Com Amor, a Garota Chamada Estrela

Com Amor, a Garota Chamada Estrela Jerry Spinelli

Resenhas - Com amor, a garota chamada Estrela

MiCandeloro 18/06/2015

Delicado, reflexivo e tocante!
ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers do livro A extraordinária garota chamada Estrela. Leiam por sua conta e risco!

Estrela foi embora. Depois de ter sido espezinhada pelos estudantes do seu antigo colégio, abandonada por Leo e ter seu coração despedaçado, sua família se mudou do Arizona para a Pensilvânia. Todo recomeço é difícil, ainda mais quando se carrega uma enorme saudade no peito. Saudade dos momentos felizes e daquilo que nunca se viveu.

"(...) nossos corações são saudosistas. Ansiamos por sermos encontrados, desejando que aqueles que nos procuram não tenham desistido e ido para casa."

Por causa de Leo, Estrela conheceu o amor, mas também a dor. Por causa de Leo, Estrela voltou a estudar em casa, se tornou uma pessoa insegura e comedida e passou a questionar as coisas simples da vida. Por causa de Leo, a carroça da felicidade da menina ficou sem seixos. Por causa de Leo, Estrela teve que aprender que a vida segue em frente, e que temos que ser fortes para continuar sorrindo mesmo quando só queremos chorar.

O importante é que Estrela nunca esteve sozinha. Além dos seus pais que sempre a amaram e ficaram ao seu lado, a garota fez verdadeiras e duradouras amizades, a começar por uma linda e sapeca criança de 5 anos chamada Dootsie, que ajudou a alegrar seus dias.

Além dela, nessa nova cidade, Estrela conheceu Charlie, o viúvo que nunca saía do lado do túmulo da esposa, Betty Lou, a vizinha agorafóbica que não botava os pés para fora de casa fazia 9 anos, Alvina, a pré-adolescente que de odiava os garotos e batia em quem quer que aparecesse no seu caminho, e Perry, um jovem que já havia sido preso por roubo, que tinha um harém e que, pela primeira vez em muito tempo, fez seu coração bater mais forte.

Em meio a tantos desafios, descobertas e aprendizados, será que Estrela conseguirá ser feliz novamente?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Quando li A extraordinária garota chamada Estrela, confesso, não compreendi bem a história, apesar de ter gostado do livro. Fiquei aturdida por me deparar com Estrela, uma personagem tão diferente de tudo que já tinha lido e que beirava ao surreal. Estrela não podia ser de verdade, e Leo concordava comigo. Durante toda a leitura, eu só queria saber mais dessa menina que me fascinava, me atraía, mas ao mesmo tempo me confundia e, justamente por isso, me irritei profundamente com a narrativa de Leo, de tão imatura e egocentrista. Eu não queria saber dele, queria saber dela.

Portanto, quando descobri que Com amor, a garota chamada Estrela seria lançado, fiquei muito ansiosa para conferir o que Jerry Spinelli havia aprontado. Num primeiro momento, pensei que se trataria da mesma história do primeiro livro, contudo, sob o ponto de vista de Estrela. Depois, descobri que não, que abordava uma nova trama, mostrando o que havia acontecido com Estrela depois dela se mudar para a Pensilvânia.

Inicialmente, não gostei da ideia, porque também não queria saber de sua nova vida, novos amigos, novos amores. Queria saber o que havia se passado na cabeça dela enquanto esteve em Mica, mas, mal sabia eu que estava totalmente enganada e que este livro superaria todas as minhas expectativas!

Com amor, a garota chamada Estrela é narrado em primeira pessoa, por meio de cartas! Cartas que Estrela escreve para Leo no decorrer de um ano, contando absolutamente tudo sobre o que acontece no seu dia-a-dia, quase que num formato de diário, mas dialogado. As cartas, apesar de nunca terem sido enviadas, foram a forma que Estrela encontrou de desabafar suas decepções, tristezas e frustrações, tentando entender o que houve de errado em seu relacionamento com Leo e com o tempo em que morou no Arizona.

Neste volume, Estrela continua bem humorada, abnegada e com desejos ousados, mas dessa vez pudemos conhecer o seu lado "normal", que me interessou muito mais do que a visão "extraordinária" que Leo tinha dela. O que mais me encantou na personagem foi perceber que Estrela poderia ser um de nós, que um dia ousou em ser diferente, que preservou sua alma infantil, curiosidade, coragem e impertinência, e que pagou um preço muito alto por não se enquadrar nos retrógrados e preconceituosos padrões sociais.

