A Curiosidade

A Curiosidade Stephen P. Kiernan

Resenhas - A curiosidade

Paula J 12/11/2020

A ficção científica romântica.
Um livro que passa uma história leve que de uma página para a outra se torna fantástica e viciante, não li as páginas, eu as engoli. Em alguns momento me sentia aprisionada pela história e falo com total propriedade que A curiosidade é um texto firme e bem feito ! Meus parabéns Stephen P. Kiernan e Editora Verus. A vocês que desejam uma leitura leve e maravilhosa acabaram de encontrar um livro perfeito.

Guilherme Dehon 20/07/2021

Surpreende...
O livro foi uma grata surpresa, e o título, apesar de um tanto simplório, caiu como uma luva na obra... Uma simbiose perfeita de suspense e drama.

A estória ? muito bem desenvolvida, construída, amarrada, etc, e prende o leitor desde os primeiros momentos até seu desfecho.

A qualidade da escrita de Stephen P. Kiernan é muito boa, de fácil assimilação e não deixa o leitor perdido.

Os personagens foram bem explorados (suas personalidades, características, etc), e desenvolvidos durante toda a obra, especialmente a Kate e o Jeremiah.

Recomendo! ?????

Tulio.Gama 02/04/2023

Fui atraído pela promessa de uma mistura de ciência e questionamentos filosóficos, mas infelizmente me deparei com clichês de gênero. No entanto, ainda divertido em momentos, e interessante em algumas abordagens como a ganância e o ceticismo.
É tão profundo quanto uma piscina de criança.

Larissa.Duarte 27/12/2020

"Quando o amor entra em sua vida, ele convida todo o seu ser a valer a pena. Se você aceitar o desafio, vai fincar raízes e desabrochar."

Nathaly 23/04/2020

Ficção científica e um toque de romantismo
Apenas pela capa, o leitor é levado a pensar que se trata de um romance melodramático com um toque de espiritismo. A sinopse dá algumas pistas de que o livro pode ser interessante, foi o que me levou a comprá-lo. Abordando de forma moderadamente detalhada os tópicos de criogenia, o livro amarra bem a questão ética da especulação desse procedimento, juntamente com a questão religiosa, trazendo em conjunto um romance provável para que o enredo não ficasse tão maçante para quem não gosta de ciência ou reflexões filosóficas nuas e cruas. Conflitos de gerações, chefes narcisistas e manipuladores, jornalista sem senso de moral e ética, competição entre cientistas, romance improvável e platônico, você encontra de tudo nesse livro.

Marcos 18/05/2015

Enredo

Kate é uma geneticista com Doutorado em criogenia, uma técnica que estuda a preservação do DNA humano através da ação do gelo. Ela lidera a equipe de um renomado instituto da área e tem um projeto no Ártico. Durante uma de suas escavações na área, ela acaba encontrando o corpo de um homem congelado. Porém, o que ela não sabia é que ele ainda estaria vivo, sendo mantido assim por ter entrado em estado de latência.
Logo seu chefe decide reanimá-lo, com sucesso. Ele acaba se tornando o objeto de estudo do Projeto Lázaro e escondido do mundo em geral a sete chaves. Jeremiah Rice, um juiz de paz que viveu e "morreu" em 1906, ao se acordar, se depara com um mundo completamente novo. Ele ainda acredita estar em sua época de origem e não consegue se adaptar completamente ao novo mundo. Vivendo isolado de todos, em um quarto no instituto de pesquisa, ele começa a ver em Kate uma pessoa próxima, em quem pode confiar.
Mas, à medida que notícias sobre o suposto homem que teria sobrevivido congelado começam a sair na imprensa, a vida de Jeremiah começa a correr riscos. Uma parte da população acha válido matá-lo por questões religiosas, julgando que os cientistas querem brincar de Deus. Kate então terá que protegê-lo de tudo e de todos e, ao mesmo tempo, se permitir viver um grande amor.

