A Lista

A Lista Cecelia Ahern

Resenhas - A lista

Isabella Pina 22/07/2015

Cem possibilidades
Já tive algumas experiências, na maioria positivas, com a Cecelia. Seus livros sempre tem um quê emocional, sobre pessoas que já sofreram algum baque na vida. A Lista me pareceu muito interessante ao ver a sinopse, afinal eu gosto de livros com jornalistas e matérias esquisitas, o que parecia ser bem o caso. Kitty Logan é uma repórter ambiciosa que, por um erro dramático em uma reportagem, acaba afetando a vida de diversas pessoas e se jogando em uma confusão onde a grande culpada é ela mesma.

Mesmo assim, por ver seu dia a dia, acabei por me afeiçoar à protagonista, com seus problemas e defeitos e sua vontade, às vezes escondida, de entregar uma boa e verdadeira matéria sobre e para pessoas. Constance, sua melhor amiga e também dona de uma famosa revista onde Kitty escreve, acaba lhe dando uma última tarefa, antes de falecer: escrever a matéria que ela própria queria ter escrito, mas a única pista que Kitty consegue é uma lista, aparentemente sem conexão alguma, com 100 pessoas.

Aos poucos, Kitty deixa de lado seu lado mais egoísta de repórter e começa a se conectar de verdade com alguns dos nomes da lista, conhecendo suas histórias, seus medos e seus passados. Eu particularmente gostei mais de alguns da lista que de outros mas, mesmo assim, a narrativa não é cansativa e considerei melhor que alguns dos livros que já li da autora. Infelizmente, e isso realmente me decepcionou, a maneira como a história se desenvolve se torna mais simplista do que eu esperava da autora. Pra começar, apesar de serem 100 nomes, nós não conhecemos nem 10 deles a fundo, o que me fez questionar a necessidade de escolher cem, ao invés de uma quantidade menor (claro que no final das contas fez algum sentido, mas mesmo assim...). Além disso, a evolução de Kitty, apesar de ser boa, em alguns momentos beirou um filme de romance, onde tudo dá certo no final com a pessoa mais esperada possível.

Com o passar da história, cada personagem vai ganhando personalidade própria, e é aí que está o trunfo da história: cada pessoa tem sua própria vida, suas próprias escolhas e seus próprios erros. Cada um tem uma história peculiar a contar, uma personalidade diferente e, no final das contas, às vezes esquecemos que as pessoas ao nosso redor são muito mais importantes do que nós pensamos à primeira vista. Além da matéria que Kitty tem que escrever, ela ainda sofre com a repercussão do seu erro em outra reportagem e com a culpa de ter sido precipitada e, enfim, não ter agido como deveria. Mesmo que tenha sido um erro dos feios, eu não a odiei, porque Cecelia tem essa coisa de escrever a história de uma pessoa não só por uma visão, mas por todas, o que ajuda a entendê-la melhor.

Aliás, e eu não sou exatamente a mais chata nesse ponto, mas em alguns momentos a revisão do livro deixou a desejar. Eu entendo que um erro ou outro aconteça, mas cheguei a ver um feio de ortografia. Só espero que em uma próxima edição as coisas se acertem.

A Lista não é um livro perfeito, mas é engraçadinho e bonito, com uma mensagem fofa por trás. Eu esperava mais por causa da autora, mas a história ainda tem seu brilho próprio. Se você gosta de romances e reportagens, A lista é uma boa opção, ainda que não a melhor.

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com/2015/06/resenha-lista-de-cecelia-ahern.html

Nah 27/08/2021

Gosto muito da escrita dessa autora, gostei da forma que a história foi trabalhada e de conhecer a vida de cada personagem. Todos com histórias simples, mais que os fizeram ser quem eles são... A lição final do livro é muito bonita!!
Mais achei o final muito curto e rápido pra uma história com tantas páginas boas e bem trabalhadas, sei lah esperava um pouco mais.
Mais tirando isso, gostei da história!!

Lays.Ordani 29/06/2022

Uma leitura bastante fluida e agradável. Gosto muito da escrita da Cecelia, talvez nesse livro sobraram alguns elementos que julguei desnecessários, mas de qualquer forma não deixa de ser um bom livro.

