Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

Arthur Brum 11/04/2021

Uma passeio pela história da humanidade
Comecei a ler pensando em um texto de divulgação científica mais técnico e massante. Me surpreendi! O autor parece conversar com você e foi uma leitura muito instrutiva e divertida. Acho q nunca me diverti tanto lendo um livro de divulgação.

Sorvetinho 11/04/2021

Homo sapiens e suas revoluções
O livro está dividido em três grandes revoluções, a primeira, cognitiva que vai diferenciar o sapiens dos outros Homo. A segunda é revolução da agricultura que forma a base da sociedade atual. A terceira é a revolução científica que dá um salto em um pequeno espaço de tempo. Gosto da forma ácida que todos os temas são abordados, sem meias palavras. Faz você refletir sobre tudo o que te contaram até hoje e é o pontapé para você buscar referências para entender profundamente as mais diversas discussões.

Maria 10/04/2021

Todos precisam do choque de realidade que é esse livro. Magnífico do começo ao fim!

naclaudia 10/04/2021

Quem vai pagar a terapia?
Pelo título do livro, deduzi que a obra somente narrava pontos altos da história da humanidade, como um livro didático faria, mas não somente isso; Harari nos oferece por meio de Sapiens, não uma mera narrativa de fatos, mas uma explicação detalhada sobre os fatores que culminaram na sociedade como conhecemos hoje, como já foi um dia e se permite a arriscar cenários de como será amanhã.

Usando linguagem simples e exemplos didáticos, o autor apresenta a história dividida em suas 4 importantes revoluções, que mudaram as formas de viver e pensar dos sapiens direcionando a espécie para o caminho que terminamos por traçar até aqui. Por muitas vezes, existe a leve impressão de que o que está sendo falado é senso comum, óbvio ou já conhecido previamente, mas essas informações são fortes porque tem embasamento científico. (É bom para o ego ver que seus pensamentos estão aliandos com a ciência)

Além disso, essas informações são muitas vezes acompanhadas de perguntas muito pertinentes que te permitem maquinar um tanto sobre vários aspectos da sociedade. Destaco, principalmente, os dois últimos capítulos: "E foram felizes para sempre", que disserta sobre o felicidade, não de um ponto de vista unicamente filosófico, mas também biológico e "O fim do homo sapiens" que disserta sobres os humanos estarem ultrapassando as barreiras do que é natural: a dádiva da criação é nossa por direito por que conquistamos ela? Acabaremos tornando-a uma maldição? (eu voto que sim).

Esses dois capítulos em particular me fizeram ir a lugares meio estranhos e mesmo assim, sem chegar a conclusões, talvez nem seja possível chegar. Esse definitivamente é um livro para reler no futuro, com mais maturidade. Por agora, foi um experiência interessante. Recomendo não só aos intusiastas de história e ciências sociais, mas a todos que tenham oportunidade de ler: afinal, entender a nossa história, é o primeiro passo para entender nossso papel enquanto indivíduo na sociedade.
Bea 10/04/2021minha estante
Resenha maravilhosa

naclaudia 10/04/2021minha estante
Muito obrigada! :))

Jacques.Bourlegat 10/04/2021

Sapiens... Uma breve "estória" da humanidade
Yuval N. Harari narra o desenrolar dos acontecimentos humanos desde os primórdios. Contudo, faz uma leitura diferente do que estamos acostumados. Mostra um caminho pelas revoluções humanas, sendo as principais: cognitiva, agrícola e científica.
Esse livro me permitiu entender porque gosto tanto de ler. Não é tanto a leitura mas são as "estórias" contadas. As crianças gostam de estorinhas. Mas a humanidade sempre gostou, pelo menos os sapiens.
De certa forma, só estamos aqui hoje graças a uma capacidade que desenvolvemos no que ele chama de Revolução Cognitiva. "Transmitir informações sobre coisas que não existem." Adquirimos a habilidade de conceber ideias abstratas: ficções.
Com isso em mente fomos capazes de ultrapassar o limite crítico das relações interpessoais, para fundar cidades com dezenas de milhares de habitantes e impérios muito maiores. A capacidade de criar uma realidade imaginada com palavras faz com que "um grande número de estranhos pode cooperar de maneira eficaz se acreditar nos mesmos mitos".
E essa habilidade é especial aos "sapiens".
A criatividade permitiu nos organizar e aprimorar ferramentas para transformar o ambiente às nossas necessidades de sobrevivência.
Criamos "estórias" desde o início para explicar o céu e a terre. Mitos de criação, leis sobre o que se podia fazer ou deixar de fazer e suas consequências, assim como narrativas de todos os tipos de crenças se espalharam. Umas "estórias" tiveram mais sucesso do que outras, agruparam maior número de pessoas e fizeram a História. Depois adquirimos capacidade crítica na leitura dos acontecimentos. Essa nossa habilidade vem com treino.
Em conclusão: LEIAM LIVROS! Entendam que nossa vida é uma pequenina passagem dessa grande "estória" que se conta há milhares de anos.

