Sapiens

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1916 encontrados | exibindo 1 a 16

Nilkraus 23/04/2024

Uma Breve História da Humanidade
"Uma Breve História da Humanidade" é um livro fascinante escrito por Yuval Noah Harari, que oferece uma visão panorâmica da jornada da humanidade, desde os primórdios até os desafios do futuro. Harari habilmente entrelaça a história, a biologia, a economia e a filosofia para criar uma narrativa envolvente sobre como nós, como espécie, evoluímos, enfrentamos desafios e moldamos o mundo ao nosso redor. Ele explora temas como a Revolução Cognitiva, a ascensão das civilizações, a formação de impérios e os avanços tecnológicos que estão moldando nosso destino. Com uma escrita acessível e provocativa, Harari convida os leitores a refletirem sobre o passado da humanidade e a considerarem as implicações de nossas ações no presente e no futuro.

Olga.Saad 23/04/2024

Uma jornada fascinante pela história da humanidade, que desafia e inspira a repensar nossas noções sobre o progresso, cultura e civilização. Com uma narrativa envolvente, fácil de acompanhar e insights profundos, Yuval Noah Harari nos leva a uma reflexão sobre quem somos e para onde estamos indo como espécie.
"Sapiens" nos convida a questionar nossas crenças e entender melhor a história e o impacto de nossas escolhas. É uma leitura obrigatória para quem busca compreender o mundo ao nosso redor e nossa própria jornada como seres humanos.

itslittlejhow 21/04/2024

Uma Breve História da Humanidade - 21/04/2024
Quanto conhecimento cabe num livro? Porque neste coube muito! Livro extremamente informativo, com conteúdos sobre praticamente todos os assuntos, seja na parte de economia, política, cultura, enfim, tudo que engloba a construção da sociedade ao logo de toda a história humana.

Coringuinha3 19/04/2024

Um animal insignificante
Resumo:
"Sapiens: Uma Breve História da Humanidade" é um livro escrito por Yuval Noah Harari que aborda a história da humanidade desde os primórdios até os tempos modernos.
O autor explora como o Homo sapiens se destacou das outras espécies humanas, como o Homo neanderthalensis, e se tornou a espécie dominante no planeta.

Harari discute a revolução cognitiva, agrícola e científica, destacando como esses eventos moldaram a sociedade e influenciaram o curso da história.
Ele também examina a formação de impérios, a disseminação de religiões e ideologias, e o impacto da Revolução Industrial e da globalização.

Além disso, o livro levanta questões sobre o futuro da humanidade, incluindo desafios éticos, avanços tecnológicos e possíveis destinos evolutivos.
"Sapiens" oferece uma perspectiva ampla e provocativa sobre a jornada da humanidade ao longo dos séculos.

Flaubert.Echnaton 17/04/2024

Instigante
O autor consegue descrever a evolução do ser humano de uma maneira didática, reflexiva e leve. Faz com que o leitor absorva o conhecimento com facilidade.

Karina309 16/04/2024

Um livro muito gostoso de se ler. A intenção é chamar o leitor pra certos questionamentos da nossa espécie. Dar sentido ao que muitas vezes chamamos de intuição, senso comum. Yuval é genial na escrita, a tradução também é digna de honras.

roninhowv 13/04/2024

Homo Sapiens, fruto de uma evolução pacífica?
O Yuval Noah Harari, por ser um historiador, relata mais os fatos históricos, estudos de historiadores, então o livro se torna mais puxado à história, mas, há a presença de várias ressalvas da biologia para complementar o pensamento histórico do autor.

A linguagem do livro é muito boa, parece realmente uma conversa, o que, de fato, torna o texto mais dinâmico e divertido (particularmente, me arrancou boas risadas em algumas partes da obra).

As análises são muito críticas -por diferirem-se da perspectiva baseada no eurocentrismo que nos é ensinada na escola- mas com uma base argumentativa muito boa construída pelo Yuval. São diversas perspectivas apresentadas para nos fazermos refletir acerca da nossa ?evolução? acelerada e desenfreada. Além disso, diversas vezes é possível perceber que o autor faz uma relação histórico-temporal entre os entraves das sociedades passadas, e a persistência ou superação desses problemas, e de que forma se deu essa superação ou essa persistência.

O livro trabalha na relação de questionamentos feitos pelo escritor para o leitor refletir, fator que faz a leitura se tornar mais cativante e realmente te jogar para dentro do livro, te fazer pensar de forma crítica os rumos da sociedade Contemporânea. Sim, nós somos mais poderosos que os caçadores-coletores, mas somos mais felizes? Temos tempo livre? De onde surgem os Deuses? Como nós conseguimos desenvolver habilidades cooperativas em massa? Como essas habilidades nos ajudam a sermos o que somos hoje?