Mila F. @delivroemlivro_ 26/10/2015

Amei
One Hundred Names (2014) foi escrito pela escritora best-seller Cecelia Ahern, que também escreveu os livros P.S. Eu Te Amo, A Vez da Minha Vida, O Presente e Simplesmente Acontece.
Esse é o quinto livro da Cecelia que leio e sempre me surpreendo, porque suas histórias não são tão elaboradas, pelo contrário, são bem clichês, mas a genialidade da escritora é fazer um enredo simples se tornar incrivelmente envolvente, reflexivo e criar elementos que encantam o leitor e o prende durante toda a narrativa.
Em A Lista somos apresentados a Kitty, uma jornalista que acabou fazendo uma falsa acusação contra um homem, fato que a fez se tornar conhecida de forma negativa e perder o prestigio e o emprego. No entanto ela segue trabalhando na revista Etecetera de sua melhor amiga Constance, contudo Constance tem câncer e falece sem antes dizer para Kitty sua grande ideia para uma matéria a ser publicada na revista que irá ‘salvar’ Kitty.
Desacreditada, Kitty tenta de todas as maneiras reconquistar sua autoconfiança e o respeito dos amigos e jornalistas, mas essa é uma tarefa difícil. Após a morte de Constance ela decide que tentará encontrar alguma relação entre uma lista com cem nomes deixados por Constance e a grande matéria que ela tinha em mente.
No decorrer da luta de Kitty em tentar fazer a coisa certa e tentar entrar em contato com as pessoas da lista, ficamos a par de outras histórias, realidades e conflitos dos outros personagens, além de ser visível a mudança que vai se realizando na vida da personagem principal.
Os temas abordados por Cecelia não são novos, na verdade, ela sempre costuma abordar os mesmos temas em seus livros, mas de formas diferentes e capazes de nos fazer ver vários ângulos e tirarmos ensinamentos de algumas das situações.
É difícil não se identificar com algumas situações ou a personalidade e erros de alguns personagens, mas também é importante perceber o quanto os personagens amadurecem no decorrer da história e o quanto podemos tirar exemplos para nossas próprias vidas.
A Lista é um livro que envolve o leitor, no meu caso eu o li em dois dias, e me encantei com a história, me identifiquei com os personagens e torci pelo romance que se delineou nas páginas do livro. Creio ser uma excelente opção de leitura para um fim de semana. Espero que gostem da dica.

site: www.delivroemlivro.com.br

thamirisdondossola 12/01/2016

A Lista
Pensei e repensei sobre como começar a escrever essa resenha. A Lista vai ficar marcado na minha memória por muito tempo, tenho certeza. Então, acabei optando por um adjetivo comum, já que a nossa protagonista passa boa parte da história procurando o que algumas pessoas têm em comum. Leitores, A Lista nos apresenta uma história memorável. Ou melhor, algumas histórias aleatórias e memoráveis.

Da autora, Cecelia Ahern, o único livro que eu tinha lido foi O Livro do Amanhã. Eu adorei aquela história, mas afirmo que a história desse livro em questão, A Lista, conquistou meu coração de uma forma inigualável. Com essa leitura, aprendemos a dar valor a quem somos, pois cada um de nós possui uma história. Você pode achar a sua história desinteressante, mas sempre haverá alguém para pensar o contrário. Você é único e muito mais especial do que imagina.

Kitty acaba de perder uma grande amiga e colega de trabalho, a Constance. Antes de morrer, Constance deixa uma lista com cem nomes para que a amiga faça uma matéria para a revista em que elas trabalham. Mas essa lista é um mistério. Ninguém conhece essas pessoas. Com um curto prazo, Kitty começa a investigar os nomes e entrevistar algumas pessoas, tentando encontrar o sentido naquilo para poder concluir sua matéria a tempo.

Recentemente, Kitty cometeu um equívoco na sua profissão de jornalista. Um equívoco gravíssimo que virou a sua vida de cabeça para baixo. E a vida de outra pessoa também. No decorrer da história, acompanhamos, junto com as buscas pelos cem nomes, o desenvolvimento das consequências que Kitty vem recebendo a partir do erro que cometeu. E como isso a tornou uma jornalista diferente e muito mais... Humana.
Kitty é real. Ela é uma personagem da vida real. Eu senti isso logo no início do livro. Eu senti por ela. Eu sofri por ela. Eu me arrependi por ela. Eu fiquei feliz com suas conquistas posteriores. Kitty é como eu e você. Não pude deixar de notar isso e compará-la a Tamara Goodwin, de O Livro do Amanhã. Esse fato, de os personagens serem reais nos fazem sentir certa afinidade por eles. Acho que esse ponto acaba de se tornar o ponto de maior admiração que senti pela escrita da autora.

