A Fabulosa Terra de Lúmens

A Fabulosa Terra de Lúmens Tiago Leão

Resenhas - A Fabulosa Terra de Lúmens

Cristinaa 12/09/2020

A Fabulosa Terra de Lúmens [Resenha Literária]
A Fabulosa Terra de Lúmens é um livro escrito pelo mineiro Tiago Leão Barbosa, publicado pela Editora Chiado. Este possui uma narrativa que promete muito além de uma simples história de fantasia. Um mundo diferenciado com fadas, lobos, elfos, vampiros e uma infinidade de outras criaturas.

"Apesar da adversidade, a vida sempre encontra meios de brilhar"

O Recanto dos lobos, povoado em Lúmens, cidade cujo habitantes eram criaturas de diferentes espécies, é qualificado por ser um lugar mágico. Mas algo inesperado aconteceu no Recanto e mudou totalmente o que antes era um ambiente de harmonia.

Era noite, o céu estava coberto de enormes nuvens negras, um som repentino fez com que todos os guardiões ficassem em alerta.
O barulho de batalha era o único som que se ouvia, os ganidos e rosnados castigavam a escuridão. Foi então que Ânimus, o velho lobo que estava de guarda na torre viu a criatura entrando lentamente, era um assustador lobo, de corpo magro e alto, coberto por um pelo sujo, seus olhos eram totalmente brancos.

Ao se ver em desvantagem o velho lobo aproximou-se do sino que estava sobre as pedras. Eram quatro no total, de tamanhos diferentes que flutuavam entre si e iluminava toda a torre. Ao erguer a cabeça soltou um uivo profundo e melancólico fazendo com que a torre mergulhasse numa terrível escuridão. As pedras da lua haviam desaparecido, o sino continuou a badalar, os moradores de Lúmens ao ouvir o som, acordaram assustados pois sabiam que aquele som significava que algo havia acontecido e que a partir daquela noite as coisas mudariam.

"O destino apenas escreve a história, quem decide a realidade são as nossas próprias ações. Pode haver êxito ou derrota."
As pedras vão ao destino dos seus novos guardiões. Bernardo, Luísa e Milo estão conectados e são os escolhidos para misteriosa jornada. Três jovens em uma viagem ao desconhecido e uma missão que mudará para sempre o destino de ambos.

A Fabulosa Terra de Lúmens traz uma leitura leve e intensa, cheia de descobertas e aventuras. A trama é criativa e os personagens são carismáticos, corajosos, audaciosos e aventureiros. De certa forma, a obra tem um final inusitado, o que nós leva a insinuar que haverá uma continuação.

site: https://febredelivro.blogspot.com/2020/05/a-fabulosa-terra-de-lumens-resenha.html

Caroline.Factum 20/09/2015

Um apelo aos pais: Querem mudar o mundo? Tirem seus filhos do computador e jogos eletrônicos e incentive a leitura, livros como A fabulosa Terra de Lúmens são para crianças e pré-adolescentes, ajudando a formar seu caráter de uma forma positiva, afastando seus filhos de todo o lixo que nos envolve em dias atuais.

Marcos.Tadeu 02/09/2016minha estante
SE NARNIA É BOM, LUMENS DA DE 10000000000000000 A ZERO, em C.S Lewis, leiam todos, quem tiver oportunidade, uma verdadeira história de amizade, companheirsmo, guerras, desafios e batalhas a serem vencidas. O livro se passa em uma terra mágica distante, diferente do nosso tempo mas é possivel aplicar várias situações do trio principal com a nossa vida. Leiam Lúmens, comprem, emprestem é uma obra que deve ser compartilhada, não só para as crianças mas para adulto também

Marcos.Tadeu 02/09/2016

LIVRO EPICO, LEIAM TODOS
A história começa quando um velho guardião é assassinado e as Pedras das Lua desaparecem da forma mais misteriosa possível e ao mesmo tempo, um trio de estudantes se descobrem guardiões não somente de encontras as Pedras e lutar para restaurar a paz em Lúmens contra o terrível Senhor das Mascaras, um vilão astuto, sagaz, seu principal objetivo é libertar as criaturas da noite. O trio, Milo, Bernado e Luisa recebem ajuda da Comissão do Astro e juntos lutam contra esse mal que domina Lúmens.

