A Playlist de Hayden

A Playlist de Hayden Michelle Falkoff

Resenhas - A playlist de Hayden

mat 28/07/2020

Despretensioso
É um livro muito simples, mas fazer uma resenha dele me intrigou, o narrador tem tiradas interessantes, mas a construção de personagens secundários como Astrid e Ryan foi bem ruim, pecou pelo excesso de clichês, posso afirmar que a playlist do Hayden é muito boa, com Florence and the Machine e Bon Iver (além de outros grandes músicos), e talvez o mais interessante foi o final e a problematização do bullying na sociedade americana.
Gabriel Rodrigues Viana 28/07/2020minha estante
O livro é 2.5, mas ainda bem que a playlist é boa vou procurar no spotify haha.

mat 28/07/2020minha estante
É um livro ok, a editora fez a playlist, é bem triste, vale a pena ouvir!

Douglas.Barreto 28/07/2020minha estante
Eu amo esse livro e escuto a playlist até hoje, tem ela toda no YouTube

Edu 28/09/2020minha estante
De toda a playlist, minha música favorita é a do Bon Iver

Queria Estar Lendo 15/07/2015

Resenha: A Playlist de Hayden
Eu queria ter gostado mais. Eu realmente queria que essa resenha fosse cheia de surtos. Queria ter me empolgado com o resto da Playlist de Hayden como o começo me empolgou, quando recebi a prova da Novo Conceito. Queria que a autora tivesse mantido o suspense bem trabalhado e aquele nervosismo de "meus deuses, e agora?", mas não foi bem o que aconteceu.

Depois do suicídio do melhor amigo, Sam encontra uma playlist deixada por Hayden para que ele "entenda" tudo que o levou a cometer aquele ato trágico. Em meio aos enigmas das músicas escolhidas por Hayden, Sam vai encontrar verdades e situações sobre o melhor amigo que ele não tinha conhecimento.

"- É, o Hayden fez uma playlist para mim. Antes de morrer. Eu conhecia várias das músicas que ele escolheu, mas tinha um monte de outras que eu nunca tinha ouvido antes. Ele disse que, se eu ouvisse, entenderia."

A leitura foi agradável, não posso dizer o contrário. Até a metade do livro, a autora conduziu uma trama bem simples, mas ao mesmo tempo misteriosa. Alguém está atacando a trifeta do bullying - como Sam e Hayden costumavam chamar os bullys que faziam da vida deles um inferno - e, parece, é alguém relacionado ao Hayden. Ou o próprio Hayden que voltou dos mortos para se vingar? Essa dúvida fica no ar durante o livro todo.

"O irmão de Hayden pegava no pé dele na escola, e os pais, em casa. Apesar de ainda ser muito novo naquela época, eu devia ter começado a entender que não havia outro lugar em que ele se sentisse seguro que não fosse ao meu lado."

É uma história sobre suicídio e sobre a superação, sim, mas também é sobre o que caminhou o Hayden a tomar aquela decisão tão forte. Estamos seguindo a trama pelo ponto de vista do Sam, então não sabemos exatamente o que o Hayden estava sentindo nas suas últimas semanas de vida - sabemos que algo horrível aconteceu com ele em uma festa, que ele sofria bullying pesado e que estava se afastando do melhor amigo com o passar do tempo, mas por que?

Foi o modo como a autora trabalhou esse "por que" que não me agradou. Veja bem, a história é tocante, é sutil e é bem escrita, mas pareceu... Rápido demais. Eu fiquei toda ansiosa o livro todo pra saber que diabos tava acontecendo e quem tava fazendo aquelas vinganças com os bullys, dai o Sam finalmente descobre e eu fiquei tipo... Ok? Não foi nada chocante porque durou umas duas páginas. Foi meio que "jogado" na nossa cara.

A personalidade do Sam não ajudou muito também. Não sei como me sinto em relação a ele ainda, e nem em relação ao seu interesse amoroso, a misteriosa Astrid, mas sei que não conquistaram meu emocional em nenhum momento do livro.

Os coadjuvantes, no entanto, me encantaram. O Hayden que só aparece em forma de lembranças e comentários do próprio Sam parecia um garoto muito complexado e triste, mas eu adorei conhecê-lo. O Eric, amigo da Astrid, que tem um background tão incrível - mas foi pouco trabalhado também. POXA, MICHELLE, EU QUERIA MUITO MAIS DO ERIC!