Existe uma sequência de personagens marcantes em A Lista. A Birdie, por exemplo. Birdie é uma senhora que está prestes a completar 85 anos de idade. Senti uma necessidade de conhecê-la, conversar com ela, me aproximar dela. Quem leu o livro, saberá do que estou falando. Biride é uma personagem encantadora. Mas não é a única que encontrei durante a leitura. Além dela e de Kitty, temos Eva Wu, Archie, Steve, entre outros.

Faço questão de indicar essa leitura. Há um mistério agradável que predomina a história. E não só por causa da lista. A história de cada pessoa, inicialmente, também é um mistério.
Há cenas cômicas e confortáveis. E há, também, muita reflexão. Uma reflexão profunda e interessante. Por favor, se tiverem oportunidade, leiam A Lista.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/
Bru | @umoceanodehistorias 12/01/2016minha estante
PRECISO ler da diva

Nathy520 12/01/2016

Recomendado!
“Era a vida na sua forma mais cruel.” - Página 7

Ao começar a leitura de A lista eu já tinha em mim o pré-conceito de que seria um livro triste, visto que ele é da mesma autora de Ps: Eu te amo. Sendo assim comecei a leitura pensando no pior, mas até que não. Há sim momentos emocionantes que te fazem pensar na vida enquanto você se desmancha de tanto chorar, mas assim como Ps: Eu te amo, eu acredito que o livro se trate de uma jornada. Aquela jornada de reconstrução que todos nós devemos fazer quando perdemos alguém ou alguma coisa.
Em "A lista", Kitty começa já perdendo o emprego, mas tudo bem já que ela deu uma senhora vacilada.

“Seu rosto, seu erro e seu, nome eram agora conhecidos por mais de meio milhão de pessoas.”- página 23

Enfim, ela recebe de sua amiga Constance uma lista com vários nomes, infelizmente a mesma está em estado terminal e morre antes de explicar a Kitty o que deve fazer. O livro conta com a presença de vários personagens marcantes, e outros nem tanto assim, o que tornaram a leitura em alguns momentos excelente, e em outros levemente arrastada. Eu gostei bastante da escrita, ela é bonita e fluida, sem ser complicada. (Deu pra entender? kkk)
Devo parabenizar a editora pela capa que é maravilhosa, com verniz localizado e uma diagramação interna muito bonita.

“Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar. Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entediante porque não estamos fazendo nada de extraordinário nem estampando as capas dos jornais, tampouco suas manchetes, nem ganhando prêmios memoráveis. Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho...” - Página 373

site: http://www.livrosdanatyrangel.com.br/2016/01/resenha-lista-cecelia-ahern.html

Ellen Reis 27/11/2015

A história me surpreendeu
A primeira pergunta que eu me fiz quando estava perto de escolher a minha profissão foi: "o que eu quero fazer para o resto da minha vida?"

Eu sabia que responder a isso não seria nada fácil. Eu teria que eliminar possibilidades e agarrar outras, entendendo que tudo era um risco.

Mas, para a minha surpresa, respondi a essa pergunta com total convicção e em um curto espaço de tempo. Eu disse: - Quero contar histórias! Eu sabia que cada pessoa é um mundo específico e particular a ser desvendado e que nada pode ser desperdiçado. Se não servia era porque eu não estava olhando atentamente. Rapidamente cheguei à conclusão de que também não seria fácil contar histórias. O processo leva tempo. É preciso uma disposição medonha para a escuta e a espera. Descobri rapidamente, também, que essa era a graça do negócio. Como futura jornalista (tá mais perto do que longe :)) aprendi durante os anos de faculdade o peso que o erro representa. Ainda mais nos dias de hoje...E talvez por isso eu tenha me identificado tanto com a personagem do livro "A Lista" (Cecília Ahern) que hoje vamos conversar.

