Terríveis Romanos

Terríveis Romanos Terry Deary...

Resenhas - terríveis romanos

Leituras e Reflexões 30/01/2020

Obra infanto-juvenil? Eu hein!
Boa em alguns aspectos com informações históricas relevantes. Mas eu considerei de um tom "sarcástico" desnecessário, "desrespeitoso" até. Vou tentar explicar em que ponto.
Se é uma obra educativa, para que trazer várias propostas de atividade como "joguinhos para desafiar seu professor de história"? E quando digo "desafiar", eu quis dizer que são como desafios "sarcásticos e desrespeitosos" mesmo. Em outras palavras insinuando: você não é tão "capaz" de ser mestre se não sabe disso.
E desde quando professor tem que saber de tudo?
Outro ponto que considerei "sarcástico" foram as propostas de magias e rituais. -- uma "brincadeirinha" do autor...
No princípio da leitura pensei até em abandonar, pois tinha pensado que possuía uma linguagem mais infantil. Mas não. É mais para o público jovem (de adolescente pra frente).
A brutal realidade é que falar do Império Romano e suas realizações é assim: muito sangue, traições, bizarrices (no pior sentido da palavra)... mas também muitas contribuições para a humanidade.