Agnes Grey

Agnes Grey Anne Brontë

Resenhas - Agnes Grey

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 03/07/2016

Acho que o que mais gostei do livro foi a narrativa da autora. Apesar de ser uma história lenta e sem muitos acontecimentos, ela usa as palavras de uma maneira tão instigante que você acaba não conseguindo evitar ficar preso ao livro.

A protagonista me irritou sim em muitos momentos por ser submissa demais (o que é compreensível considerando a posição dela, mas...) porém em alguns momentos ela era muito cheia de opiniões e falava o que achava de verdade e era nesses momentos que mais gostava dela. Já todas as crianças de quem ela cuidou, meu deus, que pestes... Tanto as crianças da primeira casa que ela trabalhou, quanto as crianças (e mais tarde adultas detestáveis) da segunda casa. Acho que todo esse sofrimento da protagonista faz a gente criar um empatia por ela.

Só o romance que infelizmente não me agradou muito. Ele não tem tanto destaque assim, mas quando ele foi o foco, achei bem sem sal e sinceramente [SPOILER] parece que a autora só o colocou na história pra seguir aquela regrinha de final feliz com casamento [SPOILER]
carlos 03/07/2016minha estante
não li esse ainda, mas jane eyre da irmã charlotte da anne brontë também tem a mesma pegada de romance forçado. por isso que para mim, das três irmãs, só a emily conseguiu me ganhar, com Morro dos Ventos Uivantes

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 03/07/2016minha estante
Eu gostei do romance de Jane Eyre, não achei forçado, não, mas esse... Wuthering Heights é maravilhoso, até hoje penso nele.

carlos 03/07/2016minha estante
poxa, não engoli de jeito nenhum :/ achei outros pontos positivos no livro mas o romance não foi um deles. wuthering heights, por outro lado, não perde nada comigo

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 04/07/2016minha estante
Nem gosto tanto de Wuthering heights pelo romance, até porque é meio doentio né rs mas o livro todo é tão perturbador, tem um clima tão pesado que você se sente dentro da história e sente o sofrimento de todos ali

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 04/07/2016minha estante
Estou querendo ler todos os livros das irmãs Bronte, mas alguns são bem difíceis de achar ):

carlos 04/07/2016minha estante
nisso eu tenho que concordar com você. e concordo, é bem difícil de achar os livros. eu tento ler em inglês, mas acaba sendo uma leitura muito difícil

Sim ):

Giulipédia 25/07/2020

De que vale a beleza, sem a bondade?
O livro conta a história de Agnes Grey, uma jovem reservada, vinda de família humilde, que se torna preceptora para ajudar nas despesas da família. Seu primeiro trabalho é na casa de uma família abastada onde sofre maus tratos, pelos filhos dos patrões, é negligenciada pelos próprios e por esse exemplo de conduta da chefia, é também destratada pelos criados, porém longe de desistir em sua primeira tentativa, Agnes é firme e determinada e arruma emprego com outra Família, os Murray, menos piores, mas igualmente ruins, a Srta. Grey agora não vai lidar com crianças selvagens, como seus antigos patrões, mas vai lidar com jovens geniosas, fúteis e ingratas.
Cheguei até esse ponto da história para contar porque tenho certas observações a respeito da filha mais velha dos Murray, Rosalie, mas antes disso quero primeiramente dizer que depois desse relato da criação de duas famílias bem abastadas, fiquei extremamente chocada com o quanto as pessoas são negligentes e escolhem ser ignorantes e ingratas para com seus empregados e demais pessoas de origem humilde ao redor, queria poder dizer que depois de quase dois séculos isso mudou, mas infelizmente não é o caso, sendo assim, só nos resta contar com a literatura, a bondade e a educação para ensinar essas pessoas que todos merecem tratamentos dignos com respeito, independente de sua classe social.
Sei que o livro é sobre a Agnes, mas não consigo para de pensar na Rosalie, como o pior exemplo de mulher a ser seguido, não apenas por ser fútil ou egoísta, mas também principalmente por menosprezar e fazer troça do sentimento alheio, a grande maioria das vezes, sentimentos românticos de seus admiradores, sucitados por ela mesma somente com o intuito de massagear seu enorme ego e sua alma vazia, aqui penso nas observações que a Agnes fazia sobre a beleza de Rosalie, tão desperdiçada, de que adianta um exterior tão lindo, se seu próprio coração é vazio com desejos tão fúteis? Penso em quantas pessoas hoje em dia estão mais preocupadas em cultivar a boa aparência e esquecem de cultivar um bom intelecto, não digo que é errado ser vaidosa, é preciso se cuidar e sim se sentir bonita, mas isso de nada vale se a própria mente é fechada para a imensidão de conhecimentos que o mundo tem a oferecer.
Nesse livro maravilhoso, só consigo reafirma sobre a minha preferência pela Anne Brontë, confesso que apesar desse livro ser perfeito, ainda não se compara ao outro da autora, Inquilina de Wildfell Hall, mas ainda sim, trás valiosas lições sobre a vida para nós leitores e a minha lição aprendida nesse livro é essa, mais do que boa aparência, de nada vale um rosto bonito, que futuramente irá envelhece, se o intelecto for vazio e desprovido de empatia, gratidão, capacidade de ver coisas boas e principalmente de sentir amor.
Mais uma vez só tenho a agradecer a Anne Brontë por essa lição valiosa que está muito bem guardada no meu coração, recomendo o livro a todos!
beatriz.libanio 26/07/2020minha estante
Li o livro da Emily, vou ler o da Charlotte, mas ficou faltando um da Anne pra completar as irmãs, esse é uma boa escolha?