Katherine Logan coleciona 32 primaveras e uma má sorte "danada"! Foi abandonada pelo namorado, seu amigo estava decepcionado com ela e sua amiga/mentora/confidente morreu. Para completar, sua carreira de jornalista estava praticamente arruinada devido a um "erro" de apuração. Ou seja, por seis meses ela investigou a vida de um respeitado professor de educação física, casado, e o acusou de ter abusado sexualmente de duas alunas e de ter engravidado uma delas. A denúncia foi feita no programa Thirty Minutes do qual Kitty fazia parte. E ela estava errada!

"Colin Maguire sofreu danos irreparáveis à sua reputação, sua vida foi inteiramente comprometida e ele foi afastado de sua casa e de seu bairro, resultado da décima exibição do mês de janeiro do programa de televisão Thirty Minutes. Katherine Logan confrontou o Sr. Maguire fora do seu local de trabalho e o acusou de abusar sexualmente de duas adolescentes e de ter engravidado uma delas, Apesar de ele ter negado diversas vezes e de ter se demonstrado disponível para realizar um teste de paternidade, o programa foi exibido". (Pág. 35)

De início tive a impressão de que Kitty era de fato a vítima de todos esses acontecimentos. Senti um pouco de pena da personagem, mas isso foi logo desfeito quando o seu melhor amigo, Steve, começou a questoná-la sobre os reais motivos que a fizeram chegar naquele caos. As próprias escolhas de Kitty redirecionaram sua vida. A visão que ela tinha de si mesma, do seu trabalho e das pessoas tinha mudado ao longo dos anos. A impressão que eu tenho é que ela esqueceu o real motivo que a fez escolher aquela profissão, o namorado e os amigos. Ela se perdeu e estava procurando culpados.

Nesse cenário algo estraordinário acontece (não é spoiler!!!). Antes de morrer, sua amiga/mentora/confidente (Constance) e dona da Revista Etcetera, onde Kitty passou a trabalhar depois do escândalo no programa de tv, deixa um esboço da última matéria que ela gostaria de publicar. A grande questão é que não havia esboço, era apenas uma lista com o nome de 100 pessoas. Isso era tudo! Não havia mais nada. Desse momento em diante Kitty recebeu a incumbência de descobrir a história por trás desses nomes e a conexão entre eles. Devo admitir que a leitura é muito gostosa na maior parte do livro. É inevitável a sensação de que será desvendado o mistério por trás dessa última mensagem. O livro tem quase 400 páginas e a vontade que dá é de ler sem parar porque você começa a criar finais possíveis e vai descartando na medida em que avança na história.

Construí uma imagem um tanto negativa da Kitty porque seu discurso beirava a vitimização. Nossa, Kitty era uma mulher de 32 anos! Uau! Mas ela agia como se tivesse acabado de sair da faculdade. Isso me incomodou um pouco! Sua personalidade se revelou um tanto quanto frágil, instável e insegura. Apesar disso, achei incrível como algumas histórias da lista foram contadas e amei o fato de terem sido contadas. De fato "todo mundo tinha uma história para contar". E, por si só, eram incríveis. Não digo que esse é um livro extraordinário, mas ele é bonito por ser simples e apresentar uma realidade possível. Isso encoraja! Quem já leu alguma resenha do blog sabe que tenho problema com finais de livros. Quase nunca (ou com muuuuuita frequência), para não ser tão radical, questiono muito o final dos livros. Começo a achar que o problema talvez esteja em mim! Não digo que eu amei o desfecho do livro, mas eu gostei de como tudo ganhou sentido e se encaminhou para um final coerente! É isso! Coerência!

Diversas passagens do livro me marcaram e me fizeram refletir bastante. E tinha de tudo...ultrapassar limites, se desarmar e ousar o desconhecido, superar os medos, fechar ciclos, e tantas outras lições.
Talvez esse livro não tenha tocado a tantos (li algumas resenhas negativas), mas eu acho que livro é questão de tocar ou não tocar, sabe?! Há muitos fatores que envolvem classificar um livro como bom, mediano ou ruim e esse processo de análise é bastante subjetivo. O que talvez tenha me impressionado nessa história não impressione a você que está lendo. Mas, para mim, a leitura valeu, e muito!

