Educação, Convivência e Ética

Educação, Convivência e Ética Mario Sergio Cortella

Resenhas - Educação, Convivência e Ética

Jessica.Jerusa 19/06/2018

Transformador
Encontrei esse livro empoeirado na estante da sala dos professores, analisando o perfil da escola imagino o porquê deste livro nunca ter saído das prateleiras....
Eu estava cansada de leituras que falavam muito de como deveria ser a prática docente e nenhuma que motivava o professor para esta prática, até ler esse livro.
Qualquer cidadão deveria ter contato com "EDUCAÇÃO, CONVIVÊNCIA E ÉTICA", e para os educadores é uma leitura obrigatória, digna de releitura.
Com apenas cento e poucas páginas, de fácil leitura, e traz tantas reflexões e citações tão ricas que me fez querer buscar mais livros deste filósofo. Simplesmente amei.

Rangel 30/01/2018

Educação ética
O livro "Educação, convivência e ética: audácia e esperança!" de Mário Sérgio Cortella é uma obra que busca trazer reflexões e pistas para uma prática docente com propósito de formar pessoas.
A educação é uma edificação da integridade coletiva, que algo se constrói para toda a sociedade ser beneficiada.
Assim como a educação deve ser conduzida para a fraternidade concreta e sincera, no sentido de levar em consideração o outro,o próximo como irmão e não apenas como conhecido ou competidor da vida, mas um colaborador de uma vida coletiva.
A educação requer posturas proativas, no sentido de as pessoas não serem acomodadas e fraturadas na ética, mas buscar nas suas liberdades em prol de escolhas em prol de todos.
A educação política é necessária nas instituições da sociedade para ser construir uma ética correta, fraterna e saudável, a fim de as pessoas não se acoplarem na alienação de suas próprias vidas.
A educação requer responsabilidade de cada pessoa, pois não se pode considerar que o amor aceita tudo, mas limita o amado a amada em perceber sua própria integridade e considerar as demais pessoas e o mundo que se insere.
A educação é uma forma de convivência para as pessoas viverem com autenticidade e espontaneidade, mas que saibam superar a agressividade e o egoísmo, o que é um desafio constante.
A educação desmascara e nega a hipocrisia na sociedade, pois o maléfico da falsidade corrói relações e prejudica toda a coletividade, o que gera incertezas, desconfianças e desunião entre as pessoas.
A educação é disciplina e persistência, é saber diferenciar entre querer e poder a fim de as pessoas serem mais tolerantes e acolhedoras, ou seja, saber se deseja, necessita ou pode, o que faz a ética ser realmente boa e benéfica.
A escola anda junto com a família na educação das crianças e adolescentes, a fim de protegerem o esforço e dedicação de cada estudante que se forma, aprende e se estrutura como pessoa em sociedade.
A educação sempre vai se pautar na ética e prática docente, no sentido de que a cooperação pedagógica ocorra na organização curricular, fazendo da verdade um bem precioso em sala de aula. A avaliação da aprendizagem é do ensino que proporcionou significado ou não para o educando, o que requer um compromisso de parceria entre as famílias e a instituição escolar;. A equanimidade vai além da igualdade de tratamento na escola e proporcionar educação e acesso aos bens materiais e intelectuais a todos sem distinção.
E para sustentar o futuro, deve-se engrandecer a vida, gostar do que faz, recusar o biocídio, ser capaz de adotar consumo consciente e não destrutivo,não perder a percepção do cuidado e sonhar com o que embeleza a vida. A nova docência deve engrandecer o sentido da vida e conferir dignidade às pessoas que se fazem história no processo da educação. Toda ética é dignidade e toda dignidade é decorrente da ética.
O livro é muito bom, faz refletir e pensar sobre uma prática docente sintonizada com a modernidade, mas ao mesmo tempo de propiciar uma educação mais ética, criativa e esperançosa. Excelente para todos os professores.

Luciano 27/03/2016

Um livro que deve ser lido por todos!
Um verdadeiro apanhado de conhecimentos para a vida de qualquer cidadão. Mario Sergio Cortella explica de forma maestral o que é ética e como deve ser aplicada no cotidiano. Leitura indispensável nos dias de hoje, apesar de ser atemporal.

Gabriel 23/07/2017

Excelente para pais e mestres
Leitura recomendada para todos envolvidos na tarefa de educar. Livro rápido e não cansativo, dividido em pequenos capítulos, sempre bons exemplos ilustrativos. Assisti a palestra do livro e o livro veio complementar as ideias transmitidas.

Vivi 13/02/2022

Um livro poderoso!
Não sei se foi uma leitura no momento certo ou ele (livro) provoca mesmo isso. O fato é que são cento e poucas páginas de muita reflexão e de fortalecimento de idéias e ideais. Sou professora e me senti motivada e fortalecida, nenhum pouco iludida (que é o que a maioria dos livros sobr docência faz comigo). É um livro de fácil leitura que nos leva a um fortalecimento enorme.

Andrezza.Braga 23/09/2022

Sempre certeiro!
Sejam suas aulas ou seus livros Cortella sempre agrega em minhas reflexões.
Cada pontuação sobre a educação, a convivência e a ética que buscamos ou perdemos é de uma riqueza sem igual.
Leiam recomendo com veemência, pois tem se muito a refletir. Muito a pensar sobre a questão abaixo:
Quando nós nós formos, o que vamos deixar?

Rodorush 18/10/2023

Tentei...
Eu sabia que o Cortella era de esquerda, mas como eu já havia visto alguns vídeos dele, acreditei que seria uma leitura enriquecedora... infelizmente me enganei... não imaginava que o livro seria uma pregação socialista com direito a citação de Marx, Freire, etc, todos e todas, professores e professoras, só faltou escrever todes. De fato as colocações éticas são indiscutíveis, mas poderia ser apresentada e "filosofada" sem um viés progressista.

Felipe 20/05/2020

Um livro excelente
Tanto para docentes quanto para o público em geral. Esse livro nos traz reflexões sobre ética, política, cidadania, educação e a função que todos temos para construirmos uma sociedade madura, que pode tornar a nossa sociedade mais HUMANA.

Fê Queroz 31/12/2022

Um livro curto e interessante, perfeito pra quem atua na área da educação, mas pode e ouso dizer até que deve ser lido por todos.
Excelente obra.