A Lista Cecelia Ahern

Resenhas - A lista

thamirisdondossola 12/01/2016

A Lista
Pensei e repensei sobre como começar a escrever essa resenha. A Lista vai ficar marcado na minha memória por muito tempo, tenho certeza. Então, acabei optando por um adjetivo comum, já que a nossa protagonista passa boa parte da história procurando o que algumas pessoas têm em comum. Leitores, A Lista nos apresenta uma história memorável. Ou melhor, algumas histórias aleatórias e memoráveis.

Da autora, Cecelia Ahern, o único livro que eu tinha lido foi O Livro do Amanhã. Eu adorei aquela história, mas afirmo que a história desse livro em questão, A Lista, conquistou meu coração de uma forma inigualável. Com essa leitura, aprendemos a dar valor a quem somos, pois cada um de nós possui uma história. Você pode achar a sua história desinteressante, mas sempre haverá alguém para pensar o contrário. Você é único e muito mais especial do que imagina.

Kitty acaba de perder uma grande amiga e colega de trabalho, a Constance. Antes de morrer, Constance deixa uma lista com cem nomes para que a amiga faça uma matéria para a revista em que elas trabalham. Mas essa lista é um mistério. Ninguém conhece essas pessoas. Com um curto prazo, Kitty começa a investigar os nomes e entrevistar algumas pessoas, tentando encontrar o sentido naquilo para poder concluir sua matéria a tempo.

Recentemente, Kitty cometeu um equívoco na sua profissão de jornalista. Um equívoco gravíssimo que virou a sua vida de cabeça para baixo. E a vida de outra pessoa também. No decorrer da história, acompanhamos, junto com as buscas pelos cem nomes, o desenvolvimento das consequências que Kitty vem recebendo a partir do erro que cometeu. E como isso a tornou uma jornalista diferente e muito mais... Humana.
Kitty é real. Ela é uma personagem da vida real. Eu senti isso logo no início do livro. Eu senti por ela. Eu sofri por ela. Eu me arrependi por ela. Eu fiquei feliz com suas conquistas posteriores. Kitty é como eu e você. Não pude deixar de notar isso e compará-la a Tamara Goodwin, de O Livro do Amanhã. Esse fato, de os personagens serem reais nos fazem sentir certa afinidade por eles. Acho que esse ponto acaba de se tornar o ponto de maior admiração que senti pela escrita da autora.

Existe uma sequência de personagens marcantes em A Lista. A Birdie, por exemplo. Birdie é uma senhora que está prestes a completar 85 anos de idade. Senti uma necessidade de conhecê-la, conversar com ela, me aproximar dela. Quem leu o livro, saberá do que estou falando. Biride é uma personagem encantadora. Mas não é a única que encontrei durante a leitura. Além dela e de Kitty, temos Eva Wu, Archie, Steve, entre outros.

Faço questão de indicar essa leitura. Há um mistério agradável que predomina a história. E não só por causa da lista. A história de cada pessoa, inicialmente, também é um mistério.
Há cenas cômicas e confortáveis. E há, também, muita reflexão. Uma reflexão profunda e interessante. Por favor, se tiverem oportunidade, leiam A Lista.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/
Bru | @umoceanodehistorias 12/01/2016minha estante
PRECISO ler da diva

GeL 18/01/2016

Hey pessoal!

Hoje estou de volta com a resenha de “A Lista” da Cecelia Ahern. Quando a Novo Conceito falou sobre o lançamento desse livro eu fiquei muito animada porque sou fã da Cecelia, sempre quando me perguntam qual foi o livro que mais me fez chorar eu digo sem pensar duas vezes “P.S. Eu te amo.”. Eu gosto muito da forma como ela escreve, dos assuntos, dos problemas reais que ela traz em suas obras, então quando os livros de parceria chegaram na mesma hora comecei a ler seu mais recente lançamento.

“ - E sobre o quê é a matéria?
- Sobre as pessoas que estão na lista.
- E quantas pessoas há nessa lista?
- Cem no total.
- E qual será o tamanho dessa história?
- Qual é o tamanho da sua história?”

Em “A Lista” nós conhecemos a jornalista Kitty Logan, ela está passando por uma fase extremamente complicada na vida profissional e pessoal, seu nome está na lama por causa de um erro que abalou de maneira quase irreversível a sua carreira. Como se não bastasse, sua melhor amiga e mentora está muito doente, com os dias contados.

Em uma de suas visitas ao hospital, sua amiga, que também é jornalista, conta sobre uma ideia de matéria para sua revista, nada mais nada menos do que uma lista com 100 nomes. Após a sua morte, Kitty herda essa lista e o dever de honrar sua amiga através dessa última matéria.