site: http://ellenreis.wix.com/portodaminhavida#!O-que-eu-achei-sobre-A-Lista-de-Cecelia-Ahern/cmbz/5657b0600cf214c28f184597

Silvana 10/07/2015

A vida de Kitty Logan vai de mal a pior. Quando pensou que tinha conseguido o emprego dos seus sonhos, trabalhar em um programa de TV, o Thirty Minutes, ela viu tudo desmoronar quando acusou um professor de educação física de abusar sexualmente de duas alunas e ainda ter engravidado uma delas, e ele ser totalmente inocente. Agora ela está sendo processada por difamação e como a audiência será no dia seguinte, ela não para de receber ligações de todos seus amigos jornalistas querendo uma exclusiva com ela. Até o momento somente seu melhor amigo Steve ainda não tinha ligado, por isso ela estranha quando vê o nome dele chamando em seu celular. Mas Steve não quer uma entrevista, ele quer que ela veja o quanto está decepcionado com ela, pois, Kitty só consegue ver o quanto foi prejudicada, ela esquece que o maior prejudicado no caso foi o professor que ela acusou.

E não é somente Steve que está lhe acusando, seus pais ligam para dizer o quanto estão envergonhados com o que ela fez. Seu namorado pega todas as suas coisas do apartamento dela e vai embora sem dar nenhum motivo para estar indo. A unica pessoa que ainda está do seu lado, é sua mentora e amiga há anos, Constance. Mas não por muito tempo. Constance está morrendo no hospital e como Kitty tem aversão a hospitais, somente agora depois de mais de um mês, é que ela apareceu para uma visita. Constance é a fundadora e editora da revista Etcetera. Ela foi a primeira a acreditar em Kitty e ela sabe que somente essa amizade que ainda a mantêm na revista, após esse suicídio profissional. Mas ela sabe que assim que Constance se for, ela não terá nem isso mais.

Kitty é condenada, e como tudo que esta ruim pode piorar, Constance vem a falecer. Kitty fica devastada mas ela tem que juntar forças para escrever a matéria da sua vida. Antes de morrer, Kitty perguntou a Constance qual seria a matéria que ela gostaria de escrever e nunca escreveu e Constance disse que aquela era uma ótima ideia para uma pauta. Ela diz que a matéria que ela queria ter escrito está em um envelope com o titulo "Nomes" e pede que Kitty traga o envelope até ela, mas Kitty não chega a tempo. E agora ela tem que escrever essa matéria que será uma forma de homenagem a Constance. Mas quando Kitty abre o envelope, dentro só tem uma lista com 100 nomes. Agora cabe a ela descobrir qual o significado dessa lista.

Eu estava enrolando para ler esse livro com medo de me decepcionar. Já li três livros da autora, P. S. Eu te amo, A vez da minha vida e O livro do amanhã. Os dois primeiros até gostei, o terceiro não, por isso estava com medo de ser apenas mais um livro, que não viesse acrescentar nada. É ai que me surpreendi. Quando percebi, estava completamente envolvida com a história. Envolvente, essa é a palavra para definir A Lista. É daquelas histórias que quando percebemos, estamos chamando os personagens de amigos e esperando encontrar qualquer um deles ali na esquina. É também daqueles livros que não tem personagens principais, apesar de Kitty ser apresentada assim. Durante a leitura vemos que Kitty significou tanto para a história como qualquer um dos outros que apareceram nela. E a história de cada um deles, fez com que Kitty revesse a sua própria vida.

Temos Bridget, uma senhora que está completando 85 anos. Tem Ambrose, que dedicou a sua vida ao estudo das borboletas. Eva, uma personal shopper. Archie, um homem atormentado por ter feito justiça com as próprias mãos, Jedrek, que quer entrar para o Guinness World Records Book. E Mary-Rose, que recebe uma proposta de casamento toda semana. Cada um com sua história de vida. Mas o que será que eles tem em comum para o seu nome estar na Lista? Esse é o mistério do livro e num primeiro momento foi o que me prendeu a história. Mas conforme fui lendo e me dei conta de qual era a ligação entre eles, percebi que não importava mais o "motivo", e sim, eu estava ávida por conhecer mais sobre cada um deles e me peguei torcendo para que cada um alcançasse seu objetivo e por fim quando aconteceu, me acabei em lagrimas. Só digo uma coisa, leia, o meu nome e o seu nome poderiam estar naquela lista. E parabéns a editora pela edição que está perfeita.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/06/resenha-lista-cecelia-ahern.html

