Nuvens de Ketchup

Nuvens de Ketchup Annabel Pitcher

Resenhas - Nuvens de Ketchup

Robin 08/02/2024

Faz sentido para um público mais jovem
Acredito que esse é o tipo de livro ótimo destinado a jovens que estão tomando gosto pelo hábito da leitura, uma faixa entre 13 a 15 anos que vão até se identificar com a narrativa ou se sentir envolvidos pela história. acho que se eu tivesse lido esse livro há uns anos atrás até teria gostado mais. não é RUIM, só não é o tipo de literatura que geralmente é destinado pro público mais velho e com mais bagagem no meio. no geral, a escrita é muito simples e a história em si tem reviravoltas que prendem, porém não surpreendem muito.

giovana1126 26/01/2024

Tanta coisa pra falar... me faltará linhas
Adorei a forma como o livro foi escrito. Uma maluca escrevendo cartas para um presidiário. Genial.
A forma como a personagem descreve a morte de um cara aí, parece que ela realmente matou ele. Calma menina, não foi vc que empurrou o cara do penhasco, foi uma morte por desastre natural (mas entendo um pouco o lado dela).
De qualquer forma, o livro tem várias revelações que fazem a história se desenvolver. Ótima leitura, amei ler no trabalho.

Madu 27/12/2023

Owo
Esse livro me intrigou do início até o final, no início eu não esperava mas o final foi meio fácil de prever, mas foi bem escrito e eu gostei bastante

Raíssa Simplício 30/10/2023

Algumas leituras ficam presas no peito.
Esse livro me deu uma das piores sensações da minha vida. Pude sentir as dores dos protagonistas tão palpável em minhas mãos que pude jurar que estava vivendo a vida com eles ao meu lado. Jamais lerei algo parecido, pois cada página foi única aos meus olhos. Meus sentimentos a todos os leitores pelo final que foi inevitavelmente inadiável. Ao todo conto de amor que nem sempre nasce e acaba como idealizamos, o processo do amor também tem seu lado feio, inclusive o amor de uma família (serve para todas os personagens desse livro). Estou profundamente melancólica e triste por uma história que não é minha, mas que com certeza assombra muitas pessoas. Meus mais sinceros pêsames aos que passaram por algo semelhante, mas a vida não para, voe e saia de todas as gaiolas que não te permite viver.

Malu Batista 05/10/2023

Algumas coisas simplesmente são o que são
Considerando que esse é um livro de escrita adolescente feito em 2012 eu diria que ele seria um sucesso caso estivesse nessa época!

Não achei o livro ruim, prlo contrário, ele super me prendeu. Adorei o fato dela enviar cartas a um prisioneiro contando essa história.

Eu só acho que esperava mais. Meu amigo me falou que eu estava maluca por esperar muito de um livro com esse título. Acho que ele tem razão!

De todo modo, a história me prendeu, mas acredito que algumas pontas soltas me irritaram e eu sinceramente estava esperando um pouco mais dessa revelação final. Claro que eu também me sentiria culpada pelo acontecimento, mas eu estava esperando um pouquinho mais.

A mãe dela me irritou MUITO ao longo do livro, juro! Eu sei que existem de fato mães assim (famílias assim no geral), mas pqp!

Senti falta de construção de algumas histórias, como por exemplo a história do avô das meninas, achei que ficou incompleta.

Enfim, acho que é um livro que eu posso recomendar sim, mas não esperem muita coisa dele, mas é uma leitura rapidinha e okay!

notherondalegf 22/09/2023

É o tipo de livro que se eu tivesse lido na adolescência, teria amado e até me identificado com a prota mas não deixa de ser um bom e intrigante livro.
A história é contada através de cartas, o que me prendeu e me fazia querer ler tudo logo para saber o que aconteceu. A carta final me fez chorar que nem um bebê bebêzinho.

mai celestino 10/09/2023

"lembrar também dói muito"
Um livro sobre culpa, escolhas e suas consequências. Zoe tem um segredo seríssimo que não pode compartilhar com ninguém, mas guardar isso também não é nada fácil. Daí vem a brilhante ideia de confessar tudo para um criminoso que está no corredor da morte. E é para ele que Zoe conta por meio de cartas seu mais profundo segredo. Toda a narrativa se desenrola assim. Sob a escuridão da noite a menina escreve para ele sobre suas paixões, sua família, seus erros e tudo mais nessa sua vida de adolescente.

Bem, é um livro interessante, com uma ideia original pra variar. Mas algo que me cativou mesmo foi a história paralela sobre a sua irmãzinha surda e como sua mãe insiste em oralizar ela e submetê-la a cirurgia para "talvez" recuperar a audição. Trazendo um bom questionamento sobre até que ponto é benéfico... Mas isso é pauta para outra hora.

Rayanne 09/04/2023

Título?
Acho sempre difícil achar um título para uma resenha mas para essa está ainda mais difícil.

Comecei o livro com apenas uma curiosidade por que "nuvens de ketchup" e quando li última página, aquela última carta, eu simplesmente queria deitar na minha cama, me abraçar e pensar.

