Agnes Grey Anne Brontë

Resenhas - Agnes Grey

Rivanielly 07/09/2023

Suave
Leitura suave e tranquila, trás um prazer nas pequenas coisas da vida. Sem suspense, mas trás um certo friozinho na barriga pela personagem, as irmãs estão me contagiando mesmo.

Leticia Novaes 30/08/2023

AGNES GREY - ANNE BRONTË
⭐⭐⭐⭐⭐

E por que ele iria se interessar pelas minhas capacidades morais e intelectuais: que importância terá para ele o que eu penso ou sinto? Perguntei a mim mesma. E meu coração palpitou em resposta a essa pergunta".

Agnes é a filha mais nova de um clérigo e sua mulher (que um dia foi de uma família bastante abastada, mas que abriu mão de tudo para se casar). A família vive razoavelmente bem, pois o pai tenta dar para esposa tudo que um dia ela teve e abriu mão. Até que um dia o pai perde todos os investimentos e a família se vê passando necessidade.
Para ajudar a família Agnes decide começar a trabalhar como preceptora, coisa que no começo os pais e a irmã não apoiam. Agnes está bem decidida e consegue convencer a família e vai trabalhar na casa de um família que tem um parentesco bem distante a sua. A partir daí, ela vai perceber que nada vai ser como ela esperava e que famílias e criações são bem diferentes uma da outra.

A narradora aqui é a própria Agnes e ela não esconde do leitor seus pensamentos e revoltas que passam durante a história. Ela também ao longo do livro tem muitas reflexões religiosa que, ainda mais por ser filha de um clérigo.
Para quem leu livros das outras irmãs Brontë, Agnes Grey é o livro mais cru e direto. Aqui é claramente uma crítica à sociedade da época e o romance dos personagens é algo mais secundário. A religião como tema e mulheres fortes e decididas é algo que as três irmãs utilizavam em suas narrativas, o que é algo que é impressionante devido a época que elas viviam.

Selminha 27/08/2023

Bronte sendo Bronte
É nítido que as irmãs Bronte tiveram uma educação respaldada na Palavra de Deus e seu amor por Ele se revela a cada posicionamento e fala diante do que nos foi ensinado por Cristo, suas críticas são sobre como elas mesmo diziam, ser cristão de ações e não só de nome.
Aqui temos diálogos riquíssimos, cheios de ensinamentos, um amor pela Palavra de Deus. A maneira como Agnes era firme em seus princípios e crenças mesmo em meio a pessoas tão diferentes, ela sabia que podia ser influenciada e se mantinha vigilante, nunca permitiu que a riqueza e prepotência dos seus patrões a fizessem sentir menor, muito pelo contrário tinha total certeza que a verdadeira riqueza não está em nada disso, e sabia seu valor. E quanto ao tema beleza, as irmãs Bronte (até onde percebi) tem uma visão maravilhosa sobre isto. ??

Michelle 26/08/2023

Lanny 13/08/2023

História boa, personagens fracos
A história em si é boa, mas a Agnes merecia um pouco mais de sal. Ela não tem voz pra se defender de forma alguma, embora as análises de especialistas na própria edição do livro diga que é uma história sobre uma moça que quer construir sua independência.

Primeiro ela se sujeita àquelas crianças horríveis e pais piores ainda.

Depois ela se sujeita à Mary e Matilda. Em momento algum ela fala da opressão que sofre, se revela, se impõe. É chato ler personagens tão entediantes. Por outro lado, os outros personagens são de uma arrogância sem tamanho e mereciam ouvir poucas e boas, mas a gente não tem esse prazer de vê-los quebrarem a cara.

Teve altos e baixos. Até certo ponto, eu estava pronta pra só criticar, mas tem uma melhorada mais perto do fim.

Monique @librioteca 06/08/2023

Ainda não foi dessa vez que o legado Brontë me cativou...
Bem, o que posso dizer... minha experiência com as obras das irmãs Brontë tem sido desafiadora até o momento. Rsrs... "Jane Eyre" não atendeu minhas expectativas, e "Agnes Grey" também não me encantou.

Embora reconheça o talento de Anne Brontë para a crítica social, e tenha achado interessante o fato de o romance ser parcialmente autobiográfico, eu senti falta de uma complexidade na história e achei tudo meio morno... Sorry!

No entanto, sigo admirando o legado das irmãs Brontë. É surpreendente como esse trio conseguiu alcançar a imortalidade literária em suas vidas tão curtas.

rayssarangoni 03/08/2023

O talento é de família
Anne cria durante essa narrativa uma história muito palpável e interessante ao leitor.

me entretive do início ao fim, passei raiva dos patrões e me identifiquei com a protagonista em diversos momentos mas o destaque para mim é sem dúvidas a reflexão sobre a realidade vivida por agnes ser tão semelhante à que muitas de nós vivem atualmente (mesmo tendo sido escrito muitos anos atrás).
o livro em diversas partes nos choca em retratar sem firulas como o ser humano pode ser cruel com os seus nos convidando a refletir de maneira certeira sobre as nossas próprias atitudes.

indico muito a leitura.

