Nuvens de Ketchup

Nuvens de Ketchup Annabel Pitcher

Resenhas - Nuvens de Ketchup

K-Roll 23/01/2021

Eu nem lembro como esse livro foi parar na minha lista de "quero ler" mas foi a puor leitura do ano até agora. Quando cheguei em 30% do livro eu li um absurdo que me enojou tanto que eu mandei mensagem pro meu grupinho de leitura pra que me desse spoiler do livro pq se fosse acontecer algo muito bom eu continuaria a leitura.
Mas nao acontece.

Quero agradecer a Raissa por ter resumido o livro pra mim. A partir do resumo eu só folheei o livro pra checar se os absurdos batiam.

Um dos principais pontos negativos:

-O relacionamento da Zoe com o Max é bizarro e tóxico.
-O relacionamento da Zoe com o Max e o Aaron é pior ainda.
-O Desenvolvimento dos personagens é tosco e o final é mal feito.
-Os pais nãosabem ser pais. Vão do extremo de super protetor ao ponto de não estar nem ai para a prole.
-A Zoe não só é irritante como também é patética.

A ÚNICA PERSONAGEM NESSE LIVRO QUE NÃO IRRITA NINGUEM É A DOT.........que é surda e não fala.

Nem vou me dignar a escrever mais.
Terrível.
Rai 23/01/2021minha estante
Dot é a única que presta e foi o que salvou minha nota de meio pra 1,5. Mas é isso. Declaro delírio coletivo

Rai 23/01/2021minha estante
Pior leitura do ano e você leu a HQ da galera pelada e a das crianças HAUAHUAHAUAHAU A coisa foi feia mesmo

K-Roll 23/01/2021minha estante
Esse foi o pior livro do ano. Os outros dois foram as piores hq's

Aline__ 11/08/2020

"Com carinho, Zoe"
É a história de uma garota que encontra em um preso condenado a morte um bom confidente, pois ela tem um segredo que ninguém pode saber e ele por sua vez não tem muito tempo de vida.

Zoe é o nome que ela usa para assinar as cartas que ela envia para o Stuart que é o prisioneiro e nelas ela conta tanto o momento presente e os problemas cotidianos quanto o passado que a assombra e a culpa que sente.

Algumas atitudes da Zoe não me agradaram muito, por vezes ela pareceu egoísta e imatura, mas mesmo assim achei um bom livro que não tem o típico final clichê de um triângulo amoroso e talvez nem tudo de certo, mas é uma leitura agradável e que passa várias mensagens através do dia a dia da Zoe e do segredo que ela guarda.
Lucas Brandão 28/08/2020minha estante
É um dos meus livros favoritos da vida (lendo sua resenha até me deu vontade de reler haha). Eu tbm acho que ela é imatura, egoísta...acho que foi uma boa construção já que isso era proposital (ela ta mandando cartas para alguém que vai literlmente morrer, isso por si só já diz quão egoísta ela é, tanto que ela só diz o seu real nome quando o detento morre). Acho o final um tanto doloroso sobre aquele epílogo #chorei haha. Ótima resenha ?

Aline__ 13/09/2020minha estante
Tbm achei o final doloroso. Estava torcendo pra todos terminarem felizes e aí veio aquele final. D:
Aquela carta do menino dos olhos castanhos tbm me deixou triste, mas amei o livro e os personagens.

