A Playlist de Hayden

A Playlist de Hayden Michelle Falkoff

Resenhas - A playlist de Hayden

Marina 04/06/2020

História mediana
E me justifico. O início, tão marcado com dramas pessoais e descrição detalhadas dos sentimentos dos personagens, me prendeu e fez a leitura fluir rapidamente. Até certo ponto, onde parecia que a autora se perdeu do enredo principal e prolongou a história usando linhas de raciocínio que fizeram perder levemente a graça até o final. Surpreendente, a playlist existe no spotify, só procurar com o título.

MarinaFalcao 26/05/2020

A playlist de Hayden
Acho que esse livro carrega certa importância pois eles traz termas que delicados em forma de suspense.

Pela capa parece ser mais um livro de romance e pela sinopse parece que você vai chorar horrores. Mas a trama não foca só no romance e nem me fez chorar em algum momento, na verdade eu fiquei extremamente ansiosa em desvendar o mistério por trás da morte de Hayden e todos os acontecimentos que vem a seguir.

?Houve uma festa, houve uma briga?

E o motivo de Hayden ter cometido suicídio gira tudo em torno dessa festa e aquele filho da putinha só deixou uma playlist para que o coitado do Sam entedesse os motivos para ele ter chegado àquela conclusão. Enfim, acontece que quanto mais ele tenta descobri sobre o que aconteceu na festa, MAIS SEGREDOS APARECIAM e puta merda... Você devora o livro querendo saber mais que bananas aconteceu na festa para ter sido o estopim já que Hayden sofria bullying do irmão e ainda não tinha pensado nessa possibilidade até aquela porra de festa. Mas adivinhem? Isso msm, ele não conta o que acontece na festa (só no final) e enquanto isso acontece tantas coisas que cheguei a cogitar que era um livro de suspense.

Enfim, pq vc deve ler esse livro afinal? além de ter uma puta plot twist, o livro aborda assuntos importantes como o bullying, como superar a perda e etc. Mas o que causa mais impacto é como o que você fala afeta uma vida de uma pessoa e muda ela. Cara, esse livro tem tantos pontos de vistas que nem eu, nem o Sam, conseguimos culpar de fato alguém pelo o que aconteceu com Hayden.

O que realmente me decepcionou é que, por entrar na tama suspense e esperar algo realmente chocante, o final me decepcionou muito. Apesar de ser um final bem justificável... Acho que a autora criou um grande plot e uma grande ilusão para se ter tais expectativas sobre tais revelações e não conseguiu por um fim digno e que fosse fiel a realidade.

haru 06/07/2022

Cheirinho de incel
Nada me tira da cabeça que os protagonistas eram incels em potencial. Eu até achei que o livro tivesse sido escrito por um homem.
Isso me incomodou demais, e não me fez criar simpatia pelos personagens.
A história se sustenta num mistério que até consegue prender bem o leitor, mas o mesmo se resolve de uma forma meio insatisfatória.
Os melhores personagens do livro são meros figurantes.
Apesar de tudo, a leitura flui bem. Não é um livro ruim, só não é bom.
Magno Muniz 14/07/2022minha estante
Penso o mesmo que você.

mari 03/09/2020

não tenho palavras pra descrever o meu amor por essa livro, toda a ideia de escutar uma música por capítulo é simplesmente PERFEITA, a história em sí não tem nada de muito inovador, mas não deixa de ser uma boa história, quero muitos mais livros com essa idéia!!!

Thami 21/07/2022

o perdão é necessário
sei que o foco do assunto do livro é o suicídio, a culpa e o luto, inclusive enquanto eu lia ele, perdi a minha vó e já fazia 1 ano que perdi meu pai então a forma como o luto é descrito me fez ficar mais interessada enquanto lia o livro

mas além desses assuntos principais que o livro trata, ele fala bastante também sobre a construção do perdão em volta dessa tragédia toda

a narração do Sam fez parecer que eu estava lendo o diário dele e acho que isso que me prendeu mais, eu gostei

porém achei o último capítulo meio corrido na resolução de tudo, senti que faltou algo a mais, sabe? a autora poderia focar em um assunto só pra finalizar, mas acabou dando um geralzão quase como terminando com "então, é isso" fim

enfim, por mais que o livro seja um gatilho para algumas pessoas (e por isso não recomendo a todos) é uma boa leitura

solindaz 28/07/2020

Minha playlist de Hayden
Quando comecei a ler esse livro, achei que ele teria muitos gatilhos, principalmente pelo assunto delicado que ele se trata. Porém, toda a questão do suicídio é abordado de uma forma leve e sucinta. Não que não possa gatilhar, porque se você considera esse um tema difícil é melhor ficar longe! Adorei o modo de como o suicídio foi colocado, como as músicas se encaixavam perfeitamente no contexto (fiz questão de baixar todas e de fazer minha própria playlist de Hayden- inclusive se você tem spotify ela já está pronta) e o final também me deixou bastante satisfeita. Talvez durante a quarentena não seja o melhor momento para ler um livro como este, mas depois.... leia!

Tha_Reis 14/08/2020

Previsível e Problemático
Esse livro tem a mesma premissa de Os 13 Porquês: um suicídio adolescente seguido de um mistério superficial de culpa e vingança. No lugar de fitas, temos uma playlist do morto e mensagens no chat de um jogo online.

