Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1911 encontrados | exibindo 61 a 76

Ingrid 01/02/2024

Começa bem e no meio desanda
O livro começa muito bem. Com reflexões interessantíssimas, mas me perdeu quando começou a defender o capitalismo e passar pano pra colonização
Eduarda 17/02/2024minha estante
ele com ideia imperialista do nada

Luis921 31/01/2024

Fim.
Só pode ser ironia do destino eu ?terminar? esse livro só agora.

Foi um livro que abriu minha cabeça, criou questionamentos, sanou dúvidas e fez uma pessoa mais culta, mas não melhor.

Apesar de tudo, foi o melhor livro do melhor presente da melhor pessoa.

bela 30/01/2024

A reação mais comum da mente humana a uma conquista não é satisfação, e sim o anseio por mais.

Juleitora06 30/01/2024

Científico e abrangente
Seria muito difícil fazer um resumo que abordasse todos os assuntos contidos nesse livro, por isso escreverei as descobertas mais surpreendentes para mim.

- Não somos a única espécie de humanos que já existiu no planeta. Houveram no mínimo mais uns três gêneros de Homo além do homo sapiens.

- Nossos ancestrais, os caçadores-coletores não tinham relações monogâmicas, e criavam os filhos com a ajuda de todos da sua tribo, pois ninguém saberia dizer quem era o pai.

- As plantações e rebanhos nem sempre estiveram sob nosso domínio.

- Durante transações comerciais, as pessoas confiam no dinheiro que você tem, mas não em você.

- No início da era imperial, os impérios politeístas não viam problema em seus súditos acreditarem em outros deuses, contanto que não desrespeirassem os seus próprios.

- Os cristãos se mataram mais entre si do que entre perseguições religiosas.

- Quem determinou que a América era um continente e não ilhas, foi Américo Vespúcio, por isso a extensão de terra levou seu nome.

- O capitalismo, bem como outras ideologias e doutrinas que seguimos na verdade não existe. Está tudo marcado no imaginário coletivo de cada nação.

- Na vida do cidadão moderno, o papel de família (pai e mãe) foi substituído pelo poder do Estado, que é o responsável por nos fornecer segurança, emprego, dinheiro, saúde e educação.

Este livro possui uma grandeza e riqueza de informações, muito sucintas, objetivas, imparciais e com as devidas referências. É uma ótima leitura para quem gosta de curiosidades científicas como eu

kahrolsantana 26/01/2024

Estude história imediatamente.
Por onde começar? Esse livro é uma bomba de informação e conhecimento e te atinge de todos os lados possíveis. Uma coisa é possível dizer: você não será mais o mesmo após ler essa obra.

Acho que o primeiro ponto que não poderia deixar de mencionar é o argumento que ele traz sobre os mitos ( e, pela primeira vez, eles não se restringem apenas a religiões, mas também a ideologias, sistemas de governo, empresas e tudo mais). Uma ideia inovadora a qual nunca nem tinha ouvido falar - e que com certeza me fez ficar olhando alguns minutos pra parede -.

Outra coisa marcante que esse livro trouxe foi o "evento histórico aleatório". Eu duvido você pensar da mesma maneira sobre o mundo depois que ler sobre isso. Tudo que molda nossa história não passam de coincidências e acasos. Infelizmente, ao longo da história, alguns desses acontecimentos culminaram no racismo - um grupo de europeus que resolveram criar uma justificativa mais profunda para o tráfico de escravos, quando na verdade isso era uma questão puramente econômica -. Isso me ajudou muito a esclarecer minha dúvida profunda sobre a relação escravidão/racismo. Eu procurava justificativas razoáveis para essa relação, quando na verdade, não exitiam, esse era o PONTO. No capitalismo, eles não estavam nem aí para os povos africanos, ou seja, não estavam preocupados em odiá-los, somente eram indiferentes, eram meros produtos de mercado.

O livro tem muito mais de bom a apresentar. Só leiam. Independente da crença de vocês, é muito bom aprender sobre outras perspectivas, e isso não significa que precisamos abandonar as nossas pra isso.