Lucas Brandão 13/09/2020minha estante

Camila Pugliesi 07/04/2016

Meio machista, mas interessante.
Gostei e não gostei desse livro. Ele me deixou confusa em varias coisas e com raiva em outras. Por exemplo, a idade da personagem. Afinal, quantos anos ela tem? As vezes ela age como se tivesse 11 outras como se tivesse 17 . Até ai tudo bem. Outro ponto, o livro é bem machista, em muitos fatores, eu me surpreendi ao parar a leitura para ver quem era o autor (eu nunca olho antes de comprar) e percebi que uma mulher o escreveu. Não estou exagerando. O livro faz comentários como Eu sou mãe. Meu trabalho é ficar em casa e Tudo bem que o senhor esfaqueou repetidamente a sua esposa, o senhor estava com raiva e a culpa era dela afinal. Ou o fato de um ficante ter vazado nudes da personagem e ela ter ficado de boa e continuado a ficar com ele. Tirando essas coisas, gostei do livro tem um enredo legal (não muito surpreendente, mas legal o suficiente), não consegui parar de ler durante o dia todo e acabei numa velocidade que não conseguia a um bom tempo. Os personagens são todos bem construídos e é claro, achei muito interessante muito do lance de contar seus segredos para um cara no corredor da morte, já que ele vai morrer mesmo e não poderá contar pra ninguém.
Nayara 28/08/2016minha estante
Fiquei com a mesma dúvida sobre a idade dela, só da pra saber mais ou menos pela época da escola mas mesmo assim é meio confuso. A idade das irmas também é confuso. Fiquei feliz e triste pelo final, feliz por quem se foi e triste porque queria um final mais feliz. Mas enfim, me apaixonei pela história e me surpreendi por ter esse livro a tanto tempo na estante e só ter lido agora. Ah, achei o primeiro capítulo um horror (uma das vezes que ela parece ter 11 anos) foi extremamente chato e confuso, quase abandonei o livro. Mas graças a Deus não fiz isso hahah

Neo 06/02/2018minha estante
De todas as resenhas que li aqui sobre esse livro, a sua foi a que mais gostei e a que mais achei sincera. Ainda nao terminei o livro, mas tambem fiquei surpreso quando li a parte em que ela fala que tudo bem o cara ter matado a esposa e que ela merecia. Tambem fiquei com raiva na parte que ela ainda fica com o cara que vazou nudes e tal. Nao sei se acho ela burra ou outra coisa.

Catharina.Mattavel 07/11/2018minha estante
Concordo com vocês que tem partes que mostram mesmo atitudes machistas mas ás vezes é uma forma da autora mostrar uma realidade, como uma sociedade age. As vezes nem a própria pessoa entende a gravidade de um cara vazar nude dela, pois a sociedade colocou isso como algo "esperado" pelos homens, da mesma forma que a protagonista achou justificável o criminoso assassinar a mulher, pois provavelmente foi algo que aprendeu.
Interpretei essas e outras partes como forma da autora realmente ter a intenção de provocar essas sensações na gente, de nós mesmos problematizar e criticar, e até refletir como vivemos em uma sociedade machista.

Dani | @danireads 11/03/2022

Um favorito que me faz chorar
"Eu fiz uma coisa errada. Não um pouquinho errada. Nem bastante errada. O que eu fiz foi horrível. E você quer saber o pior de tudo? Eu saí impune."

Aqui conhecemos Zoe Collins e logo no início descobrimos que ela guarda um segredo que a está corroendo por dentro. Um segredo terrível que ela não ousa contar pra absolutamente ninguém. Até o dia em que lê sobre um criminoso no corredor da morte. Que com certeza entende tudo de segredos, mentiras, e traição. Ele é o único que poderia entendê-la.

Num ato de desespero, com a culpa consumindo-a e sem ter com quem conversar, ela começa a escrever para o criminoso e através de cartas, vamos conhecendo sua história e o que ela realmente fez.

Esse livro é um favorito a anos, mas confesso que não lembrava de nada da história. Então, resolvi relê-lo. O enredo nos prende do começo ao fim, a leitura é fluida e nas últimas 50 páginas eu literalmente não conseguia parar de ler. Ele me deixou com o coração quentinho, ele me deixou nos nervos e no fim me fez chorar.
Amo livros que mexem com a gente e bagunçam nossas emoções!
Melissa469 11/03/2022minha estante
também li esse fazem anos, anos, vou pegar para reler esse ano novamente!!

Dani | @danireads 12/03/2022minha estante
Ahh lê sim, Mel! Espero que seja uma ótima releitura pra vc como foi pra mim!

