Atlantis

Resenhas - Atlantis

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vitor Dilly 23/04/2022

Empolgante
Esta visão da redescoberta de Atlântida, que trata de misturar os conhecimentos de mergulho e arqueologia baseados na experiências reais e profissionais do autor, com elementos fictícios também criados pelo mesmo, reaviva memórias de uma terra lendária, uma civilização na ilha encoberta em fábulas que outrora reunia as utopias e esperanças de uma ressurreição após um fim súbito sob as catastróficas águas do mar.

Modernos arqueólogos desvendam antigos sacerdotes, na mira de terroristas. É sempre excitante.

Jeane 17/12/2008

A história é boa mas....
O livro tem um bom enredo, mas tem um grande defeito: tem muita informação técnica que torna a leitura cansativa e entediante.
Claus 30/12/2008minha estante
Realmente. Apesar de gostar das informações, mas em determinados momentos ela fica do jeito q vc falou.

Letícia 06/05/2012minha estante
é verdade, a a quantidade de informações técnicas é entediante!

Krika 25/02/2013minha estante
Você está certíssima. A história em si não é ruim, muito pelo contrário .. mas as informações excessivas técnicas cansam demais a leitura. Parece mais um livro de estudo de oceanografia do que um romance em sim.

Fabio 05/12/2013minha estante
Concordo totalmente com você Jeane e com o Claus. O livro, a história é muito boa, mas apesar de achar importante a informação técnica em um livro, neste chega uma hora que cansa. Mas valeu a pena ler. Quero ler os outros desse autor.

Emerson 09/06/2021minha estante
Eu detestei o livro , e Daily Express ter quase comparado com Código da Vinci em relação a trama . Talvez eu tenha lido o livro errado .. 1 dos piores que já tive o desprazer de ler .

Manchester 17/10/2010

Resenha - Atlantis de David Gibbins
Bom, acho que essa será a primeira resenha aqui do LemA que farei críticas bem duras a um livro.
Mas vamos por partes, espero ser coerente e justo em minhas críticas.

Comecemos pela capa que é LINDA! O fundo imita um mármore ou alguma pedra bem clara, bem bonito. No centro há um disco de hieróglifos ou o tipo de escrita descrita no livro, em letras douradas. E "Atlantis" está escrito em uma fonte verde e lisa, diferente do material dos hieroglifos. Resumindo, a capa vende um excelente produto!

Quanto à trama... Bom, não conheço o David Gibbins, mas esperava muito mais. Para mim, os mistérios mais interessantes jamais revelados são a Atlântida e o Santo Graal. Então, neste livro sobre a Atlântida, esperava informações técnicas, históricas e bastante fantasia envolvendo o mito e a civilização perdida.

Para quem não conhece nadica de nada, o mito da existência dessa cidade e civilização de avançadíssima tecnologia surgiu do um escrito do filósofo rego Platão e, desde então, acredita-se que uma civilização perdida possa, de fato, ter existido.

O que o Gibbins faz é uma grande mistureba de história egípcia, grega e de outras civilizações, dados teóricos, descobertas recentes e antigas para formar o background da trama. Até aí tudo bem, só que é uma enxurrada de informações até quase metade do livro. Então a trama não anda até este ponto.

Outro ponto falho são os personagens. Não têm carisma e ponto final. E não foram desenvolvidos durante a trama. E é uma pena.

Jack Howard, protagosnista, o arqueólogo que busca Atlantis lembra um MacGyver, sabe fazer de tudo, se safa de tudo, se arrisca perigosamente e impulsivamente e sempre se dá bem no final. Tudo bem que ele é um herói, mas não precisava parecer mais com um semi Deus do que com o Indiana Jones, o mais famoso arqueólogo do mundo, hehehe.

Depois da enxurrada de informações históricas que podem deixar qualquer um perdido, as descrições detalhadíssimas atrapalham o caminhar da trama que melhora um pouco da metade pra frente. Imagina você estar começando a se empolgar com a trama e o autor gasta um parágrafo descevendo a metralhadora de um helicóptero... É mais ou menos por aí...