Narrativa

O livro tem seus capítulos intercalados entre os pontos de vista de vários personagens, como Kate, Jeremiah, Daniel Dixon, chefe de Kate, entre outros. Cada um tem uma forma de narrativa diferente, que dá o tom da personalidade de cada personagem. Esse recurso foi muito bem utilizado para ilustrar e, ao mesmo tempo, delimitar cada um dos plots trabalhados, porém tornou a leitura um pouco confusa em alguns momentos.
A história se divide em três partes. Na primeira temos da introdução ao enredo até a descoberta do corpo de Jeremiah. Na segunda, temos a sua volta à vida até a descoberta da imprensa de sua existência e na terceira o desfecho final. A maneira como o autor trabalhou cada arco da história se deu de forma organizada e completa. Cada eixo foi bem trabalhado e traz uma breve conclusão para o próximo.
O final é emocionante, mas achei que a cena principal foi muito adiantada, ficando algumas arestas soltas para serem trabalhadas após sua concretização. Os elementos dramáticos poderiam ser melhor trabalhados ao longo do livro, trazendo um tom mais próximo da história principal.

Romance + Ficção Científica

Sob o ponto de vista da ficção científica, o livro peca em alguns momentos, se afastando da verossimilhança. Faltou pesquisa do autor por sobre algumas técnicas de extração de DNA e ressuscitação humana. Em um determinado ponto da história esse aspecto é completamente esquecido e o livro vira uma mistura de romance com thriller. Senti falta de explicações mais relevantes para os acontecimentos.
Quanto ao romance, a sua construção foi feita de maneira linear, sem trabalhar as dimensões dos personagens. Kate, por exemplo, apresentava grande potencial se seu passado fosse melhor trabalhado como explicação para suas decisões do presente, algo que não foi feito.
A mistura de gêneros aparentemente antagônicos em uma única história é algo muito arriscado. Nesse aspecto o autor não foi feliz. Os dois gêneros caminharam lado a lado, sem se tocar em nenhum momento, se apresentando apenas como arestas díspares de uma mesma história onde poderiam ser melhor diluídos e guiarem a narrativa do início ao fim.

Considerações

Mesmo com problemas de escrita, A Curiosidade é uma leitura boa, mas apenas isso. O excesso de ponto de vistas, o foco nas longas descrições e parágrafos e a ausência de uma linha narrativa bem definida que seguisse por todo o livro faz com que sua leitura seja arrastada e desinteressante em alguns aspectos. A premissa é ótima, mas poderia ter sido melhor trabalhada. O desenvolvimento não foi satisfatório, mas algumas cenas, sobretudo as finais, trazem alguma emoção para o leitor de romances com pitadas de drama.

site: http://www.psychobooks.com.br/2015/05/resenha-a-curiosidade.html

Leitora Viciada 14/06/2015

Resenha para o blog Leitora Viciada
The Curiosity, publicado em inglês em 2013, é o primeiro romance do jornalista Stephen P. Kiernan, mestre em redação e em ficção com vinte anos de carreira, quarenta prêmios e dois livros de não ficção publicados. A Curiosidade chegou ao Brasil em abril de 2015 pela Verus Editora (do Grupo Editorial Record).
A capa apresenta um homem de costas, com roupas antigas, caminhando em meio a uma vastidão gelada e solitária. Esta, aliada a pergunta "E se você descobrisse que o amor da sua vida morreu décadas antes de você nascer?" provoca curiosidade acerca do enredo. Verifiquei a indicação da Verus como "thriller científico e romântico". O mais importante é que a história é emocionante e repleta de questionamentos sobre ética, amor, vida e morte.
No entanto, a base científica, embora mostrada e explorada pelo autor, não é sólida para A Curiosidade ser considerado um livro de thriller tecnológico, tampouco de ficção científica. As informações e detalhes que Stephen P. Kiernan traz não chega a igualá-lo a Michael Crichton ou Robin Cook, por ter um estilo mais leve. Então podemos observar que este não é um livro exclusivo para fãs de ficção científica. O público-alvo é formado por leitores apreciadores de histórias românticas, porém cientes de que o livro possui leve tom metódico e bom questionamento existencial. Abandonando rótulos e classificações, a obra é comovente, especialmente quando analisada sob o ponto de vista de Jeremiah Rice, o homem deslocado no tempo.
A premissa lembra um pouco o livro A Mulher do Viajante do Tempo (Audrey Niffenegger), a série literária Outlander (Diana Gabaldon) e o super-herói dos quadrinhos Capitão América (Marvel Comics). Em todos os exemplos encontramos personagens deslocadas no tempo, com dramas pessoais, suas adaptações e um envolvimento romântico atípico. No caso do Capitão América, ele também esteve congelado como o protagonista de A Curiosidade. Há ainda uma pitada de Frankenstein (Mary Shelley). Podemos apontar superficialmente que o Dr. Frankenstein é Carthage e o "monstro" é Jeremiah. Uma das personagens em A Curiosidade frequentemente se refere à Jeremiah como "Frank".

