Declínio

Jay Bonansinga

Resenhas - Declínio

viviibooks 23/03/2024

Twd; declínio
O livro em si é bom, mas esperava mais. achei que fosse sair um romancezinho em pleno apocalipse mas me enganei kkkk. ainda assim recomendo a leitura, é boa e prende bastante, pelo menos a mim prendeu, e terminei rapidinho e em breve espero ler mais dessa trilogia! ;)
Marcio Fabula 23/03/2024minha estante
Leu os outros da série?

viviibooks 23/03/2024minha estante
esse é meu primeiro mas pretendo ler os outros

Marcio Fabula 23/03/2024minha estante
Começa pela Ascenção do governador.

viviibooks 23/03/2024minha estante
ook, obrigada!!

amorime_ 25/12/2023

O respiro que a série precisava (FINALMENTE)
Depois de três livros extremamente demorados de se ler, "Declinio" finalmente volta ao ritmo insano de The Walking Dead e se torna, facilmente, o segundo melhor livro da série até agora (o "Ascenção do Governador" em primeiro lugar).

A Lily, depois de muita tragédia e desgraça, finalmente amadurece do jeito que ela precisava. Apesar de, nesse livro, ainda ser um tanto ingênua e precisar de uns choques de realidade, a personagem mostra um amadurecimento enriquecidor para os livros, saindo da velha receita da conveniência.

Os outros livros eram marcados de situações do tipo "Lily precisa de X coisa", logo, X coisa magicamente aparece para ela, sem esforço nenhum. Mas aqui, ela precisou se desdobrar em várias e "dar os pulos" dela, em situações perigosas e imprevisíveis, como todo mundo pós apocalíptico deve ser.

Além dela, outro personagem que se destacou foi o Bob. Que sabor. Ele era aquele tipo de personagem que, quando aparecia, até rendia alguma coisa, mas não parecia ser importante pra história - era quase como o bêbado de estimação do Governador. Mas aqui, ele é simplesmente FANTÁSTICO. Não sei o que seria de Lily e Woodbury sem ele.

E o final... perfeito, sem tirar nem por. Não sei se acontece alguma coisa semelhante nas HQs, mas consegui visualizar perfeitamente acontecendo na série. Os últimos cinco ou seis capítulos são muito bons, bens escritos e num ritmo que beira perfeição.

Estava ficando sem esperanças para essa série, mas agora estou animada para o próximo livro. Estou curiosa para saber qual o caminho que eles vão seguir, como vão se reerguer. Espero que desenvolvam ainda mais a relação do Bob e da Lily junto com o menino Tommy, que, aparentemente, ainda tem muito pra mostrar.

Becca0 10/07/2023

Declínio?

Analisando a história como um todo e até mesmo os livros anteriores da série, nos deparamos com vários pontos negativos.
Primeiramente, Jay nos passa a impressão de que quer impressionar. Ele tem em mãos um baita de um legado e precisa fazer por merecer. Ele joga sem economia nenhuma descrições fortes e cruas sobre os errantes, detalhes de cheiros e características que muitas vezes remexeram com meu estomagozinho =´) . Ele também faz questão de criar todo um clima em relação aos sobreviventes: "Lily não sabe, mas fulana será motivo ainda de muita dor de cabeça", "Lily mais para frente entenderá esse sorriso estranho"... E por aí segue... Criou o efeito que ele tanto desejava? Sinceramente, penso que não!
Seguidamente, a história contém algumas falhas e furos banais. De repente, o grupo encontra uma plantação nas redondezas de Woodbury que até então ninguém tinha encontrado, ou geradores que estavam por ali e ninguém tinha se dado conta. Me poupe, né Joy! Desde o primeiro livro o que os sobreviventes mais fazem é andar em busca de suprimentos. Como podem ter deixado passar algo assim?! Não rolou mesmo.

Spoiler

Quanto ao enredo da história... Caramba...
Não julgo as atitudes da Lily. Ela só quer unir forças. Ela ainda tem esperança no que sobrou da humanidade. Ou melhor, o que sobrou dos seres humanos. Não necessariamente com humanidade.
Ao meu ver, é uma das coisas que mais me atraem nessa história de mundo pós apocalíptico e essa zumbizeira toda. Convenhamos, não há muito roteiro disponível nisso, a não ser correr atras de lugares seguros, suprimentos e manter-se vivo (coisa que eu amo demais), mas, satura. Não dá para bater sempre na mesma tecla. Então como proceder? Vemos o comportamento "humano", diante dessas situações. E aí, o negócio fica assustador. E é incrível pensarmos que diante disso, os zumbis acabam sendo o menor dos problemas. Percebam, se não houvesse Governador ou o da vez, não seria algo tão eletrizante.
Contudo, gostei do infeliz da vez e ele ter feito o que fez? Não, nenhum pouco. Curti suas motivações? Não mesmo. Precisa ter destruído Woodbury??? Sinceramente... Precisava?!