O desenvolvimento é super bem pensado.

Uma coisa que eu amo/odeio, o final quando o final é aqueles do tipo: "e viveram felizes para sempre" não me cativa muito, mas um final realista, é isso que tive.

Provavelmente não tem um nome para esse sentimento, o sentimento de ter a centeza de que esse é um livro que quando você deitar a cabeça no travesseiro, você vai se lembrar.

Li em menos de um dia, e recomendo para quem busca algo além de finais felizes.
Raíssa Simplício 30/10/2023minha estante
finalmente encontrei o nome pro sentimento pós livro, é isso.

Gabriella247 08/04/2023

Esse livro me prendeu desde o início, e ao longo da leitura não foi diferente. Cheguei ao final super rápido e sofri quando acabou (e da forma que acabou). Demorei para entender o título do livro, mas depois fez todo sentindo hahahaha

Legos 22/02/2023

Culpa + morte + cartas = tragédia britânica moderna?
Nuvens de ketchup me fez surtar a todo o instante. Apesar da trama ser meio clichê dos 60% até o final do livro ficamos divididos e perplexos de como as coisas vão de 0 a 100k MUITO RÁPIDO.

No começo a história já te dá indícios de que a normalidade não vai ser respeitada no enredo, já que Zoe J. Não é pra amadores ? e irmãos diga-se de passagemkkkkkkkkkkkmm

Super recomendado e cumpri o papel ( só não nutram muita esperança no Romance)

Amo romances epístolares ?

ps: porque eles dão uma sensação de conforto no nosso coração, e bom sabe?

Lar4h 09/02/2023

Um livro que tinha mais potencial
Sinceramente, grande parte da minha decepção foi por esperar demais do livro.
O livro se passa na perspectiva da "Zoe", uma menina que aproveita a oportunidade de contar seu grande segredo quando descobre um site de mandar cartas para presidiários condenados à pena de morte. Já no início fiquei confusa pela narrativa dela ser bem infantil, achava que ela tinha uns 10 anos e ao longo do livro descubro que ela está pelos seus 15, 16 anos. Ele conta vários momentos da vida dela por meio das cartas, do seu triângulo amoroso e por aí vai, achei que o livro fosse ser mais tocante, não sei, e acabei não achando grande coisa. Para mim ele é um livro que não foi ruim, mas eu não leria de novo nem tenho certeza se recomendaria, achei a personagem imatura, a história até tem potencial, mas no fim achei fraca.
Guilherme 09/02/2023minha estante
O nome é instigante, entregando após sua resenha sobre o livro não tenho mais tanta certeza da vontade de lê-lo. Entretanto optarei por ler outras resenhas sobre para tomar certeza.

Ariane 08/01/2023

"Nuvens de ketchup" é um livro escrito em forma de cartas, mandadas para um presidiário chamado Stuart, por uma garota que se identifica como Zoe.
Ela escreve essas cartas até o dia da condenação de Stuart para que ele não se sinta sozinho. Nelas, a garota confessa para ele algo muito ruim que ela fez.
Zoe conta desde o início como se envolveu com Max, o garoto popular de sua escola. Após uma festa, o garoto acaba se apaixonando por ela, mas Zoe não sente o mesmo, pois no dia da festa conheceu Aaron, por quem ela se apaixonou, mas que por triste coincidência é irmão de Max. Zoe não quer magoar nenhum dos dois, e um equívoco faz ela pensar que Aaron tem namorada, então ela "resolve gostar" de Max.
Aaron continua a visitar Zoe em seu emprego na biblioteca e a paixão dos dois só aumenta, até o dia em que Max pede a chave do carro do irmão para "ficar com uma garota" e Aaron acaba descobrindo a farsa de Zoe. Após uma briga feia, Aaron diz para Zoe ficar com seu irmão, mas em um dia de chuva eles ficam juntos. Depois disso resolvem contar para Max que eles se amam.
No dia da festa da Primavera, Max vê Zoe e Aaron juntos. Os irmãos entram em uma briga e a partir de então a vida dela muda completamente.
? Apesar de ser escrito por cartas, o livro é bem compreendido pelo leitor. No início achei um pouquinho "chato" mas depois eu não conseguia largar o livro.

jeesyoung 31/12/2022

é
nao me prendeu mt, mas é bacaninha sabe

sou acostumada com pa pum e o livro é ben passos de formiguinha

Tami Silveira 29/12/2022

Daquelas surpresas da estante
Peguei esse livro despretensiosamente, pois já estava na minha estante há algum tempo e nada de eu ler. E qual foi a primeira coisa que veio na minha cabeça após finalizar a leitura?
"Como que eu não li esse livro antes?"
Eu simplesmente amei, foi uma grata surpresa.
A história é envolvente, tem triângulo (eu amo), tem morte, vida, amor, amizade, traição, a autora entrega TUDO.
Porém, prepara o lencinho, pq o final é de cortar o coração.