Bart 26/07/2020minha estante
Tá vendo!! Quem lê tuas resenhas já fica tendencioso p/ler o livro kkkkkkkkkkk
????????
E se vc for procurar saber, não sou apenas eu q acho isso!!

Giulipédia 26/07/2020minha estante
Se vc ja está acostumada a leituras mais longas, eu indicaria a Inquilina de Wildfell Hall, mas se ainda não começa c esse pq é menor, tds dois são maravilhosos, mas eu gostei mais do outro, ele é mais profundo, a história é mais bem desenvolvida ????

Giulipédia 26/07/2020minha estante
Ah intenção é essa msm, q bom, fico feliz demaaaais em saber disso! ??

beatriz.libanio 26/07/2020minha estante
Se o livro for bom não ligo de ser mais longo kkkk Muito obrigada!

Gizalyanne 24/02/2022minha estante
Maravilhosa sua resenha

Sanchez 13/09/2022minha estante
Uma graciosidade de história, perfeitamente detalhado e abrange assuntos sociais mto fortes, a questão da religiosidade, machismo e falta de ciência empática.

Mirelle10 21/12/2023

Nada a acrescentar
Um livro assim sem nada a acrescentar. Os sentimentos são só tristeza e raiva mesmo. A história não vai a lugar nenhum, você só passa raiva mesmo.
leti 29/12/2023minha estante
Passa raiva como o Morro dos ventos uivantes? Pq se sim eu não vou nem ler

Mirelle10 29/12/2023minha estante
Sinceramente, eu achei esse beem pior que O Morro?

Mirelle10 29/12/2023minha estante
Porque O morro dos ventos uivantes é tão insano que chega até a ser divertido. Esse não, tem todo um sofrimento e do nada acaba, não tem um ápice

Mirelle10 29/12/2023minha estante
Eu, particularmente, não recomendo a leitura

helenaslodk 30/11/2023

Eu curti o livro, ele é bem curto e a leitura flui super bem. Como eu já li Jane Eyre, no início eu ficava comparando muito os livros (e Jane como sempre superior).

No entanto, ele é curto mas podia ser melhor desenvolvido. É bem previsível e antes da metade a gente já sabe o final. Outra coisa que me irritou foi como a Agnes era toda boazinha, santinha e deixava os outros fazerem o que quiserem com ela. E ela também era bem ingênua, no início nem sabia o que estava fazendo, me dava uma agonia.
Nanna 30/11/2023minha estante
Ué ? Agora ?

helenaslodk 30/11/2023minha estante
esqueci, tava esperando a tua pra copiar mas demorou mto

Nanna 30/11/2023minha estante
MDS eu ainda não fiz ? Hahaha de hj não passa kkk vou copiar a tua

Filipe378 22/12/2023

Um clássico nunca decepciona, e esse não foi diferente. Uma história tão simples e tão profunda. No começo achei que era um livro sobre educação, pois retrata a vida de uma preceptora e suas dificuldades em realizar esse trabalho, mas no fim acabou sendo uma história de amor. Mas um amor puro; um amor despertado pelas virtudes do amado, e não aquela paixão arrebatadora que se atém apenas àquilo que os olhos veem e, por isso, é intrinsecamente superficial. E por ter por objeto a verdadeira beleza, podemos ver a expressão genuina do verdadeiro amor.
Recomendo a leitura para aqueles gostam de uma boa história de amor que não seja apenas mais um clichê moderno.
Dayse.Ariane 22/12/2023minha estante
Sua resenha fez a minha lista de leituras aumentar, já fui procurar a edição em e-book na Amazon. ?