Samantha @degraudeletras 10/07/2015

HERN, C. A Lista. 1ed. São Paulo: Novo Conceito, 2015.
Esse é o terceiro livro da Cecelia Ahern que leio, o primeiro foi P.S. Eu Te Amo e o segundo foi A Vez da Minha Vida. Eu tinha gostado bastante do primeiro livro, mas detestei o segundo e foi justamente o A Vez da Minha Vida que me deixou com receio de ler as outras obras da autora. Mas, rompendo meu preconceito, resolvi dar mais uma chance e comecei a ler A Lista.

Em A Lista a autora nos apresenta Kitty Logan, uma jornalista que vive um período delicado, pois o declínio exponencial de sua carreira coincidiu com a doença em fase terminal de sua melhor amiga, Constance.

Kitty perdera o emprego e responde a um processo judicial por ter levado ao ar uma matéria sem ter comprovado os fatos devidamente, o que levou à difamação de um professor de educação física.

Constance era fundadora e diretora da revista Etecetera, que acolhera o talento jornalístico de Kitty e a ofereceu uma segunda chance de se reafirmar profissionalmente. Constance, em um dos seus poucos momentos de lucidez no hospital, pediu para Kitty pegar um envelope em seu escritório para que ela pudesse mostrá-la a matéria que ela sempre quis escrever, mas ainda não tinha nem começado.

A amiga de Kitty morre (isso não é um spoiler) antes de explicar do que se tratava a matéria, então a jovem jornalista se vê com uma lista que contém 100 nomes e nada que aparentemente possa interligar essas pessoas. Kitty mostra sua alma jornalística quando se dedica ao máximo para conhecer um pouco mais as pessoas que estão na lista de Constance e tenta correr conta o tempo para entender o que deveria escrever sobre elas.

Só com essas informações você já deve presumir que o livro consiste nessa mini saga de tentar interligar pessoas tão diferentes. O bacana da estória é que a Kitty começa a ser trabalhada sem nem mesmo notar, o conhecimento que ela adquire a cada nova visita faz com que ela se modele um pouco mais e ao longo desse seu trabalho ela não apenas ajuda as outras pessoas mas percebe que cada um é especial da sua maneira singular.

Esse amadurecimento da protagonista é muito palpável e motivador, mas alguns pequenos detalhes me incomodaram. O primeiro ponto que me desanimou um pouco foi que depois da terceira entrevista as coisas começaram a ficar repetitivas, a Kitty conhecia alguém, entrevistava, mostrava o que ela fazia de diferente e ok, cada nova pessoa só confirmava a suposição criada sobre a "lição" final do livro. O desfecho da estória foi algo pouco trabalhado, mais da metade do livro procurando respostas e "pá" tudo se resolve de uma vez.

Achei o livro bem ok, não morri de amores, mas também não cheguei a detestar, ele foi divertido, embora tenha chagado a ficar um pouco enfadonho. Assim como nos livros anteriores, a escrita da autora ajudou bastante para que o livro passasse voando. Se eu vou ler os outros livros da Cecelia? Ainda não sei.

site: http://www.wordinmybag.com.br/

Barbara Lima 07/07/2015

Emocionante
Hey pessoal!

Hoje estou de volta com a resenha de “A Lista” da Cecelia Ahern. Quando a Novo Conceito falou sobre o lançamento desse livro eu fiquei muito animada porque sou fã da Cecelia, sempre quando me perguntam qual foi o livro que mais me fez chorar eu digo sem pensar duas vezes “P.S. Eu te amo.”. Eu gosto muito da forma como ela escreve, dos assuntos, dos problemas reais que ela traz em suas obras, então quando os livros de parceria chegaram na mesma hora comecei a ler seu mais recente lançamento.

“ - E sobre o quê é a matéria?
- Sobre as pessoas que estão na lista.
- E quantas pessoas há nessa lista?
- Cem no total.
- E qual será o tamanho dessa história?
- Qual é o tamanho da sua história?”