Vanessa 15/05/2015

Afinal,cade as nuvens de ketchup??
Eu confesso que comecei a ler esse livro apenas pelo título que instigou minha curiosidade e que continuei lendo para saber qual seria o significado oculto nele. Quando chegou o trecho do livro onde o título é explicado eu meio que parei, voltei e li de novo e pensei: “Mas é só isso?? Como assim??” rsrs. Eu esperava algo bem mais surpreendente e criativo.
Mas enfim, vamos ao livro!. Narrado em forma de cartas escritas por “Zoe”, como a protagonista prefere ser chamada, que vai contando fatos intercalados do presente e passado não tão remoto assim de momentos cotidianos vida de uma adolescente comum, que sofreu um trauma num dado momento da vida . Essa forma de narração por vezes pode ser um pouco tediosa, eu concordo, porque ao mesmo tempo que a personagem narra a história ela vai divagando e contando também abobrinhas e coisas aleatórias que... dá um pouco de sono! Rsrs.
O curioso é para quem a Zoe endereça as cartas: em uma pesquisa que acontece na escola ela acaba sabendo que prisioneiros no corredor da morte são cadastrados em sites da internet onde perfis virtuais são criados com informações sobre cada um para quem desejar enviar-lhes cartas na cadeia no intuito de minimizar a tensão da morte certa. Já vi sobre isso em um documentário que assisti na TV, salvo engano, e achei interessante, apesar de meio mórbido... Quer dizer, cartas para uma pessoa que você tem certeza que vai morrer em tal dia, parece bizarro não? Pois é, a Zoe não acha, na verdade ela sente uma conexão com o condenado para quem ela escolhe escrever, o senhor Stuart Harris.

“Se quer saber minha opinião, ninguém pode riscar um ser humano do mapa, como se tivesse olhado dentro da alma dele e decidido que é mau, mau de verdade, sem nem um pedacinho bom que valesse a pena salvar.”

Como a história é sobre a perspectiva da Zoe o leitor não sabe muito sobre o Sr. Harris, apenas que ele está no corredor da morte por ter assassinado a facadas a esposa após uma briga dosméstica que saiu do controle e também pela morte de uma vizinha que sem querer viu o corpo da coitada da esposa. Eu fiquei a todo momento esperando que o Sr.Harris respondesse uma das cartas escritas, mas infelizmente isso aconteceu. Acredito que teria incrementado a história, porém o foco da autora era mesmo Zoe e seu drama familiar. Ah, e o tão misterioso segredo

Desde do inicio do livro a Zoe transmiti ao leitor que carrega um segredo, algo que aconteceu envolvendo um triangulo amoroso composto por ela e os dois irmãos, Max e Aaron, que o leitor só vem saber no finalzinho, apesar de que eu tinha sacado bem antesNum dado momento da história, voce acaba descobrindo o rumo que as coisas vão seguir. Foi exatamente esse “algo” que eu não aceitei. Quer dizer, entendi o drama todo e tals, mas a forma como a autora desenvolveu foi bem legal mas como ela concluiu todo o fato me deixou com a sensação de incoerência, fiquei me perguntando porque que um certo personagem “X” agiu assim e teve um final tão vazio... Terminei o livro gritando com, o tal personagem.

Apesar desse detalhe adorei a escrita da autora, é muito fluída e simples mas creio que isso se deve também ao fato de a narradora ser uma adolescente,não?. O livro é bem bonitinho, mesmo a história tendo a todo momento um clima melancólico, pois quem está lendo sente a tristeza e a culpa da Zoe, principalmente nas últimas páginas, mashá uns personagens bem cativantes e engraçados como a irmãzinha da Zoe, Dot, uma garotinha que ficou muda após ter meningite, que é muito serelepe e fofinha, e também a amiga da Zoe, Lauren, pirada total! Altas risadas com ela. Rs. Se não fosse pelo final, o livro pra mim ganharia estrelas,mas como nada é perfeito, eu entendo. Apesar dos pesares, recomendo o livro para quem é fã do gênero e também aqueles que nunca leu nada assim. Certos personagens salvam o livro e a história passa uma mensagem bem legal.
Juliana Poppings 22/04/2018minha estante
Olá, as nuvens de ketchup são feitas pela irmã da Zoe, Dot... Ela brinca com o vidro de ketchup fazendo nuvens no prato branco... Faz dois anos que li esse livro.

