Sapiens

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1916 encontrados | exibindo 91 a 106

Amanda.Verti 07/01/2024

Simplesmente incrível
A forma que o autor aborda a trajetória do homo sapiens é realmente incrível e cheia de reflexões, de caminhos que poderiam ser escolhidos e não foram, decisões tomadas, sobre o grandioso poder do imaginário que tomou conta de nossa espécie e nos deu a capacidade de criar um mundo conformo nossas necessidades e excentricidades.
Não faz você refletir sobre as contradições da religião, política e dos sistemas que gerem o nosso mundo, como igualdade e liberdade são coisas completamente contraditórias que tentam coexistir na nossa concepção.

Aline 07/01/2024

Sapiens?
O subtítulo ("Uma breve história da humanidade") realmente resume o objetivo do livro: apresentar a evolução da humanidade ao longo de 70 mil anos. É que a História estudada na escola é apresentada como se a humanidade apenas tivesse relevância histórica nos últimos 5 mil anos (na verdade, nosso foco é muito maior nos períodos helenístico e romano em diante, sem grande preocupação com o que aconteceu antes). Então, o autor trouxe em Sapiens uma visão macro da História, aprofundando-se no que chamamos de "pré-história", que de fato é pouco explorada nas escolas.

O livro começa na Revolução Cognitiva, com ênfase na demonstração de que várias espécies de seres humanos conviveram ao mesmo tempo (assim como existem várias espécies de cachorros, por exemplo). Mas o que fez a nossa espécie se sobressair e se perpetuar? De acordo com o autor, nossa capacidade de imaginação - de criar realidades ficcionais, acreditar nelas e levar outros a também acreditarem - foi o principal fator, nos levando a formar comunidades.

Veio então a Revolução Agrícola e, posteriormente, a unificação da humanidade. Por fim, a Revolução Científica com grande influência em tudo o que fazemos. Inclusive, se a evolução tecnológica influenciou as últimas décadas, as próximas tendem a ser ainda mais marcadas por ela. Por isso, o autor reflete: depois de tudo isso e de termos dominado tanto, o que faremos? Pra onde queremos ir?

"Existe alguma coisa mais perigosa que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?"

O livro, apesar de didático, é por vezes cansativo. É longo e, como de costume, o autor insere suas percepções pessoais ao longo dos fatos apresentados. É um livro muito interessante, mas não uma leitura obrigatória - exceto, talvez, pra quem goste de História. Não pretendo relê-lo, mas com certeza será fonte de consultas futuras.
Gabslareine 07/01/2024minha estante
Definitivamente não é uma leitura pra quem gosta história. Ela é bem superficial eurocentrica.

Caio 07/01/2024minha estante
Gostei da tua resenha. Parabéns!

Ana 06/01/2024

Sapiens
Apesar de fornecer insumo para reflexões necessárias, o livro é extremamente prolixo (não a toa é enorme) e cansativo.
Muitas vezes voltei parágrafos para reler porque achei que tinha pedido alguma informação, mas ao reler não encontrei o que procurava.
Em resumo, o começo é muito bom ao elaborar sobre o surgimento do ser humano mas se perde muito ao avançar na história.

ivystrs 03/01/2024

Não é o tipo de livro que estou acostumada, mas não foi uma leitura difícil. O autor utiliza uma linguagem fácil de compreender e traz contextualização e exemplos, assim a leitura não se torna maçante apesar de extensa.

Rodrigo_st 01/01/2024

Um livro extremamente assustador, revelador e instigante. Harari, propõe reflexões filosóficas, políticas, ideológicas e éticas sobre o direcionamento que nossa espécie está dando. Fiquei chocado e perplexo com a leitura.

Nathalia.Markos 31/12/2023

É um livro bastante didático e com uma linguagem de faço acesso que nos conta dês do surgimento do homo sapiens até os dias atuais e possivelmente seu futuro. A leitura segue um bom ritmo e nos faz criar muito boas reflexões e entender de fato a história e evoluções que tivemos, mas em alguns momentos eu senti que o autor não era objetivo o suficiente, em algumas partes ao invés de explicar sua ideia de forma clara, nos pede para nós considerarmos dilemas ou que imaginemos um cenário para tentar entender a ideia. Também senti a falta de presença de embasamento histórico e científico em algumas frases, por mais que o livro tenha muitas fontes o autor solta algumas ideias como a união soviética ter tido um sistema de escambo, a definição de objetivo e subjetivo e que a matéria prima que temos é infinita sem quaisquer citações de dados ou de obras.