Filipe378 22/12/2023minha estante
Nossa, fico contente por isso! Tomara que a leitura seja tão boa pra vc quanto foi pra mim.

Dayse.Ariane 22/12/2023minha estante
Obrigada ?

EH 29/08/2021

Gostei muuuuuuuuuito mais...
que de Jane Eyre. A pobi da Jane sofre demais, enquanto Agnes é mais forte em seu sofrimento. É bem verdade que Agnes possui uma família que a ama e apoia, mas sua atitude diante da vida parece mais positiva e leve. Um livro muito importante, que mostra que mesmo na Inglaterra vitoriana e preconceituosa, havia caminhos fora do casamento e da nobreza. Adorei!!!!
Natalia.Rocha 08/01/2022minha estante
Terminei de ler ontem, amiga e concordo plenamente com você!!!

EH 08/01/2022minha estante
Muito bom, né Natália???

Natalia.Rocha 14/01/2022minha estante
Eu amei, quero ler os outros dela.

Fabricio268 01/11/2023

Leia e conheça a senhorita Grey, será um prazer.
Anne Brontë, cria uma personagem inesquecível. Agnes Grey é uma moça humilde, inteligente, graciosa e imensamente simpática.
Ao conhecer a vida da Agnes, pela leitura do seu diário, o leitor irá se compadecer nos difíceis momentos que passou, irá se emocionar em algumas outras passagens e se alegrar nas suas pequenas e grandes vitórias.
A frase abaixo demostra um pouco da sua grande maturidade e sabedoria e serve como um pequeno incentivo para que outros leitores conheçam essa bela moça:

"? A única maneira apropriada de aproveitar a vida é fazer o que é correto, sem odiar ninguém. A Religião não tem como propósito nos ensinar a morrer, mas a viver; e quanto mais cedo você acumular sabedoria e bondade, mais felicidade estará reservando para si."

Agnes Grey.
Vanessa.Castilhos 01/11/2023minha estante
Que lindo, amigo Fabrício! Agnes Grey é inesquecível mesmo. ?

Thamiris.Treigher 02/11/2023minha estante
Esse é maravilhoso!!!

Janaina Edwiges 04/11/2023minha estante
Linda resenha! Amo os livros das irmãs Brontë, mas ainda não li todos. Este está na minha lista!

Dani (@danimoura1) 14/04/2021

Anne Brontë conte comigo pra tudo!
"E por que ele iria se interessar pelas minhas capacidades morais e intelectuais: que importância terá para ele o que eu penso ou sinto? Perguntei a mim mesma. E meu coração palpitou em resposta a essa pergunta".

Agnes Grey, vai muito além de um romance de formação. É mais sobre a coragem de uma mulher do século XIX que decidiu desafiar as "regras" da época e denunciar a forma como a aristocracia enxergava e tratava as classes trabalhadoras. E assim, como é apresentado no posfácio dessa edição deve ser respeitado por ser, talvez, um dos primeiros livros com cunho feminista.

Fiquei muito envolvida na narrativa, não esperava que fosse gostar tanto. Recomendadíssimo!
Ari 15/04/2021minha estante
Antes do Jane eyre, esse era meu favorito das Brontë ? gostei demais da conta

Dani (@danimoura1) 16/04/2021minha estante
??? Tô louca pra ler o outro da Anne, que todos dizem que é até melhor que esse

Ari 17/04/2021minha estante
Eu gostei mais desse mesmo que ? achei a história muito atual, parece que ela estava descrevendo as pessoas de hoje em dia. Mas o outro é muito bom também

Luísa Ribeiro 25/10/2023

Obra de arte
Nunca fiz uma resenha na minha vida, mas depois de ler esse livro, sinto que eu precisava.
Ele é delicado, dinâmico, profundo e atual.
Além de explorar os costumes da época, e desafiá-los também, muitas vezes, apresenta diálogos que eu consigo ver em uma publicação contemporânea. Me impressiona a diferença da Anne Brontë para outros autores da mesma época, ela escreve com objetividade, paixão, pessoalidade e humor.
Além da qualidade da composição, meu motivo para ter gostado também foi bastante pessoal. Me identifiquei pra caramba com a protagonista, a luta dela constante por ter essa necessidade de suportar as coisas, o compromisso com a família, a luz que ela sente ao enxergar que podem haver pessoas que a entendem além de seus familiares. Ela é forte e se sente fraca. Ela é persistente e sente que nunca é o suficiente. É uma protagonista tão bem trabalhada, tão real sabe? Eu amo como ela simplesmente tem momentos que apenas sai para o quarto dela, chora um monte e depois fica tudo bem.