Malu 22/10/2021

decepcionante
fiquei triste pq tinha criado expectativas com a trope dela escrever cartas pra um assassino, mas, no final, o livro começa e termina em nada. não tem nenhuma evolução dos personagens e, na verdade, eles não tem personalidade nenhuma, só o que é conveniente. a protagonista é uma chata assim como todos os outros, e não tenho nem palavras pro quão ruim foi o arco dos pais dela com as irmãs mais novas. só o que ??salvou?? o livro foram as primeiras interações dela com o a**** e alguns momentos poéticos da escrita, pq fora isso, nem o título faz sentido.
Malu 22/10/2021minha estante
adições: a cronologia do livro é extremamente confusa e eu achei que romantizou algumas coisas relacionadas ao assassino a quem ela enviava cartas

Lar4h 09/02/2023

Um livro que tinha mais potencial
Sinceramente, grande parte da minha decepção foi por esperar demais do livro.
O livro se passa na perspectiva da "Zoe", uma menina que aproveita a oportunidade de contar seu grande segredo quando descobre um site de mandar cartas para presidiários condenados à pena de morte. Já no início fiquei confusa pela narrativa dela ser bem infantil, achava que ela tinha uns 10 anos e ao longo do livro descubro que ela está pelos seus 15, 16 anos. Ele conta vários momentos da vida dela por meio das cartas, do seu triângulo amoroso e por aí vai, achei que o livro fosse ser mais tocante, não sei, e acabei não achando grande coisa. Para mim ele é um livro que não foi ruim, mas eu não leria de novo nem tenho certeza se recomendaria, achei a personagem imatura, a história até tem potencial, mas no fim achei fraca.
Guilherme 09/02/2023minha estante
O nome é instigante, entregando após sua resenha sobre o livro não tenho mais tanta certeza da vontade de lê-lo. Entretanto optarei por ler outras resenhas sobre para tomar certeza.

keke 21/01/2022

Nem sei por onde começar. Vou dividir de forma objetiva em pontos positivos e negativos. O primeiro ponto negativo é o relacionamento da Zoe com Max, que é claramente abusivo. Me surpreende a autora ser mulher, eu não sei se esse era o objetivo dela mas a "justificativa" que ela deu para o crime do Stuart me chocou. Acho que o livro também traz alguns detalhes desnecessários, mas o fato de ela lançar o que acontece no início e deixar o leitor curioso durante o livro inteiro, faz com que a leitura não fique cansativa e conseguimos nos concentrar na história. A ideia das cartas é realmente muito interessante, eu adorei e a Dot é surpreendentemente a pessoa mais madura e menos irritante, apesar de ser a mas nova. O livro estava muito interessante no comecinho, no meio ficou chato, muito redundante mas as últimas 50 páginas(eu acho) são a melhor parte da obra, realmente salvaram a confusão que foi do começo para metade
keke 21/01/2022minha estante
mais nova* perdão, nem me toquei

Rayanne 09/04/2023

Título?
Acho sempre difícil achar um título para uma resenha mas para essa está ainda mais difícil.

Comecei o livro com apenas uma curiosidade por que "nuvens de ketchup" e quando li última página, aquela última carta, eu simplesmente queria deitar na minha cama, me abraçar e pensar.

O desenvolvimento é super bem pensado.

Uma coisa que eu amo/odeio, o final quando o final é aqueles do tipo: "e viveram felizes para sempre" não me cativa muito, mas um final realista, é isso que tive.

Provavelmente não tem um nome para esse sentimento, o sentimento de ter a centeza de que esse é um livro que quando você deitar a cabeça no travesseiro, você vai se lembrar.

Li em menos de um dia, e recomendo para quem busca algo além de finais felizes.
Raíssa Simplício 30/10/2023minha estante
finalmente encontrei o nome pro sentimento pós livro, é isso.

