A Lista

A Lista Cecelia Ahern

Resenhas - A lista

Priii Reis 14/12/2023

Kitty está passando por um mal momento. Após liberar uma reportagem que se falsa, foi afastada da emissora e está vendo sua carreira desmoronar,enquanto é linchada por todos os lados. Junto com isso, sua mentora, e dona da revista onde ela iniciou a carreira e para qual ainda escreve está muito doente e à beira da morte.

No dia em que Kitty vai ao hospital com a pasta contendo o material, sua velha amiga morre e não a revela qual é a proposta da matéria. Dentro da pasta tudo o que ela encontra é uma lista com 100 nomes, de cem pessoas que aparentemente não possuem nenhuma ligação.

Na busca por se encontrar novamente como jornalista e escrever a grande matéria da sua mentora, a protagonista vai tentar encontrar o que conecta os nomes daquela lista, mergulhando em suas histórias e tirando de cada uma delas algo que a ajude a seguir em frente.

Cem pessoas estavam nessa lista mas só algumas foram citadas e com profundidade.

Um livro super verdadeiro sobre perdão,recomeços e se atentar aos próprios sentimentos.

Mas a vida dela em si é uma decepção,se apaixona muito fácil por está sensível com o que está acontecendo com sua carreira.

E tem alguns momentos que se torna cansativo,e tudo bem.
Porque o final é bom.

resenhasdajulia 24/05/2021

Todo mundo é importante e tem uma história para contar.
Kitty Logan é uma jornalista de 32 anos que está passando por uma fase conturbada: seu emprego está arruinado, seu namorado a deixou, seu melhor amigo está decepcionado com ela e Constance, sua amiga e mentora, também jornalista e fundadora da revista Etecetera, na qual Kitty trabalha, está perdendo a batalha contra o câncer.

O emprego de Kitty está arruinando porque ela cometeu um erro em uma reportagem e acusou injustamente um professor de abuso sexual.

Um pouco antes de falecer, Constance entrega a Kitty uma lista, com o nome de 100 pessoas. E só. Nenhuma informação a mais. Só nomes de pessoas que, aparentemente, não têm nenhuma ligação entre si.

Kitty vê essa reportagem como uma oportunidade de homenagear a amiga, além de limpar sua reputação. Mas ela só tem duas semanas para fazer todas essas entrevistas.

Eu achei que o livro focaria nas cem pessoas citadas na lista, mas a autora selecionou algumas, deixando de focar tanto na história de Kitty e nos apresentando outros personagens com histórias maravilhosas.

Adorei!

Lust 22/10/2021

? A Lista
Cada pessoa tem uma história e cada pessoa é super importante. Um livro que pontua sobre isso, nos mostra que mesmo você não sendo alguém super famoso ou coisa assim, você ainda assim é meha interessante.

Kaiane.Jacobowski 13/06/2020

Finalizo o livro em meio a lágrimas nos olhos...
Aprendi tanto com esse livro... Nos faz relembrar, perceber e entender o quanto somos únicos... O quanto somos importantes.. O quanto sempre temos algo pra contar. Cada um tem sua história e é isso o que nos torna tão especiais.
Livro de uma sensibilidade incrivel!
Amei

Simon 22/12/2021

Um um pouco sobre perder
Tem momentos que perdemos, emprego, namorado (a) e daí vem a depressão, esse livro fala um pouco disso, e achei interessante por que não é algo distante do que qualquer um de nós pode viver.

Carol D. Torre 17/05/2015

Vocês sabem que eu amo um bom drama e a quando li a sinopse de A Lista fiquei mais que interessada pelo livro. E, apesar das minhas duas experiências anteriores com a autora não terem sido memoráveis, eu sei muito bem como ela é capaz de criar ótimas estórias. É uma pena que, mesmo sendo um bom livro, A Lista não tenha alcançado todas as minhas expectativas.

