Royale com Queijo

Royale com Queijo Mariza Gualano

Resenhas - Royale com Queijo

Raffafust 19/04/2015

Se tem um filme que amo e que marcou minha vida esse é Pulp Fiction , por vários motivos - dentre eles a volta de John Travolta aos cinemas depois de anos de ostracismo - que seria longo enumerá-los. E filmes que amamos tem frases que nos marcam, como não lembrar do personagem Jules Winnfield interpretado pelo brilhante Samuel L. Jackson contando sua viagem a França para seu comparsa? É assim, se preparando para matar mais pessoas como quem sai diariamente para ir ao trabalho que ele informa que na França o famoso sanduíche " quarterão" da rede americana Mc Donald´s se chama royale com queijo . Nunca fui a França mas certamente vou lembrar de frases como essa para sempre.
Ao reunir duas coisas que amo - cinema e comida- quis ler o livro assim que soube que seria lançado e foi uma experiência ótima principalmente por me recordar dos filmes que já havia visto e das frases que ela escolheu por terem a ver com o tema escolhido.
São frases envolvendo o ato de comer, ou de cozinhar de vários filmes de épocas distintas. Ela vai de "...E o vento levou" até o mais recente " O Exótico Hotel de Marigold".
No caso dos filmes já vistos a identificação é imediata, você fica com vontade de fechar o livro e colocar exatamente naquela cena . Foi o caso de filmes que amo como Tomates Verdes Fritos na fala da saudosa atriz Jessica Tandy quando cita o nome do filme:
"Oh, daria tudo por um prato de tomates verdes fritos como aqueles que costumávamos comer lá no café".
O filme de 1991 tem nome de comida, fala de comida e uma história sensacional envolvendo o sabor que lhes lembra tempos que não voltam mais. Me fez lembrar gostos da infância, de pessoas que já se foram e que não terei mais o mesmo sabor para sentir.
A autora acertou em cheio ao pegar o leitor " pela barriga", impossível não ir a um cinema mostrando algo que amamos comer e não sair da sala querendo exatamente aquilo que vimos.
Reunir momentos memoráveis da sétima arte com o assunto fez desse livro uma leitura deliciosa.
Fiquei uma semana lendo as frases do livro, de pouco em pouco, anotando os filmes que ainda não tinha visto. Para minha surpresa as últimas páginas dele são de interatividade, tem uma listagem de todos os filmes que foram citados para você colocar estrelas nos que já viu e dar sua nota a eles!
Me diverti muito vendo quantos daqueles filmes já assisti, e no total foram 125!
Descobri também que sou péssima para pintar o interior das estrelinhas, mesmo tendo comprado canetinha colorida!
Há também páginas para você completar com os filmes que você lembra que tem frases sobre o tema e que a autora não citou! Eu, particularmente não lembrei de nenhum!
Adorei o livro e pretendo comprar um exemplar para dar de presente para uma amiga minha que ama filmes e comida tanto quanto eu!

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/04/resenha-royale-com-queijo-edvalentina.html

Bed of books - @bedofbooks 09/12/2018

Royale com Queijo - As mais deliciosas frases sobre gastronomia do cinema
#ResenhaBedOfBooks

"Royale com Queijo - As mais deliciosas frases sobre gastronomia do cinema", de Mariza Gualano, publicado em 2015 pela Editora Valentina, traz citações de filmes que têm relação com a gastronomia. As frases são capazes de abrir o apetite do leitor, se não pela comida, pelos filmes em si.
As citações remetem a filmes famosos ("...E o vento levou") e a outros não tão conhecidos ("18 comidas"), nacionais ("Se eu fosse você") ou estrangeiros ("Tampopo"), de diretores consagrados (Hitchcock) ou desconhecidos do grande público (Claude Zidi), passando por filmes clássicos ("Casablanca"), animações ("Tá chovendo hambúrguer"), dramas ("A menina que roubava livros") e vários outros gêneros.
Royale com Queijo é um livro que pode ser devorado numa sentada, ou degustado em pequenas porções diárias, a gosto do leitor. Mas uma coisa é certa: as frases e diálogos vão aguçar a curiosidade para ver os filmes ainda não conhecidos, ou para rever aqueles já guardados na memória, apenas para se surpreender com as citações do livro na tela da TV ou do computador. Ah! E o livro ainda traz a lista dos filmes citados com um campo para preencher com ? conforme a avaliação do leitor! Então prepare a pipoca, acesse seu serviço de streaming favorito e mãos à obra: torne-se um crítico de cinema! Ou seria de gastronomia?
Dentre as mais de 600 citações que Mariza Gualano nos oferece, uma merece um quote por ser, talvez, das mais emblemáticas: "Um martíni. Batido, não mexido. - Sean Connery em 007 contra Goldfinger / Goldfinger (1964) Direção: Guy Hamilton" (pág. 87)
Livro: 3/5 ?
#RoyaleComQueijo #quotes #livro #filmes #gastronomia #booksandmovies