Porém, a execução é fraquíssima. A narrativa tem um ritmo anti-climático que não consegue manter o suspense por um tempo razoável, pois os clichês são tão óbvios que o leitor já adivinha quem é quem, quem fez o quê desde cedo. Além disso, há o velho erro de romantizar o suicídio e o sentimento de culpa.

Os personagens são genéricos, sem maiores aprofundamentos de personalidade, todos saídos de um universo clichê de filme adolescente. Tem o nerd que sofre bullying, o único melhor amigo, a família incompreensível, os valentões perseguidores, a garota diferentona, etc.

Enfim, o tipo de livro problemático e raso que adolescentes amam e que a Netflix adora fazer adaptação.
Danielle 01/11/2020minha estante
o sam "meu deus como assim uma menina que gosto de coisas nerds como eu" ?????

Dielson(autor) 27/12/2020minha estante
Detesto autores que escreve livros usando como pano de fundo outra história. Não tem criatividade e criam uma história rasa e pobre.

mpiocopi 02/01/2022

deixou a desejar muitooo?
a pegada com as músicas é legal, mas faltou uma construção melhor dos personagens secundários e que final foi esse???? a autora nos fez criar muita expectativa pra pouca coisa no final?

Day 25/06/2020

Ótimas imperfeições
A playlist de Hayden, diferente do que eu imaginava (não tinha lido a sinopse), não é sobre o Hayden. É sobre o Sam. E sobre como ele lida com o luto de ter perdido o melhor amigo de uma forma tão triste como o suicídio. Hayden deixa uma playlist para Sam antes de o amigo o encontrar morto em seu quarto.
O livro mostra Sam procurando respostas do motivo do suicídio de Hayden e faz isso de uma forma satisfatória.
Não é um livro perfeito, a falta de comunicação entre os personagens principais (Hayden, Sam e Astrid) me incomodou um pouco e o final deixou um pouco a desejar, mas é um bom livro com uma história envolvente que li bem rápido.
A playlist é um show à parte, cada capítulo tem o nome de uma música que complementa o que está acontecendo naquela parte do livro. Apesar de não ter lá tanta revelação nas músicas, são ótimas indicações.

Bella 29/03/2021

O que falar desse livro?
Bom, no começo eu estava com muitas expectativas sobre o enredo e como se passaria o drama. A história em si é muito boa mas a forma que foi escrita, digamos que seja pesada, lenta e vagarosa. Muito demorada a se desenvolver. Porém do meio pro fim fui me apegando a Sam, que é melhor amigo de Hayden que morreu. Hayden deixou a todos uma playlist que talvez possa justificar tudo que se causou até sua morte.

Mas como se já possa imaginar, a playlist serviu apenas para trazer mais lembranças de Hayden e unir laços entre Sam, Astrid e outros personagens.

Amo cada música que tem ali.

O drama se fechou muito bem. Porém não leria de novo.

Veronica16 11/06/2021

Sam é um jovem que acabou de perder o seu único e melhor amigo. Antes de morrer Hayden deixou uma playlist pra Sam, e agora tudo que ele quer saber é o motivo que levou Hayden a tirar a própria vida. Eram os mais que valorizavam mais status do que a família? Era o irmão que fazia da vida dele um inferno? Era sua dislexia que o atrapalhava academicamente? O que levou um adolescente de 16 anos a tirar a própria vida.
Essa é uma pergunta que milhares de pessoas fazem por ano, suicido na adolescência não é tão incomum quanto se imagina. Sam fez de tudo pra descobrir o que motivou uma ação tão fatal e em meio a isso coisas começam a acontecer com ele, aqueles que machucaram seu amigo começam a ter o que merece, ele passa a ter a chance de fazer novos amigos. Mas será que ter amizades realmente é importante depois que se perde a melhor que já se teve?

Enfim, a playlist é realmente incrível, procurem no Spotify.

Luiza 29/06/2020

O livro aborda assuntos um tanto quanto delicados, como o bullying, a dependência emocional nas pessoas, suicídio... A história em si é mais sobre o Sam do que sobre o Hayden e mostra como a culpa pode influenciar negativamente na nossa vida.

É um bom livro, mas de certa forma eu esperava mais.

Dry Nunes 14/07/2022

Ele nunca se despediu
Levei semanas pra conseguir ler esse livro, o retrato claro do suicidio logo nas primeiras páginas me deixou meio engatilhada, mas consegui terminar de ler, e preciso dizer, não é uma leitura leve, é pesada, forte, e não deve ser lida por qualquer um.
Ficou muito na minha cabeça esse negocio de eles nunca terem se despedido, me fez pensar muito, não importa o quanto você esteja chateado com alguém, sempre se despeça das pessoas.
Ver o melhor amigo dele tentando encontrar um motivo para a morte dele é de partir o coração, mas é muito bonito de ler, ver o amor de amizade genuino, e a dificuldade do luto, é um livro complicado, mas se você tem estômago para ler, eu indico muito.

Letícia 18/06/2020

Uma cópia de os treze porquês, só que muito mais leve, me decepcionei, esperava mais