Andrade 09/04/2021

#pravereler
Dizem que pra saber pra onde vamos, precisamos descobrir de onde viemos. Esse livro com certeza faz isso. Fala de onde viemos, o que comíamos, onde morávamos, fala de guerra, de evolução... o livro é beeeem interessante, mas achei que enrola muito ( bate muitas vezes na mesma tecla, sabe?!), um calhamaço que poderia ser reduzido pela metade. Um livro com uma linguagem cansativa e chato de ler pra quem não tem muito esse costume.

Derfel 09/04/2021

Surpreendente
Uma aula de história humana. Várias argumentos fundamentados sobre a evolução humana e o que nos espera no futuro. Com certeza um livro que deve ser relido.

Agnaldo 08/04/2021

Uma breve história da pior espécie criada
Esplêndido o livro, nós leva a vários períodos da história do mundo e buscar esclarecer fatos e expor ideias sobre o passado e o futuro de forma simples e abrangente. E por fim só acaba por confirmar os fatos de que nossa espécie vai destruir tudo e a todos, pelo simples fatos de sermos seres pensantes e em constante desenvolvimento.

Gustavo ZFF 08/04/2021

Evoluindo e refletindo.
Cada vez que se avança no livro você conhece mais e mais reflexões sobre nossa história e como lidamos com passado, presente e futuro. Os capítulos são separados por temas e isso facilita uma compreensão e reflexão. Realmente uma leitura muito boa.

Anna Rezende 08/04/2021

Questionador
Indico para pessoas que gostam de ter suas "certezas" chacoalhadas e abrir a mente para novas concepções. Além disso, o conhecimento histórico que Harari demonstra ter ao escrever esse livro é absurda. Se alguém me pedisse para indicar um único livro para se saber sobre muita coisa, em um "único lugar", com certeza seria SAPIENS!

Gui Paschoalini 08/04/2021

Obra fundamental sobre a experiência humana
Este livro deveria ser uma das literaturas essenciais sobre a História Natural dos seres humanos.
Abordando desde o surgimento da nossa espécie, passando pelas revoluções culturais que emergiram na Pré-História e refletindo sobre os ciclos de rupturas e permanências da História, Sapiens é um livro absolutamente original na forma como foi escrito.
Vivemos em uma realidade imaginada pelos Homo sapiens e para os H. sapiens. O dinheiro, o socialismo, as religiões, as nações... Nada disso é natural, nada disso é concreto. Somos senhores e vítimas dessa realidade.
E lá se vão 70 mil anos desde que nos tornamos capazes de alterar drasticamente o planeta. E como produzimos tecnologias novas desde então. Alguns dizem que nunca vivemos tão bem... Será que somos mais felizes que nossos ancestrais? Será que diminuímos o sofrimento das entidades vivas deste planeta com nossa cultura e tecnologia?
Leia o livro de Yuval N. Harari e reflita sobre essas e muitas outras questões que carregamos desde nossa recém-nascida autoconsciência!

Danielle.Cavalcante 04/04/2021

Livro para ser lido mais de 1x
Um livro de total desconstrução, que varre diversos assuntos e temas. Alimentação, evolução, religião, política, gerra, biomedicina. Apenas leia, repensara diversas coisas que atitudes que tem hoje! E entendera muita coisa.

Gis 04/04/2021

O que queremos nos tornar?
Uma breve história da humanidade - para quem gosta de História, dados científicos e quer expandir a consciência.