A Batalha de Sharpe

A Batalha de Sharpe Bernard Cornwell

Resenhas - A Batalha de Sharpe

Christian 31/03/2015

A Maestria de Cornwell
Hoje posso dizer com segurança que Bernard Cornwell é o maior escritor que já li. E isso inclui os até então incomparáveis Shakespeare e Tolkien. Não existem ninguem que se sobressaia em seu campo de atuação, de uma maneira mais formidavel do que Cornwell. Cheguei no estágio que apenas admiro a sublime arte de não só contar, mas também transmitir uma história.
Algo que transcende a mera leitura.
Cornwell mostra a cada história transmitida, basicamente tudo que é possivel saber sobre aquele evento. E com maestria, consigo visualizar cada infimo detalhe. Experiencia inenarrável até mesmo para aqueles que não gostam de ler.
Conheço mais críticos do que entusiastas da série Sharpe, apesar de todo o apelo e popularidade da série televisiva. Para aqueles que dizem que carece qualquer coisa a Richard Sharpe, sugiro fortemente que leiam “A Batalha de Sharpe”.
Um livro que se desenvolve de maneira rápida e aproveitando fatos que não podem faltar em qualquer narrativa histórica. A Batalha de Sharpe entra no rol dos livros mais empolgantes e de rápida leitura que já tive.
Para mim é de fato o auge da habilidade narrativa de Cornwell em recriar uma batalha historica.
Obviamente, para mim fica realmente dificil apontar qualquer erro ou fazer qualquer crítica referente a qualquer obra. Afinal, já começo qualquer leitura de Cornwell com alegria imensurável. É sem dúvida o tipo de sentimento que até então so obtive com os dois primordiais autores citados acima.
Digo com propriedade ou não, que Bernard Cornwell é o maior autor de ficção histórica de todos os tempos.
Lucas 06/04/2015minha estante
li em 3 dias, simplesmente não conseguia parar!

denis.caldas 11/03/2017minha estante
Bravo!

Ademir 03/06/2015

Mais uma grande obra do mestre
Era com grande expectativa que eu aguardava mais esse livro do Cornwell, é claro que quem já leu os outros 11 livros já espera a estrutura básica ou seja o personagem principal Richard Sharp tem que enfrentar dois inimigos, um interno (o próprio exercito inglês e seus preconceitos) e o externo ou seja o exercito francês e a batalha em questão.

Existe sempre um algoz e um par romântico, existe sempre um objeto de procura (que pode ser realmente um objeto ou uma meta isso varia de livro para livro)

Quem ler isso pode pensar "Mas se é igual em todo livro porque ler?" porque cada batalha tem uma curiosidade histórica e o legal é ver o personagem envolvido nessa situação histórica não explicada, sendo explicada pelas ações do personagem.

As pessoas se identificam com o Sharp, assim como um politico populista que veio do povo e conseguiu chegar lá, Sharp do 1o livro até esse, segue sua vida como guerreiro e soldado, galgando com unhas e dentes seu lugar no mundo.

A narração desse livro sem duvida foi um dos melhores (até o momento) da série, perde em qualidade com o "A águia de Sharp"

Mas a perola mesmo do livro esta justamente no posfacio, pois aqui no brasil os livros estão sendo publicados por ordem cronológica do personagem diferente da ordem de lançamento do autor (por ordem de lançamento esse seria o 15o), isso é bacana porque nesse livro o posfacio o autor comenta sobre a serie de tv que havia estreado dois anos antes do lançamento do livro (a serie estreou em 1993 o livro foi lançado em 1995) e mostra por exemplo que alguns livros foram feitos justamente por causa da serie.

Sharp merece estampar qualquer prateleira e mente dos leitores, não consigo ficar muito tempo sem reler um ou outro livro da série, a editora Record tem feito lançamentos homeopáticos de Sharp não passando de dois livros por ano quando muito.

Ficamos no aguardo do próximo lançamento que deve ter o titulo provisório de "A Companhia de Sharpe"
Marco Maia 07/06/2019minha estante
Pesquisei que "A Companhia de Sharpe" foi lançado entre o período que vc escreveu e hoje. Há notícia sobre o lançamento dos outros títulos?