Karina 31/12/2023

O que queremos querer?
Esse livro é uma montanha-russa. Muito bom, muito ruim, muito informativo, pouco confiável.

É preciso saber filtrar as informações nessa obra e, apesar das polêmicas, acho que é uma leitura que vale a pena.

?Existe algo mais perigoso do que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem??

Marcelo 31/12/2023

Início, meio e fim?
Sapiens é um livro gostoso de se ler, rico em detalhes, onde você pode viajar pelas eras, aprender, entender sobre a nossa existência, nosso passado, como chegamos aqui, e pra onde iremos. Recomendo demais. Grande leitura!

Eduardo Cassago 29/12/2023

Somos mais felizes hoje ou quando éramos apenas caçadores e coletores?
Yuval Harar nos leva pela mão através da evolução do Homo Sapiens, alinhavando tudo com um texto belíssimo e sofisticado. Viaje pelas revoluções Agrícola, Cognitiva e Científica, entendo o motivo de hoje, sermos absolutos no pico da cadeia alimentar.

site: https://youtu.be/KrWqNiGKEDg

folkorian 28/12/2023

Que grande balela.
Terminei esse no Natal, a alguns dias atrás e fiquei muito receoso a respeito de se faria ou não uma resenha. Mas aí vai.

As primeiras 50 páginas do livro foram muito boas, me peguei necessitado por esse livro e registrava cada palavra do autor como se fossem escritos sagrados. Até o momento em que comecei a perceber algumas coisas que me incomodaram nesse livro, como por exemplo, o viés LIBERAL do autor.

Foi a gota d'água para mim quando ele defende o colonialismo e o imperialismo, pois, sem eles não teríamos o mundo rodeado de tecnologia como está agora (????????). E ele não apenas defende, ele tenta colocar uma sombra de dúvida a respeito de uma coisa tão sombria e obscura que era colonizar países e fundar impérios.

A "explicação" dele para a escravidão é burra, mas além disso, é rasa. E vocês, leitores, vão perceber que esse livro não é nada além de raso. Ele trás assuntos de extrema complexidade e não se aprofunda e se faz isso é com o mínimo de vigor possível. Tenta comprimir séculos e séculos de conceitos em um parágrafo, o que é MUITO PERIGOSO. Mas é comum, por exemplo, ele apresentar um dado e não dizer de onde tirou, não citar pesquisas ou pesquisadores, pelo fato de ser tudo tudo tão simples me lembrou daquele meme ("FONTE? NAO FOI PRECISO").

O problema está no autor e nos seus vieses e valores (que não condizem com os meus)? Óbvio que não, é a coisa mais normal do mundo isso, todos nós temos vieses.
O que me incomoda é a forma como ele vende esse livro e a forma como a galera panfleta ele. ESSE LIVRO NAO É VERDADE ABSOLUTA, não é um abridor de mentes e também não é uma leitura obrigatória de forma alguma, isso aqui não passa de uma grande fantasia preguiçosa.

Recomendo esse livro? Recomendo sim, com certeza. Realmente creio que pode ser tirado algo daqui. Mas, leiam com cuidado, muito cuidado.

Julie 27/12/2023

Não tão longo quanto deveria...
O seu título já diz tudo: é uma breve história sobre a humanidade. É um livro longo mas tão cheio de conteúdo que deveria ser maior. O autor conta desde os primeiros relatos do Homo sapiens, sua distribuição e vai avançando até a sociedade atual, passando pelos primeiros povos, impérios e o surgimento de muitas das situações que vivemos hoje. É um livro que todos deveriam ler para conhecer de forma breve como chegamos onde estamos. O tom por vezes irônico pode gerar reflexões ou bons "tapas na cara", conforme ser interpreta. Vale a leitura praticamente como um estudo.

Shanna 27/12/2023

Maravilhoso
O melhor livro já escrito nos últimos tempos. Nos faz refletir sobre muita coisa, além de trazer dados interessantíssimos sobre nossa existência e evolução. Adoro livros que trazem muita informação. O autor consegue passar todos os dados sem ser cansativo, a leitura flui e você não quer parar de ler.
Decidi ler esse livro ao longo do ano para poder absorver o máximo possível. Não gosto de reler livros, mas este com certeza será relido de tempos em tempos. ??

Rita.Juelg 26/12/2023

Leitura cansativa, não é o tipo de leitura que sou acostumada a ler, tem que fazer uma força pra não desistir. Mas o conteúdo do livro é interessante.

1916 encontrados | exibindo 91 a 106