Aline 03/08/2023

"Agnes Gray" é um romance escrito por Anne Brontë, publicado em 1847. A história é narrada em primeira pessoa pela protagonista, Agnes Gray, uma jovem mulher que decide se tornar governanta para ajudar sua família financeiramente e encontrar sua independência. Ao longo da narrativa, Agnes compartilha suas experiências e desafios enquanto trabalha em diferentes casas de famílias abastadas.

Como governanta, Agnes enfrenta as dificuldades e injustiças dentro dos lares onde trabalha, especialmente a negligência e a crueldade direcionadas às crianças que cuida. Sua jornada é uma busca por autoconhecimento, autoafirmação e realização pessoal em uma sociedade restrita pelas normas patriarcais do século XIX.

Ao longo do livro, Agnes aprende lições importantes sobre amor, amizade e a importância de valorizar a si mesma e suas habilidades. Sua voz traz à tona as lutas enfrentadas pelas mulheres da época em busca de igualdade e respeito.

Através das experiências de Agnes, a autora Anne Brontë aborda questões sociais relevantes da época, revelando as restrições impostas às mulheres e a necessidade de romper com as expectativas impostas pela sociedade.

Em suma, "Agnes Gray" é uma história cativante sobre a busca de uma jovem mulher por autodeterminação, independência e reconhecimento em um contexto histórico desafiador para as mulheres.

Maylla2 31/07/2023

Sensível e inteligente
Agnes Grey é sem dúvida um romance de formação com toque feminista. Ao narrar a história de Agnes Grey, Anne nos dá uma clara ideia do papel da mulher na sociedade.
Com críticas à aristocracia e ao pensamento supérfluo das pessoas para as quais trabalha, Agnes deixa clara a diferença entre pessoas de caráter e pessoas de classe social elevada. Desatrelando uma coisa da outra.
De forma sensível e tocante, acompanhamos a trajetória dessa jovem que vai em busca de sua identidade e de seu lugar no mundo em que vive.

Maria.Batagin 26/07/2023

Que leitura Boa!!!
Que livro gostoso de se ler, leitura flui e te prende do início ao fim dele.
A leitura torna se interessante quando se tem em mente que foi publicado em 1850, o romance ultrapassa a Era Vitoriana com sua temática realista.
A caçula da família Brontë não fica atrás de suas outras irmãs escritoras, Charlotte e Emily, ao criar uma protagonista disposta a enfrentar as convenções sociais da época e se firmar como uma mulher corajosa e dona de si, diferente de muitas mocinhas românticas de então.
A obra narra a trajetória de Agnes, governanta de famílias da classe aristocrática inglesa, suas lutas, questionamentos e claro, sua relação com o amor. Leitura imperdível para os apaixonados pelas outras irmãs Brontë e pela produção literária inglesa.

Cintia295 26/07/2023

É um livro rápido de ser lido, mas que não gostei tanto assim, nossa deu vontade de entrar no livro e brigar com os pais crianças/adolescentes. Mas o próprios não tinham muita educação, também somente dinheiro.
O final gostei, foi água com açúcar mas gostei ???

Leila 23/07/2023

Agnes Grey
Primeiro livro lido da família Brontë, "Agnes Grey" me cativou... No começo demorei para entrar no ritmo da leitura da obra de Anne Brontë, mas a partir de 1/3 da história, fui gostando do enredo e mudei minha opinião sobre o livro...
A história de Agnes Grey é interessante, não é um texto cansativo, apesar de ter sido escrito em 1850, flui bem a leitura...

Juliana.Nogueira 14/07/2023

Primoroso
A primeira leitura de Anne Bronte e não poderia estar mais satisfeita. O livro assume o contorno de uma leitura de conforto (mensagem que já transmitida a partir da linda capa da Martin Claret).

Adorei acompanhar a vida e a formação da Agnes como pessoa e odiei com ela cada um dos pupilos. Mas, no final, senti falta de mais informações sobre a Sra. Ashby.

Enfim, adorei o estilo da autora e já quero ler o outro livro dela.
Sr. Paixão 19/10/2023minha estante
Também queria mais informações da Rosalie, um final definitivo.

Nandecas 13/07/2023

Uma leitura fluída, com um acervo de palavras requintadas, que fazem a história se tornar mais interessante. Sou suspeita para falar porque adoro clássicos, e embora esse não seja tão engenhoso como o de suas irmãs, a história ainda sim se torna valiosa.

Sonia231 07/07/2023

Agnes perfeitaaaa!
Livro muito bom, por ser um clássico tem linguagem simples! Me levou a refletir o quanto as pessoas podem ser vazias e se importar mais com o dinheiro do que com o amor verdadeiro, romance maravilhoso, apesar de lento foi numa velocidade perfeita! Um ótimo clássico para começar!