É então que a maior aventura de Kitty começa, e ela é simplesmente incrível e emocionante...

“Você foi a única em meio àquelas entrevistas a me mostrar verdadeiramente que não tinha medo de voar e que, na verdade, seu medo mesmo era o de não voar.”

A história tem um teor de mistério muito gostoso, primeiro você começa se perguntando o que a Kitty fez de tão errado que deixou sua vida tão complicada, depois o mistério se volta para a lista misteriosa e os motivos daqueles nomes específicos estarem ali...

O livro é uma jornada, a cada página nós sofremos, crescemos, nos apaixonamos e aprendemos com Kitty. Um misto de sensações me envolveu enquanto lia, torci muito para que tudo se resolvesse, me contorci de curiosidade em diversos momentos e conforme ia conhecendo as pessoas da Lista, ia me apegando às suas histórias individuais.

“Eles a ajudaram a mudar a sua vida e, de certa maneira, a salvaram. Ela os reuniria novamente. Um dia.”

Esse livro é super indicado para quem gosta de romances com uma pitada de drama e mistério, vai te emocionar e ao final com um sorriso no rosto. A escrita da Cecelia é fluida, e cada detalhe não aparece por acaso e nem é desperdiçado! Leiam e depois me contem sua opinião ;)

Xoxo

Até breve! ~Ba

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/

PS Amo Leitura 24/01/2016

Muito bom.
"O livro narra a história de Katherine Logan, mais conhecida como Kitty, e está passando por momentos ruins. Sua carreira de jornalista está arruinada; seu namorado está abandonando-a devido ao furo de sua reportagem; decepcionou seus familiares e sua amiga Constance - dona da revista Eticetera, na qual ela trabalha - está gravemente doente.

Kitty, assim como qualquer jornalista, estava investigando uma história de Colin - que como professor, supostamente abusava de suas alunas (o que era mentira, pois era um combinado entre as alunas para ganhar dinheiro). Kitty estava certa sobre sua reportagem e acabou publicando - o que gerou grande polêmica e arruinou sua carreira e a vida de Colin por causa da mentira. Sofreu também ameaças em sua quitinete, ordem de despejo, porém teve um grande apoio de seu amigo Steve.

Ela acaba saindo com um ex colega da faculdade, supostamente ele não sabe do ocorrido, onde ela conta tudo para ele e o mesmo publica coisas horríveis sobre ela - o que só piora ainda mais a sua situação.

Em uma das suas visitas a Constance (na verdade a primeira, pois ela odeia hospitais), Kitty perguntou para ela sobre uma matéria que ela gostaria de escrever. Constance contou a Kit sobre uma lista que havia em sua casa. Ela precisava pegá-la e então Constance contaria sobre o que se tratava. Infelizmente não foi o que realmente aconteceu. Kitty apenas ficou com a lista e uma missão.

Devido ao ocorrido, Pete - um dos editores chefes - decide criar uma homenagem para Constance, porém não queriam que Kitty escrevesse devido ao furo de sua reportar, mas mesmo assim, Kitty se mantem firme e explica qual era o último desejo de sua melhor amiga.

Kitty tem o prazo de duas semanas para escrever a matéria e é onde a história começa se desenvolver. Ela tenta contato com alguns dos cem nomes da lista, mas só obtém sucesso com seis pessoas e consegue entrevistá-las. Ela tenta descobrir qual é a ligação com cada uma; e é onde ela se engana: não há conexões com as seis pessoas e sim, cada pessoa tem uma história na qual deveria ser contada.

Eu gostei do conteúdo da história, mas acho que faltou algo. Colin a perdoou, mas por qual motivo? Sam e Mary - um dos nomes da lista - ficaram juntos? Apenas alguns fatos que ao menos eu achei importante e não teve uma grande explicação. Tirando isso, a história é bem envolvente e cativante."

Resenha feita no blog PS Amo Leitura.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2015/08/a-lista.html

Juliana 24/12/2016

Um brinde à vida
Uma bonita mensagem, mas um pouco cansativo de ler. Esperava mais...

