Agnes Grey

Agnes Grey Anne Brontë

Resenhas - Agnes Grey

10/06/2023

O livro é bastante cansativo na minha opinião pois a autora passa muito tempo descrevendo o quanto seus alunos são difíceis de lidar tanto na primeira quanto na segunda casa em que trabalhou.
É basicamente um livro de lamentações, sem grandes expectativas e bastante previsível.
Nem parece que é a mesma autora de A Inquilina de Wildfell Hall, livro que me agradou bastante e é bem mais dinâmico.
Agnes Grey é muito parado, nada acontece de interessante.

Camila Felicio 09/06/2023

Um livro estilo filme de sessão da tarde, bonitinho, mas não voltaria a ler, pretendo ler a Inquilina da mesma autora para ver se consigo ter o mesmo apreço por ela que tenho pelas irmãs, o que por enquanto está distante...

Nirley 08/06/2023

Agnes Grey
Eu gostei muuuuito do livro e me identifiquei bastante com Agnes Grey. Ser professora de alunos que não podem ser repreendidos, mas que a gente morre de saber que precisam, é duro viu?!

Cristiane.Rocumback 05/06/2023

Bela história
Difícil comcluir a leitura de um clássico num dia, mas esse foi muito agradável e fácil de ler.

Parece costumeiro que haja nos clássicos as famílias insuportáveis! Sempre há aqueles personagens que nos dão raiva e a protagonista que suporta tudo tão serenamente. É o caso de Agnes Grey. Mocinha temente a Deus, boa índole, boa educação e exemplar. Mais inclinada a ouvir do que falar e por essa mesma razão desprezada pelos julgamentos de pessoas tolas. Tudo isso, mas a personalidade dessa protagonista encanta.

Escrito em primeira pessoa. Leitura muito fluída, sem enrolação. Indico a leitura.

Thais645 04/06/2023

Bom livro da melhor das Brontë
Anne Brontë tem um senso crítico social agudíssimo, com uma visão feminista a frente do seu tempo. Esse livro mergulha em críticas sociais como as apresentadas por Jane Austen, mas vão mais além, são profundas críticas da visão do papel da mulher e do homem na sociedade. Embora esse livro seja mais "leve" que A Moradora de Willdfell Hall, ainda sim é uma história inteligente e crítica com uma personagem feminina forte. Adorei e com certeza Anne B. é uma das minhas autoras favoritas.

Sparr 18/05/2023

Uma releitura agradável, mas só!
Quando li Agnes Grey pela primeira vez, lá pelos anos de 2006, achei o livro sem par. Anne, das irmãs Brontë, surpreende ao colocar em seu enredo uma mulher que deseja a liberdade por si só, a vontade de existir e escolher por puro consentimento de si mesma, quando a sociedade tolhia a mulher de todas as formas possíveis e imagináveis.
Então o que mudou? Apesar de nobre e corajosa, a escrita em segunda leitura, não me pareceu tão profunda ou certeira como eu me recordava. Acredito que isso também esteja acontecendo porque tenho outra visão de mundo no meu agora. O ponto é que mesmo na observação dessa coragem de Agnes, mesmo enxergando a presença de variação de temas e abordagens, como mostrar um personagem saindo da melancolia presente na literatura gótica e abordando aspectos que o apresentam como uma pessoa que se afundou na depressão, após sentir que falhou em seu papel provedor. Apesar de tudo isso, senti que a personagem perde muito ao querer aprovação e redenção. Essa busca de validação me irritou tanto quanto os personagens odiosos que aparecem nos primeiros momentos de Agnes como preceptora.
O livro continua encantador, a escrita da Anne é atemporal e boa, por isso recomendo a leitura.

Rfgaugustin 13/05/2023

Anne Brontë faz um retrato da sociedade inglesa de sua época por meio das vivências de sua protagonista preceptora.
Interessante.
Não leria novamente.

lestatdelioncourt 13/05/2023

minha primeira brontë
anne brontë pode não ser tão famosa como suas duas irmãs, mas nem por isso deixou de contribuir para a literatura e merece receber tanta atenção quanto às mesmas

em seu romance de estreia, a autora compõe uma obra fictícia utilizando diversos elementos de sua própria experiência no período em que ocupou o cargo de preceptora, inicialmente chocante de acompanhar, tamanha é a crueldade dessas crianças, principalmente do garoto que tem suas atitudes incentivadas pelos familiares, agnes passa por verdadeiras "provações"

não demora muito para ser despachada (o que foi um livramento) e juntar-se a uma nova família, também enfrentando problemas, mas já sem a mesma austeridade que a anterior, também é nesta época em que a heroína começa a se apaixonar e diferente da vida real, pode enfim, realizar seu ansiado final feliz

o livro em si é bem curtinho e a leitura não é complicada, um clássico bom para começar

Eunice 01/05/2023

Simplesmente maravilhoso esse livro ??? amei tanto ?

