Agnes Grey

Agnes Grey Anne Brontë

Resenhas - Agnes Grey

Thamiris.Treigher 12/10/2023

Muito maravilhoso!
Começo dizendo que AMEI esse livro e que vou indicar ele o tempo todo. Que escrita fluida, envolvente e simples, mas sem ser simplória.

Não entendo porque esse livro costuma ser "esquecido" em meio às obras das incríveis irmãs Brontë, pois ele é inovador, à frente do seu tempo, com alta qualidade literária, realista, já traz indícios do feminismo e uma importante crítica social.

Agnes Grey é uma jovem moça que, diante das dificuldades financeiras da família, decide tomar a ousada atitude - para a época - de abandonar sua casa e seus parentes para trabalhar como preceptora e, assim, ajudar a família a sair da complicada situação.

Mais do que ajudar a família, Agnes Grey quer mostrar e provar (para si e para os outros) o seu valor, sua independência e sua capacidade. Ela começa sua jornada tomada por essa energia e expectativa, mas a realidade muitas vezes se mostra frustrante.

É aí que entra a crítica social feita nessa obra. Trabalhando como preceptora de crianças e adolescentes em famílias ricas, ela se depara com humilhações, com a hipocrisia dos pais que, além não se importarem verdadeiramente com a educação de seus filhos, projetam todas essas falhas e negligências na jovem Agnes, que precisa aguentar calada diversas injustiças e falsidades.

A leitura é intimista e nos faz sentir todos esses sentimentos de forma muito próxima, já que é narrada pela própria Agnes Grey, que mesmo tentando ser sempre uma moça correta, religiosa, justa e equilibrada, sofre internamente diante de tantos sentimentos pesados, e longe de todas as pessoas que ama. E como ela cresce nesse processo!

Agnes Grey não é uma mocinha qualquer, uma frágil protagonista. Apesar das dificuldades, ela é forte, viva, corajosa e nunca desiste de continuar. Mas, tudo muda quando uma nova figura aparece na cidade...?

A história é quase autobiográfica, já que Anne Brontë usou suas experiências como governanta para apresentar os elementos dessa obra. E que obra! Me conectei muito com a história, com Agnes, com seus sentimentos e com a escrita de Anne. Recomendo fortemente a leitura! ?
RayLima 12/10/2023minha estante
fiquei com vontade de ler!

Thamiris.Treigher 12/10/2023minha estante
Acho que você vai adorar ?

Séh 14/03/2024

Real e palpável
Eu simplesmente amei a forma crua com a qual o cotidiano e a vida de Agnes Grey é descrita. Sua infância até seu primeiro emprego, as descrições de seus empregadores e o caminhar da sua jornada até onde o livro se inicia/termina. Tudo parece muito real e possível de existir daquela forma e é pouco romantizado ou dramatizado.

Iza 28/06/2021

Um pouco lento
Agnes Grey não é um livro ruim mas é um pouco lento no início. Não achei tão envolvente quanto os livros que já tinha lido das irmãs Charlotte e Emilly. Mas tem sim o seu valor, eu indico a leitura.

Andressa Klemberg 24/08/2021

Anne Brontë merece mais reconhecimento
Das irmãs Brontë, Anne é a que possui menor reconhecimento e, até ler Agnes Grey eu pouco sabia sobre ela. Acredito que seu estilo seja tão brilhante quanto o de Charlotte e, ainda mais incrível em sua crítica social. Ansiosa para ler o outro livro dela.
Agnes Grey é uma personagem feminina que também está à frente do seu tempo, como Jane Eyre, trazendo ideais feministas e uma busca por independência, igualdade e reconhecimento.
O livro é uma delícia de se ler, fluido, relativamente curtinho e com uma jornada muito bacana! Recomendo!

Rafael1906 21/10/2023

Uma narrativa amorosa e acolhedora.
Aqui encontramos um romance espetacular, escrito com tanta simplicidade e carinho que esquenta os mais duros sentimentos. Agnes é uma.jovem que deixa a casa da família para ganhar seu espaço com trabalho e independência. Ela passa por casas de algumas famílias e é preceptora de crianças e jovens. Passa por dificuldades nesse processo, mas cresce em conhecimento, resiliência e amor. Uma leitura que nos encoraja a sermos pacientes e nunca desistir dos nossos sonhos e ideais.

@bibliotecadedramas 24/02/2021

Agnes <3
Eu devorei esse livro em poucos dias. Agnes Grey é a protagonista, uma moça de 18 anos, a caçula de uma família humilde, mas muito unida entre si. Seu pai é reverendo que após passar por dificuldades financeiras, Agnes decide trabalhar como preceptora que além do objetivo de ajudar na renda familiar, também pretende provar a si mesma e a família que é capaz de ser independente. Acontece que a experiência inicial é um tanto quanto frustrante, pois Agnes se depara com crianças super mau educadas e birrentas, além de pais completamente omissos.

Diante desse aspecto, a história que é narrada em primeira pessoa, Agnes nos dá uma reflexão sobre como era a vida a sociedade rica inglesa no século 19 com críticas sutis; a personagem fala das futilidades e viver de aparências dessas pessoas e a importância da educação. É um romance com reflexões pertinentes que acredito ecoarem até hoje, fico impressionada como Anne Brontë, assim como suas irmãs foram mulheres muito a frente do seu tempo.