Por mais fiel que ela fosse às suas próprias crenças, Estrela era humana, e igualmente frágil, como todos nós. Quando se viu sozinha e abandonada, com seu estilo de vida questionado por quem não a compreendia, a dúvida e o medo fincaram raízes no seu coração, abalando as suas estruturas e deixando-a irreconhecível. Eu queria pegá-la no colo e dizer que tudo ficaria bem, eu queria que ela voltasse a ser uma inspiração para a gente, nos banhando com luz e não com lágrimas, mas também sabia que Estrela tinha uma longa jornada pela frente até superar a sua dor.

Mas não foi só Estrela que arrebatou meu coração! Jerry foi capaz de criar personagens secundários tão cativantes, ricos e complexos quanto a sua protagonista. Foi impossível não aprender lições de vida com cada um deles e não torcer pelos seus finais felizes.

Apesar de parecer um livro triste, ele não é melancólico. Com amor, a garota chamada Estrela tem um texto delicado, reflexivo e muito crítico, propondo uma quebra de paradigma ao que conhecemos como "certo", "normal" e "aceitável" nos dias de hoje. O autor não só nos mostra a importância de sermos diferentes, como enaltece àqueles que têm a coragem de ser feliz ao seu modo, independente do que os outros pensam ou esperam, recusando-se a manterem-se presos a uma rotina ou a receber rótulos desnecessários. Não preciso nem dizer o quanto me identifiquei com tudo isso!

"Relógios nos prendem aos minutos, fazem rodas-gigantes guiarem todos nós, nos manejam de novo e de novo de número a número, cortam o tempo de nossas vidas em pequenos pedaços até que os pedaços sejam tudo que conhecemos e a única pergunta importante de se responder seja: “Que horas são?"

Nunca levei tanto tempo para conseguir escrever uma resenha como essa. Este livro mexeu tanto, mas tanto comigo, que travei em absoluto. Eu não podia e acho que falhei na minha tentativa de racionalizá-lo e de botar a minha opinião no papel. Como gosto de dizer, existem coisas que precisam ser sentidas, vivenciadas, e essa história é uma delas que, na minha opinião, devia ser lida por todos. Infelizmente, nada do que eu venha dizer aqui será o suficiente para explicar essa obra a vocês ou chegará aos pés dela. Mas espero ao menos ter aguçado a sua curiosidade.

Com amor, a garota chamada Estrela fala sobre perdas, medos, superação, amizade e esperança. Um livro com uma escrita preciosa, inteligente e tocante que pode transformar as suas vidas! Abram o coração e abracem a Estrela que habita cada um de nós.

site: http://www.recantodami.com/
Mari 07/12/2015minha estante
Essa resenha ficou show!!!
Concordo em número e grau que este livro deve ser lido por todos!! Abre nossa mente a reflexão do que é ser você mesmo.
Até então não entendia quando diziam "ler um livro devagar com receio de terminar logo", com esse foi assim.
Super recomendo essa leitura, desejo e desafio a todos despertar a estrela que existe dentro de cada um.

Lorena 16/03/2021minha estante
Amei sua resenha! Muito bem escrita, com certeza lerei "Com amor, a garota chamada Estrela!

juliarfs 17/06/2021

estar definitivamente dentro da mente da estrela foi um presente enorme, ela que salvou o livro anterior, e ver ela desabafando nesse é muito bom
os personagens desse livro são muito melhores também, foi tudo tão fofo

arislover 29/03/2021

i believe in estrela supremacy
ler um livro narrado pela estrela foi infinitamente melhor do que o anterior, eu gosto do leo mas o jeito que ele queria mudar a estrela era bem err???
os novos personagens são incríveis e a festa de solstício foi de longe a melhor coisa que li esse ano!!

?Desta vez, nós é que guiaremos as estrelas. Vamos construir nossas próprias órbitas e confiar que ela nos encontrarão que nosso reencontro não seja uma mera conclusão, mas uma doce colisão de destinos!?

Ana Flávia 16/09/2020

Como um diário...
Foi escrevendo o que sentia, em uma cidade nova onde todos foram acolhedores e amaram o jeito de ela ser.
Mais e o Léo o seu ex namorado ainda vai ter volta ?

