Torim e A Guerra Cósmica

Torim e A Guerra Cósmica Gabriel Mussolin

Resenhas - Torim e A Guerra Cósmica

Matheus 20/12/2021

Nunca julgue um livro pela capa
O autor falhou miseravelmente em escrever sobre uma história que todos já conhecem, Hades tentar tomar o poder. A história é rápida e confusa, existem personagens em demasia e todos são superficiais ( não tem conteúdo) inclusive o protagonista. Eles aparecem do nada, não existe um desenvolvimento sobre eles, simplesmente aparecem. A única coisa boa no livro é a capa e o título, pois empolga e dá vontade de ler, esse livro realmente dá valor a frase " Nunca julgue um livro pela capa"

Anna Gabby 26/03/2016

Um livro complicado
Hades ameaça os Deuses Olimpianos com um plano terrível... Ele se uniu aos titãs para lutar contra seus inimigos. Mas os Olimpianos também estão se mobilizando... Apolo reuniu heróis lendários e juntos eles partiram em uma missão que poderia salvar o Mundo, mas antes teriam que encontrar um humano, chamado Torim que possuía um vasto conhecimento das criaturas sobrenaturais que os ameaçavam. Eles partiram e fariam de tudo para formar um exercito e descobrir qual o grande plano de Hades.

Ao menos foi isso que eu concluí depois de várias páginas lidas, pois não fica definida qual seria a missão, ela apenas existe. Mas isso é só o começo. Porque infelizmente falta planejamento para o desenvolvimento do livro.
Há várias ideias, várias lutas, diversos acontecimentos e falas para impactar, mas elas vão se juntando meio que de qualquer jeito. E aos poucos vamos adivinhando o que esta acontecendo. Falando em personagens, eles são rasos, tem potencial, mas precisava ser um pouco mais bem trabalhados. Faltou à escrita despertar nossa empatia ou ódio ou algo assim. Muita coisa ficou perdida, qual seria a missão dos heróis (?), quando essa história acontece (?), por que coisas aleatórias acontecem (?), onde a história acontece (?), qual a motivação dos personagens (?), é só instinto (?), por que e mais por quê? Então infelizmente foi uma leitura muito difícil, confusa e desgastante. Terminei a duras penas...

A diagramação é simples, mas agradável e a capa é muito bonita, mas não compensa os probleminhas do livro.
A ideia em si não parece ruim, mas como disse, faltou planejar, preparar e talvez maturar um pouco. O autor é novo e tem um caminho pela frente, espero que ele se motive a escrever mais, mas que vá com calma, estudando a construção das ideias e a escrita. Algo que todo bom profissional precisa fazer se quiser ser bom é estudar e no caso dos escritores, escrever!

Por causa dos pontos apontados o livro recebe uma nota baixa.

DomDom 29/12/2020

Ao ler a sinopse desse livro, não tive dúvidas, precisava lê-lo, afinal, quando vejo a palavra Mitologia estampada em algum local, já me interesso.

Como já vemos na sinopse, a trama trata de uma guerra sem precedentes, onde muitas raças estarão envolvidas. Vemos toda a preparação, a guerra em si, e o pós-guerra.

Resolvi estruturar essa resenha de uma maneira diferente a qual eu geralmente uso. Será através de tópicos explicativos. Vamos lá, então:

Iniciarei pelas desvantagens:

- Narrativa coloquial – Uma boa parte da narrativa é em primeira pessoa e narrada por Torim (personagem principal). A narrativa é toda em tom coloquial e isso me incomodou bastante. Não sou contra essa forma, mas acho que elas não deveriam ser em excesso. Sou a favor de algumas partes serem assim (principalmente os diálogos), mas quando extrapola esse limite, não me soa bem. Me dava a impressão de que o autor estava contando essa trama em uma roda de amigos.

- Superficialidade – O ritmo da história estava tão frenético, que acabou que o autor não se aprofundou em quase nada. Na metade do livro já tínhamos chegado a grande guerra cósmica, e fiquei me perguntando como o autor iria preencher as mais de 100 páginas finais. Mas ele conseguiu preenche-las com outros acontecimentos, que não falarei para não soltar spoiler. Sabemos que quando se aborda Mitologia, o início deve ser um pouco mais lento, pois, a cada personagem nova, o leitor precisa saber um pouco sobre seu Mito (quem são seu pais, irmãos, ele é Deus de quê?, etc.), e Gabriel Mussolin inseria personagem atrás de personagem e isso acabou me deixando bastante confuso em meio a tantos nomes e árvores genealógicas.

- Grande número de personagens – Temos um leque enorme de personagens e seres que fizeram parte dessa trama. Tivemos os Deuses e seres mitológicos gregos, personagens romanos, titãs, zumbis, krakens, lobisomens, Ietis, seres de lava, esqueletos, etc. Tive a impressão de que ele quis englobar tudo, mas acabou ficando muito jogado.

- Cenas confusas – Principalmente as cenas das lutas. Ficava tentando visualizar as ações, golpes e cenários em determinadas passagens, mas não consegui.

- Falta de revisão – Esse foi, sem dúvidas, o grande problema desse livro. Encontrei incontáveis erros de digitação, de concordância, de pontuação, repetição de palavras (em alguns parágrafos você poderia encontrar uma mesma palavra escrita cinco, seis vezes).

Agora as vantagens:

- Bom trabalho de pesquisa – Percebe-se claramente que o Gabriel pesquisou sobre Mitologia grega. Inclusive, inseriu em algumas partes a criação de alguns mitos, como o das quatro estações do ano, por exemplo.

- Criatividade – É inegável que a mente do autor é fértil. Podemos observar pela quantidade de seres que ele inseriu na trama, fora algumas passagens bem interessantes.

- Potencial – O autor é bastante jovem e criativo. Precisa apenas amadurecer sua escrita. Não tenho certeza, mas creio que esse foi seu primeiro livro publicado. Então, acredito que ele irá melhorar a cada livro. Potencial ele tem.

Finalizo essa resenha avaliando esse livro com 2 estrelas. Essa classificação muito se deve a falta de revisão do mesmo.

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/05/torim-e-guerra-cosmica-gabriel-mussolin.html

Lina DC 07/08/2015

Grande potencial, mas deixou a desejar na execução.
"Torim e a Guerra Cósmica" é uma aventura que tem os deuses como personagens. O protagonista é Torim, um jovem que cuida desde cedo da fazenda de seus pais sozinho, pois eles faleceram.

Os deuses precisam de recrutas para enfrentar Hades e Cronos e um grupo de jovens tem suas vidas alteradas. Torim descobrirá sua verdadeira origem e se unirá a um grupo de jovens, incluindo Lefasta, uma garota de 17 anos e exímia guerreira.

A ideia geral do livro é muito boa, porém houve problemas no desenvolvimento. Começando pela narrativa, que abruptamente alterava e a linguagem coloquial do texto. Outro detalhe muito importante é a velocidade com que os acontecimentos se desenvolvem. Tudo é muito rápido e acabei tendo a impressão de que faltou explicações em algumas cenas. O grande número de personagens também criou um pouco de confusão no texto. Acredito que se o foco fosse dirigido especificamente para uma quantidade menor deles, a história fluiria melhor.

Existem pontos positivos no livro que vale a pena destacar, começando pela criatividade do autor. Temos também um grande potencial e sinceramente espero que o autor continue publicando suas histórias, demonstrando o amadurecimento em sua escrita.

Em relação à revisão, foi encontrado um grande número de erros de digitação e grafia. A capa é fantástica e dou os parabéns a seu criador.