel, notável pensador Florentino, a lógica do Comandante, do homem de poder deve diferir dos homens “comuns”, pois a estratégia a longo prazo é a sobrevivência a qualquer custo, qualquer custo mesmo. Mesmo que para isso seja necessário utilizar de métodos não convencionais e violentos.
Maquiavel, homem de seu tempo, parece ainda influenciar a sociedade atual, sobretudo nos setores onde cometer erros é questão de vida ou morte. Isso inclui aquilo que genericamente é tido como “a Máfia”, mas que na verdade não é uma Unidade, ao contrário, é um conglomerado de clãs que lutam entre si na busca por mais poder e controle.
Entre esses grupos, a Camorra, tida como a “Máfia Napolitana” exerce controle sobre boa parte do tráfico de entorpecentes na Europa, o que motivou o escritor Roberto Saviano a escrever um excelente livro, um misto de trailer policial com matéria jornalística investigativa.
O escritor descreve uma Nápoles violenta, refém de interesses escusos dos clãs mafiosos, onde obras superfaturadas, corrupção Estatal, omissão judiciária e outras mazelas são tão comuns que se tornaram banais.
Um ponto que merece nota é o fato de que muitos chefões, donos de verdadeiros impérios econômicos viverem uma vida em situações muitas vezes precárias, fugindo constantemente, demonstrando a incapacidade de usufruir do capital amealhado às custas da violência; parece uma ironia do destino, onde o poder de torna o próprio calvário. Presos, mortos, traídos, o capitalismo selvagem não poupa ninguém, nem os poderosos...
Livro interessante para compreender melhor o mundo em que vivemos...

Antonio Maluco 14/04/2022

Polícia
O livro conta histórias de um policial infiltrado na máfia italiana pra descobrir verdades sobre elas
Drigo.Cardoso 09/01/2023minha estante
Roberto Saviano não era, nem nunca foi um polícia, ele é jornalista. E ele não se "infiltrou" como um "Joe Pistone", por exemplo... Ele nasceu em Nápoles, viveu em bairros historicamente impregnados pela Camorra, conhece e conviveu com muitas pessoas que estavam no Sistema, entrevistou "informalmente" muitas delas, mas ele mesmo... nunca se infiltrou.

Diego Lops 21/08/2023minha estante
Por que alguém que claramente não leu o livro se presta a escrever uma resenha?

Bi Bueno 30/01/2022

Gomorra
O livro é sobre a máfia napolitana. O jornalista nasceu em Nápoles e mergulha no submundo de uma organização que todo mundo sabe que existe, mas que ninguém quer combater de fato.
Os caras estão à frente de muitos setores de serviços- legais e ilegais - e não só na Itália, desde a construção civil, o comércio de roupas de luxo, de produtos chineses, do narcotráfico e até do lixo. E tudo isso que eles transformam em produtos vale mais que a vida de qualquer um que resolver se meter no caminho deles. Sem remorço. Simples assim.

Drigo.Cardoso 10/10/2021

Quem se propõem a vencer o estilo de Saviano é presenteado com um grande relato
A despeito do estilo da escrita de Roberto Saviano (já muito comentado por aqui) que é, sim, por vezes, cansativo e até mesmo piegas, Gomorra presenteia seus leitores com um retrato violento e cru do Sistema. A forma como a Camorra se insere na comunidade e como essa simbiose violenta conduz a vida das pessoas nela contidas. Saviano não escreve como pesquisador à parte, como historiador que levanta fatos de séculos passado, ele não se propõe a ser imparcial. Seu relato, ainda que perdido por vezes em digressões, se compara às histórias de sobreviventes de uma guerra, é vívido e emocionante. Gomorra é um livro sobre a violência em suas mais diversas formas.

Dirtyharry82 28/09/2021

O SISTEMA (NÃO TÃO) SILENCIOSO
O jornalista Roberto Saviano entregou um relato cru e impactante em primeira pessoa, revelando as entranhas do crime organizado que se espraiou por Nápoles, criando aquilo que os seus principais artífices chamaram de “sistema”. Do ramo têxtil ao tratamento de lixo, passando pela construção civil, “Gomorra” veio como um indigesto retrato de uma sociedade corrompida que acabou por naturalizar o crime e a contravenção em uma estrutura socioeconômica marcada pelo desemprego e a falta de perspectiva de futuro.
Roberto Saviano demonstrou coragem ao se expor como cobaia em um verdadeiro experimento social e o resultado é um “raio – x” de uma sociedade que se tornou refém do crime. A maneira como Saviano descreve a estrutura hierárquica, os ramos de atuação e a estrutura organizacional desta estrutura, revela que o problema da máfia é antes de tudo, cultural e por tal motivo, necessita ser desconstruído em sua visão (quase) romântica. Nada de “O Poderoso Chefão”, pois o que “Gomorra” mostra é a vida nua e crua de uma estrutura criminal que aprisiona, essencialmente, jovens – desiludidos, arrogantes, ignorantes – em uma ilusão de sucesso e auto-afirmação, muitas vezes encerrada de maneira violenta, seja por um atentado à bomba ou uma tocaia à tiros.