. J e n n i . 22/05/2020

Estrela está viva em mim
Não é possível nomear o efeito que teve esse livro sobre mim. As palavras escorriam sobre a história, e eu tentei absorver cada fagulha de ensinamento que vinha a cada vez que eu passava por mais uma página.
Li ele aos poucos, com a intenção de que durasse mais, mas a verdade é que ele não acabou quando o "fim" chegou, foi eternizado em meu corpo, em minha mente e vai ser difícil dizer "adeus" pra ele tão facilmente.

Um dos melhores.

Caio 06/11/2020

Continuação desnecessária e quebra a magia da personagem
Parte do que torna Estrela especial era o mistério em volto da personagem e toda sua alegria que contagiava a todos, neste livro senti que foi um erro do autor tentar "explicar" a personalidade da protagonista.

Aline.Garrett 03/03/2022

Confesso que estava super ansiosa para ler esse livro, o primeiro foi incrível, tinha varios momentos que fazia você parar e refletir e tava nessa esperança para o segundo mas não foi assim, me desapontei mas o livro não deixa de ser maravilhoso mesmo assim ?

Galáxia 27/10/2020

A Estrela, em sua mais puta essência
Continuação do livro "A extraordinária garota chamada estrela" dessa vez narrado por ninguém mais e ninguém menos que Estrela.
Eu sempre fui uma amante do primeiro livro, então na segunda página já derramei lágrimas com esse. Percebemos que o conto de fadas em que a estrela vive, apesar de lindo, tem sim suas dificuldades, mas nunca perde a essência!

Fabi129 05/06/2017

DESNECESSÁRIO
Neste livro, seguimos com a continuação da menina Estrela, que após ter o coração partido por seu amado, segue uma nova via em outra cidade com novas pessoas que não a maltratam por ela ser diferente ,mas sim se aproximam dela, gostam do seu jeito especial.
O livro é todo narrado por Estrela. As primeiras páginas ela narra como sente falta de Leo, em outros momentos transmite que odeia ele por não aceitar ela como ela é, o que ocasionou o seu afastamento.
Li este livro porque era a continuação e não deixo livro pela metade. Me custou uma boa força de vontade na verdade. Teve momentos que me vi com as pálpebras pesadas. Mais um que não leria de novo, Achei muito cansativo. E desnecessário, no primeiro livro o autor passou a mensagem que ele queria passar, para que escreveu esta continuação não sei muito bem porquê.
cinthia 05/06/2017minha estante
Me senti exatamente deste jeito com o livro depois de vc ,achei desnecessário essa continuação.

Fabi129 07/06/2017minha estante
mts vezes uma continuação é desnecessária mesmo Cinthia :/

Caio 17/01/2020minha estante
Desnecessário resumi todo esse livro.

brunadaguarda 12/03/2021

Estrela
Esse livro merece 5 estrelas só por ter Estrela como narradora, apesar do contexto da narração ser ela escrevendo cartas para Leo kkkkk
Amei mil vezes mais os personagens desse livro, a Estrela mais humana, frágil e real. Porque no outro livro ela era mostrada de uma perspectiva diferente. A Dootsie é muito enxerida mas não tem como não gostar dela. Sobre Alvina não entendi oq aconteceu direito pq qndo ela ficou brava com Estrela ok mas dps elas voltaram a se falar do nada, acho q faltou trabalhar mais nisso. Betty Lou é um exemplo de superação de medo por nós e por quem amamos. O final de Perry tambem foi meio confuso, queria saber mais sobre ele. tem ainda muita gente pra falar, mas não vou falar de todos. Por fim, gostei da leitura e recomendo o livro, apesar de n ter curtido muito o primeiro livro.

Jules 07/01/2019

Completamente extraordinária...
Ao longo do livro descobrimos a nova vida de Estrela após ela deixar o a pequena cidadezinha de Mica no Arizona. Agora nessa cidade pequena da Pensilvânia Estrela segue seu caminho transformando a vida daqueles que se permitem conhencê-la.

No início da trama Estrela está completamente quebrada, principalmente pelo seu término com Leo. Sua carroça da felicidade está cada vez mais vazia. Até que ela conhece uma série de pessoas que se transformam em seus melhores amigos. Entre eles temos uma garotinha de 5 anos, uma criança que não presta mais sonha ser uma adolescente maravilhosa, uma agorafóbica que não sai de casa á 9 anos, um senhor que passa seus dias no cemitério, um louco que ainda não se encontrou e Perry, um garoto problema com um harém cheio de abelhas que o adoram.

