Garota Oculta

Lisa Wysocky

Resenhas - Garota Oculta

Nath 17/02/2024

Resenha Pobre Leitora
Garota Oculta é a autobiografia de Shyima Hall, uma mulher egípcia que foi feita de escrava quando ainda era criança. Neste livro, a própria Shyima nos conta toda sua trajetória de vida, desde quando era uma criança pequena vivendo com sua família biológica, passando pelo tempo de escravidão e os anos após ser liberta.

Shyima é a sétima de onze irmãos e sua família era pobre e passava por dificuldades no Egito. Em certo momento, mais ou menos antes de seus 7 anos de vida, seus pais a deram como empregada para uma família mais abastada, para pagar a dívida de uma irmã que também era empregada dessa família, só que a servidão de Shyima era na verdade escravidão e desde esse momento sua vida nunca mais voltou a ser a mesma, principalmente quando depois de um tempo, seus raptores se mudaram para os EUA e a levaram junto. É nesse novo país que a situação de Shyima piora ainda mais, mas também é lá que ela consegue sua liberdade.

É difícil fazer uma resenha de uma biografia, creio que não devemos julgar a vida de ninguém, ainda mais uma pessoa que veio de situação de escravidão, vou me ater então às críticas quanto a escrita. O livro é narrado em primeira pessoa, realmente como se Shyima estivesse nos contando tudo. Por vezes ela se perde na cronologia da narrativa, falando algo mais a frente e logo voltando a um ponto no passado e dando continuidade, mas nada que faça o leitor se perder totalmente. Ela também é muito repetitiva, o que se tornou um pouco cansativo de ler. Mas de forma geral, principalmente para mim, que gosto de diálogos e neste livro isso praticamente não existe, foi uma leitura fácil. O tema é pesado e preocupante, mas extremamente necessário. Contando sua história, Shyima nos mostra uma outra realidade, uma situação que ainda acontece e em localidades como a que ela nasceu, é tratado como normal. É uma história importante e uma leitura interessante, diferente do que estou acostumada.

Endara 04/01/2024

Garota Oculta
História chocante que nos leva a entender um pouco o "pensamento" de outro país e a quebra de culturas entre as pessoas.
Achei em alguns momentos que não seguia um linha do tempo,pois as vezes ela falava situações do futuro e voltava ao passado sem muita clareza.
Toda a história de vida dela e de onde ela veio são tristes e pesadas ,mas pela escrita dela me parecia um relato sem muita emoção, algo narrado por terceiros porém os traumas e todo o desenvolvimento dela na vida foram bem esclarecidos e demonstrados.

skye 04/01/2024

Felicidade não é um interruptor
Não dei essa nota pela história, até porque não devemos avaliar a vida de ninguém, a nota é pela escrita rasa e repetitiva

acredito que os temas abordados sejam sensíveis pra Shyima e, por ter vivido tudo, ela
não se sinta confortável falando explicitamente sobre os detalhes, porém poderia ter se aprofundado bem mais nas situações ou somente no que sentiu diante delas, basicamente ela fala por cima mais ou menos como foi que tudo aconteceu e que tava triste ou assustada e só, o que é simplificar demais anos de sofrimento na minha opinião

soolsmyoui 01/10/2023

Adorei demais. as únicas autobiografias que já li foram sobre anne frank, (não sei de pode ser considerado uma biografia, mas enfim) e malala. nunca tinha ouvido falar sobre shyima, e por achar a capa do livro linda (sim, eu julgo o livro pela capa) eu comecei a ler. por incrível que pareça terminei em 1 semana e adorei. é um livro que te faz sentir um mix de emoções. a tristeza e revolta, porque percebemos como o ser humano pode acabar com a vida de muita gente, e a esperança e alívio por ela ter conseguido sair daquela vida, e não ter o fim de muitas crianças escravas ao redor do mundo, que ela teve a chance de escrever um livro sobre sua história e poder ajudar outras crianças e adultos escravos.
gostei muito que shyima deu dicas no final do livro de como identificar se uma pessoa pode ser estar sendo escrava, e gostei muito que a editora brasileira colocou sites do governo onde podemos pesquisar nesse caso. pesquisei sobre shyima quando acabei o livro e achei muitas entrevistas dela, recomendo pesquisar.
adorei demais o livro e recomendo até pra quem não é muito fã de autobiografias.
desejo tudo de bom pra shyima, daniel e athena??
Clarice77 13/10/2023minha estante
muito massa a resenha sophia ??

