Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1913 encontrados | exibindo 46 a 61

leninha 18/02/2024

Gostei muito até um dos últimos capítulos, que fala sobre o capitalismo. Depois achei mais arrastado, com poucos exemplos que realmente me prendiam.
Mas gostei muito! Muitas coisas que não fazia ideia, momentos da história (sempre me perguntei porque a França tinha poucas colônias, em comparação com os outros países, e isso eles explicam e achei demais!)

Gabi 18/02/2024

Surpreendente
Incrível a jornada no início do livro, pois por mais que eu já tivesse ciência da evolução, a história do livro prende e abre a cabeça de uma forma diferente.

Gostei da abordagem do autor, a forma que ele elencou os tópicos históricos, foi uma explosão de luzes na minha cabeça rsrs

Sobre a terceira parte do livro, me incomodou mais que as outras, são assuntos que assustam e incomodam, que as vezes prefiro não saber, exatamente por temer. Porém, fingir que não está acontecendo não muda os fatos.

Boa jornada de leitura, agora fica a reflexão.

Gabriel1994 17/02/2024

Não é perfeito, mas faz a gente pensar
Esse livro foi uma experiência incrível: me vi várias vezes encontrando um sentido diferente para momentos da história humana, refletindo sobre a nossa natureza e sobre o futuro que nos espera.

Em alguns momentos, porém, senti uma certa desonestidade intelectual que pode ou não ter sido proposital, como quando o Harari argumenta que a humanidade tende aos impérios e que eles são a estrutura política mais estável que se pode ter, ignorando os incontáveis impérios que se dissolveram ao longo dos séculos. Ele até comenta no mesmo capítulo, mesmo que bem de passagem, que o primeiro império da humanidade acabou quando seu líder morreu.

Mas isso são nitpicks em um livro que eu acredito que todos da era atual devem ler, é um resumo incrível da história humana e traz uma perspectiva nova e atualizada das várias faces do nosso desenvolvimento como espécie e sociedade.

Eduarda 17/02/2024

Nas primeiras 100 páginas o livro é bem condizente com fatos historicos e científicos, mas a partir disso o autor impõe algumas de suas opiniões no livro, ter algum conhecimento sobre história ajuda a discenir sobre as opiniões de harari, mas em geral o livro é bom.

Mar 17/02/2024

Muita invenção e pouca história
A iniciativa de escrever uma obra como essa é louvável. Isso porque parece haver uma falta de livros de divulgação nas ciências humanas que se dediquem a uma abordagem mais geral e universalista, dada o crescimento de uma abordagem detida a questões muito particulares. A pesquisa de Harari para a escrita desse livro parece minimamente competente, tirando algumas partes em que ele se propõe a falar sobre assuntos sobre os quais ele não tem domínio algum e acaba falando muita besteira. Um dos exemplos é quando ele fala do surgimento da ciência linguística, chegando a sugerir que William Jones criou um método de comparação de línguas, conhecido pelos linguistas como histórico-comparativo. Ora, Jones não criou nenhum método e nem foi o primeiro a perceber semelhanças entre o Grego, o Latim e o Sânscrito.

Mas o problema mesmo é a tese principal do livro, que é péssima, fraca, paupérrima, ridícula, estúpida... O autor escolhe como chave de compreensão da história a noção de que os humanos conseguem estabelecer redes de cooperações cada vez maiores por causa de ficções. Isso mesmo! Ficções que são compartilhadas, mitos em que muitas pessoas acreditam. Segundo o livro, é porque acreditamos conjuntamente nesses mitos, que a nossa história segue o curso que segue. São exemplos de tais mitos: nações, dinheiro, deuses, leis.

É óbvio que existe uma dimensão intersubjetiva nesses domínios da vida humana, mas eles não podem ser reduzidas a isso. O dinheiro, por exemplo, para o Harari, só tem algum valor porque acreditamos que ele tem, porque somos capazes de confiar nessa ideia. Não preciso de muito esfoço para explicar o quanto essa ideia é estúpida. Existe uma base material que se reproduz objetivamente na sociedade que permite que o dinheiro assuma um papel de expressar o valor de mercadorias. Essa base inclui o processo de produção e de distribuição de mercadorias. Caso a nossa sociedade parasse por completo de produzir mercadorias, o dinheiro ainda assim teria algum valor, pela razão de meramente acreditarmos que ele tem e de confiarmos uns nos outros para tanto? Claro que não.