"Estudamos história não para conhecer o futuro, mas para ampliar nossos horizontes, para compreender que nossa situação atual não é nem natural nem inevitável, e que consequentemente temos muito mais possibilidades diante de nós do que imaginavamos. Por exemplo, ao estudar como se deu a dominação dos africanos pelos europeus, podemos entender que não há nada de natural ou inevitável na hierarquia racial, e que o mundo podia perfeitamente ter uma conformação diferente".

Bahtgirl 26/01/2024

Breve, mas uma grande história!
?Garantir que cada indivíduo seja livre para fazer o que desejar inevitavelmente compromete a igualdade.?

Sapiens é o que o próprio subtítulo do livro afirma: uma breve história da humanidade.
Não teve um capítulo sequer desse livro que não trouxesse uma reflexão a respeito do que somos e do que acreditamos. O livro narra desde antes do surgimento da agricultura até o futuro da ciência. Ele conta, de uma maneira simples e com exemplos divertidos, cada detalhe do passado que nos levou a ser a sociedade que somos hoje. A formação de organizações, a criação de impérios, o debate ele x ela, dinheiro, religião, ciência? tudo levou ao que somos hoje.
O livro traz diversos temas que são ?polêmicos? na visão de muitos e é isso que eu mais achei interessante. A forma como o autor aborda esses assuntos são, ao meu ver, super realistas e de fácil compreensão (o que para muitos pode parecer até com falta de respeito). O autor traz o ponto de vista histórico/biológico desses assuntos, dando certa neutralidade à leitura. Não a toa esse livro é bastante recomendado por todos, independente de posicionamento político, religião ou gênero.
Se tem uma coisa que eu posso dizer é: leiam.

Nay Arca 25/01/2024

Acho que só eu que não gostei desse livro, basicamente a união de um monte de aula de história, nada que eu já não conhecesse

Isabela 25/01/2024

Ótima compilação de dados
Livro onde explica o início da sociedade perante homens que não eram tao desenvolvidos mentalmente nem tecnologicamente! Muito bom pra percebermos como somos capazes de coisas grandes mesmo com "medo" de tentar o novo

Ana Bacana 23/01/2024

Descobrindo uma velha história
Adorei o fato de como o autor descreve os grandes passos da humanidade.
Eu particularmente havia comprado para ler sobre a parte pré-histórica e fiquei para as demais. Há muito para ser descoberto sobre o que fomos e é assustador pensar no que nos aguarda.
Um livro que desperta muitas reflexões.

Lucas1429 22/01/2024

Um excelente livro pra entender de onde viemos e o motivo de certos comportamentos que possuímos, não só biológicos como também sociais.

Rodrigues Meyer 21/01/2024

Sapiens
Em geral o livro é muito bom, do começo ao fim. O livro trás uma gama de informações sobre diversas áreas humanas sempre com humor e complexidade.

É óbvio que o humor anti cristão do autor me incomodou durante todo o livro, mas isso faz parte do ponto de vista dele.

Todas as reflexões do futuro são importantíssimas e todas os alertas também!

mesquita1903 20/01/2024

Sapiens
Gostei da forma como ele conecta eventos, mas admito que algumas partes se tornaram um pouco arrastadas. Mesmo assim, a ampla visão proporcionada sobre quem somos e como chegamos até aqui torna o livro interessante e valioso.

Lucas1940 19/01/2024

Minhas impressões sobre
É um livro que aborda alguns momentos históricos importantes para a humanidade, desde a revolução agrícola até imperialismo e capitalismo tocando de forma breve em alguns assuntos como religião, felicidade e desenvolvimento de pesquisas como biotecnologia. Todo o livro é escrito de forma que estimula a leitura, porém, depois que se inicia a parte do imperialismo achei um pouco cansativo (isso foi algo mais pessoal mesmo, o livro no geral é bem interessante).

Well2023 19/01/2024

Tudo e nada
Esse livro é um ponto de vista dos cientistas, mas ao mesmo tempo mostra que o homem não consegue provar nada e somente se tem teorias quando se fala no tempo que éramos coletores.

1911 encontrados | exibindo 61 a 76