"Se havia alguma coisa que eu aprendera com a playlist, é que ouvir as pessoas pode ser importante."

A edição da Novo Conceito é linda! O livro veio junto com um kit adorável contendo um fone de ouvido e um bilhete para colocá-lo no computador, acessar um site e ouvir. Adorei a iniciativa da editora, o marketing foi incrível! Não achei erros de revisão nem nada, a diagramação tá bem simples e bem adorável.

Enfim, o livro diverte. A playlist, em si, guarda boas explicações e segredos, e a música de cada capítulo sempre condiz com os acontecimentos dele. E são ÓTIMAS músicas! Vale a pena se você quer uma leitura leve e sem muita dor emocional; o livro mostra bastante a superação do Sam e o entendimento dele a respeito do próprio melhor amigo.

Jack's 26/05/2020

É muito triste ver que o suicídio mata não só a pessoa, mas também uma proporção de pessoas que estão ao seu redor. Hayden me ensinou o quanto ele foi forte por suportar o insuportável do seu dia a dia, tanto com seus pais, seu irmão e os amigos de seu irmão... mostrou que família também destrói, família também mata. É uma história sobre perda, raiva, bullying, suicídio, superação, enfim. É triste também ver que a única pessoa a qual você tinha como amigo e apoio(Sam), não fazia tanta certeza do que Hayden passava, mesmo ouvindo toda a playlist que ele deixou para o amigo antes do seu suicídio. Eu super recomendo, sabe? É história de adolescente? Sim, mas nos ensina muitas coisas.

Hadassa.Alves 21/06/2020

A Playlist de Hayden
O livro fala bastante sobre o bullying e o impacto que ele tem na vida das pessoas que sofrem diariamente com isso.
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. Esse livro é uma história sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.
A trama fica bem interessante, quando Sam descobre uma playlist que Hayden fez para ele antes de morrer e para mim, foi a parte mais interessante de todo livro.
Sam não é um personagem muito cativante, e eu entendo isso, já que ele acabou de perder seu melhor amigo, o que faz com que Astrid, seja a personagem mais interessante de toda história.
Depois de alguns capítulos, a historia se tornou cansativa para mim, porque parecia que a história não saia do lugar.
Eu esperava gostar bem mais desse livro, porém o final não foi muito surpreendente e a trama em si foi bem fraca comparada ao tema que ela aborda.

Arielzinha 11/04/2021

Eu não sei descrever
O livro é incrível porém tem a temática muito triste.
Eu amei, o livro é bem bonito e mostra como o bullying é prejudicial na sociedade isso foi o que eu mais achei interresante, nunca havia lido um livro que retratava uma forma tão clara de bullying, admito q me fez chorar no final.

Debs 07/05/2021

Triste
Esse livro é necessário! Traz assuntos difíceis e delicados. Seguiu uma linha não muito surpreendente, mas mexe com o emocional perfeitamente. Gostei principalmente de como foi finalizado, foi real e nada muito fantasioso. É bem o estilo de livro que te faz refletir mais uma vez que sim, toda ação tem uma reação e nesse livro foi uma cadeia destrutiva e triste.

Izzy/Garota Wifi 08/08/2021

Esse livro é um dos melhores livros que eu ja li na minha vida, vcs não tem noção do quanto me destruiu e o quanto eu surtei, Amazon vc vai pagar minha terapia!!!!

17/06/2020

comecei o livro gostando da história mas com o sentimento de que o final do livro seria horrível e pareceria com uma fanfic mal escrita e eu estava certa (mesmo não querendo).

para mim a playlist de hayden tinha tudo pra ser um livro maravilhoso já que tem uma boa história, personagens interessantes e alguns "mistérios" que prendem dando vontande de descobrir o que aconteceu mas não entrega nada do que promete. minhas expectativas não estavam elevadas quando comecei mas depois de algumas páginas pensei que as pessoas que falaram mal eram loucas, pobre anna, minhas expectativas elevaram mas no momento em que deveriam ser supridas a autora fez "haha, coitada de você!", ela pisoteou em tudo!! a porcaria do suspense todo foi resolvido em D U A S páginas, eu li aquilo, ri e pensei "não, não e não, não é só isso, tem mais coisa, NÃO PODE SER SÓ ISSO" e de fato não poderia ser, o nome do livro é a playlist de hayden, a playlist que o hayden deixou pro sam antes de se suicidar com um bilhete escrito que "iria explicar tudo", não acho que pulei páginas mas em momento nenhum aquela PORCARIA EXPLICOU ALGUMA COISA (a playlist não é ruim, felizmente (ou infeliz mesmo) é a única coisa que presta), pessoas que já leram, eu sou burra? alguém entendeu alguma coisa? a explicação seria as músicas da playlist dele com *??? O QUE EU PERDI (além de tempo)?????