Carolina 23/04/2023

Lindinho
Livro que deixa o coração quentinho. Desde o início me identifiquei muito com Agnes, não sei exatamente o pq.

A autora lança mão do estilo das irmãs e aposta em algo diferente e deu super certo, em minha humilde opinião. Só achei o fim um pouco corrido, no final o livro é um diário mas não dá forma como estamos acostumados a ver (como o de Anne Frank, por exemplo).

Andre 21/04/2023

Fecha com chave de ouro o que li até o momento sobre as irmãs Bronte
Terceiro livro das irmãs que li: o primeiro foi o Morro dos ventos uivantes, e o segundo Jane Eyre. Agnes Gray demonstra a qualidade desse trio, o que muito me impressiona, tanto mais por terem escrito suas obras em tão tenra idade (alguém consegue imaginar um jovem de hoje a escrever com tanta profundidade?!). A estória é maravilhosa; achei-a até um pouco superior a do Morro dos ventos uivantes e quase a empatar com Jane Eyre, de sorte que não farei maiores comentários. Que leia que não a leu, e quem a leu talvez concorde comigo.

O que quero fazer neste momento é comentar algo que não gosto muito nos livros atuais. Explico: Quando pego um livro para ler, quero apenas o conteúdo da estória, tentar entender o que aquela alma quisera colocar no papel, o que sentiu e o que quis passar. Por isso procuro evitar livros com prefácio e posfácio de críticos contemporâneos porque aqueles que os escrevem colocam seu ponto de vista muita das vezes num viés ideológico que a meu ver sequer tenha sido cogitado pela autora, esta que frequentemente só quer colocar suas vivências, angústias, alegrias, tristeza etc. na ponta da pena (ou do teclado).

Até aconselho a quem ache interessante que se procurem livros sem análises de críticos atuais. Acho que se tem de criar a própria intimidade com o livro sem pensamentos de terceiros; aí sim, se se quiser aprofundar na obra e ouvir comentários ou releituras, que isso fique a critério de cada um. Por causa disso tenho lido muitos livros de editoras portuguesas que parecem não sofrerem tanto disso como se demonstra ser o caso de nossas editoras brasileiras em sua maioria.

No mais, obra imperdível!

Rosangela Max 20/04/2023

Aborda um tema importantíssimo: a educação de jovens.
A história é bem típica das irmãs Brontë. Fala sobre relação familiar de uma forma muito atual. E esta, em particular, tem ênfase na educação de crianças e adolescentes. Achei um tema oportuno para ser ler em um momento em que o papel da família na educação dos filhos está sendo tão discutido.
A protagonista sofre com a falta da participação e do interesse dos pais na formação moral e comportamental dos filhos, que colocam toda esta responsabilidade na mão de terceiros (babás, preceptoras, mestres educadores etc).A única orientação dos pais é que a protagonista faça com que seus pupilos se mantenham ?felizes?. Isso já diz muita coisa sobre a história.
Apesar do tema, a escrita é leve e fluída. Gostei muito!
O romance também está presente aqui, mas de uma maneira sutil, coadjuvante mesmo.
O prefácio é longo e riquíssimo de informações. Porém, contém spoilers. Quando tem spoilers, acredito que seria mais adequado que viesse ao final do livro como um posfácio junto com o posfácio já existente. Acredito que faria mais sentido um texto único no final.
Recomendo a leitura.
Katia Rodrigues 22/04/2023minha estante
Prefácio com spoiler até quando...???

Livia Barini 25/04/2023minha estante
Parece interessante

Mandark 19/04/2023

Espetacular...
Anne era a única das irmãs Brontë por cuja obra eu ainda não havia me aventurado... E que jornada foi essa meus amigos. Com uma narrativa simples e envolvente, Anne traz uma personagem à frente de seu tempo, cheia de força, conhecedora dos seus limites, mas capaz de tudo para atravessar as intempéries da vida. Amei a narrativa da Agnes e sua justa trajetória. Sem dúvidas, as irmãs Brontë marcaram a literatura mundial com suas histórias atemporais e o projeto esse ano é ler os romances delas que ainda não li e reler os que já amo.

Jessica631 17/04/2023

O primeiro das bronte
Como uma primeira leitura das irmãs, digo que gostei, mas nao me surpreendeu! Adorei a narrativa de cotidiano que anne escreve, de sua jornada de independência como preceptora, de sua insistência no cargo! Gosto demais de suas conversas com nancy, e como a autora no decorrer do livro todo, imprimi sua cosmovisão cristã de forma sutil e graciosa! Oque faltou pra mim foi mais pontos altos, deixando a leitura menos linear!