Kitty está vendo sua vida aos poucos chegar ao fim do poço. Ela fez um erro imperdoável e agora ela a a sua emissora estão sendo processados, sua casa vive sendo vandalizada, seu melhor amigo está desapontado com ela, seu namorado saiu de casa e a sua velha amiga e mentora, Constance, está lutando contra o câncer.
Quando Constance morre, a sua revista, onde Kitty milagrosamente ainda possui um emprego, resolve homenageá-la e fica para Kitty a missão de escrever uma das última matérias idealizada por ela. Mas para isso a Kitty só possui uma lista de cem nome, sem nenhum resumo, introdução ou anotações. Nada. A única solução encontrada por ela é ouvir a estória de cada uma dessas pessoas e tentar encontrar uma ligação entre elas.

Acho que uma das coisas mais importantes para se falar desse livro é: não espere uma narrativa ágil. Apesar de ser um livro rápido de se ler - terminei tranquilamente em um dia -, A Lista se foca muito mais nos seus personagens, em contar suas histórias de forma gradual e explorar seus sentimentos. Isso para mim está longe de ser um defeito, pelo contrário, todos nós temos aquele momento em que queremos uma leitura mais tranquila, mas sentimental e que conversa muito bem com a realidade das nossas vidas. A Lista é perfeito para esses momentos!

E são essas características que fazem com que os personagens sejam tão importantes para o bom desenvolvimento da estória e posso dizer que, na sua grande maioria, eles não decepcionam. Cada um dos personagens principais são diferentes, marcantes e com estórias de vida inspiradoras por motivos completamente únicos. Conhecer um pouco mais sobre as pessoas da lista foi o que me manteve tão envolvida na leitura.
Mas, mais especificamente falando, a Kitty é uma protagonista um tanto quanto peculiar. A sua vida está no fundo do poço, mas, diferentemente do que estamos acostumado, ela bem que mereceu uma boa parte do que está acontecendo com ela. A Kitty não aquele tipo de personagem que ganha a sua simpatia de imediato ou tem um carisma marcante. Ela é uma personagem que se aproxima muito de uma pessoa real, que tem defeitos, comete erros e besteiras, tem seus dramas e suas dores, mas também tem as suas qualidades e seus motivos para continuar tentando. Mesmo não te conquistando de primeira - e, sinceramente, nem de segunda - depois de um tempo você se vê compreendendo a personagem e torcendo por ela.

Apesar da narrativa da Cecelia Ahern ser capaz de construir uma ótima e sentimental estória, ela também foi um dos motivos que me fizeram desgostar um pouco do livro. Uma característica da escrita da autora, presente nesse livro, me incomodou bastante: ela se enrola muito em temas desinteressantes e não necessários para o desenvolvimento do enredo. Como quando ela descreve diálogos gigantes sobre como fazer jornalismo ou quando vai contar alguma estória e passa páginas sem um único diálogo sendo que isso poderia ser feito de forma muito mais concisa. Isso fez que a leitura ficasse muito mais pesada, lenta e em algumas partes desinteressantes. Como todos as pessoas dizem: menos é mais.
Outro ponto válido de se comentar é que gostei da narrativa em terceira pessoa, mas em algumas passagens o ponto de vista ficou meio confuso e o conteúdo, novamente, desnecessário.

Mas o meu principal problema foi que a "caça" por esses nomes é bem menos interessante e muito mais lenta do que que a sinopse transmite. A mensagem do livro, e a ideia por trás da lista, é lindíssima e mais do que válida de ser abordada, mas até o momento em descobrimos isso a busca da Kitty por esses nomes parece perdida demais para mim, como se faltasse alguma coisa vital para ela fazer sentido. Entendo porque foi feito dessa forma e até mudei um pouco de opinião no fim depois de ter descoberto a ligação entre os nomes, mas isso não muda o fato de que, durante a leitura, existe essa sensação incômoda de que falta alguma coisa e que a estória não é tudo aquilo que a sinopse prometeu.

Apesar de possuir os seus defeitos, eu ainda gostei muito da estória criada pela Cecelia Ahern, A Lista foi uma leitura marcante, leve e emocional que, no fim, acabou me envolvendo completamente nos dramas dos seus personagens. Se você está procurando um livro que traz o melhor e o pior da vida real com certeza vai adorar esse livro.

"Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entediante porque não estamos fazendo nada de extraordinário nem estampando capas de jornais, tampouco suas manchetes, nem ganhando prêmios memoráveis. Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho."