Sem contar que existem pequenos lapsos que eu detesto presenciar, como por exemplo:
"Jack tira do bolso um disco dourado que havia pego no salão principal da fortaleza de Aslan". Isso me dá a impressão de livro mal escrito e o autor precisa inventar coisas para preencher buracos que foram deixados lá atrás.

Bom, critiquei demais, mas o livro tem seu que de interessante sim, pois, no final do livro, Gibbins explica alguns pontos onde as teorias são de fato reais e por exclusão dá para entender o que foi fantasioso no livro e o que não foi. A descrição feita pelo autor da cidade, vila, lugar que equivaleria à cidade perdida ficou algo bem verossímil ao meu ver. Não foi algo "hollywoodiano" e achei que isso foi legal. No fim, as observações e dados históricos levam à uma descrição "real" do que poderia ser a cidade perdida.

Bom, se eu recomendo ou não, depende do leitor que você é... Eu fiz uma forcinha para terminar pois a trama não caminhava bem justamente pelo modo de escrever de Gibbins, então, a leitura é por sua conta e risco.
Lucia Pires 27/08/2012minha estante
Boa crítica, concordo com você.
Estava bem empolgada para ler este livro, mas as excessivas descrições técnicas foram bem cansativas. Detalhes históricos são bem-vindos, mas eles eram atirados nas páginas de uma forma não-linear, fiquei bem perdida. O pior eram os equipamentos, já li livros sobre pesquisa submarina, mas do jeito que foi colocado ali eu já não sabia do que estavam falando... Também senti falta de aprofundamento nos personagens, pareciam um bando de robozinhos formais com frases pré-gravadas.
Mas a obra tem seus pontos positivos, a forma como foi apresentada a Atlântida é do tipo que dá para acreditar, a teoria do vulcão e do êxodo é muito boa, e as "descobertas" foram bem embasadas por fatos já conhecidos na história. Mas senti falta de ilustrações no livro, um mapinha da ilha seria muito legal, o posicionamento da praia antiga, etc.

Isabô 15/05/2021

Gostei,
Mas...
Não posso dizer que é um dos melhores livros do mundo, pois gosto mais de outros.
É um pouco difícil de entender, e a história é um pouco diferente do que estou acostumada a ler, mas acho que é muito bom.
Recomendo.

Mateus 31/10/2009

Extremamente ruim
Livro absurdo, um dos piores livros que eu ja li. Não deve ter pior do que ele, com certeza, nem sei como consegui chegar até o fim. A história acontece no fundo do oceano, mas é como se fosse em terra firme. Os personagens andam normalmente, não se preucupam com oxigênio, além de a leitura ser muito cansativa. Não julgue o livro pela capa, diz o ditado, e não julgue mesmo! Quando vi achei que seria uma obra de arte, a capa mais legal, mas foi uma grande decepção. Dá vontade de jogar esse livro pela janela e sair gritando!
NÃO LEIA ESSE LIVRO!
Antunes 19/07/2011minha estante
realmente, o livro é muito ruim, muita propaganda falsa. Comprei e me arrependi horrores, leitura super cansativa, nao aguentei e desisti de lê-lo

Jeff Ettore 21/05/2014minha estante
Isso que é raiva...

Adriana R. Rossi 17/02/2009

Ruim
O livro é um pesadelo para a maioria das pessoas e um pesadelo maior ainda para arqueólogos/geólogos de verdade. Não tem pé nem cabeça. Ruim mesmo.

