Ispinho e Fulô

Ispinho e Fulô Patativa do Assaré

Resenhas - Ispinho e Fulô

FRAN329 26/07/2020

Ispinho e Fulô
Sempre ouvi falar em Patativa do Assaré, mas, nunca tive contato com sua literatura. Até que, enfim, esse belo livro caiu em minhas mãos. Um livro no estilo literatura de cordel, bem característico da literatura popular e folclore brasileiro. Nele, o poeta agricultor do interior do Ceará, nos convida a conhecer sua história através de seu depoimento logo no início do livro. Em seguida, nos deparamos com 78 poemas que falam dos mais variados assuntos, incluindo elementos como: afetividade familiar, origens de sua terra natal, viagens ao sul do país e, de forma abrangente, o autor faz crítica ao sistema político brasileiro. Olha! Me diverti bastante com essa literatura. Recomendo que leiam em voz alta para valorizar as variações linguísticas presentes na maioria dos poemas. Muito bom!

Rodolfo | @_rodolfo92 04/02/2022

No final do ano passado (2021), ganhei da minha mãe essa edição de 2010 de Ispinho de Fulô, terceiro livro de Patativa do Assaré publicado pela primeira vez em 1988.

Pra mim, que sou nordestino e amante da literatura de cordel, foi impossível não se encantar com cada verso desse saudoso sertanejo cearense. Já havia lido poesias soltas de Patativa, mas nunca tinha lido um livro completo. Ispinho de Fulô contém quase 80 poesias sobre os mais diversos assuntos, sendo que alguns se tornam mais presentes como: reforma agrária, direitos humanos, a vida sofrida dos trabalhadores rurais, autoritarismo, racismo e muitas outras injustiças sociais. O que está presente em praticamente todas as poesias é a sua fé, muitas vezes exposta de uma forma fatalista, porém muito compreensível que assim seja pois, ainda hoje, é o que acaba muitas vezes sobrando para os trabalhadores do campo se apegarem e seguirem em frente com alguma esperança.

Sobre essa edição de 2010: de cara eu já achei a capa muito bonita. Em contrapartida a edição do texto pecou em alguns momentos, por exemplo: erros de digitação (obviamente não falo da escrita "errada" proposital do poeta, mas sim de erros na edição do texto mesmo), em alguns momentos emendaram mais de um verso pra que outros coubessem na mesma página e alguns ficaram faltando frases deixando a rima e a métrica do verso comprometidas.