Amanda Dias 19/09/2023

Um livro que tira a gente da bolha. Shyima é uma mulher muito forte, não só pelo que ela passou, mas também pela forma como ela ressignificou a própria vida.

Michele 22/08/2023

Ser humano como sempre errando
Não faz o meu estilo, ler biografias. Não curto. Quando comprei, eu não me atentei que se tratava de uma biografia, pensava que era uma história "baseada".
Confesso que me surpreendi. O como o ser humano pode ser cruel, o como ele acaba com a vida de outras pessoas e simplesmente agem como se aquilo fosse a coisa mais normal acabar com a infância e expectativa das pessoas.
É cruel o que esta moça passou e como a família biológica dela agiu. Todas as dificuldades encontradas. É um livro forte e necessário.

iammoremylrds 06/08/2023

Um livro devastador, difícil de ser lido, ainda mais por ser uma história real, abordando o fato de que mesmo que a prática seja banida, ainda existe escravidão no mundo além de abordar o tráfico humano, é uma obra impactante

geovana146 15/02/2023

Impressionante! esse livro me prendeu muito. é uma história real, e isso me deixou muito enojada, por saber que realmente acontecem coisas assim por aí. recomendo, sim.

LarissaLemes 05/02/2023

É uma autobiografia forte, inquietante, que revolta em diversas situações. Gostei da forma como foi narrado.

Marisa 29/12/2022

Superação
Uma biografia interessante, sendo difícil de acreditar que exista escravidão no mundo atual.
Achei a escrita fácil com uma história atraente, que confesso me fez chorar em dado momento.
O sofrimento e a força de vontade de Shyima Hall é um exemplo de garra e superação.

Lala 17/12/2022

garota oculta
Não dei nada pra esse livro, estava no fundo da prateleira mas não tinha outro pra ler então resolvi dar uma chance! No começo realmente é meio chatinho, por conta da escrita etc, mas a história vai se desenrolando e te mostra uma realidade com a qual não está acostumada a ver no dia a dia. É um livro de uma menina que foi vendida como escrava aos 8 anos, e mesmo com todas as dificuldades e uma vida péssimas que levava, não sabendo ler nem escrever, conseguiu a dar volta por cima e se tornar livre e independente!

anita 19/06/2022

mds o livro é ótimo!!! fiquei super impactada com alguns relatos da autora e consegui imaginar perfeitamente tudo que ela descreveu, o livro é impecável do início ao fim e nos faz reconhecer as coisas pequeninhas que são privadas de tanta gente!

Bell 01/04/2022

Terminei essa leitura na quarta feira.
O livro conta a história de Shyima, sim a autora do livro, uma garota egípcia que foi vendida como escrava doméstica, aos 8 anos de idade, vendida pelos próprios pais. Isso no final dos anos 90.
Os pais justificaram seu ato, pobreza extrema, dívidas, muitos filhos e nenhum emprego. Mas Shyima tinha outros 9 irmãos e ela foi a única vendida. Ela não era a mais velha,nem a mais nova. Mas foi a "sorteada".
Ela foi vendida pra um rico casal do Cairo, tbm muçulmanos. No novo lar a pequena garota sofreu bastante, agressões físicas e verbais, trabalho extenuante, sem assistência médica, sem estudar. Lembrando que era uma criança de 8 anos!
No livro ela não entra em detalhes sobre tudo o que passou,mas dá pra ler as entrelinhas.
Passado um tempo o casal que a comprou decidiu ir embora pros EUA. Shyima foi com eles, lógico que ela não teve opção. O que pra ela,naquele momento, pareceu o fim de toda esperança, foi na verdade sua chance de liberdade.
Nos EUA as pessoas denunciam né?
E foi o que aconteceu.
Eles viviam na Califórnia, Shyima não falava nada de inglês, dormia em um quarto sem ventilação na garagem, com a saúde deteriorada. Mas alguém fez uma denúncia anônima e ela foi salva.

Por isso: denunciem! é melhor vc denunciar e não ser nada,do que se calar e deixar de salvar uma vida!

Foi uma ótima leitura,recomendo à todos!