Dani-chan 20/06/2016

Me decepcionou
Comecei a ler o livro instigada pelo Prêmio Edgar Allan Poe de literatura juvenil, o que me deixou bem intrigada e esperando um livro de suspense de tirar o folego, ainda mais com esse título.

“Agora, sr. Harris, não tenho ideia de há quanto tempo o senhor escreve poemas, mas eu quero ser escritora desde que li Os cinco, quando precisei fazer minha primeira avaliação de um livro no ensino fundamental. Dei 4,5 de 5 estrelas, pois a aventura era boa e eles encontraram um tesouro no fim, mas havia uma personagem chamada George, uma menina instável que se vestia como menino e falava o tempo todo com seu cachorro, então
descontei meia estrelinha por não ser realista.”

No livo conhecemos Zoe, uma garota que carrega um peso muito grande em sua vida, então ela resolve se corresponder com um condenado a morte do Texas e contar a ele seu segredo sombrio, logo nas primeiras páginas sabemos que alguém morreu, então vamos sabendo pouco a pouco quem, porque e como morre essa pessoa, e misturado a essa história conhecemos também a família de Zoe, que enfrenta problemas especialmente por algo que aconteceu entre a mãe e o avô paterno há um tempo atrás e que está se tornando uma bola de neve agora que o avô está hospitalizado, e a vida amorosa de Zoe, que se envolve com um garoto problemático, mas está mesmo apaixonada por um misterioso ‘garoto de olhos castanhos’.
O livro começou muito bem, com muito suspense e uma sensação de urgência, ela tem um peso muito grande e precisa desabafar e não tem com quem conversar, e encontra esse condenado a pena de morte em uma lista de presidiários que querem se corresponder e acha que seria uma boa falar para ele, já que ele vai morrer mesmo, o final também é muito bom, o drama se desenrola de uma maneira inexorável e triste, mas ao mesmo tempo temos uma sensação de esperança, de vida que segue.

“– Bonita camiseta – disse eu por fim. – Sinto muito pelo Guy Fawkes.
– Mesmo que ele seja um vilão?
– Guy Fawkes teve seus motivos. Talvez fossem bons.
Os olhos do garoto cintilaram.
– Bons motivos para fazer coisas ruins... Interessante.”

O problema foi o meio, talvez se eu esperasse um romance adolescente boboca focado em um triangulo amoroso com a mocinha entre um bad boy babaca e um príncipe encantado misterioso eu teria gostado do livro, mas eu esperava mais suspense. Outra coisa que me irritou é a falta de verosimilhança nas cartas, quem escreve carta daquele jeito, para que que eu falaria numa cara a outra pessoa que fulano vestia camiseta branca, calças jeans e chinelo. Sei lá se ela estivesse escrevendo um livro de memórias ou coisa que o valha, acho que seria melhor.
Também me incomodou uma coisinha, mas que é birra mina mesmo, que é a forma como ela colocava o nome do Condenado a Morte, se faz isso para mostrar uma certa intimidade, como uma conversa, mas varias vezes parecia esquisito, como se a autora decidisse, isso não está mais parecendo uma carta deixa eu colocar um vocativo aqui, ficava parecendo uma colagem.
Acho que vale a pena para leitores jovens, e eu já passei uns 10 anos da idade, para que gosta de livros adolescentes com um romancinho, mas com um toque mais sombrio, e também para conhecer um pouco das irmãzinhas da Zoe que são umas fofura.
Duda Machado 07/11/2017minha estante
undefined

@jana450 09/07/2020

Ameeeeei
Inicialmente pensei que ela fosse confessar que tinha feito um aborto, depois pensei que pudesse ter sido algum suicídio e que ela se culpasse, as cartas foram escritas de forma instigante revelando o ocorrido apenas no final.
Eliza com Z 22/02/2021minha estante
Eu imaginava que seria suicídio também,mas me surpreendi muito com o final, foi uma das leituras que mais me prendeu

Aleksandra UtriniC 03/07/2020

Melhor livro do ano
Eu ainda não consigo identificar o que me deixou tão extasiada com esse livro. A narrativa, os acontecimentos, tudo nele é fascinante.Você vê os fatos por outro lado e fica fascinado com eles e da forma que são apresentados.
Eu achei o livro de uma forma bem aleatória, mas ele me cativou, e me senti tão perto da Zoe, que parece que ela é minha melhor amiga.
Sério, você precisa lê esse livro!!
Erica 15/09/2020minha estante
sim!!! Também acho que foi a melhor leitura desse ano,ou a segunda melhor. hahaha
me senti presa demais ao enredo e apesar do final, não me senti completamente triste.

