A Playlist de Hayden

A Playlist de Hayden Michelle Falkoff

Resenhas - A playlist de Hayden

Gustavo | @guh_santtoos 02/05/2021

Ótima playlist, mas não tem muita utilidade na história.
Hayden e Sam são melhores amigos, e como todos os melhores amigos, eles também brigam. Após uma destas brigas, Sam vai a casa de Hayden para se desculpar, mas nota que há algo de estranho no amigo: ele não está roncando e Hayden sempre ronca. É então que Sam percebe a garrafa de vodka e o frasco vazio de comprimidos e se dá conta e que seu melhor amigo havia cometido suicídio.

Após a morte de Hayden, Sam encontra uma playlist de músicas deixada pelo amigo para ajudá-lo a entender o que realmente aconteceu.

O que realmente me fez ler esse livro foi a estória que tem um toque de 13 Reasons Why só que com músicas, e as músicas deixadas por Hayden são incríveis, eu mesmo tenho algumas na minha playlist. Todo capítulo possui uma música, e a maioria das músicas são mais Sad (músicas tristes) então toda vez que aparecia uma música que eu gostava eu já cantava na hora (momento vergonha alheia)

Mas o maior problema do livro é que a playlist não serve pra basicamente nada no mistério de Hayden, só ajuda mesmo o Sam a se soltar mais, e isso me decepcionou de um jeito (?)

A maneira como a autora conseguiu tratar alguns assuntos de forma mais leve deixou o livro mais fluido, mesmo tendo temas sobre bullying e o suicídio.
Léo 02/05/2021minha estante
Quero muito ler esse livro!!!

Gustavo | @guh_santtoos 03/05/2021minha estante
Achei bem mediano, até pq esperava alguma conexão das músicas, mas foi só legal mesmo...

Daocalia 03/05/2021minha estante
Aí esse livro já tá encalhado aqui a muito tempo, penso e logo dispenso kkk

Gustavo | @guh_santtoos 03/05/2021minha estante
@Lia Eu não achei grande coisa, mas talvez vc goste ?

distopya 13/10/2021

"Parecia apenas que ele havia levantado um muro ao redor de si mesmo para que não tivesse que lidar com o que estava acontecendo".

Precisava de uma leitura com uma escrita leve, embora a história contenha uma narrativa necessária e em muitos pontos a abordagem do tema foi feita de forma não tão pesada. Não esperei muito do livro, talvez isso tenha feito dele uma boa companhia.

Yuminie 26/08/2023

Comecei a ler o livro ano passado, mas, por causa de uma ressaca literária que me pegou de jeito, passei meses sem conseguir ler.
Recentemente, peguei o livro novamente e fiquei feliz por ter terminado até que rápido dessa vez.
O livro trata sobre um tema bastante delicado, porém, como muitos disseram nas resenhas abaixo, não foi exatamente do jeito que eu esperava.
É um livro gostoso de ler, por isso dou nota 3,5, mas fiquei com a sensação de que faltou algo.

Jujubs 23/03/2021

Não consegui terminar de tão ruim
Não entendi a maioria das referências do livro, leitura que era pra ser de fácil compreensão se tornou difícil

O início da história é um tanto quanto cativante, mas se perde logo em seguida

Enfim, não recomendo, a não ser que você entenda as referências geeks, não sei se o final do livro te faz mudar de ideia, mas pelas demais resenhas parece que não,
Becca 23/03/2021minha estante
Não acho um livro péssimo, mas o título do livro não tem nada haver com o livro

lucine. 10/05/2020

Agradável, mas pouco surpreendente.
A playlist de Hayden foi um livro que pensei muito sobre se leria ou não, até que decidi finalmente dar uma chance a história.
Esperava uma explicação maior sobre a playlist e consequentemente até mesmo sobre o título da história, acho que isto ficou muito entrelinhas, de um jeito bom, mas não o esperado.
A escolha deste plot não é ruim, e nem o desenvolvimento, porém acho que a autora gera uma certa expectativa exacerbada, que não é alcançada com total êxito.
Mesmo com tudo isso, acho este tema muito interessante e é algo que me atraí muito, a história é leve e muito rápida de se ler, realmente recomendo.

