Uólace e João Victor

Uólace e João Victor Rosa Amanda Strausz

Resenhas - Uólace e João Victor

Star Blue 18/09/2023

Arrebatador
Essa história provavelmente se repetirá em minha mente múltiplas vezes em longos anos da minha vida, isso porque já provei de muitos estados e pensamentos trazidos nas perspectivas das personagens.

E, além disso, por passar bastante tempo sozinha e observando as pessoas e imaginando a vida delas e o que as traz aos mesmos ambientes que os meus: ao ler essa história (baseada em fatos reais), pude perceber quantas vezes cruzei o caminho de inúmeros ?Uólace? e ?João Victor? enquanto ia para escola - e agora para faculdade - resolver coisas na rua, em centros comerciais.. enfim, em toda parte, e também quantas pessoas preconceituosas, com medo e sem um pingo de afeto já vi olhar feio para crianças e adultos nas condições de Uólace e sua mãe.

Não posso mentir e dizer que nunca senti uma pontinha de medo ao me aproximar, mas isso quando eu era criança. E a situação mudou quando eu aprendi que o amor, além de infinito, pode salvar e transformar vidas. E aí percebi que, enquanto meu medo era a ameaça que me impedia de chegar perto delas, a ameaça que eles enfrentavam todos os dias para conseguir algo, como um mísero trocadinho, era a falta de empatia das pessoas. E sem ela, é difícil mudar as coisas sozinho.

Então, não consigo mensurar a profundidade que a história alcançou dentro de mim, mas consigo imaginar o quão lindo seriam os finais de pessoas como Uólace, Catuaba e Cachorrão Duplex, se a moral dela alcançasse mais corações e almas por aí ?!

Não importa onde estamos, somos todos pessoas, ansiosas por amor, afeto e compreensão, e às vezes, oportunidade.

??????????

carol2600 27/08/2023

Li para a escola porém amei!
Um livro bom, interessante e que nos traz uma reflexão sobre a realidade em que vivemos. A autora soube muito bem como trazer assuntos que não são tratados hoje. Adorei a leitura e super indico! ?

isabela906 21/08/2023

Uólace e joão victor
Acho que o fato de ter lido por causa da escola influenciou muito na minha impressão do livro, porque não era um livro que eu planejava ler no momento, e talvez se tivesse lido por vontade, tivesse apreciado mais a leitura. a história é bem dolorida, por ser algo que é real. o fato de ter dois pontos de vistas totalmente diferentes mas com tantas semelhanças ao mesmo tempo.

bibis12 12/07/2023

Uólace e joão Victor
Realmente é um livro lindo, pena q é mto curto, d verdade! Não acho q mtos conhecem esse livro mas quem tá começando a ler agora vai adorar ele! Não acho q ele esteja falando só da vida dos dois meninos pq, sinto q ele esteja falando sobre algo mto mais sério (por exemplo: a classe social nos países hj em dia) só não consigo achar uma palavra certa para descrever.

Yasmin.wiedenhoft 23/06/2023

Um livro q dói de vdd, me fez chorar e pensar..
talvez seja pq tu se coloca no lugar do Óu, vê a dor dele, e compreende a inocência e vontade de estudar. A paixão q ele sente pela escola, a dor de não ter carinho de mãe, de se sentir abandonado pq o amg vai começar a trabalhar.
Esse livro dói tbm pq a gente sente a cobrança que João Victor tem sobre ele, sobre como se sente responsável pelo futuro da mãe, como sente dó da situação q ela passa.
uma leitura rápida, que se vc for uma pessoa emotiva, assim como eu, vai acabar chorando pra valer. Recomendo.

Isabella 12/06/2023

Eu achei um assunto muito interessante, deveria ser mais tratado na sociedade, leiam, vcs n se arrependerão. Eu juro!

Beatriz 16/05/2023

Uólace e joão Victor
Realmente é um livro lindo, pena q é mto pequeno, d vrdd! nn acho q mtos conhecem esse livro mas qm tá começando a ler agr vai adorar ele! nn acho q ele esteja falando só dos dois meninos pq, sinto q ele esteja falando sobre algo mto sério só nn consigo achar uma palavra certa para descrever.

Kali (jackson) 16/03/2023

"parece perdido, igual a mim"
Meu deus gente esse livro é um tapa na cara. Ganhei da escola por que seria assunto de prova e fui ler um capítulo pra ver e acabei terminando o livro! Conta a história de dois meninos, uma história engraçada e triste que te faz reflexão até sobre seu tipo sanguíneo. Gostei muito desse livro e terminei super rápido.

LAzaro14 05/03/2023

Uma boa leitura, mas...
Leitura curta e rápida de se ler. Vai contar a história de 2 garotos que vivem em mundos bem diferentes um do outro. Uma boa leitura, mas que poderia ter sido mais explicativa. Poderia ter umas 100 páginas a mais.