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

Livia790 23/03/2021

O livro demora um pouco para prender.
Mas a história é bacana e uma lição para lembrarmos todo dia.
Todo mundo tem uma história incrível.
Livia790 23/03/2021minha estante
Tá pra troca no plus!

Rafitcha 04/04/2021minha estante
verdade, iniciei ele, ma ainda não engrenei, ta parado..rsrs
vou continuar ele depois. :)

Aline 08/04/2023

Nomes
Cada pessoa, cada nome tem uma história única para contar, porque claro, cada pessoa é única nesse mundo.

Valdirene.Perez 26/05/2015

Como todos os livros da Cecelia Ahern, a trama se desenvolve meio lenta, a parte narrativa é extensa demais, porém depois voce começa a se envolver com os personagens, seus conflitos, enfim, o final é bem emocionante.

nismuel 08/09/2020

Difícil
É difícil definir essa leitura... Os romances da protagonista são difíceis de acreditar, uma hora ela gosta de um dps gosta de outro.
As últimas partes são realmente eletrizantes, mas não sei se vale a pena uma história tão arrastada e às vezes confusa, com umas mudanças de cenas do nada. Além de que vc demora muito se afeiçoar com a protagonista, pode até ser que nem chegue a isso. Por outro lado os personagens ao redor dela tem histórias realmente bonitas e acho que isso fez com que eu não abandonasse o livro.

@estantedajulia 29/04/2023

Um dos primeiros romances que li

Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.

Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.

Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

É uma leitura breve, que pode te arrancar lágrimas e risos.
Deixa um bela reflexão sobre como conduzimos nossas vidas, de forma egoísta e sem aproveitar a sua beleza. Recomendo!

"Existem muitas pessoas incríveis por aí, com histórias interessantíssimas para contar, e nem elas mesmas se dão conta disso. As histórias são infinitas."

site: https://www.instagram.com/estantedajulia

Trabach0 19/11/2023

Incrível
Kitty Logan é uma jovem repórter que está passando por grandes complicações em sua vida tanto pessoal quanto profissional.

Recentemente ela cometeu um grande erro em sua carreira de jornalista e está pagando muito caro por esse erro, para deixar as coisas ainda piores, sua melhor amiga e mentora acaba de falecer vítima de um câncer.

Em uma de suas últimas conversas com Constance, sua melhor amiga, ela acaba mencionando algo sobre uma matéria que gostaria de publicar, mas infelizmente o pior acaba acontecendo antes que ela consiga compartilhar com Kitty sobre o que realmente se trata essa matéria.

Com um processo judicial em andamento e a morte de Constance Kitty está totalmente sem rumo e acaba mergulhando de cabeça naquela que seria a última matéria de sua melhor amiga. Kitty não tem nenhuma informação além de uma lista com o nome de 100 pessoas, e agora ela precisa encontrar uma ligação entre todas esses nomes e terminar aquele que seria o último trabalho de sua melhor amiga.

Kitty parte em uma aventura de auto descobrimento e ao longo desse trajeto vai encontrando algumas das pessoas dessa lista, pessoas essas que aparentemente não têm nada em comum e que também não parecem ter uma história tão extraordinária.

Mas ao longo de todo esse trajeto Kitty não só passa a se ver de outra forma como também conhece melhor essas pessoas, pessoas que aparentemente eram comuns mas que acabam mostrando o quão rica são suas histórias, o quão dolorosos foram seus passados e quantas cicatrizes cada um traz consigo.

O livro é extremamente emocionante, e traz personagens muito bem construídos, cada um deles traz uma bagagem pessoal extremamente densa e cheia de sentimentos, cada um a seu modo está tentando confrontar seus fantasmas e Kitty acabam sendo de extrema importância para a vida de cada um deles.

A escrita da autora é bem fluida e você praticamente nem nota o avançar dos capítulos.

Toda a história me deixou muito emocionada e acabou se tornando um dos meus livros favoritos.

Isadora1472 09/05/2020

Esperava mais
O livro acabou me prendendo mais do meio para o final, não achei o final ruim, é emocionante até, mas acho que não cumpre o que promete, estava com uma espactiva bem grande sobre ele e não foi alcançada.