Não sei se é considerado spoiler pois é uma passagem do começo do livro, mas colocarei a partir daqui um alerta se spoilers leves: descreverei uma cena que está, acredito, nas primeiras 60 paginas e colocarei passagens do livro das quais eu gostei.

...

Quando a anne está saindo de casa para trabalhar como governanta pela primeira vez, ela se despede dos pais mas não chora na frente deles. Ela espera chegar no meio do caminho. Porque essa foi uma decisão que ela tomou sozinha, e pela qual ela insistiu muito, apesar dos pais e irmã não apoiarem ela sair de casa para trabalhar.
O sentimento de que, já que a decisão foi sua você não pode permitir que os outros vejam que você questiona sua decisão todos os dias, é muito real, pelo menos pra mim.

Vou citar agora algumas passagens que eu gosto. Não sei se alguém vai realmente ler isso tudo que eu escrevi, mas vai que alguma dessas te convence a ler kkkkkk

"Então você acha que eu ia me empenhar para o divertimento dele! Não, essa não é a minha ideia do que seja uma esposa. A parte do marido é agradar à esposa, não a dela agradar a ele. E se ele não estiver satisfeito com ela como ela com ele, e agradecido por também possuí-la, então ele não é digno dela, é isso." - Rosalie Murray

"Mas, com cuidado, muitas crianças delicadas se tornaram homens e mulheres fortes." - Agnes Grey

"E quanto a toda a sabedoria e bondade você vem tentando instilar em mim, é que tudo muito certo e adequado. Se eu tivesse vinte anos a mais, poderia aproveitar bem seus conselhos, mas as pessoas têm de se divertir quando são jovens. E se outros não permitirem, ora, elas terão de odiá-los por isso!" -Rosalie Murray

"Em que parte da cidade a senhorita vive?- ele. -Nunca consegui descobrir. perguntou. Nunca conseguiu descobrir? Então ele tinha tentado descobrir?" Diálogo entre Edward Weston e Agnes Grey

ele começando a chamar ela de agnes :' ) amo romance de migalhas

Bom, é isso. Não sei se deu pra perceber, mas eu amei o livro. É meu novo livro preferido. Obrigada, Anne Brontë?
gabriela2835 26/10/2023minha estante
fiquei mais animada ainda pra leitura ?

Luísa Ribeiro 26/10/2023minha estante
aaaa??

Michela Wakami 03/11/2023

Um livro com uma protagonista, cujo coração é nobre.
Agnes nos conquista de cara e nos faz sofrer e se alegar com ela.

Primeiro livro de romance da autora, baseado em suas experiências como governanta, um livro simples mas ao mesmo tempo cativante.
Vanessa.Castilhos 03/11/2023minha estante
???

Michela Wakami 03/11/2023minha estante
???

Lari ... 08/04/2024minha estante
Gostei bastante da sua resenha, Tamiris! Logo quero ler esse livro.

Tamiris 09/04/2024minha estante
Lê sim, uma leitura muito good vibes rs

Thamiris.Treigher 12/10/2023

Muito maravilhoso!
Começo dizendo que AMEI esse livro e que vou indicar ele o tempo todo. Que escrita fluida, envolvente e simples, mas sem ser simplória.

Não entendo porque esse livro costuma ser "esquecido" em meio às obras das incríveis irmãs Brontë, pois ele é inovador, à frente do seu tempo, com alta qualidade literária, realista, já traz indícios do feminismo e uma importante crítica social.

Agnes Grey é uma jovem moça que, diante das dificuldades financeiras da família, decide tomar a ousada atitude - para a época - de abandonar sua casa e seus parentes para trabalhar como preceptora e, assim, ajudar a família a sair da complicada situação.

Mais do que ajudar a família, Agnes Grey quer mostrar e provar (para si e para os outros) o seu valor, sua independência e sua capacidade. Ela começa sua jornada tomada por essa energia e expectativa, mas a realidade muitas vezes se mostra frustrante.

É aí que entra a crítica social feita nessa obra. Trabalhando como preceptora de crianças e adolescentes em famílias ricas, ela se depara com humilhações, com a hipocrisia dos pais que, além não se importarem verdadeiramente com a educação de seus filhos, projetam todas essas falhas e negligências na jovem Agnes, que precisa aguentar calada diversas injustiças e falsidades.