Julio.Araujo 28/02/2017

Todos nós temos uma história pra contar
É interessante como as coisas acontecem em nossa vida, por exemplo, este livro veio parar na minha lista como um bônus da livraria dentre inúmeros que poderia escolher. Durante a escolha, eu e minha filha lemos a sinopse de vários livros e nos interessamos por este: "A Lista" de Cecilia Ahren, engraçado escolhido de uma lista. Fazer uma resenha não é fácil e reconheço que não sei fazê-lo, porém uso deste espaço para divulgar o quanto é importante incentivar a leitura. Este livro me surpreendeu com historias de vida que se conectam conosco, todos nós temos historias de superação e de crescimento pessoal.
Então, imaginem uma lista de pessoas que você nunca viu e que de uma hora para outra você passa a conhecer sua trajetória de vida com todos os seus devaneios, isso não é fantástico. Não para ser bisbilhoteiro, mas para crescer com as experiências de vida dos outros. Costumo dizer que conhecimento você pode transferir: matemática, física, mecânica, etc... Mas a experiência é única (cada um de nós terá a sua), contudo, como já disse anteriormente você pode aprender com estas experiências e ser um “ser humano melhor”.
“A Lista” traz algumas reflexões: o que podemos dizer dos outros sem conhecer sua trajetória de vida? Será que estou comentando alguma coisa que realmente trará algum benéfico? Será que o que estou dizendo é a verdade? Posso estar comprometendo alguém injustamente? Somente algumas questões que o livro deixa transparecer nas suas entrelinhas.
Boa leitura.

Thais.Garcia 11/03/2017

Uma boa idéia mas uma narrativa cansativa
A sinopse do livro atrai muito, leva a imaginar que será uma história intrigante que algo em algum momento será revelado de forma surpreendente. Esperei até 65% do livro mas nada de substancial acontecia... a partir daí a leitura fica mais interessante sim, embora em nenhum momento chega no ápice... nada surpreendente.

Kemmy 11/04/2017

Favoritado sem pensar duas vezes!
Eu nem sei como começar a falar desse livro. Posso dizer que ele é uma mistura de humor, drama, autoconhecimento, uma pitadinha de romance, mas isso não chegaria nem perto de explicar o que essa obra significou pra mim.

No início eu estava com medo de ter que acompanhar a protagonista correndo pela Irlanda atrás de cem pessoas, mas logo esse medo se dissipou, pois ela acaba se focando apenas em seis pessoas (isso não é spoiler, é pra vocês não desanimarem como eu quase desanimei rs) que têm histórias de vida maravilhosas, mas que Kitty não consegue relacionar entre elas. Elas não conhecem Constante. Elas não se conhecem. E isso nos instiga a continuar, a ir até o fim para descobrir o que a editora queria com elas, o que elas tinham de especial.

‟Quando se trata da Constance, a coisa nunca é o que parece. Seja lá o que você estiver pensando pela lógica, esqueça. Não há lógica para Constante. Comece a enxergar essa matéria pelos olhos dela, tente senti-la com o coração dela, que era enorme, mas igualmente complicado, e vai encontrar o que procura.”

Durante as quase 400 páginas, vamos conhecer Birdie, uma idosa que vive em uma casa de repouso e tem um assunto pendente desde sua juventude; Eva Wu, uma mulher que compra sonhos, uma mulher encantadora que eu adoraria ver sendo o foco de outra obra da Cecelia; Archie Hamilton, que passou por mais coisas ruins na vida do que qualquer pessoa deveria passar; Ambrose Nolan, uma aficionada por borboletas e pelo que elas significam em sua vida; Mary-Rose Godfrey, uma jovem apaixonada que recebe um pedido de casamento por semana (sério); por fim, Jedrek Vysotski, um homem bem-humorado que tem uma meta de vida bem peculiar.

Todos os personagens principais são extremamente bem construídos, de forma que lemos sobre eles e podemos facilmente relacionar com pessoas que conhecemos, ou ao menos gostaríamos de conhecer alguém que fosse daquele jeito. Mas não só isso: os personagens secundários nos cativam, assim como Sam e Nigel, ou então nos fazem detestá-los, no caso de Richie. Pra mim, o que importa sobre um personagem é que ele não sirva de decoração, que eu não termine a obra pensando no quanto ele foi desnecessário e nesse sentido posso dizer que absolutamente todos foram parte essencial da trama escrita por Cecelia Ahern.

O final... ah, o final! Me peguei chorando durante algumas páginas, ao me dar conta que tudo que estava escrito ali era a mais pura verdade, era algo que eu deveria ter percebido desde o início da leitura.

A lista começou me arrancando risadas e terminou me fazendo chorar às 4 da madrugada. Pois é, não consegui ir dormir antes de concluir a leitura e depois ainda fiquei remoendo o que tinha lido por umas duas horas. Terminei de ler A lista me sentindo órfã daqueles personagens maravilhosos, mas com a certeza de que todos nós somos maravilhosos à nossa maneira.