Essa tese absurda de que ficções guiam a histórias é repetida e repetida durante o livro, até cansar. Em todos os momentos que isso ocorre, o livro parece descartar o papel de processos históricos, assumindo uma abordagem quase anti-histórica. Em uma de suas passagens sobre a revolução francesa, Harari chega a insinuar que essa revolução teria acontecido do dia pra noite, simplesmente porque um grupo de pessoas parou de acreditar no poder da monarquia. É simplesmente uma piada.

Wtfmurilow 16/02/2024

Incrível
"Existe alguma coisa mais perigosa que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?"

Esse livro me incomodou bastante, o autor traz umas questões que eu pensei por muito tempo, e refletir sobre vivermos em um mundo sem sentido é muito louco (considerando que precisamos atribuir sentido às coisas). Teve partes em que tive que parar e ponderar sobre isso ser como um grande GTA e nós sermos NPCs. O trecho em que ele fala sobre religião alugou um triplex na minha mente, cada um com sua crença, mas são reflexões que merecem ser ponderadas. Sinceramente, não sei mais o que dizer, estou pensando muito sobre tudo.

Ykke 15/02/2024

Uma história da humanidade para quem tem pressa!
"Sapiens: Uma Odisseia da Humanidade" representa uma obra magistral do historiador Yuval Noah Harari, oferecendo uma exploração profunda da trajetória da espécie humana ao longo dos tempos. Desde seu lançamento em 2011, o livro tem cativado leitores em todo o mundo, sendo elogiado tanto por sua originalidade quanto por sua erudição.

A tese central de "Sapiens" reside na tentativa de mapear a evolução da humanidade desde suas origens mais remotas até os dias atuais, destacando momentos cruciais, reviravoltas sociais e avanços culturais que moldaram nossa história. Harari adota uma abordagem interdisciplinar, integrando insights da biologia, antropologia, história e ciências sociais para construir uma narrativa envolvente e reveladora.

O livro está dividido em quatro partes principais, cada uma delas explorando um aspecto fundamental da saga humana: a Revolução do Conhecimento, a Convergência da Humanidade, a Revolução Científica e a Era da Agricultura. Através dessas seções, somos conduzidos desde os primórdios da linguagem e da consciência até os desenvolvimentos marcantes da agricultura, da escrita e da industrialização.

Uma das contribuições mais marcantes de "Sapiens" é sua análise das narrativas compartilhadas que sustentam as sociedades humanas, como dinheiro, religião, nacionalismo e direitos humanos. Harari argumenta que essas construções abstratas desempenharam um papel vital na coesão social e na organização das comunidades humanas ao longo da história.

Além disso, o autor levanta questões provocativas sobre o destino futuro da humanidade, explorando desafios éticos e tecnológicos que nos aguardam, incluindo inteligência artificial, manipulação genética e mudanças climáticas.

Apesar de ser amplamente aclamado por sua clareza, profundidade e originalidade, "Sapiens" também recebeu críticas por simplificar certos aspectos da história e por apresentar argumentos que podem ser considerados polêmicos ou especulativos.

No geral, "Sapiens" é uma obra que convida os leitores a repensar suas concepções sobre a natureza humana e o curso da história. É uma leitura desafiadora e inspiradora, que deixa uma impressão duradoura e incita reflexões profundas sobre o passado, o presente e o futuro da humanidade.

"Os humanos vivem em mundos que foram construídos sobre montanhas de cadáveres."

"O dinheiro tem pouca utilidade intrínseca; seu valor deriva inteiramente da nossa fé coletiva nele."

"A agricultura foi a maior fraude da história."

"A ordem social é frequentemente sustentada por nada além de mitos e ficções."

"As revoluções industriais são momentos em que o fluxo da história se torna tão selvagem que é quase impossível predizer o que acontecerá a seguir."

"As grandes descobertas científicas raramente desencadeiam revoluções. Normalmente, elas são o produto de revoluções."

