Agnes Grey

Agnes Grey Anne Brontë

Resenhas - Agnes Grey

Ely 23/04/2024

Curto demais.
Que Agnes foi corajosa ninguém pode negar. Começar a ser governanta assim do nada não é para qualquer um. Apesar das dificuldades com a primeira familia, continuou a insistir com convicção no que desajava, recomeçar em uma nova casa.
Os livros de Anne Bronte deixaram a desejar em um ponto da narrativa, sinto que não consegui me conectar de verdade com as personagens de seus livros. Talvez seja a falta de descrição dos sentimentos de tais personagens, pensamentos, medos e anseios. Ou foi apenas a forma como ela flui com a narrativa.

Van_woods 21/04/2024

Sinopse geral:

"A obra narra a trajetória de Agnes, governanta de famílias da classe aristocrática inglesa, suas lutas, questionamentos e claro, sua relação com o amor. Leitura imperdível para os apaixonados pelas outras irmãs Brontë e pela produção literária inglesa".
Semelhante a personagem Agnes, a caçula da família Bronte também trabalhou como governanta, de forma que o romance é quase autobiográfico.
Gostei pela sinceridade e descrição real sem suavização da realidade, mostrando que as pessoas são cruéis de uma forma muito crivel. Entendo então o por que da obra ter sido censurada na época.

KelenDZ 20/04/2024

História gostosa e leve, ao estilo de outras obras que li das irmãs Bronte.
Não há reviravoltas, e o final é um tanto óbvio, mas mesmo assim gostei bastante da leitura.

@estantedamolina 17/04/2024

Um pouco diferente dos livros das irmãs, mas tbm mt legal!
Em Agnes Grey conhecemos uma jovem professora que vive inumeras dificuldades antes de ter seu final feliz!

The guy on the train 12/04/2024

AGNES GREY - ANNE BRONTE
Gostei mais do que eu achei que gostaria do Livro. Assim como as outras irmãs Bronte, Anne traz a selvageria e as sombras das emoções humanas para suas narrativas. Contudo, ela é consideravelmente mais romântica que as outras, criando uma história que caminha em direção as narrativas de Jane Austen, mas sem perder sua brutalidade emocional que, apesar de consideravelmente mais leve que a de Emily, por exemplo, ainda sim é dura e honesta.

PriMika 12/04/2024

É bobagem desejar a beleza
"[...] É bobagem desejar a beleza. Pessoas sensatas nunca a desejam para si mesmas, nem a desejam nos outros. Se a mente fosse bem cultivada e o coração bem disposto, ninguém se importaria com o exterior. [...]"

Só tenho a dizer que o livro é maravilhoso e traz muitas temáticas muito revolucionárias à época. Em vários trechos, você se pega refletindo sobre as pessoas ao seu redor e sobre você mesmo. A leitura é ótima e é uma obra atemporal. Amei.

Mel 11/04/2024

Morno
Na maioria das vezes, acabamos lendo Anne Brontë devido às suas irmãs, seja por "O morro dos ventos uivantes" ou "Jane Eyre". Este livro, especificamente, não é um romance romântico. Trata-se, como bem explicitado no prefácio desta edição, de um romance formador, com uma crítica construtiva e formadora para, principalmente, mulheres não pertencentes à alta sociedade vitoriana. O que é dito como autobiografia desta autora, a história narra a jornada de Agnes Grey como governanta e preceptora, as dificuldades que ela encontra no serviço, no âmbito familiar e financeiro e, de uma forma religiosa, moral e íntegra, a personagem mantém sua fé e força para no fim alcançar a tão almejada conquista: o casamento. Em diversos trechos, podemos extrair passagens e conselhos valiosos para o nosso cotidiano, porém, como leitura, é um livro com uma fluência cadente, morna. Quanto à crítica à sociedade e a alguns comportamentos, devo dizer que Jane Austen a faz com superior maestria. No mais, ainda é um livro interessante de se ler, para quem gosta da ambientação desta época.

Lari ... 08/04/2024minha estante
Gostei bastante da sua resenha, Tamiris! Logo quero ler esse livro.

