O Castelo de Otranto

O Castelo de Otranto Horace Walpole
Oscar Nestarez

Resenhas - O Castelo de Otranto

Kailaine7 19/03/2024

Tá, como eu começo? Não é um livro que eu vou reler, mas não é de todo ruim. Por ser um livro do século XVIII, a escrita é um pouco maçante e os personagens um pouco absurdos. Mas acho que me apaixonei por Teodoro ? é um fofo e seu amor repentino por Matilda foi o que me prendeu na história. Bom, não é o meu estilo de livro com certeza, mas não odiei completamente.

Emy 14/03/2024

O castelo de otranto
Fiquei intrigada com a história e quando fui ver já tinha lido metade do livro inteiro, até que curti bastante o desenvolver da história.

sosophia 16/02/2024

Atmosfera sombria e platônica de uma era medieval romântica
Castelo de Otranto me surpreendeu pois me levou à uma atmosfera medieval e sombria um tanto quanto gótica porém ... nem tanto? É uma atmosfera menos E.A. Poe, assim digamos, mas não menos sombria. Isso pra mim foi um ponto positivo pq eu estava cansada de ler coisas onde nada parece natural, e esse livro, apesar dos elementos fantásticos e de uma possível maldição que impera no círculo dos personagens, me deu isso. O fato de q esse é um dos primeiros romances góticos talvez explique.
Enfim, eu gostei dos personagens, de suas crueldades, seus segredos, suas convicções e lealdade.
Diversos diálogos são penosos de ler, é tanto drama católico baseado em dor, culpa, amor platônico e lealdade exacerbada que eu frequentemente tinha vontade de aparecer nas cenas e gritar um palavrão, mandar os personagens pararem de choramingo kkkkkk mas fazer oque, a escrita romântica pesa muito nessa linguagem.
Eu senti um misto de frustração e alegria pelo tom fantástico do livro não ser explícito, e inclusive não se concretizar através da imagem construída após os sinais obviamente não-naturais que se apresentavam. Parte de mim queria ver tudo, e a outra parte ficou satisfeita com o mistério perambulando cada página virada.
É uma leitura curta em que muita coisa acontece em pouco tempo, cheia de reviravoltas, segredos desvendados, paixões nojentas e platônicas, poder e maldição, um somatório que só pode dar vez a um final negativo.

SamaraF 12/02/2024

Simpático, mas não passa disso
Fiquei interessada pela sinopse e principalmente por ser um clássico e pioneiro gótico, mas não é um livro incrível, é no máximo bacana!
O grosso da história é interessante, mas os diálogos são excessivamente longos e desnecessários. Assim, se uma pessoa quer dizer, por exemplo, que tem receio de algo, essa pessoa simplesmente demora umas 3 ou 4 páginas enrolando entre outros assuntos para falar. Isso torna todos os personagens chatos, é difícil se conectar com alguém.
Claro que devemos levar em consideração que o livro é de 1764, mas ainda assim não consigo relevar os desconfortos.
De qualquer maneira, como é um livro curto, para quem gosta da temática vale a pena ler para conhecer o clássico.

Elineuza.Crescenci 09/02/2024

Avaliação: 3/5
Início da Leitura: 29/10/2023 Término da leitura: 08/02/2024

Autor
Nasceu na Inglaterra.
Aristocrata e romancista inglês. Conhecido como Conde de Orford, inaugurou um gênero literário, o romance gótico, quando escreveu o Castelo de Otranto.

Sobre o livro
Mal assombrado? Essa é a história que circula no entorno do castelo.
Quem reside naquele lugar? A quem pertence?
Serão estas as perguntas respondidas com a leitura do livro “O Castelo de Otranto”.
Tem também príncipes e princesas. Herdeiros ambiciosos. Até onde se pode viver com um mistério tão arraigado?
É um livro curto para quem gosta de suspense e medo.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2024/02/2024-fevereiro6-leitura-anual-19-o.html

Marryamelia 07/02/2024

Maravilhoso, o suspense e os mistérios deixam qualquer um instigado. Além dos absurdos que foram cometidos no castelo.
Akemi 07/02/2024minha estante
Acredita que eu parei de ler ele não passado. Eu preciso retomar ?.

Marryamelia 07/02/2024minha estante
Tu não vai se arrepender. Muito bom o final da história vale a pena

Helenapessoa 05/02/2024

Esperava uma vibe Drácula, recebi Romeu e Julieta
Muito frufru, muito romancinho. Peguei a indicação com uma menina no youtube falando que era de terror. Gente..... o terror é ridículo uma armadura que voa?????? Pelo amor ne

Mas enfim, acho que não gostei pelas minhas expectativas mesmo.

Wanny2 02/02/2024

Não foi um dos melhores que li, mas até que tem aquele gostinho de terror.
Queria um pouco mais já que esse foi praticamente o pai do terror gótico.

jasmineteaclub 30/01/2024

Foi uma leitura interessante principalmente por se tratar do começo da literatura gótica, a leitura não foi maravilhosa pq não consegui acompanhar a história com apego, mas gostei até certo ponto!!

