Agnes Grey

Agnes Grey Anne Brontë

Resenhas - Agnes Grey

Gabriele Talaia 12/01/2024

Nhé
Comecei em março de 2022 e só fui terminar agora, quase um ano nessa leitura.
Só ficou bom nas últimas 100 páginas. Um dos romances de formação mais chatos que já li.

gvazzz 12/01/2024

Finalmente kkkkkk
O livro é ótimo, eu comecei e recomecei mil vez por tê-lo pego em momentos errados. Mas conta a história de Agnes, filha de um vigário, que deseja trabalhar fora e poder ajudar em casa.
Nessas andancas encontra famílias de todo tipo e os pirrai e jovens mais maleducados e dissimulados. Mas encontra também um jovem cura por quem se apaixona?

Melxzb 30/12/2023

Incrível
Que perfeição de livro.
Eu posso dizer que romance não é meu estilo preferido mas esse livro me prendeu do começo ao fim.
Se você gosta de romance com muito hot, pegação e etc não recomendo Agnes Grey pq nem chegou a ter uma descrição de beijo, mas a construção da personagem principal é muito boa, as dificuldades que ela passa com as garotas que ela tem que cuidar e o quanto ela é forte por aguentar. Livro incrível

Rebeca 28/12/2023

Agnes é uma personagem inspirada na própria autora, que passa a trabalhar como preceptora com o intuito de ajudar financeiramente a família e, também, adquirir sua independência e experiências de vida. A história é contada pela própria personagem, que fala diretamente com o leitor, contando os acontecimentos e apresentando as pessoas que passam a fazer parte da vida dela durante o período que trabalha como preceptora de famílias bem abastadas

Assim como em “Jane Eyre” ( e a gente tenta não comparar, mas é difícil), Anne apresenta a realidade da vida de uma preceptora na época, seus desafios e como eram vistas e tratadas como inferiores pela sociedade, além da crítica clara as famílias aristocratas da época e vida frívola que influenciava fortemente na educação dos filhos. E, oposto "O Morro dos Ventos Uivantes" a um romance puro, bonito, despertado pelas qualidades e não por um sentimento avassalador e quase obsessivo, com uma escrita extremamente simples, fluida e sensível.

Rose 28/12/2023

É uma boa leitura, gostei do livro,pois é baseado na vida da autora e retrata um pouco da era vitoriana.

Filipe378 22/12/2023

Um clássico nunca decepciona, e esse não foi diferente. Uma história tão simples e tão profunda. No começo achei que era um livro sobre educação, pois retrata a vida de uma preceptora e suas dificuldades em realizar esse trabalho, mas no fim acabou sendo uma história de amor. Mas um amor puro; um amor despertado pelas virtudes do amado, e não aquela paixão arrebatadora que se atém apenas àquilo que os olhos veem e, por isso, é intrinsecamente superficial. E por ter por objeto a verdadeira beleza, podemos ver a expressão genuina do verdadeiro amor.
Recomendo a leitura para aqueles gostam de uma boa história de amor que não seja apenas mais um clichê moderno.
Dayse.Ariane 22/12/2023minha estante
Sua resenha fez a minha lista de leituras aumentar, já fui procurar a edição em e-book na Amazon. ?

Filipe378 22/12/2023minha estante
Nossa, fico contente por isso! Tomara que a leitura seja tão boa pra vc quanto foi pra mim.

Dayse.Ariane 22/12/2023minha estante
Obrigada ?

Mirelle10 21/12/2023

Nada a acrescentar
Um livro assim sem nada a acrescentar. Os sentimentos são só tristeza e raiva mesmo. A história não vai a lugar nenhum, você só passa raiva mesmo.
leti 29/12/2023minha estante
Passa raiva como o Morro dos ventos uivantes? Pq se sim eu não vou nem ler

Mirelle10 29/12/2023minha estante
Sinceramente, eu achei esse beem pior que O Morro?

Mirelle10 29/12/2023minha estante
Porque O morro dos ventos uivantes é tão insano que chega até a ser divertido. Esse não, tem todo um sofrimento e do nada acaba, não tem um ápice

Mirelle10 29/12/2023minha estante
Eu, particularmente, não recomendo a leitura

Rayanne 18/12/2023

Classico
Eu já amo ler um Clássico, agora esse clássico, com leitura fluida, história envolvente e personagem que eu super me identifiquei. Sinceramente que livro bom, muito gostoso de ler, super fácil com uma história muito bem desenvolvida e um romance (que não é o foco), muito bom de acompanhar, amei a escrita da autora e anseio por ler os livros das irmãs.

Jessie 18/12/2023

Que delicia de livro, favoritei pra vida ?
Me encantei com essa história e me identifiquei em alguns momentos, ser professora não é fácil kkkk

Cada personagem, tinha uma característica própria e foi desenvolvido no ponto certo. Alguns foram mais marcantes pra mim como a Rosalie e a mãe da Agnes.