A leitura é intimista e nos faz sentir todos esses sentimentos de forma muito próxima, já que é narrada pela própria Agnes Grey, que mesmo tentando ser sempre uma moça correta, religiosa, justa e equilibrada, sofre internamente diante de tantos sentimentos pesados, e longe de todas as pessoas que ama. E como ela cresce nesse processo!

Agnes Grey não é uma mocinha qualquer, uma frágil protagonista. Apesar das dificuldades, ela é forte, viva, corajosa e nunca desiste de continuar. Mas, tudo muda quando uma nova figura aparece na cidade...?

A história é quase autobiográfica, já que Anne Brontë usou suas experiências como governanta para apresentar os elementos dessa obra. E que obra! Me conectei muito com a história, com Agnes, com seus sentimentos e com a escrita de Anne. Recomendo fortemente a leitura! ?
RayLima 12/10/2023minha estante
fiquei com vontade de ler!

Thamiris.Treigher 12/10/2023minha estante
Acho que você vai adorar ?

Rosangela Max 20/04/2023

Aborda um tema importantíssimo: a educação de jovens.
A história é bem típica das irmãs Brontë. Fala sobre relação familiar de uma forma muito atual. E esta, em particular, tem ênfase na educação de crianças e adolescentes. Achei um tema oportuno para ser ler em um momento em que o papel da família na educação dos filhos está sendo tão discutido.
A protagonista sofre com a falta da participação e do interesse dos pais na formação moral e comportamental dos filhos, que colocam toda esta responsabilidade na mão de terceiros (babás, preceptoras, mestres educadores etc).A única orientação dos pais é que a protagonista faça com que seus pupilos se mantenham ?felizes?. Isso já diz muita coisa sobre a história.
Apesar do tema, a escrita é leve e fluída. Gostei muito!
O romance também está presente aqui, mas de uma maneira sutil, coadjuvante mesmo.
O prefácio é longo e riquíssimo de informações. Porém, contém spoilers. Quando tem spoilers, acredito que seria mais adequado que viesse ao final do livro como um posfácio junto com o posfácio já existente. Acredito que faria mais sentido um texto único no final.
Recomendo a leitura.
Katia Rodrigues 22/04/2023minha estante
Prefácio com spoiler até quando...???

Livia Barini 25/04/2023minha estante
Parece interessante

Giane 16/12/2021

Agnes veio de uma família simples, não tinham o costume de sair e passava seu tempo estudando e em meio aos livros. Sua mãe era de família com muitas posses, porém ao descobrir o verdadeiro amor por Richard Grey, perdeu sua herança e foi deserdada da família por querer viver com um "simples" pároco. A família vivia uma vida simples, abnegada mas possuíam um conforto, até que Richard faz uma parceria que afunda a administração financeira da família. Diante da situação, passando por dificuldades e vendo seu pai se abater por problemas de saúde, Agnes decidiu que seria governanta. Mesmo com a família relutando a respeito, decidiram apoiá-la e nisso Agnes parte para sua "aventura" fora de casa. Começa cuidando de crianças extremamente difíceis e mal educadas. Vive situações em que precisará manter o domínio próprio e o espírito cristão, fiel a seus princípios. Na segunda casa onde trabalha se depara com alguém que a faz pensar que ainda existem pessoas boas no mundo e sentimentos bons começam a aflorar em seu coração.

Enfim, esse livro é recheado de conselhos para a educação de filhos, tendo vários princípios cristãos em seu enredo. Uma história leve, cheia de ensinamentos.
@lilianloietes 16/12/2021minha estante
Uau amei não conheci o livro

Giane 16/12/2021minha estante
Eu também não conhecia e comecei pelo menos falado das irmãs Brontë. Adorei!

Isabela.Lopes 20/03/2021

Primeiro romance que leio da irmãs Brönte e apesar de ser considerado um clássico da literatura inglesa, não foi uma leitura difícil. O que me deixa animada para ler outras obras.
Nesta, em específico, acompanhamos o dia a dia de Agnes, uma mulher de uma família simples que decidi ser preceptora(como se fosse uma babá nos dias atuais) de uma família da aristocracia inglesa.
Em alguns pontos temos uma pincelada de romance, mas com certeza esse não é o foco. O foco é no crescimento da protagonista.
. J e n n i . 20/03/2021minha estante
Também foi meu primeiro romance das irmãs. É muito bom né ?

Isabela.Lopes 20/03/2021minha estante
Sim, muito bom. Ansiosa para ler outros