Resenha completa: http://www.2leitoras.com.br/2017/03/resenha-lista-cecelia-ahern.html

site: http://www.2leitoras.com.br/2017/03/resenha-lista-cecelia-ahern.html
Marta 12/04/2017minha estante
Gostei muito da resenha é fiquei quero ler esse livro o mais rápido possível!!
Bjos

Bruna.Batista 27/07/2017

Um livro que tem de tudo um pouco, drama, aventura, romance... Uma boa história, com bons personagens que tem boas histórias também, mas que com certeza não se trata da melhor de todas lidas até hoje por mim. Eu até recomendo que leiam sim mas que não esperem de mais dela, trata se de algo mais profundo e menos sedutor. Mas no final de tudo é uma boa leitura sim.

AmadosLivros 15/08/2017

Existem livros que entram em sua vida de forma inusitada, e você fica se perguntando porque nunca havia pensado em ler aquele livro antes. A lista era um livro que eu não possuía a minima pretensão em ler, muito menos sabia sobre o que a história se tratava, mas foi uma deliciosa surpresa.
A nossa personagem principal é a kitty Logan, ela tem 32 anos, jornalista, e encontra-se em um dos momentos mais difíceis de sua vida: ela cometeu um erro horrível no trabalho que não só está destruindo sua vida profissional e pessoal, como destruiu a vida pessoal de outra pessoa. Ela está transtornada. E, em meio a tudo isso, sua amiga e mentora, Constance está lutando contra um câncer.
Infelizmente, Constance não vence essa batalha, mas antes de falecer, ela falou com a Kitty sobre a última matéria que gostaria de escrever, mas, a única pista que Constance deixa para a amiga consiste em uma lista contendo cem nomes de pessoas que ninguém nunca ouviu falar, e Kitty vê-se perdida tentando encontrar não só as pessoas em si, como o elemento que uni tão improvável grupo.
A medida que a história vai avançando, me vi fazendo inúmeras teorias sobre o que poderia ser, ou quem eram aquelas pessoas, e o que esperar. E olha, a autora jogou por terra todas as minhas teorias, abalou meu mundinho e me deixou sentada em posição fetal chorando algumas vezes. É aquele tipo de livro que te deixa cheia de sentimentos, alguns bons, outros ruins, outros maravilhosos!
Nunca tinha lido nada da Cecelia, e fiquei muito surpresa ao descobrir que tenho outros livros dela em minha estante e ainda não li. Adorei a escrita dela, bem envolvente, com personagens bem construídos que vão ganhando profundidade a cada página. Uma leitura que recomendo com total certeza!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2016/07/resenha-lista.html

Fabi | @ps.leitura 22/08/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2015/08/a-lista.html

saoribooks0 27/08/2017

#ResenhaDaSaori
SInceramente? Com esse livro senti quaaaaase a mesma coisa que senti com Cidades de Papel. Ou seja, sim, gostei muito da história, mas acho que a autora poderia ter deixado o livro um tiquinho melhor! Exceto isso, A M E I esse livro! Kitty Logan consegue provar seu talento como jornalista ao desenrolar dos fatos, e ameiii demais a melhor amiga dela, (pena que ela morreu). Essa amiga dela é demais, cara, ela enxergava coisas onde ninguém enxergava!
Meus parabéns à Cecelia Ahern!

Joyce.Oliveira 21/06/2018

O livro é muito descritivo, o que torna a leitura mais lenta, mas que ao mesmo tempo te faz sentir parte da historia. Uma historia cheia de reviravoltas, suspense com uma pitada de drama, comédia e romance. A historia em si é algo bastante comovente, e o que é aparentemente óbvio no final do livro é impossível imaginar no desenrolar da historia. Kitty mostra como tudo pode ser muito ruim mas ao mesmo tempo ter experiências incríveis. Uma jornalista que se meteu em um escândalo, um relacionamento acabado e a perda recente de sua melhor amiga à faz ir em busca de uma matéria -que consiste em uma lista de cem nomes- que poderá alavancar sua carreira novamente.

Mel Trabach 25/12/2018

Kitty Logan é uma jovem repórter que está passando por grandes complicações em sua vida tanto pessoal quanto profissional.

Recentemente ela cometeu um grande erro em sua carreira de jornalista e está pagando muito caro por esse erro, para deixar as coisas ainda piores sua melhor amiga e mentora acaba de falecer vítima de um câncer.

Em uma de suas últimas conversas com Constance sua melhor amiga, ela acaba mencionando algo sobre uma matéria que gostaria de publicar, mas infelizmente o pior acaba acontecendo antes que ela consiga compartilhar com Kitty sobre o que realmente se trata essa matéria.