alexiamc 18/01/2021

O tema é interessante, mas...
O propósito do livro é extremamente interessante: narrar a história da máfia napolitana pelos olhos de um habitante local. De fato, eu aprendi muito com a leitura.
No entanto, achei a narrativa bastante confusa, cheia de fatos "jogados" sem grande utilidade. Eu gostei da forma como o livro foi separado em temas, e não cronologicamente, mas era estranho, por exemplo, ler sobre uma casa, e do nada o autor contar sobre um adolescente que morava ali e morreu de uma forma X há Y anos atrás.
Eu ainda vou ler o outro livro do autor, zerozerozero, e ver se ele mantém esse estilo.

renato.stefanim 23/07/2020

Pesado e brilhante
Roberto Saviano, jornalista italiano da minha idade, passou um bom tempo infiltrado na Camorra, nome genérico que define o sistema mafioso composto por inúmeros clãs no sul da Itália.

Esse livro narra parte de sua experiência, cada palavra escrita com sangue e bile, numa verborragia ácida que só não é mais pungente do que a realidade retratada.

Aqui lemos sobre a visão moderna e empreendedora da máfia atual, bem distante da imagem dos filmes de outrora.

A retroalimentação dos negócios legais (recebidos como cases de sucesso, e onde se lava o dinheiro dos ilegais) com os ilegais (onde se jorra sangue e vísceras para permitir o sucesso dos legais), a amplitude desses negócios, que abrangem da fabricação de tudo aos aterros clandestinos onde tudo é descartado (obviamente burlando qualquer lei ambiental), a associação com a religiosidade e seu falso moralismo, a simbiose com políticos e governos.

E a apatia da população, que mesmo sofrendo imensamente, aceita tudo como se o destino de todos fosse predeterminado.

Tudo soa tão podre quanto familiar.

Ouço com frequência a máxima do ?comunismo deu certo aonde??.

Ao ler coisas como essa fica claro que se o regime vermelho fracassou, o capitalismo não passa de um zumbi, anda e se alimenta dos mais fracos, coberto de vermes, deixando um rastro de morte e podridão que só incomoda quando chega aos narizes daqueles que ganham por dia o que muitos não verão em uma vida.

Obrigatório, mas pode te deixar uma tremenda ?rêbordosa? ao fim da leitura.

Elis.Naiara 21/03/2020

É um livro desconcertante, não tinha conhecimento de tudo de ruim que acontecia na Itália, e querendo ou não acabo se expandindo a outros países. É desprezível o que os Boss fazem.

Lucy 19/02/2020

Chocante
Livro escancara a dura realidade da máfia secondgliana

Gustavo 24/07/2019

Um grande soco na boca do estômago!
Sabe aqueles livros que faz você repensar toda a forma de governo já vista, seja democracia ou ditadura? Todo o organograma que, teoricamente, deveria ser apenas do poder público em relação à administração de cidades, estados e países? É esse o retrato que Saviano nos traz nesse livro sobre a "influência", se assim podemos dizer, da máfia napolitana.
Como é o "gerenciamento" e a "política" da máfia para manter-se no poder e atingir quase que todas as classes possíveis.
Impossível parar de ler, impossível muito mais, não refletir se o retrato apresentado nesse livro não está presente também em nossos governos?

PARA TODOS OS LEITORES 26/02/2019

Clássico Médio
Gomorra: A história real de um jornalista infiltrado na violenta máfia napolitana. Autor: Roberto Saviano. Editora: Bertrand Brasil

Este livro foi um dos aclamados no Gran Prix de Cannes em 2008, com mais de 2 milhões de exemplares vendidos, o que demonstra a curiosidade das pessoas em saber a historia real do jornalista Roberto Saviano infiltrado na Máfia Napolitana.
O livro  leva este nome,  como uma referencia a cidade bíblica destruída pelo fogo dos céus, mostrando para as pessoas o caus causados pela Camorra principalmente, na Itália.
O livro retrata a força e crueldade da Máfia Napolitana,  com um cunho jornalístico, alertando como as roupas de grifes, marcas famosas de tênis e relógios, despejam suam mercadorias no porto de Nápoles com ou sem a fiscalização adequada e como consequência, como as mercadorias são depositadas no ? mercado negro?. O cenário tem nomes glamourosos como o da Angelina Jolie, mas os holofotes acabam quando se coloca uma lupa de aumento por trás dos bastidores.
O Roberto Saviano, como um infiltrado mostrou como a máfia se articula, como ela obtém financiamento, como lida com os tribunais de assassinato e a importância Mikail Kalashnikov e sua arma na ascensão da Camorra, demonstra também, como os seus grande chefes foram influenciados por grandes mafiosos de filmes consagrados no cinema.
O livro trás a tona a mídia sanguinária, incessante e sensacionalista, lucrando com os passos e destino de figurões da Máfia, assim como as mulheres do clã.
Apesar do interessante tema, o livro é confuso e possui muitas passagens sem grandes emoções. Transcorre de forma lenta. Sabe aquele: engrena e não engrena? É isso...
A leitura vale a pena para que possamos desmistificar que apenas o Brasil possui problemas, e para que possamos entender como um mundo tão Glamouroso trás um cartel e carregamentos abarrotados de drogas, com a faixada de mercadorias e empresas famosas, navegando no Porto de Nápoles.