Brasil: Uma biografia

Heloisa Murgel Starling
Heloisa Murgel Starling

Resenhas - Brasil: Uma Biografia

francezju 26/08/2023

Esse livro vai desde a chegada dos portugueses na América, até a posse do presidente FHC - essa edição também tem um pós escrito, no qual falam sobre o impeachment da Dilma, que ocorreu logo após a publicação do livro.
Apesar de muito grosso - 521 páginas - esse livro é uma leitura fácil para quem se interessa por História. As autoras escrevem de maneira simples e didática, e em nenhum momento fica maçante ou chato. O legal da História não é aprender somente o que aconteceu, mas também o porquê dos acontecimentos, e esse livro traz isso.
Amo História e amei esse livro!

Giovanna 19/08/2023

Fenomenal
Talvez o meu livro favorito, que expressa tão detalhadamente e em uma perspicaz análise os pequenos grandes acontecimentos do Brasil! incrível, eu adorei

Go vegan 10/08/2023

Leitura obrigatória
Toda pessoa deveria ler esse livro, entender o passado ajuda a repensar as atitudes e modelar nossa forma de vida atual.

de Almeida 25/07/2023

Mais um conteúdo impecável da autora. Como graduanda em História reconheço o peso de ter esse livro na estante, um guia para a vida em sociedade, muito além do âmbito acadêmico. Entender de onde viemos ontem e como isso dita como vivemos hoje. Foi importantíssimo.

lum1ta_ 25/07/2023

Uma síntese da nossa história
Ler esse livro foi a jornada do meu ano!A obra se propõe a sintetizar a história do Brasil,e isso justamente é o seu ponto fraco e forte:se procura entender a história do Brasil em relativamente pouca leitura,o livro é para você.Porém,achei corrido em alguns processos,principalmente a partir da Proclamação da República.Por exemplo,senti falta da explicação de alguns fenômenos políticos,como o florianismo,e principalmente há pouco foco nos movimentos de resistência contra a ditadura militar,como as canções de protestos,a revolta armada,o movimento estudantil etc.Ao mesmo tempo,entendo que certo aprofundamento iria tornar inviável a leitura do livro.Portanto,recomendo o livro,mas não espere foco em algum movimento específico e sim um panomarana geral.

Desterrorama 28/06/2023

"brasil: uma biografia" não foca apenas em economia
E política, mas também na produção cultural. gostei bastante do capítulo sobre a colonização holandesa. o livro só peca por mencionar de modo superficial a luta de monteiro lobato pelo ferro e petróleo. lilia schwarcz cita Lobato no "espetáculo das raças", que trata da influência da eugenia no brasil, pseudociência criada no final do século XIX por francis galton, que influenciou até h. g. wells (que lobato se inspirou para escrever "o presidente negro"), herbert spencer, thomas huxley e por tabela aldous huxley (vide "a ilha"). lilia e marisa lajolo também exploram essa questão da eugenia na biografia "reinações de monteiro lobato", voltada para o público infantojuvenil.

Marcianeysa 12/03/2023

"A história é o único recurso de que o Brasil dispõe para dar um futuro ao seu passado.."

Excelente livro para quem quer conhecer a história do Brasil e descobir como chegamos nessa polarização e extremismo dos diss atuais.

Daniel1906 03/03/2023

Excelente
Obra excelente das autoras, fiquei muito feliz de finalmente ter conseguido concluir essa leitura tão essencial. Rico de informações (cheio de coisas escritas kkkkkkkkkk), mas igualmente rico de imagens marcantes da nossa história. Por mais que se leia história, há sempre muito a ser descoberto e melhor compreendido. De fato uma obra impecável, na minha opinião de leigo.

Paula 24/02/2023

As autoras sem se aprofundar de forma desnecessária nos passa de forma clara todos os períodos históricos do nosso país.

De vários trechos do livro o que mais me pegou foi quando elas falam que desde a Constituição de 1988 todas as eleições presidenciais foram vencidas nas urnas, nenhum mandato foi interrompido e NENHUMA VITÓRIA ELEITORAL FOI CONTESTADA.

Nada mais a acrescentar

LiaLimaCE 23/02/2023

"523" anos de que?
Incrível. Não é detalhista e nem se aprofunda em nenhum período específico, claro, porque é muito acontecimento pra dar conta. Mas é muito bom! Muito mesmo! Super indico.

ana :) 04/02/2023

O que faz do brasil, Brasil ou do Brazil, Brasil?
É um livro que busca apresentar acontecimentos históricos, relatos e produções artísticas desde o século XVI até o início do século XXI.

Em uma linguagem compreensível aos leigos e por meio de uma diversa coletânea de imagens e referências, Schwarcz e Starling, assim como todos aqueles envolvidos na produção desse livro, buscaram contar uma história múltipla, controversa e volátil de um país em constante transformação

Achei interessante o pós-escrito, o qual continha um breve retrato de como ia 2015-2017... Fiquei pensando em como seria, por exemplo, registrar as conturbadas eleições de 2022 em um livro que apresenta um trecho que discorre sobre como, a partir da redemocratização, todos os resultados de eleições foram respeitados.

Sandro 20/01/2023

Muito bom.
Quem ama estudar história, esse é um dos melhores livros, traz um embasamento de todos os acontecimentos até o nosso tempo atual, a contemporaneidade.

Gabriel 14/01/2023

Excelente
Excelente leitura! Livro muito bem escrito recheado de vários registro e imagens legais do Brasil. Recomendo para qualquer brasileiro.

Augusto Stürmer Caye 06/01/2023

Leitura obrigatória do ensino médio JÁ
Este livro é de fato uma biografia do Brasil. Muito bem escrito e detalhado, a obra descreve todo o caminho da história brasileira com muita perspicácia e objetividade. Poderia até ser incorporado como leitura obrigatória do ensino médio, pela sua linguagem didática e fácil compreensão.

As autoras descrevem os desenvolvimentos históricos e sociais que moldaram seu país nos últimos 500 anos: da colonização e do sistema escravista em que a sociedade brasileira se baseou, sem deixar de mencionar a estratificação racista e eugenista da primeira república, até a corrida do ouro brasileira, a monarquia, a Primeira República, a ditadura e finalmente ao atual sistema democrático com todos os seus triunfos e falhas.

Gostei particularmente que Moritz Schwarcz e Murgel Starling fizeram questão de mostrar como importantes cientistas, sociólogos, diretores, atores e cantores influenciaram a sociedade na definição da identidade brasileira e que deram voz aos grupos marginalizados - afinal, o país é um caldeirão que luta contra estereótipos racistas.

Ótimo livro, recomendo a qualquer um que goste de história.