Vamos a análise, falarei alguns pontos que considero importante observar no livro como: Pesonagens, enredo, lições do livro,escrita e leitura,inspirações e intertextualidades, escritor.

Os personagens de A Fabulosa terra de Lúmens são realmente fabulosos e encantadores. A começar do trio que move o enredo e a trama toda. Milo, é um garoto tímido, esforçado, calado e “sozinho”, um menino que acredita no mundo novo, um personagem, tanto que singular de outros personagens, podemos dizer que Milo, representa um lado(gelo) na trama devido ao seu temperamento. Bernado, um garoto popular com garotas, temperamento forte, esse sim é um garoto que confronta e quer mostrar aos outros sua opinião.Na escola, o garoto ainda tem algumas notas baixas. Bernado representa um lado(fogo) com o seu jeito de ser. Outra personagem de extrema importância a Lúmens, é Luiza, uma menina doce, paciente, calma. Na escola, é esforçada, tem boas amizades. Luiza representa a intermediação entre Milo e Bernado, podemos dizer que ela é um equilíbrio, com o seu lado(terra). Durante o enredo, o trio conhece Henry, um elfo que ajuda e guiar o trio, instruindo sobre sua função, preparando eles e levando o trio, a fazer as escolhas certas para proteger as Pedras e lutar por Lúmens. Ânimus, o lobo que é assassinado, é o principal por atrair o trio a Lúmens, um tanto que fantástico sua morte, vale a pena conferir o motivo de sua morte e de seu valor. Netuno, um lobo negro que acompanha de perto, a trajetória deles no novo mundo e a ajuda nas batalhas.Netuno, tem um carinho especial com o trio, um lado paterno,bem interessante que salta os olhos ao longo da leitura.. Sobre vilões, o livro é completo, com vampiros, lobisomens, gárgulas que dão um ar de mistério, suspense e tensão de forma bem objetiva. Falar de Lúmens, sem falar do Senhor das Mascaras, é impossível. Interessante o jeito como lida com as situações e como cria formas super inteligentes de tomar as pedras.

O enredo do livro, é espetacular, de tirar o chapéu e o folego ao mesmo tempo…srsrsrsr, tanto pela construção de personagens, como da cronologia dos fatos como: Apresentação do trio, as armas, a chegada em Lúmens, a importância da Comissão do Astro, a história de Lúmens, a ajuda de outros personagens, as cenas de ação, muito bem escrito e divido em 17 capítulos. O autor não perde em nenhum momento de um capitulo para o outro, tudo num pé de igualdade e sintonia, de maneira curiosa e instigante.

As lições que o livro trata, é de maneira diferente e intensa. No livro, da para enxergar lições de amizade e de respeito a diferenças, como poder entender o próximo e dar a ele a chance para uma nova amizade. O trio trabalha com isso, o tempo todo na obra, em que um confronta o outro e no fim todos se ajudam, por isso quando comentei de fogo, gelo e terra e que como esse temperamento de cada um, nos faz a entender a importância de um valor de amizade, de uma maneira diferente.

A escrita de Tiago Leão, é de forma leve, objetiva e muito clara. O escritor acertou em cheio no seu modo de escrever “A Fabulosa terra de Lúmens”, uma maneira singela, madura, forte e linda de mostrar seus personagens e o brilho de toda terra de Lúmens, no seu lado mais fabuloso. Devido a escrita, a leitura é ainda mais instigante e curiosa, ao fim de cada capitulo, acontece algo surpreendente e que te instiga a ir para o próximo. A leitura é um ponto tão legal que ja tive amigos que leram Lúmens em 2 dias, e até em uma madrugada, gastando poucas horas, então vale a pena, ler com carinho cada palavra escrita nesse livro.

As inspirações de Tiago Leão em “A Fabulosa Terra de Lúmens” tem um estilo próprio e único, mas é possível perceber algumas intertextualidades como “As Cronicas de Nárnia” de C.S Lewis, “Harry Potter” de J.K Rolling e “Senhor dos Anéis” por Tolkein. Sua principal fonte de inspiração foi o anime Digimon que o autor também serviu de pilar para o livro ser bem construído, como o anime “Digimon”, conta a história de 7 crianças que foram transportados ao ‘Digimundo” a lutar contra o imperador “Devilmon”. Lendo o livro, da para lembrar dessas obras devido ao enredo e a construção e filosofia de alguns personagens.