O fim do livro é mais uma reflexão de como será o desenrolar da história humana, como as engenharias biológicas podem afetar positiva e negativamente a sociedade. Além disso conta com discursos acerca da ética das ações e descobertas científicas contando com as mais diversas perspectivas religiosas e ideológicas.

?[?] A tolerância não é uma marca registrada dos sapiens. Nos tempos modernos, uma pequena diferença em cor de pele, dialeto ou religião tem sido suficiente para levar um grupo de sapiens a tentar exterminar outro grupo.?

Nota: 10/10

Felipe 10/04/2024

Simplesmente perfeito
Uma verdadeira história humana, confesso que mudei minha forma de ver o mundo é o ser humano. Top simplesmente top

Leonardo1356 10/04/2024

Sapiens infinitamente complexos
Esse livro se tornou o meu favorito, conseguiu me cativar, me deixar aflito e empolgado pela minha própria especie.
No que você acredita? O que vc deseja?
O passado foi incrível, o futuro é impressionate.

Micha 10/04/2024

Interessante
Leitura muito interessante, de fácil compreensão, em alguns pontos empolgante, em outros entediante. Mas é uma leitura essencial.

Carlos.Thassius 06/04/2024

Perigoso
Uma leitura muito provocativa, com uma perspectiva fantástica da história. Em algumas páginas, podemos achar que lemos sobre a humanidade, mas o desfecho garante que era tudo sobre os Sapiens.

Harari sabe usar a história para convencer o leitor, e, mais ainda, semear nele o seu olhar sobre o mundo.

Faz juízo temerário sobre alguns fatos históricos, ou não aprofunda algumas ideias que traz. Propositalmente (ou não), provoca algumas interpretações tendenciosas.

"Somos mais poderosos do que nunca, porém temos pouquíssima ideia do que fazer com todo esse poder."

Ana 04/04/2024

Entenda a essência do ser humano.
Um livro que foi fácil de iniciar e difícil de finalizar, ele tem muitos detalhes que vão desde os primórdios da sociedade até os saltos gigantes que o ser humano deu quando se trata da tecnologia, tudo que foi retratado foi sim necessário para que o autor desse uma verdadeira aula de história muito bem fundamentadas em diversas pesquisas, ele deixou ao final da obra diversas anotações referente a pesquisas e crédito das imagens, isso passa credibilidade e mostra que foi um livro muito bem pensado e construído. Um conteúdo de extrema qualidade.

Frases que me deixaram reflexivas:
"Podemos estar nos aproximando rapidamente de uma nova singularidade, quando todos os conceitos que dão significado a nosso mundo --- eu, você, homens, mulheres, o amor e o ódio --- se tornarão irrelevantes. Qualquer coisa que aconteça além desse ponto não tem sentido para nós".

"Somos mais poderosos do que nunca, porém temos pouquíssima ideia do que fazer com todo esse poder. Pior ainda, os humanos parecem mais irresponsáveis do que nunca".

"Existe alguma coisa mais perigosa que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?

"A verdadeira pergunta que nos confronta não é "O que queremos ser?" mas "O que queremos querer?".

Natalia.Almeida 03/04/2024

Explicação ampla da nossa história
O livro é genial, do começo ao fim. Essa é minha opnião, não que sirva para muito coisa, mas explico: é um livro de história que traz o que os livros que lemos na escola muitas vezes omite ou não da o devido enfoque, que é explicar nossa história de maneira ampla, incluindo todas as perspectivas e não apenas o ponto de vista dos vencedores, mas também dos derrotadas e como isso se deu. Desde a teoria da criação, passando pela evolução dos sapiens, como e porque a sociedade se organizou e desenvolveu da forma que vivemos hoje, explorando as contradições e contrapondo argumentos de diferentes linhas de estudo. Culminando no que pode ser o prólogo da sua obra seguinte (que ainda não li): Homo Deus - breve história do futuro.

Com este livro pude mergulhar de forma imparcial na história, me preparando para a próxima etapa proposta pelo autor de repensarmos o nosso futuro, e o que vamos querer e fazer dele.
Por isso julgo ser leitura obrigatória para todos que querem buscar a consciência do que mundo que vivemos. Mesmo que não possamos fazer muito para mudar a sociedade ao menos podemos nos preparar para a que está por vir.

Cares Peixe 02/04/2024

Interessante pra quem vai fazer um vestibular, pouca credibilidade acadêmica, Harari tem formação em história e não em arqueologia.

1916 encontrados | exibindo 1 a 16