Batalhas espaciais

Batalhas espaciais Antonio Luiz M. C. Costa

Resenhas - Batalhas espaciais

Nelson 27/11/2017

Rigor científico para space operas
O livro aborda muita coisa em poucas páginas, sendo uma leitura rápida, mas não exatamente fácil. Tendo algum conhecimento teórico sobre física e astrofísica, dá para ler sem entraves. Antonio Luiz M. C. Costa explorou diversas situações imagináveis sobre batalhas, armas, estratégias, transporte e comunicação no espaço. Dessa maneira, ele se torna um manual completo para quem procura conhecer e/ou desenvolver algum conteúdo dentro do rigor científico. Quem se interessa por space opera vai encontrar informações e respostas das quais provavelmente já se pegou pensando. Star Trek é uma referência muito popular dentro dessa área, portanto ela é constantemente acionada.

Há muitos hyperlinks no texto que, creio eu, ficariam mais confortáveis se fossem convertidos em anotações de rodapé com apenas a informação suficiente para seguir com a leitura. O início se apoia em uma discussão iniciada no falecido (e agora ressuscitado!) Orkut. Sinceramente, senti que o autor não precisava disso para alavancar as questões. Há uma bibliografia extensa listada ao final da obra, também seria legal ter visto uma lista de indicações de conteúdos ficcionais para ler.

Uma coisa é certa: não olharei para aventuras espaciais com os mesmos olhos depois dessa leitura.

Cristiano 13/01/2024

Maçante
O autor nos apresenta diversos conceitos e possibilidades em poucas páginas, o que faz com que a leitura acabe ficando truncada pela quantidade de informações. Por menor que seja, parece que nunca acaba.
Gostei da temática, mas me pareceu faltar um pouco de didática na explicação e os erros gramaticais (em algumas partes do livro) não fazem jus a um autor que já lançou algumas obras.