O que é deficiência

O que é deficiência Debora Diniz

Resenhas - O que é deficiência

Isa 14/04/2024

Gostei
É uma leitura muito importante pro aprendizado, além de nos dar muita ciência e noção do que é a deficiência, a evolução da luta pelos direitos e igualdade, essa jornada é muito interessante e importante, li pra faculdade!

Tinthia(: 28/03/2024

Interessante
Diniz traz como o conceito da pessoa com deficiência veio mudando e explica o modelo médico e suas duas gerações.
Percebemos que o modelo médico ainda segue tendo prioridade, mas considero textos como este, importantes instrumentos para combater a deficiência apenas com viés patológico

Epli 06/02/2024

Deficiência não é doença é um estilo de vida diferente!
Perfeito, li para ajudar na compreensão da esfera das pessoas especiais! A conotação do deficiente é um dilema em sentido social, político, medico e individual. Pois é a percepção vai mais além do que um indivíduo com fragilidades. Ser deficiente é sinônimo de ser diferente, quem é igual em um mundo de diferenças? Pois bem! A pessoa deficiente é um ser humano como qualquer outra, porém com o estilo de vida diferente, agora me pergunto, quem tem uma estilo de vida igual? NINGUÉM!

MathFeitosa 03/01/2024

Livro que utilizei para fins acadêmicos. Acredito que não somente para estudos, mas a leitura é válida para a compreensão do que é Deficiência e o desenvolvimento do conceito, através dos modelos e o processo fenomenológico e histórico que o permeia.

Nyx5 19/10/2023

O que é deficiência
Mais uma das leituras para a licenciatura, e que leitura rica. Traz diversos conceitos e reflexões que não conhecemos ou que muitas vezes não nos atentamos acerca do tema.

O  livro aborda as diversas dimensões da deficiência, incluindo aspectos sociais, históricos, culturais e políticos, além de questionar os estigmas e preconceitos associados às pessoas com deficiência.Acredito ser de imensa necessidade o entendimento e discussão dos quesitos que envolvem a realidade das pessoas deficientes, sobretudo para desenvolver na figura do futuro profissional docente ponderações acerca das necessidades e potencialidades dos alunos com deficiência, além de orientar práticas inclusivas e adaptadas.

Matheus222 31/08/2023

Explica sobre a evolução do conceito do que é ser deficiente, das termologias usadas ao longo do tempo até chegar em ?pessoa com deficiência?, como significa ser deficiente e como ele é visto no mundo através de uma visão antropológica social e feminista

elanaszr 01/08/2023

Utiliziei como base de leitura para meu ensaio científico sobre a definição de deficiência. Ótimo livro!

Ana.Bahia 30/05/2023

Assunto de estrema relevância
O livro é bem pequeno e com a escrita maravilhosa, muito fácil de ler. Eu adorei concluir esse livro e pretendo aprofundar os estudos sobre o tema.

Vivi.ana 15/02/2023

Assunto de estrema relevância

Jéssica Silvestre 11/11/2022

O livro se propõe a conceituar a deficiência por meio de uma ótica anti capacitista , o que é ótimo, mas talvez desconsidera o desejo que muitos deficientes tem de serem vistos como figuras atuantes em outros setores para além do combate ao capacitismo.

Mariana113 01/05/2022

Li esse livro porque este ano irei fazer meu TCC do curso técnico de secretariado sobre A inclusão de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho. Achei de fácil entendimento. Não sei se me será totalmente útil pois tem mais de 10 anos mas usarei algumas partes com certeza.

Nilson 27/10/2021

Uma visão histórica sobre o conceito de deficiência
Leitura obrigatória para quem deseja conhecer mais sobre o tema da deficiência e da acessibilidade.

Felipe1503 30/08/2021

Livro para estudos do mestrado, mostrando uma visão que não conhecemos sobre as deficiências. Importante leitura

Dani | @leitorahemcrise 28/02/2021

Uma aula sobre a emergência da luta dos deficientes no mundo
Todas as pessoas sem deficiência deveriam ler esse livro. Nós precisamos enxergar a deficiência não como algo do indivíduo e uma tragédia e algo a se ter pena, mas sim como resultado de exclusão social e políticas públicas falhas e pautadas em argumentos biologizantes, individualistas e preconceituosos. É hora de nos calarmos para ouvir mais deficientes e suas vivências, e então ajudá-los na luta política.