Ni 23/03/2015

Surpreendente! Delicioso de ler.
Nuvens de Ketchup
Annabel Pitcher

“E se eu tiver que escrever tudo isso, quero que seja a lápis para que eu possa apagar, tirar toda aquela parte da minha vida para que ela fique borrada até virar nada, e eu possa começar de novo, desenhando a mim mesma com um sorriso livre e um coração puro e um nome que eu possa escrever com letra maiúscula, por não ter medo de revelá-lo em uma carta rabiscada...” (pág 186)

Surpreendente! É como posso definir esse livro.
Zoe (esse não é seu verdadeiro nome) é uma jovem que se envolve com dois rapazes sem saber qual a relação entre eles.
As coisas começam a ficar cada vez mais difíceis, e ela se envolve numa trama, cuja história marcará sua vida para sempre.
Devido aos acontecimentos, ao rumo que as coisas tomam, ela faz coisas que não tem coragem de contar a ninguém. Depois de feito, não tem como apagar.
Mas como conviver com segredos que sufocam? Por isso ela decide desabafar. Para isso, nada melhor do que um homem no corredor da morte. Na situação dele, não poderá mesmo contar nada a ninguém e muito menos, julgá-la por tudo o que ela fez.
E assim, ela começa a narrar toda sua história para aquele desconhecido, cujos dias estão contados.
“Humanos, somos todos iguais. Não há escapatória.” (pág 213)
Entre sua história, aparecem outras paralelas que nos mostram o quanto uma família pode guardar segredos. O quanto a culpa pode transformar pessoas para sempre. E principalmente, o quanto não é nada fácil ser adolescente.
“Às vezes, há bons motivos para se fazer coisas más.” (pág 183)
Algumas vezes me peguei falando em voz alta. Me senti a própria personagem. O livro é envolvente, interessante. Prende do início ao fim. Tramas bem elaboradas e linguagem muito direta.
Indicado!
“É melhor que algumas coisas fiquem no passado.” (pág 78)

Nina Rangel 26/06/2015

Um Pouco Sobre "Nuvens de Ketchup", de Annabel Pitcher
Enfim, eu gostei bastante desse livro e não conseguia largar, tanto é que ele me deixou tão curiosa que eu acabei lendo a ultima pagina... ops! Gostei também porque foi escrito em forma de carta e como não tive uma boa leitura com um outro livro escrito dessa maneira eu me surpreendi bastante.Não sei dizer qual foi a melhor parte porque ao mesmo tempo que eu estava mega feliz com alguns acontecimentos na próxima linha ela te dava uma porrada na cara com acontecimentos tristes, isso que eu achei interessante tornando esse livro imprevisível. Achei que a Annabel Pitcher escreve muito bem e estou com muita vontade de ler os outros livros da autora.

site: http://www.idealjovem.com.br/#!nuvens-de-ketchup/c11mv

Robin 08/02/2024

Faz sentido para um público mais jovem
Acredito que esse é o tipo de livro ótimo destinado a jovens que estão tomando gosto pelo hábito da leitura, uma faixa entre 13 a 15 anos que vão até se identificar com a narrativa ou se sentir envolvidos pela história. acho que se eu tivesse lido esse livro há uns anos atrás até teria gostado mais. não é RUIM, só não é o tipo de literatura que geralmente é destinado pro público mais velho e com mais bagagem no meio. no geral, a escrita é muito simples e a história em si tem reviravoltas que prendem, porém não surpreendem muito.