Meu Querido Vlado

Meu Querido Vlado Paulo Markun

Resenhas - Meu Querido Vlado

Carol 10/04/2020

Sonho de uma geração
O livro trás um breve relato sobre como a ditadura atingiu o setor de comunicação. Trazendo Vlado como um personagem insuspeito que foi engolido em meio a insanidade da ditadura.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/01/2022

A trajetória de Vladimir Herzog, assassinado durante a ditadura militar, é recontada por Paulo Markun nos 40 anos de morte do jornalista.
Em outubro de 1975, o jornalista Vladimir Herzog apareceu morto numa cela do temível Doi-Codi. O laudo oficial dizia que ele havia se enforcado. A farsa do suicídio não foi aceita pela sociedade, que realizou um grande protesto. Vlado, como era conhecido, e Paulo Markun trabalhavam juntos na TV Cultura e, apesar da diferença de idade — o primeiro, 38 anos, e o segundo, 23 —, tornaram-se companheiros também fora das redações. Os dois eram militantes do clandestino Partido Comunista Brasileiro. Markun, que também chegou a ser torturado, toma por base sua própria história desde a militância estudantil até a prisão para reconstituir a trajetória pessoal e profissional de Vlado.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8573027290

Wilton Black 13/03/2010

Me querido Vlado
Relata um pouco da biografia de Vladimir Herzog, Jornalista que foi preso, torturado e morto na ditadura. O mistério da morte de Vlado, permanece até hoje nos confins da mente de pessoas que também passaram por situações como a que ele passou na ditadura. Por meio do olhar de Paulo Makun, importante jornalista que era amigo de Vlado, podemos procurar entender um pouco da trajetoria desse grande homem, que viveu e morreu por seus ideiais.