Quanto mais perto vai chegando o solstício de inverno mais vemos o crescimento de Estrela e das pessoas ao seu redor. É interresante ver seu desenvolvimento quanto a sua relação com Leo. Com o passar do tempo ela vai descobrindo que apesar de ainda ama-lo. Não precisa destruir sua felicidade e sua vida por não estar com ele, esse acho que é o maior ensinamento que esse livro nos traz.

"Não importa o quão longe as pessoas que amamos estão, elas sempre permanecem em seu coração."

Gostei muito da relação dela com todas essas pessoas novas em sua vida. Para algumas ela foi como uma irmã mais velha, para outros alguém que estava ali para o que fosse preciso. Mas principalmente, adorei sua relação com Perry e a maneira como eles aprenderam a enxergar o mundo pelos olhos do outro.

A narrativa de Estrela é cativante e completamente mágica, ela nos faz enxergar o mundo por seus próprios olhos. Não o que ele é, mas o que poderia vir a se tornar.

Gostei mais desse do que do primeiro. Quando li "A extraordinária garota chamada estrela" achei o final bom, não precisaria de continuação. Mas agora que li "Com amor a garota chamada estrela" chego a conclusão de que a história não ficaria completa sem esse último volume.

Clara:) 05/11/2022

Com amor, eu
MARAVILHOSO ESSE LIVRO !! Nós podemos ver o quanto Estrela amadureceu e o quanto ela mudou!

Este livro representa bastante da vida adolescente, ou seja, as paixões, problemas e tudo mais!

Não sei direito como descrever este livro, só sei que amei!!

nickielodion 15/08/2022

amei esse livro, tipo, muito, amei todos os personagens incondicionalmente, e foi a mesma sensação boa que foi o primeiro livro, pra mim esses livros são quase uma lição de vida. amo a estrela, a dootsie, a alvina, o perry, e todos os outros, simplesmente incrível

Tati 27/12/2020

Eu já havia lido esse livro a alguns anos atrás, e hoje acabei ele pela segunda vez e continuou mágico como da primeira vez em que li. A Estrela é uma personagem tão fofa, ela amadurece muito ao longo do livro, é um romance adolescente tão perfeitinho isso que torna interessante e você acaba se envolvendo muito com a história, devorei cada página. Sou completamente apaixonada, e é meu livro favorito. Super indico.

_estrela_literaria 20/01/2021

Com Amor, A Garota Chamada Estrela - Jerry Spinelli
Quando uma estrela chora, ela não derrama lágrimas, mas sim luz!

Estrela percebe que está se sentindo mais triste a cada dia que passa e a sensação que tem é que momentos felizes estão cada vez mais raros. Tudo aconteceu logo depois de se mudar para a Pensilvânia e deixar tudo para trás: sua escola, o Arizona, seus amigos e, principalmente, o Leo.

Ela não consegue parar de pensar nele, nos momentos que passaram juntos (os bons e os ruins) e o que ela sentia por ele. É em uma nova cidade que essa garota extraordinária se vê triste e sozinha.

Mas Estrela é luz por onde passa, e não passa despercebida. E então, depois de ser perder e se ver longe da sua pessoa favorita, ela ressignifica a sua vida e a recomeça com pessoas muito peculiares.

Uma melhor amiga de 5 anos de idade, uma amiga por acaso de 11 anos, uma paixão por um garoto muito misterioso, um amigo idoso viúvo que conheceu no cemitério e uma amiga beirando os 50 anos agorafóbica. Como sempre, Estrela traz amor e uma perspectiva de dias melhores para todas essas pessoas.

Um livro que traz tanta esperança de dias melhores, de pessoas melhores, de pessoas estrelas em nossas vidas. A história mostra como é se perder dentro da vida de outra pessoa, perder a sua essência pelo outro, e como é se reerguer e se reencontrar após uma decepção. É possível perder sua pessoa favorita sem se perder?

Uma história, acima de tudo, sobre amor. Generosidade, altruísmo, respeito pelo outro, sem distinção de idade, cor, gênero, raça, condição social. Estrela tem esse efeito, de encantar e unir pessoas completamente diferentes.

Sou completamente apaixonada por essa história e confesso que não criei nenhum tipo de expectativa em relação à esse livro. Quando vi, quis muito ele pelo simples fato de ter meu sobrenome (o que achei fantástico). Pela capa e pelo nome julguei ser alguma história adolescente e só. Não imaginei que seria uma história tão fantástica que me cativou tanto. Me fez sorrir, chorar, repensar os meus atos e principalmente, acalentou meu coração.

Por mais pessoas Estrelas no mundo!