Gabirutz 26/01/2024

Rascunho do gótico
Como início do gótico, como forma na literatura (até onde sabemos), esse livro é como o título, mais como um rascunho com temas e estilo meio jogado, não têm aquela profundidade, mas como ponta pé de um estilo, é compreensível!! Não consegui me apegar a nada nem ninguém, às vezes me perdia até na própria premissa e caminho do livro.

skywalkerslua 26/01/2024

O Castelo de Otranto.
Um clássico! Livro profundo, traz à tona uma avalanche de sentimentos? Medo, entusiasmo, angústia e conforto. Recomendo para todos que gostam de romance, suspense e escrita clássica, totalmente refinada.

Sasamira 21/01/2024

O gótico teve sorte se começou assim
Olha, veja bem... não me entenda mal, eu gostei da leitura. Seu único e maior impasse é a negação a grandiosidade, ela não tenta ser muito apenas é.
Tentei a todo tempo considerar o tempo, a época que foi escrito, a história é cheia de mistérios mas não sei dizer se captura o horror, só se contorna no terror, que esse sim! Por mais simples que seja, é isso que me impressiona, como a descrição de uma coisa que é desviada o livro inteiro pode, ainda sim, fazer tanto temor!
Mas nunca chamaria de o rei dos góticos, só o start - a fagulha.

Daniel Tard 16/01/2024

Clássico e pioneiro da literatura gótica
Ótimo livro, escrito em 1764 por Horace Walpole. Lembra, muitas vezes, as falas exageradas de Shakespeare, personagens bem estereotipados. Livro pequeno que me cativou e não foi uma leitura cansativa, vale a pena, por ser o primeiro livro gótico que incentivou vários escritores dos gêneros gótico, suspense e terror!

Gwendolyn Alekseeva 15/01/2024

Quando a obra não sustenta o nome que tem
Conheci esta obra por conta do seu nome, o de ter inaugurado o gótico na literatura. Apesar disso, fui ler com a intenção de aproveitar a obra por si só, e não pelos elementos do gênero. Mesmo com a minha régua estando mais baixa, não foi o suficiente eu evitar a minha decepção com esta obra.

O seu autor a criou com a intenção de ridicularizar os nobres. E devo dizer que ele faz isso com maestria. Ele coloca os seus personagens para recitarem diálogos longos, grandiosos, embelezados com uma emoção que surge do fundo do coração dos personagens. Tudo isso com a intenção de ridicularizar eles e os seus objetivos. Se por um lado o autor consegue realizar a sua intenção com os pés nas costas, ele também torna a leitura incrivelmente maçante. Fica horrível de ler justamente por conta da "natureza" dos diálogos. O autor precisa dar uma prolixidade para eles para causar o efeito que deseja.

Ele poderia ter livrado os diálogos dessa "natureza" após o primeiro capítulo ou pelo menos ter suprimido ela, pois ele deixa bem claro que os personagens são ridículos. Mas o autor mantém os diálogos no mesmo estilo do início até o fim. Para se ter ideia, tem mais diálogo que descrição pelo livro inteiro. Então pensa na paciência que é preciso ter para ler esse livro

Mas os principais motivos para eu não ter me decepcionado com o livro não foram esses. E sim a sua trama e o "gótico" que a obra carrega. A trama é horrível por conta das suas péssimas escolhas de desenvolvimento. Quanto mais a narrativa avança, mais embolada ela fica em si mesma. Chegando nos capítulos finais, chega a ser difícil de entender as ações dos personagens e as suas razões para realizá-las. No final da obra, o autor decide chutar o balde e ficar por isso mesmo.

E no meio de tudo isso temos o "fator gótico". Como o autor não esperava inaugurar um gênero, é de se esperar que a obra não seria enfeitada com as características fortes do gótico. O problema é que alguns elementos do gênero, como o castelo mal-assombrado e os eventos inexplicáveis, só acontecem quando o autor precisa confundir os personagens. E esses momentos são muito bem localizados. Tão localizados que chega a ser escasso.

Então, eu concluo que a obra tem o seu nome não pelo seu valor próprio, e sim pelos autores que influenciou após a sua publicação. Enfim, um início fraco para um gênero que extrapolou a literatura e chegou até mesmo ao cinema.

fe.sofia 12/01/2024

Clássico
Considerada a obra que deu início a literatura gótica, pra quem gosta desse gênero vale a pena ler.
É uma história curta, da pra ler em 1 ou 2 dias. A leitura é fácil apesar de muita gente reclamar da linguagem rebuscada, mas é de se esperar de uma obra tão antiga. E mesmo assim é gostosinho de ler, da pra ir tranquilo.

Muita confusão e malassombro como toda boa história gótica. Vale a pena.