Sobre o escritor é legal entender como surgiu esse livro tão fantástico.”A Fabulosa Terra de Lúmens” veio até Tiago aos 16 anos, ano em que muitos adolescentes preocupam em ter suas próprias amizades e estilo de vida. O autor ja aos 16 anos,começava a escrever, um fato diferente que quase ninguém começa assim, um ponto fora da curva, super . Tiago Leão também gostava de contar histórias em acampamentos e era sempre muito bem receptivo. Gostava também de criar desenhos e histórias paralelas de seus principais desenhos marcantes da infância e de filmes como: Rei Leão e Harry Potter.

Vale a pena super ler, para encontrar o livro converse com o autor TIAGO LEÃO, ele lhe orientara as formas de garantir o seu

Gramatura Alta 09/07/2019

Quando um velho guardião é assassinado, e as poderosas Pedras da Lua desaparecem misteriosamente, o caos se instaura na distante Lúmens. Inesperadamente então, um trio de estudantes comuns se descobre os novos Guardiões; incumbidos não somente de encontrar as Pedras desaparecidas, mas também impedir o enigmático Senhor das Máscaras de libertar todas as criaturas da noite, há séculos aprisionadas. E agora que a lendária Comissão do Astro conta com a ajuda de três garotos para vencer a guerra, muita coisa pode acontecer!

Luiza, Milo e Bernardo são três jovens que estão nos últimos dias de aula. Cada um deles, em tempos diferentes, receberam uma arma, ou um objeto, que simplesmente apareceram do nada: um arco e flecha para Luiza; uma espada para Bernardo; e um cordão com uma pedra branca para Milo. No último dia de aulas, antes das férias, os três encontram uma passagem mágica que os leva para a terra de Lúmens, como se fossem chamados por alguém. Com a morte do guardião das Pedras da Lua, a esperança recai sobre os três jovens, que são ajudados por um elfo chamado Henry e Netuno, um lobo negro.

Existem várias inspirações na narrativa, nos personagens e nos acontecimentos. As armas mágicas remetem diretamente ao desenho animado A CAVERNA DO DRAGÃO; os lobos e Lúmens lembram muito NÁRNIA; os seres mágicos, como dragões, ninfas e árvores falantes, levam até O SENHOR DOS ANÉIS; o inimigo, Senhor das Máscaras, remete a HARRY POTTER; e os vampiros, lobisomens, gárgulas a muitas outras obras. Isso, claro, não é um defeito, uma vez que todo esse conteúdo é muito bom de ser lido e cria uma familiaridade que é bem-vinda, evitando que o autor gaste páginas e mais páginas com explicações e descrições desnecessárias.

O trio de personagens também é bem recorrente, com Milo sendo o garoto introvertido, inteligente, tímido, que tem a solução para a maioria dos problemas; Bernardo sendo o garoto corajoso, forte, aventureiro, impetuoso, pouco inteligente; e Luiza a sensatez, a sensibilidade, aquela que traz o equilíbrio entre os dois garotos. E essa relação funciona muito bem, como em quase todas as outras obras do gênero.

Apesar de todos esses elementos conhecidos, vale elogiar o uso deles de forma equilibrada, além de uma construção de diálogos que conseguem dar vida aos personagens, sem parecerem forçados ou repetitivos. As batalhas são razoavelmente bem descritas, bem como os planos do vilão para impedir que os três garotos consigam reaver as Pedras da Lua. Mas a principal qualidade reside na amizade dos três garotos e na valorização do que é certo, do que é diferente, de como todos somos iguais e como, juntos, podemos enfrentar qualquer perigo. Ainda mais que a aventura foi escrita quando Tiago tinha apenas dezesseis anos de idade, o que também explica suas inspirações.

A FABULOSA TERRA DE LÚMENS é o primeiro livro de uma trilogia, que utiliza de muitos elementos de fantasia que já conhecemos para construir uma aventura cheia de ação e surpresas, que acabam por se detacar devido à forma como são usados e ao carisma dos personagens. Isso, por si, já justifica uma leitura e coloca o livro acima da média.

site: http://gettub.com.br/2019/07/09/a-fabulosa-terra-de-lumens/