Então, o que dizer?! Não é uma história perfeita, as motivações e plot não convencem muito. Mas nos faz prender a respiração. Ter aquela descarga de adrenalina. Entrega um final que te faz querer devorar as últimas páginas.
Quanto a continuação... Vai me fazer sofrer e passar raiva. Estou com medo de quem vai morrer... Mas, provavelmente, daqui alguns dias, cá estarei eu, fazendo históricos da leitura. =D

Gustavo195 06/02/2023

Novos ares trazem mudanças, mas nem sempre são boas.
Sabe quando o participante foge do tema da redação do Enem? Então, basicamente Bonansinga fugiu bastante do tema "The Walking Dead" nesse livro.
Não é um livro ruim, porém, a partir desse volume Rob Kirkman, criador das HQs e da série de TV homônima, saiu de cena, deixando o destino dos livros por conta de seu amigo e co-autor Jay Bonansinga, que deu à saga novos e inesperados horizontes. A trama principal de Woodbury e o Governador se encerrou aqui. Bonansinga nos introduziu a uma nova trama que, sinto dizer, não tem a mesma energia de The Walking Dead. Os zumbis, que antes já eram um pano de fundo tendo aparições intermitentes para causar momentos de tensão na história, se tornaram agora meros figurantes, havendo momentos que o leitor até se esquece que zumbis estão ali.

(A partir daqui farei algumas revelações sobre a história que, se você não leu ainda, sugiro parar por aqui.)

A nova trama apresenta um grupo de religiosos que chegou a Woodbury. A princípio pareciam inofensivos mas, ao longo, se mostraram um grande perigo para os cidadãos. Não sou cristão, mas ainda assim reconheci a explícita propaganda anti-cristianismo do autor. Ele coloca todo o grupo cristão como fanáticos religiosos e suicidas que seriam o grande mal da sociedade, mesmo no apocalipse, (e, de fato, o fanatismo é perigoso mesmo, seja religioso ou político) que planejaram um suicídio/massacre em massa em nome do seu deus, pois acreditavam que os zumbis fossem uma praga divina. Até mesmo as mortes dos fanáticos religiosos foram mais cruéis e exageradas, como se o autor quisesse dizer "vejam, é isso que vocês merecem".
Enfim, não é uma trama ruim, mas não achei sensato usar The Walking Dead como pano de fundo para uma história que se sairia muito bem fora do universo de Kirkman.

Vinicio.Dourado 28/12/2022

Realmente declinou.
Esse 5° livro da saga foi muito bom, mostra várias coisas que acontecem após a morte do Governador, introduz um novo vilão na trama e termina como sempre, nos deixando curioso para saber o que vai acontecer daqui pra frente. Bora para o próximo.

Angs 10/11/2022

E mais uma vez o título de trouxa vai pra Liy, taquipariu que garota burra. É uma verdade universal que a mistura de fanáticos religiosos e apocalipse não da certo. É incrível a capacidade que a Lily tem de ser burra. Desde a primeira vez que esse reverendo de meia tigela apareceu eu sabia que ia dar merda. Fiquei revoltada como o povo de Woodbury confiou num completo desconhecido.
Bob eu te amo. Você é foda por ter desconfiado desde o começo .
Yasmin761 08/04/2023minha estante
amiga fiquei put tbm com ela nesse livro... sério

Nathy 14/05/2022

acabou? acho que não
a Lilly definitivamente nao tem sorte com homens, mas fiquei feliz que ela conseguiu 3 crianças pra cuidar no final das contas.
o Bob é um velho FODA, e adorei demais que ele continuou vivo.

me surpreendi em como esses 5 livros me prenderam de uma forma louca, no começo pensei que não iria gostar tanto, mas adorei tudo.

Heloyse 24/03/2022

Declínio mesmo...
A história fica pior a cada volume D:
É uma enrolação danada, desgraça pra todo lado, parece que a história não avança.
Mas enfim, agora é aguentar só mais dois volumes pra finalizar essa saga

Gloria.Diana 18/02/2022

Ansiosa pro próximo ?
Renascida das cinzas de seu passado sombrio, Woodbury se torna um oásis de tranquilidade em meio à praga dos errantes. Mas, após o chocante fim do ex-tirano Phillip Blake, o Governador, Lilly Caul e seu grupo de sobreviventes deverão superar seu passado traumático.

Lari Andrade 04/12/2021

Arrastado e previsível no começo
Muito descritivo e arrastado no começo. Chato, sendo sincera rs porém depois você consegue entender a nova abordagem que o Bonansinga quer trazer, mostrando mais o lado "humano e sentimental" dos sobreviventes. O meio para o final consegue te prender, mas haja paciência com alguns personagens rsrs