"Nunca subestime o poder de histórias."

Grazi 14/02/2024

Eu gostei muito de ler esse livro e amei a explicação que começa desse a antiguidade da espécie humana nas épocas dos Caçadores-coletores até a época atual e também o nosso possível futuro. Fiquei encantada com as informações que sem dúvida abriram muito a minha mente.

Laura.Rodrigues 11/02/2024

Interessante
Esse livro foi o primeiro passo para eu me interessar por história e refletir um pouco, eu li ele a bastante tempo e estou fazendo a resenha agora ent vai faltar muita coisa. Eu acho que os primeiros capítulos foram os mais interessantes, ele mostra as outras espécies de humanos e como eles desapareceram e mostra tmb como nós atualmente ainda possuímos um cerébro primitivo e as nossas ações são feitas justamente por ele. Ao decorrer do livro os fatos ficam um pouco simplificados mas ainda me prendeu até o fim, não da pra resumir a história da humanidade em 1 livro e esperar que esteja tudo ai, mas é uma leitura muito interessante no geral e vale a pena.

Mateus 10/02/2024

Excelente.
Excelente..............................................................................................................................................................

ABANDONADOPORVOCE 09/02/2024

Gostosin
Esse pega bacana para você que vem do lar evangélico, muito interessante e satisfatório de se ler, utiliza de diversas analogias e um pouco de humor para apresentar um enredo mais fácil de se ler, recomendaria para qualquer um que queira ler seu primeiro livro.

LariiFerreira 07/02/2024

Uma verdadeira aula!
Fazia tempo que eu não aprendia tanto com um livro. Além da quantidade absurda de informações, do começo ai fim fui desafiada a refletir e questionar aquilo que eu achava saber.

Leitura super fluida e de fácil entendimento, o que ajudou muito no avanço, já que se trata de um conteúdo extenso e denso.

Se, assim como eu, você não foi estimulado a pensar na nossa história por uma perspectiva científica e filosófica, esse é um excelente primeiro passo ?

Cris 07/02/2024

Incrível
Adorei esse livro.
Não é meu estilo favorito, pois o que eu amo mesmo são livros de ficção, suspense.
Este livro é um livro de história. Mas daqueles que consegue tbm ir nos surpreendendo ao avançar da leitura.

Paula1735 06/02/2024

Sapiens
Ótimo livro pra nos situar na história e despertar a curiosidade (além de um pouco de medo) sobre o que ainda está por vir.

Thiago C Luz 04/02/2024

Longo, porém, muito interessante!
"Sapiens: Uma breve história da humanidade", escrito por Yuval Noah Harari, é uma obra magistral que nos leva a uma jornada fascinante pela história da humanidade, desde os primórdios até os dias atuais. Encontrei neste livro uma leitura profundamente envolvente e esclarecedora sobre a trajetória da espécie humana e seu impacto no mundo.

Harari apresenta uma narrativa abrangente e acessível, abordando temas complexos como a evolução biológica, o desenvolvimento das sociedades e as transformações culturais de uma forma que cativa o leitor desde o início. Sua habilidade em conectar eventos aparentemente desconexos ao longo da história humana é impressionante, proporcionando uma compreensão mais profunda das forças e padrões que moldaram nossa existência.

Este livro me ofereceu uma nova perspectiva sobre o mundo em que vivemos e as origens de muitos dos sistemas e instituições que nos cercam. Harari desafia conceitos arraigados e nos instiga a questionar nossas próprias crenças e preconceitos, levando-nos a refletir sobre o que significa ser humano e qual o nosso papel no grande palco da história.

Além disso, este livro me levou a considerar o legado que estamos deixando para as futuras gerações e a importância de compreender o passado para moldar o futuro de forma mais consciente e responsável.

Em resumo, "Sapiens: Uma breve história da humanidade" é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em compreender a jornada extraordinária da espécie humana. Harari combina erudição acadêmica com uma narrativa envolvente, criando uma obra que desafia, inspira e instiga à reflexão sobre o nosso lugar no universo. Este livro certamente deixará uma marca duradoura em qualquer leitor, independente de sua idade, sexo ou experiência de vida.

1913 encontrados | exibindo 46 a 61