Juliana 20/06/2015

Resenha originalmente publicada no blog Livros e Flores
“A Playlist de Hayden” foi escrito por Michelle Falkoff, traduzido por Amanda Orlando, e publicado no Brasil em 2015 pela Editora Novo Conceito. A obra possui 288 páginas divididas em 27 capítulos mais prólogo. É narrado em primeira pessoa. O livro possui páginas amareladas com tamanho de fonte um tanto quanto grande o que, em minha opinião, é muito bom. A obra foi cedida em parceria com a Editora.

“A Playlist de Hayden” contará a história de Sam Goldsmith melhor (e único) amigo de Hayden e vice versa. Hayden comete suicídio e deixa uma playlist para Sam ouvir dizendo que se assim o fizer, irá entender. Sam se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente em relação à morte do amigo. Desse modo, é esse o cenário que permeia a trama desenvolvida por Michelle Falkoff.

Cada início de capítulo é nomeado com o título de uma música. Assim, enquanto Sam ouve música por música da lista deixada por Hayden, ele tenta descobrir o de fato aconteceu na noite em que seu melhor amigo decidiu tirar a própria vida. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais dúvidas surgem em sua cabeça e novos acontecimentos e pessoas vêm à tona. Prefiro deixar que descubram sozinhos o que e quem são esses acontecimentos e pessoas.

Os primeiros capítulos da obra são muito legais. A escrita é leve e bem desenvolvida. Os personagens são cativantes e Falkoff consegue prender sua atenção aos acontecimentos do livro.

Todavia, apesar da premissa superinteressante que a autora criou, devo confessar que não achei o livro digno de uma avaliação maior que três estrelas. Mas calma aí! Três estrelas ainda é uma avaliação boa. Pelo menos na classificação aqui do blog. :)

E eu explico os motivos que me levaram a não incluir a obra em minha lista de favoritos. Em primeiro lugar, essa escrita gostosa do início do livro torna-se uma escrita vaga ao longo do livro. É como se autora estivesse com preguiça de continuar com o ânimo que começou a obra...

Depois, a questão da playlist trazer respostas para a morte de Hayden foi deixada de lado. A história começa a girar em torno de romances, indagações, alucinações, questões familiares... Sinto que o propósito do livro foi desvirtuado.

No início até são feitas referências às músicas que intitulam os capítulos e ao longo da obra
isso parece ser esquecido. Confesso que isso causou uma pequena confusão mental em mim, pois a oscilação da trama nesse quesito foi bem estranho.

Os personagens são fracos e não são bem desenvolvidos como deveriam ser... São o que chamo vulgarmente de “personagens de fachada”. Sem conteúdo algum e muito superficiais... Até o personagem principal não foi bem trabalhado.

Hayden diz que se Sam ouvir a playlist, ele irá entender. Mas... em nenhum momento ficou claro que Sam entendeu. Aliás, eu também não entendi. Além disso, o final é muito decepcionante. Outra vez, senti que a autora ficou com preguiça de explorar seu potencial como escritora e fez um final “só pra constar”. Não gostei MESMO.

E vocês devem estar se perguntando porque eu ainda avaliei o livro como bom depois de tudo isso que falei. E eu respondo: porque apesar de tudo, é uma leitura gostosa de se fazer, pois não exige grande esforços para ser feita. E levando em consideração o público-alvo, creio que a autora fez um bom trabalho. Recomendo esse livro àquele seu amigo(a) que está iniciando no mundo da leitura e para você curar sua ressaca literária, caso estiver passando por uma.

site: http://www.livroseflores.com/2015/06/resenha-playlist-de-hayden-michelle.html
Lane @juntodoslivros 20/06/2015minha estante
Oi!
Acabei de fazer uma resenha sobre esse livro. Concordo com você.
Fiquei perdida com o propósito da lista. Não consegui conectar o "Ouça. Você vai entender." com o final. :/

Cris 23/06/2015minha estante
Eu tava gostando do livro, mas achei o final tão inacabado!

sofia 26/11/2022

?não superar não significa que algum dia eu não serei capaz de seguir em frente?

Preciso dizer que foi uma leitura muito leve, embora possua um eixo temático pesado. A narrativa toca no profundo e nos faz refletir sobre situações da vida. É, na minha opinião, um bom livro para sair de uma ressaca literária e, com certeza, tocante.
Recomendo?