Alana ! 01/02/2009

Seria mais útil usar o tempo que gastei lendo esse livro assistindo bob esponja ¬¬'

não gostei, melhor, detestei
Paccelli 06/02/2009minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK.... faço minha sua indignação e acrescento meu chavão para livros ruins: as árvores sacrificadas para confeccionar o papel morreram em vão.

abraços

clarakairos 06/01/2021

Apesar dos pesares...
Após 6 anos guardado na estante, Atlantis voltou às minhas mãos e não foi tão surpreendente quanto achar a cidade perdida. A maior parte das críticas que li sobre o livro remete ao detalhamento técnico do autor que sim, pode incomodar para quem não gosta do assunto, mas não foi um incômodo tão grande para minha leitura. Enquanto eu lia, me perguntava o que realmente estava me incomodando até que percebi em um momento crítico da narrativa: o personagem principal não gera qualquer empatia. Ele é plano, científico, e em raras vezes conseguimos ver Jack Howard de forma mais do que profissional. Sendo assim, fica difícil torcer por ele ou por suas conquistas (e esse traço, infelizmente, mostra-se em quase todos os personagens da narrativa. Sei que há outros livros com os mesmos personagens, e espero que o autor tenha conseguido explorá-los melhor). Quanto às descrições do livro, algumas me deixaram embasbacadas, imaginando perfeitamente os naufrágios, as cidades submersas, os submarinos e os centros de comando. Seria um livro excelente para adaptação cinematográfica e, ao meu ver, as críticas foram muito duras com a narrativa. É um bom livro para os amantes de história e arqueologia com um pé na ficção e com esperanças de grandes descobertas.

Manu 18/12/2010

Afundou.
A história sem linearidade perder-se em meio a tantos fatos (que o livro gaba-se de reproduzir) desnecessários e sem nexo. O "quê" de mistério e História que eu procurava não aparece em lugar nenhum, nem depois da metade do livro. O autor não consegue manter uma linha coerente no romance. Prefere descrever os tiroteios, as tecnologias e as armas com mais precisão do que nos levar a encontrar Atlantis. O autor errou e levou seu livro (romance) a jazer junto à Atlântida, por água abaixo.

Marieli 09/07/2020

Mistura perfeita entre ficção e realidade. Vontade de continuar lendo mesmo após o fim!

Gy 12/01/2012

A famosa frase "não julgue o livro pela capa" se aplica aqui.
Livro com uma capa bem chamativa e sinopse boa. Mas no fim das contas é entediante e muito técnico. Acho difícil abandonar um livro pela metade, mas esse eu não consegui terminar.

Jéssica Amorim 14/01/2009

! Boring....!
Maçante, mas to tentando. Poderia ser menos técnico.
Tive até que renovar na biblioteca, mas vamos em frente que atrás vem Livros....

Felucy 09/09/2009

Ruim demais!
Nossa que livro chato, demorei muito tempo para ler, e em algumas partes fiz até leitura sem vergonha.
Tinha um tema ótimo para ser explorado, mas foi arrastado demais.
etsilvio 05/10/2009minha estante
E desisti de ler, foi o pior livro que já tentei ler em toooooooooooooda minha vida. Um lixo editorial!

Ana Vidal 06/10/2009minha estante
ai, ainda bem q é ruim mesmo....pensei q só eu não tivesse gostado....

Renata 29/01/2010minha estante
Também achei, concordo plenamente. Também fiz leitura sem vergonha em algumas partes... Naõ dava pra aguentar, eu não via a hora de terminar para me livrar dele...rss

Tali @letrasmaislivros 02/04/2011minha estante
Eu amei esse livro, pra mim foi ótimo.

Taígo 07/08/2010

Esse livro não é um livro de ficção e sim uma tese de doutorado em arquelogia.Não há praticamente nenhum desenvolvimento de historia ou de personagens e sim apenas longas e sonoloentas descrições sobre a tecnologia usada, os lugares visitados e sobre os fatos historicos vistos.Uma perda colossal de tempo e dinheiro

Zéh 13/06/2009

Foi difícil aguentar este livro até o final, mas como eu estava em uma época de pouca compra de outros exemplares, tive que me decepcionar. Personagens nada explorados, narrativa enfadonha e por muitas vezes gira em torno de um eixo que não se desenvolve, arrastando algumas vezes 3 ou 4 páginas que nada acrescentam. Não recomendo

1 | 2 | 3 | 4 | 5