O livro é estruturado em cinco partes (interessante notar como se ligam diretamente ao estado do projeto) e poderia ser mais enxuto, de forma a deixar o texto mais ágil. O autor estica um pouco a trama, perdendo o clima de thriller em alguns momentos.
A narrativa é em primeira pessoa e se alterna entre as personagens principais; além de Jeremiah, o homem descongelado, temos capítulos narrados por Kate Philo, a Ph.D. em biologia molecular; Daniel Dixon, o jornalista especializado em publicações científicas; Erastus Carthage, o cientista e pesquisador criador do Instituto Carthage de Pesquisa Celular e, posteriormente, do Projeto Lázaro.
O revezamento de pontos de vista forma uma história linear e a intenção do autor é mostrar e justificar as atitudes e opiniões de cada uma das personagens a respeito do Sujeito Um. É uma alternância positiva para a trama e também muito dinâmica. Desse modo é possível para o leitor tentar compreender cada um dos envolvidos.
O autor apresenta ainda as personagens secundárias: Billings, pesquisador e biólogo de plantas; Gerber, matemático e programador; Thomas, pós-doutorando e assistente de Carthage. Outras personagens importantes incluem um jornalista rival de Dixon e o líder dos manifestantes contra o Projeto Lázaro. O autor peca em estereotipa-las.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2015/06/ACuriosidade.html

Mônica 09/07/2015

A Curiosidade
Ganhei esse livro pelo sorteio da Editora Verus, foi uma agrádavel surpresa, já que eu nunca tinha sido sorteada aqui no Skoob.
Bom, o livro não é tão grosso, apenas 388 páginas, porém as letras são um pouco menores do que o normal. Acho que se fosse para ser uma letra comum daria umas 500 páginas..
Adorei! Que livro incrível. Personagens muito bem elaborados, história inédita (dentro dos livros que eu já li) e posso dizer o que livro me prendeu do começo ao fim. pesar de achar que ficou um pouco a desejar, pois quem é que não iria atrás do seu avô que ressuscitou?
Posso não ter gostado muito do final, pois eu gostaria que fosse diferente, mas o final do livro é maravilhoso tanto quanto.
É uma excelente dica de leitura, vale a pena!!

Vanehelen 09/10/2020

Um bom romance light
A história em si é legal apesar de nos momentos de Dixon ser cansativo e odiei o final que ele ganhou na história, também não gostei da parte do chefe Carthage ser do estilo de narrativa diferente do restante do livro, ficou estranho eu ler como se eu fosse o chef essa parte ficou cansativa mas em geral achei a história muito interessante e as narrativas de Jeremiah Rice foram as que mais me animou em continuar lendo.

elisa 09/11/2020

esse é o livro que eu leio sempre que não tô com vontade de fazer nada, eu adoro a protagonista e o jeito que ela narra

Amanda3913 15/02/2022

Gostei, no começo me lembrou um outro semelhante. O final me surpreendeu...eu esperava algo diferente, mas foi bacana como foi.

Thamires_ 15/04/2021

Gostei da temática
“Se os estudantes não sabem diferenciar um xilema de um floema, isso não deve limitar suas esperanças acadêmicas nem atrapalhar sua carreira.”