Eduarda.Ferreira 06/07/2020

O final eu achei meio fraco
Tirando o final um pouco fraco, o resto foi simplesmente perfeito, a história fluiu bem, uma história rápida sem muita enrolação, gostei bastante, só o final mesmo que eu achei que poderia ter sido melhor, mas vale a pena ler cada página, fiquei por horas ouvindo a playlist no spotify que a editora do livro fez com as músicas relacionadas aos capítulos, muito bom!!

Agnaldo 26/12/2021

A dor não transparece na amizade
Foi uma leitura muito interessante, e cheia da típica vida adolescente. A forma como tudo aconteceu na história nós coloca pra pensar num contexto geral sobre a forma como levamos a vida, sobre escolhas, sobre oportunidades e sobre as derrotas que podem fazer a gente desistir do nosso bem mais precioso. A história foi muito bem amarrada, mas confesso que o final me decepcionou, aparentemente os autores colocam os adolescentes como pessoas com pouca capacidade de fazer escolhas reais sobre o problema encontrado, partindo sempre para a solidão e o distanciamento das pessoas que amam. Finalizo dizendo que a playlist é muito boa.

annanda 07/05/2021

Legalzinho
Lendo esse livro lembrei da minha época de adolescente que só lia romance contemporâneo, achei uma história bem legal apesar do tema forte de suicídio e bullying. Achei legal também cada capítulo ter uma música que vc pode escutar depois e analisar as letras.
No geral, não foi uma leitura ruim, os personagens não foram chatos ao meu ver e recomendo a leitura principalmente quem é jovem e gosta de um livro mais de boa mas que tem um tema mais atual pra refletir.

Barbara 25/10/2022

Pura enrolação
Prometeu e não entregou. O livro é até bem fluído, os capítulos são curtos e você consegue ler até que bastante, o problema é mesmo assim a história não anda. Você lê, lê, lê e não sai do lugar.

De playlist só o título mesmo porque ela não serve pra nada pra entender os motivos do Hayden. Os personagens não são lá aquela coisa e em certo momento já tava começando a me irritar. É uma enrolação sem tamanho.

Danielle 01/11/2020

pq adolescente é tapado?
eu estou com sentimentos totalmente conflitantes, gostei e não gostei. O livro poderia ser mais rápido, os personagens nao tinham motivos para esconderem as coisas já que o hayden ja esta morto. e por falar em suicídio do hayden, se adolescentes nao fossem tão tapados, medrosos e inseguros e parassem de pensar que a escola é tudo (eu sei que passando 12 anos lá, mas deveriamos ser mostrado que isso nao é tudo e parar de ser julgado naquele espaço) enfim TUDO seria diferente.Eu to cansada da narrativa de bullying pq nao entendo pq alguem tem que ser tao burro e ficar machucando o outro e pior ELE SER POPULAR E TER AMIGOS pq ninguém da um supapo na orelha dele Q ODIO .Se desde o começo hayden tivesse falado sobre a namorada, se a namorada tivesse falado quem era (me matou de raiva ela esconder isso e eles irem para aquela porcaria de festa) enfim...ainda nao sei o que de bom a leitura me trouxe mas eu meio que gostei sim apesar disso tudo.. ??? acho que é pq a amizade dos dois parecia a minha com uma pessoa.
e ah, odeio a Astrid.

Gio 16/05/2021

Fui com muita expectativa pro livro e me decepcionei um pouco. O fato da playlist não ter muita utilidade na história me deixou bem chateada, imaginei várias teorias. Mas em compensação as músicas são muito boas. Fiquei igual uma trouxa esperando um desenvolvimento do Jason e do Trevor, mas só fiquei na espera mesmo. Num geral a leitura é válida, a escrita é bem de boa.
(O livro contém gatilho com suicídio e bullying)

lu!za 05/07/2021

A Playlist de Hayden
Eu não tinha expectativas nenhuma para esse livro e ainda assim me decepcionou.
A história não passa emoção nenhuma, o que é estranho considerando o tema do livro. O desenvolvimento da história também não é lá essas coisas.
Eu achei os personagens péssimos, não consegui me apagar a nenhum, o protagonista é muitoo chato e o único que parecia ser legal é o melhor amigo que morreu.
É isso, acho que não valeu a pena nem para conhecer a autora já que a escrita é super carregada e cheia de detalhes desnecessários.

"O que me fez pensar se todo mundo tinha uma vida secreta, aqueles aspectos da gente que não combinavam com o que parecia ser."