A forma simples e profunda que a Agnes via o mundo e o amor da mãe pelo marido que em nenhum momento a fez recuar, mesmo depois da morte do esposo.

Queria que ela tivesse desenvolvido mais o final da história, queria ter visto mais deles dois, mas foi uma construção gostosa de ler, nem todos os amores são intensos ou precisam de juras eternas de amor. O amor é cuidado e admiração um pelo outro e aos poucos a gente (meros leitores) conseguimos ver essa lenta admiração que um foi formando pelo outro.

A sensibilidade da Anne Bronte é surreal.

huntzbergf 12/12/2023

Estou apaixonada pela Agnes Grey e ainda mais pela Anne Brontë!

Confesso que subestimei muito esse livro, não esperava que essa narrativa pudesse me prender tanto. O jeito que Anne escreve e conduz a história é poesia pura, não tem como não se apaixonar.

Embora eu só tenha me afeiçoado pela Agnes, sua mãe e o Weston, porque os personagens secundários (a família Murray) são insuportáveis, isso não me fez desanimar com a leitura. Até senti um pouquinho de pena da Rosalie no final. As reflexões da personagem são muito divertidas, me senti até como uma amiga da Agnes. A escrita da Anne parece muito atual e isso me surpreendeu bastante.

No mais, para quem procura um romance talvez essa história não agrade tanto. Agnes é uma mulher bem a frente de seu tempo e com muitos valores, logo o casamento não é uma prioridade para ela. A maneira como ela fala sobre amor é profundamente tocante e admito que foi aí que me entreguei. A leitura foi muito prazerosa e sem dúvidas "Agnes Grey" virou um dos meus livros de conforto.

Stefany 05/12/2023

Gostei muito, talvez até mais que Jane Eyre! Toda a busca da Agnes por sua independência e a sua maneira direta de ser são o ponto alto do livro. É uma leitura fácil de se identificar em alguns pontos e por ser um livro curto com uma escrita tranquila torna a experiência toda muito boa para ler de uma vez só em um dia parado.

A protagonista é muito inteligente e firme em suas convicções, principalmente nas muitas críticas á sociedade da época. Não é dado um foco grande ao romance e confesso que prefiro assim, mas acho que talvez o final poderia ter sido melhor desenvolvido.

Ju_allencar 05/12/2023

Virou um dos favoritos da vida ?
Li em um dia, meu primeiro contato com as irmãs Brontë. Eu simplesmente devorei o livro. Anne soube dar personalidade a cada um dos personagens. Me fez odiar a maioria deles. E amar outros, vou guardar esse livro com muito carinho. Uma grata surpresa foi ler essa obra. ???

Nanna 02/12/2023

Mais um da minha preferidinha das manas Bronte!

Como a personagem principal se torna uma preceptora, foi quase impossível não comparar com Jane Eyre, porém, me esforcei pra separar as coisas.

Aqui, Agnes foi criada debaixo de uma proteção que só quem é irmão caçula vai entender, todos se sentiam responsáveis por ela (na minha casa foi igual, tenho uma irmã que é só 2 anos mais velha que eu e se sente minha mãe), todo esse cuidado não deixou ela muito preparada pro mundo e pras coisas que aconteceriam depois, mas sim, o livro tem um final feliz.

Acho que pra ficar perfeito, alguns pontos poderiam ter sido diferentes... Como uma mudança pessoal da Agnes, um crescimento interno. Pq o livro todo ela não muda muito na sua função, ela só aceita a limitação que impuseram ao cargo. Não queria que ela fosse 100% responsável por moldar o caráter dos pupilos dela, mas acontece que ela aparentemente não tinha muito pulso, e alguns pupilos dela chegavam a ser extremamente irritantes :( (culpa dos pais).

Outra coisa foi o romance que o livro trás, acho que poderia já ter dado uns indícios antes... E desenvolvido melhor. Achei um pouco corrida a forma como se deu.

Claro, era o que eu gostaria que tivesse acontecido, mas nada tirou a qualidade. A estória eu achei bem boa e a Agnes é uma querida que merecia sim a felicidade.

helenaslodk 30/11/2023

Eu curti o livro, ele é bem curto e a leitura flui super bem. Como eu já li Jane Eyre, no início eu ficava comparando muito os livros (e Jane como sempre superior).

No entanto, ele é curto mas podia ser melhor desenvolvido. É bem previsível e antes da metade a gente já sabe o final. Outra coisa que me irritou foi como a Agnes era toda boazinha, santinha e deixava os outros fazerem o que quiserem com ela. E ela também era bem ingênua, no início nem sabia o que estava fazendo, me dava uma agonia.
Nanna 30/11/2023minha estante
Ué ? Agora ?

helenaslodk 30/11/2023minha estante
esqueci, tava esperando a tua pra copiar mas demorou mto

Nanna 30/11/2023minha estante
MDS eu ainda não fiz ? Hahaha de hj não passa kkk vou copiar a tua