Com um processo judicial em andamento e a morte de Constance Kitty está totalmente sem rumo e acaba mergulhando de cabeça naquela que seria a última matéria de sua melhor amiga. Kitty não tem nenhuma informação além de uma lista com o nome de 100 pessoas, e agora ela precisa encontrar uma ligação entre todas esses nomes e terminar aquele que seria o último trabalho de sua melhor amiga.

Kitty parte em uma aventura de auto descobrimento e ao longo desse trajeto vai encontrando algumas das pessoas dessa lista, pessoas essas que aparentemente não tem nada em comum e que também não parecem ter uma história tão extraordinária.

Mas ao longo de todo esse trajeto Kitty não só passa a se ver de outra forma como também conhece melhor essas pessoas, pessoas que aparentemente eram comuns mas que acabam mostrando o quão rica são suas histórias, o quão dolorosos foram seus passados e quantas cicatrizes cada um traz consigo.

O livro é extremamente emocionante, e traz personagens muito bem construídos, cada um deles traz uma bagagem pessoal extremamente densa e cheia de sentimentos, cada um a seu modo está tentando confrontar seus fantasmas e Kitty acabam sendo de extrema importância para a vida de cada um deles.

A escrita da autora é bem fluida e você praticamente nem nota o avançar dos capítulos.

Toda a história me deixou muito emocionada e se acabou se tornando um dos meus livros favoritos.

Gabriella.Scorsi 18/01/2019

Simplesmente fantástico
A LISTA
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo conceito

Mais uma vez Cecelia Ahen conseguiu conquistar a minha pessoa através
de seus livros. Em "A lista", vamos conhecer Kitty, uma jornalista a
caminho do sucesso, contudo , as coisas não saem como o planejado e a
vida de nossa estrela está um caos; Kitty está a ponto de perder o
emprego, enfrentando um processo judicial, seu namorado a deixou e o
seu melhor amigo não quer olhar para a sua cara. Basicamente, o
antônimo de sucesso. E, além disso tudo, sua melhor amiga e jornalista
, Constance , está entre a vida e a morte.
"E aí uma coisa boa aconteceu naquele dia, a primeira do dia, a única,
mas, às vezes, tudo de que precisamos é e uma única coisa boa"
Antes de morrer, Constance deixa uma missão para Kitty: Escrever uma
matéria sobre cem pessoas em uma lista deixada pela amiga. Contudo, a
jornalista não deixou roteiro, apenas um mistério e uma matéria a ser
construída.
Ao acompanhar a jornada de Kitty, aos poucos, conhecemos sua
personalidade, quais os seus medos, monstros e tudo que tem de
enfrentar para encontrar o seu verdadeiro eu, há muito perdido.
Essa história passa uma mensagem lindo sobre a vida,ensinamentos sobre
perdão, a importância de cada pessoa no mundo. Não é uma história
feliz, é uma história realista feita de 'carne e osso' sabe? Nada de
amor instantâneo, soluções que surgem do além, não. Ahern soube
construir cada pedacinho e cada detalhe como uma artista. Uma obra
simplesmente maravilhosa.
Não é uma história de amor mas de amizade, cumplicidade, e ,acima de
tudo, de compreender o próximo.
Se você gosta de histórias realistas, romances simples mas bem
construídos, esse é o livro certo pra você.
E por fim, deixo esse quote divino, que trás toda a essência dessa obra:
"Todo individuo em qualquer parte do mundo tem uma história
extraordinária para contar."

site: www.instagram.com/afterbooksyt

Deise.Maria 23/03/2019

'A lista"
Quando comecei a ler esse livro não imaginava que fosse me surpreender tanto e me envolver tanto com os personagens.
A história parece meio lenta no inicio arrastada ate que se desenvolve com a história re Kitty, uma repórter que fracassa em um trabalho ao acusar um inocente de assédio,justamente por nao avaliar os fatos, Kitty sofre diversos ataques por cometer este erro mas em um ocasião a sua amiga Constance que esta com câncer terminal deixa sobre sua incunbencia fazer uma matéria para publicar em sua revista, etcetera, sem ao menos deixar claro sobre de que se trata a matéria, Constance revela apenas que é sobre uma lista com cem nomes de pessoas.
Em busca dessas pessoas Kitty corre contra o tempo para entrevistar as cem pessoas da lista, e ao longo dessa aventura ele se depara com história surpreendentes, pessoas extraordinárias que se consideram comuns. E nessa aventura ela se reencontra e aprende com os próprios erros a nao basear seu sucesso se concentrando apenas nela mas sim nas pessoas ao seu redor.