Notshine 04/03/2023

Literatura Juvenil Nacional
A obra brasileira "Uólace e João Victor" retratada a história de dois garotos cujo as realidades sociais são muito diferentes. Enquanto João Victor tem uma casa, uma mãe presente e tem a oportunidade de estudar, Uólace, vive nas ruas e sofre o preconceito de pessoas da mesma classe social de João Victor por ser pobre.
Em diversas situações no livro os dois se cruzam e mesmo com uma visão superficial sobre a vida deles, ambos sofrem com algum conflito em sua vida. Por um lado mãe de Uólace é alcoólatra e perdeu a casa, já a mãe de João Victor tenta se manter firme o suficiente para segurar as pontas da casa. Além de um dos amigos de Uólace, Catuaba, ter conseguido um emprego e poder ter condições de vida que Uólace sempre sonhou em ter. E João Victor enfrenta o conflito em que seu melhor amigo, Zé, irá morar no campo para criar minhocas com sua mãe, o que faz João pensar se algum dia vai poder chegar no patamar que o amigo talvez possa alcançar.
Mesmo com diferenças no modo de vida e na rotina, tanto Uólace quanto João Victor estão perdidos e para eles, essa é uma coisa que eles tem em comum.
Pelo meu ponto de vista, o livro foi muito bom e fez nós abrirmos os olhos e pensar que não somos apenas nós que temos problemas e se nos sentimos vazios. O fato de cada um poder narrar as situações corriqueiras das suas vida nos fez perceber também que uma história pode ter vários lados e ser contada de várias maneiras.

Mammamia 04/12/2022

Resenha de um livro raso
História rasa, personagens sem aprofundamento e principalmente, o final foi horrível. Não concluiu a obra, além de deixar a desejar, terminando com uma cena sem sentido nenhum.

Neste livro, vemos a visão da vida de dois garotos; Uólace, um rapaz que vive nas ruas juntamente com Cachorrão Duplex, Catuaba e sua mãe desempregada e alcoólatra, e João Vitor, um outro rapaz de classe média que vive pacificamente com sua mãe. Mesmo tão diferentes, eles encontram nessas diferenças suas semelhantes, vivendo na pele de um adolescente.

Ele aborda temas como a desigualdade social, algo que é muito presente em nossa sociedade, tema esse que traz consigo muitas injustiças vividas por diversas pessoas no nosso dia a dia. Além de trazer sobre a questão do alcoolismo, que é mostrado no caso da mãe de Uólace, que é uma mulher viciada que acabou perdendo várias coisas e morando na rua e levando seu filho junto a si, que lamenta por ?não ter uma mãe por completo?.

Essa narrativa mistura consigo temas como a infância junto com a sensibilidade. Os dois possuem vidas tão diferentes, mais esperanças e sonhos ao mesmo tempo tão parecidos. Isso se dá ao fato de serem adolescentes como quaisquer outros em sua idade, nas suas pequenas vidas recheadas de ambições.

O livro aborda de temas importantes como já falados anteriormente, porém sua finalização deixou vários temas sem sua conclusão: O que vai acontecer na vida de Uólace sem seu amigo Catuaba? O que vai acontecer na vida de João Vitor sem seu amigo? Uólace continuará vivendo nas ruas? Eles irão se encontrar algum dia?

Devido a isso, acaba deixando o leitor frustrado, em decorrência de ter criado uma grande expectativa para o final, por isso não recomendo a leitura desse livro. Outro aspecto que diminuiu minha desfrutação por completo foi a maneira que as artes na páginas são distribuídas; os objetos cobrem grande parte da folha, deixando o essencial ? que é o texto em si ? em inferioridade, cujo deveria ser o com maior prioridade e destaque. Essas formas dão a transparecer que a escritora quis ?encher? as páginas, devido a pouca quantidade de texto, que resultam em poucas folhas, e a estratégia emergiu um ar de descaso e relaxamento com o livro.

Porém, mesmo com tais críticas, o livro se apresenta um bom e agradável livro, com uma leitura rápida e dinâmica, com uma estrutura apropriada para um paradidático escolar.

marcelly_ 10/11/2022

futuro glorioso
duas realidades. dois pontos de vista diferentes. Uólace e João Victor só tem uma coisa em comum: a vontade de comer hambúrguer no café da manhã. para a faixa etária é ótimo, afinal mostra como vive o outro e não sabemos, além de trazer a problemática do "e qual é o meu caminho?", muito comum na idade. é uma boa leitura e bem rapidinha!

Amanda.SomoGyi 23/10/2022

Dormi com playboy.
Esse foi um dos muitos livros que todo aluno ganhava com o kit de apostilas na minha antiga escola, no 9° ano, eles eram tipo uma leitura complementar ao ensino. Admito que só realmente li porque precisava fazer lista de leitura sobre ele pra ganhar ponto, mas de qualquer maneira foi um livro que me prendeu muito porque é muito bom. As situações retratadas parecem tão irreais e são simplesmente a realidade. Antes de ler, achei que seria um saco ter que ler um livro que nem queria, mas depois de ler entendi perfeitamente o porquê de seja lá quem escolheu esse livro como leitura pro meu ano, é simplesmente necessário que pessoas na idade que eu tinha na época entendam o mínimo sobre a realidade do país e da desigualdade. Essa edição em específico também deixa a leitura muito leve e tranquila, no geral, um livro incrível.