Como todo bom romance, Agnes também irá se apaixonar e aqui neste livro ouso em dizer que temos o primeiro registro de "stalker" da história, pois a garota puxa toda a ficha sobre o caráter do rapaz antes de entregar seu coração. Achei sagaz. É um livro curtinho, rápido de ler, não é uma obra tão gloriosa como foi em A Senhora Wildfell Hall, mas é uma leitura indispensável pra quem gosta de literatura inglesa, especialmente as irmãs Brontë.

site: https://shejulis.com/livro-agnes-grey/

Carol 07/03/2021

" (...) A carreira de uma mulher de classe média era uma só: o casamento, de modos que encontrar a verdadeira vocação estava fora das possibilidades de uma protagonista feminina - no máximo, ela poderia encontrar um parceiro com qualidade superiores (...). "um dos motivos por que a obra de Anne não alcançou tanto reconhecimento quanto a de suas irmãs mais famosas é a franqueza com que ela expõe as dificuldades do ofício de ensinar pupilos desinteressados, arrogantes, e sobre os quais a governanta tem pouca ou nenhuma autoridade (...)".

Larissa Destro 22/03/2021

Mary Ann roubou a cena!
Agnes é uma garota determinada, filha de um pastor, que decide procurar um trabalho para ajudar nas contas da família.
Em uma época onde não era comum que as moças trabalhassem, ela é firme em sua decisão, e enfrenta o desafio de criar crianças e adolescentes mimadas.
Até o começo desse ano eu nem sabia da existência desse livro, mas depois que me aventurei na leitura coletiva de O Morro dos Ventos Uivantes com a @curtaleitura e a @naoemprestolivros , senti vontade de conhecer a escrita de Anne Brontë também.
A escrita da Anne é morna, mas contém ensinamentos valiosos. Foi uma boa leitura no geral. O final garante um quentinho no coração!

Ester 13/02/2022

Atemporal...
Como eu disse no título, este livro está fora do domínio do tempo. Anne Brontë traz uma narrativa super pessoal, ao longo do livro você sente a impressão de que se tornou amiga da Agnes e consegue sentir uma revolta e indignação com todo o sofrimento e injustiças que ela sofre. A leitura fica parada e um pouco repetitiva durante alguns momentos, mas depois de 95% da história, onde a pobi só sofre kkkk, a gente tem uns mimos de felicidade pra ela. Enfim, fiquei muito satisfeita com o final e feliz por ter conhecido essa obra!!
Emojis que eu definiria o livro: até 95%-?
5% finais-?

lauren 23/12/2021

Definitivamente um livro com uma protagonista a frente de seu tempo. Diria até que, de alguma forma, feminista, mas também fortemente influenciada pela religião. Agnes Grey batalha com toda a força que tem dentro de si para conquistar sua independência e provar ser capaz de cuidar de si mesma. Anne Brontë exprime perfeitamente a solidão e a melancolia que é sentida quando se sai de perto da família para crescer e "se tornar alguém". A vida adulta traz consigo diversas provações e angústias ? e nisso a pobre Agnes se graduou ?, mas a maturidade, as lições e, principalmente, a independência adquiridas superam qualquer sombra de arrependimento! O romance (se posso chamar assim) com Weston só faz melhorar o que já estava bom. Se eu pudesse, dava mil estrelas. Amei muito mesmo.

Eunice 01/05/2023

Simplesmente maravilhoso esse livro ??? amei tanto ?

Mikhaella 01/01/2021

Ética e Valores Morais
Livro de qualidade incrível e surpreendente!! Sim, eu já esperava gostar do livro. No entanto, posso dizer que não imaginava o quanto gostaria.

O livro conta a história de Agnes Grey, uma mulher já madura que narra suas memórias. O romance, escrito em primeira pessoa, mostra a trajetória de Agnes, com sua família idílica, e a sua busca por afirmar-se como uma mulher independente e pronta a se provar, através do emprego como preceptora. No entanto, Agnes logo percebe que nem tudo a sua volta é tão gentil e honesto como o meio em que estava acostumada. Agnes grey trata-se de um romance de formação. Acompanhamos o desenvolvimento de Agnes e a sua formação como uma pessoa amadurecida em sua plenitude, através de todos os percalços enfrentados por uma jovem sem grandes perspectivas futuras devido a falta de recursos financeiros e de classe social.

Muito bem, o que fica, também, registrado de forma incontestável nesse romance é que nem sempre fortuna e classe social elevada é condição necessária para que uma pessoa possua bons valores. E Anne Brontë deixa isso bem claro ao colocar em evidência as formas de tratamento e comportamento dos patrões e pupilos da protagonista, todos considerados pela hierarquia social superiores a ela, como sendo no mínimo muito longe do desejável em pessoas de boa índole. Com uma narrativa despojada de qualquer idealização, Anne Brontë nesse romance chega muito próximo do que seria, futuramente, componentes importantes em produções realistas, dando vital importância a veracidade dos fatos em detrimento de qualquer possível melindre por parte do leitor.

Em suma, foi muito bom. Esse livro é a prova viva de que a produção artística de Anne Brontë, a irmã mais nova e talvez a mais eclipsada das Brontë, não perde em nada para as suas irmãs Charlotte e Emily.

Não deixem de lê-lo!

Leila 23/07/2023

Agnes Grey
Primeiro livro lido da família Brontë, "Agnes Grey" me cativou... No começo demorei para entrar no ritmo da leitura da obra de Anne Brontë, mas a partir de 1/3 da história, fui gostando do enredo e mudei minha opinião sobre o livro...
A história de Agnes Grey é interessante, não é um texto cansativo, apesar de ter sido escrito em 1850, flui bem a leitura...

Viviane.Fonseca 11/02/2021

Um bom romance
Agnes Grey conta a história da Agnes que decide e convence sua família, devido a dificuldades financeiras, a sair de casa para trabalhar como preceptora. Contrariando suas expectativas, a vida de Agnes não foi fácil, passando por famílias difíceis de conviver. Como em todo livro das irmãs Bronte, a nossa protagonista também se apaixona e o seu final é feliz. Do meio para o final a história me prendeu bastante, uma ótima experiência de leitura.