Talvez essa frase não seja tão significativa para o todo desta história, mas uma das partes que eu mais gostei, deve ser por questão pessoal ligado ao curso de graduação que faço Ciências Biológicas. Este livro despertou meu interesse por ser uma ficção científica e tratar sobre a criogenia, trazendo outros elementos enriquecedores. A minha avaliação só não é uma nota mais alta por conta de alguns momentos na leitura serem um pouco cansativo.

Rotina Agridoce 28/07/2015

Uma expedição ao Ártico chefiada pela Dr. Kate Philo, uma geneticista com Doutorado em criogenia, leva à descoberta de um homem enterrado no gelo, uma descoberta que não é só impressionante para a comunidade científica, mas sem dúvida, também para o mundo inteiro. Utilizando um procedimento científico inovador, que fora patrocinado pelo Dr. Philo, um rico ecentrico, o diretor Erasto Carthage, um homem totalmente egoísta, ordena que a equipe de cientistas reanime o homem congelado, e eles conseguem fazer isso com sucesso, e se descobre que o homem se chama Jeremiah Rice, um juiz que morreu em 1906 ao cair no Oceano Ártico.

Jerimiah Rice acaba por se tornar um objeto de estudo do chamado Projeto Lázaro, liderado pelo diretor Erasto Carthage, e Jerimiah é escondido do mundo, ele passa a viver isolado de tudo em um quarto, e tem dificuldade de se adaptar ao novo mundo e vê em Kate alguém em que ele pode confiar. Claro, que Jerimiah não poderia ser escondido para sempre. Logo, isso não poderia passar despercebido. O projeto foi inicialmente recebido com elogios, mas nem todo mundo ficou emocionado. Mais tarde, foi recebido com ceticismo, controvérsias, raiva e protestos, em especial dos fanáticos religiosos. Certamente uma descoberta desta magnitude terá implicações morais. Os envolvidos foram ainda acusados de brincar de Deus.

Kate sente um vínculo e responsabilidade por Jeremiah que vai além de uma conexão profissional. Como Kate vai lidar com a sua paixão por ele? Como ela vai protegê-lo? Inevitavelmente, Jeremias tornou-se uma celebridade relutante da noite para o dia e sua própria existência desencadeia uma série de eventos que irão mudar a vida de todos os envolvidos no projeto.

Leia o restante no blog: http://www.lostgirlygirl.com/2015/06/resenha-555-curiosidade-stephen-p.html

site: http://www.lostgirlygirl.com/2015/06/resenha-555-curiosidade-stephen-p.html

Isadora 18/10/2016

Curiosidade
Este livro foi uma boa leitura, mas em muitos pontos me deixou decepcionada. Esperava algo diferente e não fui recompensada. Penso que haviam muitas possibilidades que foram pouco exploradas e deixaram lacunas grandes na leitura.

Ainda assim, o enredo em si chamou minha atenção de modo inevitável. Encontrar o amor de sua vida morto há mais de 100 anos, congelado... Mas o que será que vai acontecer?

O início do livro por si só é eletrizante. Cada capítulo tem a voz de um personagem. Algo que o autor fez maravilhosamente bem foi dar peso e personalidade para cada pessoa.

Acompanhamos uma expedição que busca material para uma pesquisa que pode mudar o rumo da ciência e da vida. A reanimação de seres congelados. Trazer de volta à vida um organismo que parou de funcionar.

No meio da jornada, eis que a equipe acha algo totalmente inesperado: um homem morto; congelado; o coração parado; a vida há muito acabada. O que fazer com ele? O que a ética diz sobre isso? O que a humanidade pensa sobre isso? O que a ciência deseja com isso?

Enfim, esse é o palco para nossa história. Poderia ter sido incrível, mas não foi tudo que eu esperava. Da metade para o fim me senti empurrando a leitura. E o final foi decepcionante. Várias conclusões ruins, pessoas deixadas de lado. Personagens não explorados.

O livro tinha tudo, mas perdeu um pouco da força e por isso se tornou mediano. Mas vale cada um ler e tirar suas conclusões.

Carla.Madlen 26/05/2019

Perfeito
Uma das minhas melhores leituras.