Em “A Lista” nós conhecemos a jornalista Kitty Logan, ela está passando por uma fase extremamente complicada na vida profissional e pessoal, seu nome está na lama por causa de um erro que abalou de maneira quase irreversível a sua carreira. Como se não bastasse, sua melhor amiga e mentora está muito doente, com os dias contados.

Em uma de suas visitas ao hospital, sua amiga, que também é jornalista, conta sobre uma ideia de matéria para sua revista, nada mais nada menos do que uma lista com 100 nomes. Após a sua morte, Kitty herda essa lista e o dever de honrar sua amiga através dessa última matéria.

É então que a maior aventura de Kitty começa, e ela é simplesmente incrível e emocionante...

“Você foi a única em meio àquelas entrevistas a me mostrar verdadeiramente que não tinha medo de voar e que, na verdade, seu medo mesmo era o de não voar.”

A história tem um teor de mistério muito gostoso, primeiro você começa se perguntando o que a Kitty fez de tão errado que deixou sua vida tão complicada, depois o mistério se volta para a lista misteriosa e os motivos daqueles nomes específicos estarem ali...

O livro é uma jornada, a cada página nós sofremos, crescemos, nos apaixonamos e aprendemos com Kitty. Um misto de sensações me envolveu enquanto lia, torci muito para que tudo se resolvesse, me contorci de curiosidade em diversos momentos e conforme ia conhecendo as pessoas da Lista, ia me apegando às suas histórias individuais.

“Eles a ajudaram a mudar a sua vida e, de certa maneira, a salvaram. Ele os reuniria novamente. Um dia.”

Esse livro é super indicado para quem gosta de romances com uma pitada de drama e mistério, vai te emocionar e ao final com um sorriso no rosto. A escrita da Cecelia é fluida, e cada detalhe não aparece por acaso e nem é desperdiçado! Leiam e depois me contem sua opinião

Xoxo

Até breve!

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2015/07/resenha-97-lista.html

Flacosfer 19/12/2023

Inesperado
Comecei a ler o livro sem saber nada sobre ele e me surpreendeu bastante. A história é sobre a jornada da personagem Kitty, culminando num final emocionante

Tamara 05/11/2015

Preciso começar destacando o fato de que fui ler esse livro sem qualquer expectativa. Aliás, se existia alguma era de que o livro seria muito ruim, uma vez que minha última experiência, com Simplesmente acontece dessa mesma autora foi negativa, embora eu tenha adorado P.s: eu te amo. Mas fui ler apenas para resenhar, e já no primeiro capítulo fui totalmente conquistada pela história de Kitty. Talvez justamente o fato de ter iniciado sem expectativas que me fez adorar tanto a história e me surpreender muito positivamente com ela. Kitty, no meu caso, não foi uma personagem que agradou no início. A vida dela estava toda bagunçada e surgiu uma certa raiva por suas atitudes. Mas a medida que ela vai construindo a história e tentando concertar as coisas de alguma forma, também passei a gostar muito dela.
O livro é narrado em terceira pessoa e possui 32 capítulos de tamanhos razoáveis. Segue uma sequência, nada de voltas pelo passado, e se passa em um curto intervalo de tempo, desde a morte da constance até a descoberta da história que ela gostaria que fosse escrita, em menos de um mês. A história com toda certeza mereceu cinco estrelas. Possui romance, mistério, drama e comédia, ingredientes que bem misturados formam algo delicioso de se ler. O que mais prende é a construção do significado da lista de cem nomes. Kitty começa a investigar e conversar com as pessoas e o mistério vai se revelando aos pouquinhos, sendo desvendado totalmente apenas nas últimas páginas. Outro ponto muito bacana é que a medida que as pessoas da lista vão aparecendo, Kitty continua sendo uma personagem importantíssima, mas ela se torna coadjuvante em certos momentos, sendo destacadas as outras maravilhosas histórias que nos são mostradas e definitivamente não consigo escolher uma favorita.
O título "A lista" é justamente tudo o que não me chamou atenção, junto com a sinopse que achei um pouco pobre, diante de toda a complexidade da obra. Ele identifica muito bem o símbolo principal da trama, a lista de cem nomes, mas penso que poderia ter sido um pouco mais criativo.
Essa é principalmente uma história sobre pessoas. Sobre o papel que cada uma tem no mundo e sobre a conexão invisível ou visível que existe entre elas. É uma história sobre pessoas que amam, se decepcionam e continuam, sempre em frente, sempre fazendo o melhor e esperando o melhor também.
Indico para todos. Acredito que qualquer pessoa que goste de uma história que toque no coração do leitor, que faça refletir sobre sua própria vida irá gostar de A lista.