as 2,5 estrelas são pelo começo do livro porque o final... kk

Moonnaluu 18/06/2021

Me lembrou bastante "os 13 porquês" :v
As músicas dos capítulos são ótimas e condizem com os capítulos! então se for ler, pega uma playlist pronta com todas as músicas que tem no youtube e ouve a música de cada capítulo enquanto lê!

Juju 09/04/2021

Não sei pq esse livro foi tão "flopado" !?, a leitura dele é tão boa e fluiu super bem? não tenho muito p/ comentar mas é uma ótima indicação.

Tojal 10/05/2020

Agradável, mas pouco surpreendente.
A playlist de Hayden foi um livro que pensei muito sobre se leria ou não, até que decidi finalmente dar uma chance a história.
Esperava uma explicação maior sobre a playlist e consequentemente até mesmo sobre o título da história, acho que isto ficou muito entrelinhas, de um jeito bom, mas não o esperado.
A escolha deste plot não é ruim, e nem o desenvolvimento, porém acho que a autora gera uma certa expectativa exacerbada, que não é alcançada com total êxito.
Mesmo com tudo isso, acho este tema muito interessante e é algo que me atraí muito, a história é leve e muito rápida de se ler, realmente recomendo.

Gustavo | @guh_santtoos 02/05/2021

Ótima playlist, mas não tem muita utilidade na história.
Hayden e Sam são melhores amigos, e como todos os melhores amigos, eles também brigam. Após uma destas brigas, Sam vai a casa de Hayden para se desculpar, mas nota que há algo de estranho no amigo: ele não está roncando e Hayden sempre ronca. É então que Sam percebe a garrafa de vodka e o frasco vazio de comprimidos e se dá conta e que seu melhor amigo havia cometido suicídio.

Após a morte de Hayden, Sam encontra uma playlist de músicas deixada pelo amigo para ajudá-lo a entender o que realmente aconteceu.

O que realmente me fez ler esse livro foi a estória que tem um toque de 13 Reasons Why só que com músicas, e as músicas deixadas por Hayden são incríveis, eu mesmo tenho algumas na minha playlist. Todo capítulo possui uma música, e a maioria das músicas são mais Sad (músicas tristes) então toda vez que aparecia uma música que eu gostava eu já cantava na hora (momento vergonha alheia)

Mas o maior problema do livro é que a playlist não serve pra basicamente nada no mistério de Hayden, só ajuda mesmo o Sam a se soltar mais, e isso me decepcionou de um jeito (?)

A maneira como a autora conseguiu tratar alguns assuntos de forma mais leve deixou o livro mais fluido, mesmo tendo temas sobre bullying e o suicídio.
Distópico Literário 02/05/2021minha estante
Quero muito ler esse livro!!!

Gustavo | @guh_santtoos 03/05/2021minha estante
Achei bem mediano, até pq esperava alguma conexão das músicas, mas foi só legal mesmo...

Lia 03/05/2021minha estante
Aí esse livro já tá encalhado aqui a muito tempo, penso e logo dispenso kkk

Gustavo | @guh_santtoos 03/05/2021minha estante
@Lia Eu não achei grande coisa, mas talvez vc goste ?

Jujubs 23/03/2021

Não consegui terminar de tão ruim
Não entendi a maioria das referências do livro, leitura que era pra ser de fácil compreensão se tornou difícil

O início da história é um tanto quanto cativante, mas se perde logo em seguida

Enfim, não recomendo, a não ser que você entenda as referências geeks, não sei se o final do livro te faz mudar de ideia, mas pelas demais resenhas parece que não,
Becca 23/03/2021minha estante
Não acho um livro péssimo, mas o título do livro não tem nada haver com o livro