Tamiris 09/04/2024minha estante
Lê sim, uma leitura muito good vibes rs

Damares Cristina 02/04/2024

Modesta e Íntegra
"Agnes Grey" destaca a modéstia e a integridade de sua protagonista, Agnes, enquanto aborda temas como escolhas, valores interiores e fé cristã. Apesar do enredo sem grandes reviravoltas, o desenvolvimento lento da trama e os personagens cativantes oferecem uma reflexão profunda sobre a vida e as relações humanas. Com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, "Agnes Grey" é uma leitura recomendada para aqueles que apreciam histórias com profundidade moral e psicológica, além de um vislumbre da vida na Inglaterra do século XIX.

Citações:

"A vida parece-me uma longa jornada, com caminhos íngremes, pedregosos e desconfortáveis; mas, às vezes, encontramos um vale macio e verdejante, um regato sereno, um florido arbusto, e sentimos que somos felizes."

"As virtudes verdadeiras não são sempre mostradas ao sol; nem são as ações mais nobres sempre aquelas que trazem a maior fama."

"Aqueles que não têm beleza, mas possuem qualidades internas valiosas, podem ser comparados a uma vela que, embora não tenha o mesmo brilho que o sol ou a lua, ainda assim é capaz de iluminar a escuridão ao seu redor."

Tahira-can 29/03/2024

Fraquinho
Dá pra ler até o fim e dá pra tirar alguma coisa de lição, então vou considerar bom. Mas acho um tipo de escrita muito negativa. Todas as pessoas são ruins, menos Agnes e a família dela. O começo do livro passava a impressão de que ela era uma pessoa decidida, querendo sair de casa, trabalhar e ajudar a família. Mas depois ela foi revelando uma personalidade muito fraca, insegura e depressiva, dependendo sempre de outros pra fazer qualquer coisa e sempre fazendo as vontades dos outros mesmo quando não queria.
O que tem de bom no livro é que destaca a importância de cultivar qualidades no nosso íntimo mais do que a aparência externa. Que ser bondosos, empáticos e compassivos vale mais do que ter muito dinheiro e beleza.
Lili 15/04/2024minha estante
Concordo com seu ponto de vista. Tive a mesma impressão

Luiza3234 28/03/2024

FAVORITEI
Agnes Grey é um clássico dos anos 1850 escrito por Anne Brontë, esse livro conta a história da jovem Agnes Grey, que decide que quer ser uma preceptora para ajudar sua família, e também provar para eles que ela tem maturidade para exercer um cargo como esse.

A escrita de Anne me encantou de uma maneira indescritível, consegui captar cada sentimento de Agnes, consegui sentir tudo oque ela sentia.
Esse livro foi uma mistura de sentimentos, me apaixonei junto com a Agnes, senti ódio junto com ela, esse livro foi incrível!
Nao consigo botar em palavras o quanto eu amei esse livro, so sei que todos que amam um romance clássico deveriam ler Agnes Grey.

Séh 14/03/2024

Real e palpável
Eu simplesmente amei a forma crua com a qual o cotidiano e a vida de Agnes Grey é descrita. Sua infância até seu primeiro emprego, as descrições de seus empregadores e o caminhar da sua jornada até onde o livro se inicia/termina. Tudo parece muito real e possível de existir daquela forma e é pouco romantizado ou dramatizado.

Gab4eclipse 14/03/2024

Me surpreendeu
Eu achei que seria uma leitura cansativa mas eu acabei lendo até que rápido e me prendeu bastante, Agnes é uma personagem mt boa e decidida, gostei de como ela dava a sua opinião sobre a atitude dos pupilos sem se importar com a classe social deles ou algo assim

Brenna.Lopes 09/03/2024

Muito bom!
Segue uma linha bem parecida com orgulho e preconceito, retratando o contexto social e tals. eu gostei bastante, recomendo muito!

Amado Livro da Lua 03/03/2024

Coração quentinho das Brontë
As atrocidades sociais que lemos nesse livro incomoda qualquer um nos dias atuais. A leviandade, superficialidade e a futilidade gritam através do personagens retratando uma sociedade banal, no qual suas prioridades e concepções sobre o sucesso familiar fogem muito do que é aceitável nos padrões de hoje.
Eu amei conhecer a história da Agnes, gostei demais da personagem e seu coração transparente, sua maturidade e aceitação quanto aos sentimentos. Quando a mãe dela, eu sou obcecada por ela! Uma verdade mulher forte e admirável!