site: Mais sobre a história, quots e reflexão: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-lista.html

Raffafust 16/06/2015

Você certamente conhece a autora, ela é a mesma do sucesso P.S Eu Te Amo e do recente Simplesmente Acontece. Citei duas de minhas histórias favoritas dela para explicar porque eu espero tanto de seus livros!
Dessa vez a protagonista é uma jornalista Kitty Logan , que aos 32 anos está vivendo o pior momento de sua vida. Ela fez uma matéria acusando injustamente um professor de Educação Física de abusar de duas moças, o que foi provado mais tarde que ele era inocente, mas Kitty acreditou nas duas meninas e destruiu a vida do cara que não só perdeu o emprego como sofre de depressão depois do episódio. Para completar ela está a um fio de perder eu emprego porque está sendo processada, seu chefe pede que ela nem apareça no escritório, sua melhor amiga no trabalho e quem lhe apadrinhou a carreira, Constance, está morrendo no hospital , um dia ao chegar em casa vê que Glen seu namorido fez a limpa nos armários e levou até mesmo a tv de plasma. Se isso não é o fundo do poço o que seria?
Desesperada, com os pais morando distante, Kitty visita sempre Constance no hospital para ouvir seus conselhos, mas ela acaba morrendo e deixa para ela uma lista de 100 nomes, sem nenhuma informação a mais. é isso que ela encontra e não sabe o que fazer.
Começa aí a tentativa de Cecelia de fazer algo tão bom quanto P.S Eu Te Amo mas que não consegue ser tão original e perfeito quanto a história citada.
Gostei da ideia da autora de procurar pessoa por pessoa e entender o que Constance queria com elas- já que as pessoas parecem não conhecê-la e nem fazem a menor ideia de porque tem seus nomes na tal lista - mas ao conseguir contato com a primeira começamos a ver que os sinais estão lá, a senhora de 85 anos que tem uma história comum mas ao mesmo tempo forte e que a faz voltar para visitá-la outras vezes. São 100 nomes e cada um deles há histórias simples mas que nos fazem parar para pensar em como a vida é mesmo feita de altos e baixos.
A maior lição para Kitty ela já sentia mesmo antes de terminar sua matéria sobre " A lista", a de que não devemos julgar antes de conhecer a verdade, me lembrou muito locais onde há a pena de morte e que o suspeito depois é inocentado. Há crimes que existem dúvidas e o de Colin ( o homem que é acusado injustamente) é um deles. Mais do que um aprendizado o livro é sobre se conhecer, conhecer os outros e perdoar, não somente aos outros, mas a si mesma. Leiam!

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/06/resenha-lista-novoconceito.html

Fabíola 09/06/2015

Reflexivo!
Kitty é a melhor amiga de Constance (sua chefe) e é protagonista do livro. Kitty trabalha na revista e na emissora de televisão, que é onde ela comete um deslize. Ela acusa injustamente em rede nacional um homem por abuso sexual e acabou sendo suspensa do seu emprego e um está em um processo judicial.
Constance está com câncer e logo nos primeiros capítulos ela acaba morrendo. Antes desse acontecimento, quando Kitty à visita no hospital, ela pergunta se há alguma matéria que ela queria publicar e não publicou. Constance responde que sim, contou em qual lugar estava o projeto, mas só revelaria na próxima visita de sua amiga. Mas a visita nunca aconteceu.
A revista decide dedicar uma matéria à Constance e o marido dela deu a Kitty a missão de descobrir mais sobre o projeto de Constance. Só que Kitty não imaginava que seria tão difícil. Dentro da pasta, só havia uma lista de 100 nomes e nada mais e ela tem duas semanas para concluir a matéria. Ela conhece algumas pessoas e todos têm histórias bem interessantes e que no final deixa um gostinho de que precisa saber o que acontece depois.
A Lista é sobre nós. Sobre seres humanos normais, com histórias reais, e nos mostrando o lado bom e ruim da vida e como isso dá uma história e tanto.

site: http://perdidaemlivross.blogspot.com.br